Mato Grosso
Trilha guiada no Mãe Bonifácia proporciona conhecimento para estudantes
Uma trilha guiada no Parque Estadual Mãe Bonifácia foi realizada pelo setor de Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) nesta segunda-feira (08.07), com estudantes da escola Municipal Aristotelino Alves Praieiro. A trilha guiada oferecida pela Sema é feita exclusivamente por agendamento prévio. As escolas ou grupos interessados podem se informar sobre o passeio pelos telefones 3613-7224 ou 3623-4965.
A proposta é que a atividade de educação ambiental seja oferecida às crianças e adolescentes de forma lúdica e didática, em uma trilha ao redor do Casarão do Parque. O percurso leva aproximadamente 40 minutos, com uma extensão total de 830 metros e quatro pontos de intercessão. A prioridade é para turmas de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio da rede pública, mas colégios particulares ou outras instituições de ensino também podem se inscrever.
A trilha, guiada por servidores da Sema, começa com ações que estimulam sentidos e emoções com objetivo de desenvolver a percepção ambiental usando audição, olfato e tato. Depois segue para a ponte onde os guias estimulam os jovens a olharem para o córrego e perceberem ali os efeitos da ação humana sobre a natureza. Também faz parte do passeio uma explicação sobre ciclagem de nutrientes, que mostra como funciona o processo nos ambientes naturais.

A caminhada é precedida por uma pequena palestra de aproximadamente 15 minutos com discussão de temas ambientais de relevância atual e sobre as questões que serão abordadas ao longo do trajeto. A caminhada se encerra no local onde se encontra a estátua Mãe Bonifácia. Ali os estudantes aprendem um pouco da história da personagem que deu o nome ao Parque.
Paloma Santos, professora de educação física da escola Aristotelino Alves Praieiro, destacou que o passeio enrique o conteúdo trabalhado na escola sobre educação ambiental. “Para as crianças é um momento de estudo e de lazer. Os guias foram muito atenciosos e as crianças interagiram muito bem com eles, tornando o momento muito proveitoso. Muitas crianças nunca tinham feito a trilha, outras não conheciam o parque e foi uma ótima oportunidade para conhecer o local que é muito importante para a história de Cuiabá”.
Um dos guias da Sema, Francisco Paroli, que realiza o percurso junto com o também servidor Jurandi Arruda, ressaltou a importância do contato da população com o parque. “A trilha era realizada há alguns anos e estamos retomando alguns serviços ao cidadão, não só a visita guiada das escolas mas também o centro de recepção à turistas no Casarão. Temos uma procura muito grande das escolas e estamos estruturando para atender esta demanda”.

O guia explica que a trilha desenvolve o contato com natureza por sentidos, silêncio e observação. “As crianças são curiosas, perguntam e querem saber tudo. É importante essa percepção da ação humana no ambiente, esse contato com o córrego, esgoto, lixo para mostrar para os jovens que mesmo no ambiente natural a ação do homem pode ser muito ruim para o ciclo da natureza. A parte histórica e cultura desenvolvida também é importante. Muita gente não sabe quem foi Mãe Bonifácia, uma figura importantíssima na nossa história”.
As primeiras visitas fazem parte de um projeto piloto de recebimento de estudantes e turistas por uma equipe de educação ambiental. A intenção é que seja expandido para outros parques urbanos da capital e alguns parques estaduais do interior.
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
-
Política MT22/09/2026 - 09:06Após ação do AGIR, candidatura de Alessandra segue de pé e caso será analisado pelo TRE-MT
-
Esportes22/09/2026 - 17:535ª Corrida Unimed Rondonópolis acontece no próximo domingo
-
Rondonópolis24/09/2026 - 08:28Cláudio Ferreira defende fortalecimento da Santa Casa em vez de novo Hospital Regional em Rondonópolis
-
Rondonópolis26/09/2026 - 12:30TRE-MT vê exploração eleitoral da vulnerabilidade de crianças e manda Alessandra retirar vídeo de campanha






