Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

UBS Menino Deus realiza o encerramento das turmas do Grupo de Alimentação Saudável Infantil

Publicado

Mudar os hábitos alimentares não é fácil, principalmente, quando se é criança. Mas uma iniciativa, coordenada pela Equipe Multiprofissional (E-multi), está ensinando estudantes, com idades entre oito e 12 anos, a trocarem os alimentos industrializados por frutas, legumes e verduras.

O encerramento das duas primeiras turmas do Grupo de Alimentação Saudável Infantil foi realizado na manhã e tarde desta quinta-feira (03). O projeto-piloto foi desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Menino Deus.

Segundo a nutricionista Joyce da Cruz, 25 estudantes participaram do projeto e o resultado foi positivo, com a perda de peso e o principal, a conscientização da criança sobre a importância da mudança dos hábitos alimentares para uma vida saudável.

O acompanhamento foi realizado durante os últimos três meses, por nutricionistas e psicólogo. Os alunos foram encaminhados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), por apresentarem alteração no Índice de Massa Corporal (IMC) e também pacientes, que vieram de forma espontânea.

(Foto: )

“A gente está muito orgulhoso deles, pelo empenho em aprender e mudar os hábitos. Eles perderam peso, melhoraram os exames e isso deixa a gente com a certeza do trabalho cumprido”, ressaltou a nutricionista.

Segundo dados do Novo Atlas Mundial da Obesidade 2024, uma a cada três crianças brasileiras está com sobrepeso. A projeção para 2035, é de aproximadamente 20 milhões de crianças e adolescentes com IMC elevado.

Anne Gonzalez, mãe do estudante Arthur Gabriel, de11 anos de idade, comemorou o resultado alcançado pelo filho. Além de cinco quilos a menos, o garoto, que pesava 77 quilos, aprendeu a comer frutas, legumes e verduras.

Veja Mais:  Comissão publica sexta chamada para o Programa de Residência Médica

“É uma pena que o grupo está acabando. Se durasse mais tempo, as crianças conseguiriam perder mais peso. Eles viram que a escolha dos alimentos é essencial para uma vida saudável. Mas tudo o que aprendemos com o grupo, vamos dar continuidade em casa”.

(Foto: )

Feliz com o novo peso, o estudante do sexto ano da Escola Municipal Olavo Bilac, contou que o grupo proporcionou a ele, mudança de vida. “Antes, eu só comia salgadinho, bolacha, não bebia água. Hoje, como frutas e verduras, pratico esportes e me sinto mais disposto.”

Com o resultado positivo alcançado na UBS Menino Deus, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é implantar o projeto em outras unidades. As turmas devem ser abertas no segundo semestre deste ano.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Prefeitura intensifica fiscalização sobre obstrução de passeios e vias públicas

Publicado

Visando a ordem e o bem-estar da população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está intensificando a fiscalização sobre a obstrução de passeios e vias públicas. A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e tem como objetivo organizar e garantir a limpeza do município.

“Diante da alta demanda relacionada a vias obstruídas, estamos atuando de forma preventiva e orientativa e, se necessário, de forma repressiva. Com a identificação de veículos abandonados ou outros materiais que impeçam a livre circulação nos passeios e vias públicas, o proprietário será notificado pela fiscalização e deverá realizar a retirada desses materiais dentro do prazo estabelecido”, explicou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha.

“Vale ressaltar que o nosso principal objetivo não é penalizar os moradores, mas resolver a problemática da obstrução das vias, por meio da fiscalização e conscientização da população. No entanto, aquele que descumprir o prazo para desobstrução estará sujeito à multa”, ressaltou o secretário da Fazenda, Giovanni Rodrigues Silva.

A Lei Complementar nº 60/2008, que institui o Código de Posturas do Município, proíbe o impedimento do livre acesso e trânsito da população nos passeios e demais vias públicas, assim como a utilização desses espaços para prestação de serviços de oficina e similares.

O prazo para remoção dos materiais das vias públicas será estabelecido pelos fiscais tributários/de postura no momento da notificação, podendo variar entre 48 horas e 7 dias. Caso seja descumprido, o responsável será autuado e deverá pagar uma multa que varia de R$ 2.220,00 a R$ 6.660,00, conforme a gravidade da obstrução.

Veja Mais:  Município inicia implantação de novo sistema nas unidades de saúde

Dessa forma, a gestão municipal atua para garantir a segurança do trânsito de pedestres e veículos, nas calçadas, ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde. A ação também representa um cuidado com a saúde pública, já que veículos e materiais abandonados podem aumentar os riscos de proliferação de doenças.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Resultado final das inscrições para a Banda Cantarte é divulgado

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta quarta-feira (09) o resultado final das inscrições do Edital de Seleção nº
005/2025, que trata da formação da Banda Cantarte.

As inscrições deferidas seguem agora para a análise da Comissão de Avaliação, responsável pela próxima etapa do processo. A divulgação do resultado preliminar da seleção está
prevista para o dia 16 de julho.

Acesse o resultado final das inscrições no link abaixo: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/publicacoes/2018/resultado_final_das_inscricoes_-_edital_de_selecao_n_005_2025_assinado.pdf

Sobre o Cantarte – Canto

Além das inscrições para a seleção da Banda Oficial, as inscrições para a 4ª edição do Cantarte – Concurso de Canto, seguem abertas até o dia 11 de julho. O link para inscrição
está disponível aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflYPFlvayuAU9Ys_M6WItKseWIRbdPoOUhga62EyVmuojdcQ/viewform

Este ano o concurso será dividido em seis categorias principais:

• Infantil: de 6 a 11 anos

• Juvenil: de 12 a 17 anos

• Infantojuvenil Gospel: de 6 a 17 anos

• Categoria Nacional (MPB): a partir de 18 anos

• Categoria Sertanejo: a partir de 18 anos

• Categoria Gospel Adulto: a partir de 18 anos

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a documentação exigida para sua respectiva categoria. A lista completa de documentos está disponível no edital.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Festa do Milho: mais de 80 mil espigas serão utilizadas na produção de alimentos
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Últimos dias para participar: ranking mostra engajamento dos bairros na consulta pública do PPA 2026-2029

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde faz a chamada final para que toda a população luverdense participe da consulta pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que encerra no próximo dia 11 de julho. Com dados atualizados da participação por bairros, foi elaborado um ranking que mostra o engajamento de cada região da cidade.

Ranking de participação por bairros:

Posição/Bairro
1º – Parque das Araras
2º – Macuco/Colina Verde
3º – Bandeirantes
4º – Alvorada
5º – Parque das Emas
6º – Parque das Américas
7º – Jardim Amazônia
8º – Centro
8º – Jardim Primaveras
8º – Menino Deus
8º – Pioneiro
12º – Vida Nova I
13º – Cidade Nova
14º – Veneza
15º – Jardim das Palmeiras
16º – Jardim Cerrado
16º – São Cristóvão
18º – Groslândia
18º – Rio Verde
20º – Jaime Seiti Fujii
20º – Parque dos Buritis
20º – Tessele Junior
23º – Jardim Imperial
23º – Outros
25º – Bom Jesus
26º – Industrial I, II ou III
26º – Itambiquara
26º – Vida Nova II

O levantamento mostra que alguns bairros se destacam pela participação ativa de seus moradores: Parque das Araras, Macuco/Colina Verde; Bandeirantes; Alvorada; Parque das Emas e Parque das Américas lideram o ranking de engajamento.

Veja Mais:  Região central de Lucas do Rio Verde está recebendo recapeamento

“É muito gratificante ver o engajamento desses moradores. Isso mostra que a população entende a importância de participar das decisões que vão impactar diretamente sua qualidade de vida”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Bairros que precisam se fazer ouvir

O ranking revela que alguns bairros ainda têm baixa participação e precisam de maior mobilização. Com participação menor que 4 registros, destacam-se: Bom Jesus, Industrial I; II ou III, Itambiquara e Vida Nova II, que registraram participação mínima e precisam se engajar.

Outros bairros com participação baixa (até 7 registros) incluem: Jaime Seiti Fujii; Parque dos Buritis; Tessele Junior; Groslândia e Rio Verde.

A Prefeitura reforça que cada participação é fundamental para que todas as regiões da cidade sejam contempladas no planejamento dos próximos quatro anos.

O PPA é o instrumento que vai orientar os investimentos públicos em Lucas do Rio Verde nos próximos quatro anos (2026 a 2029). As demandas apresentadas pela população podem se transformar em: Novas unidades de saúde e escolas; Melhorias na infraestrutura e pavimentação; Programas habitacionais; Projetos de segurança pública e investimentos em esporte e lazer.

Como participar

É fácil e rápido:

1. Acesse o link: https://forms.gle/ZcvWKh8VUyKLy1f29
2. Identifique seu bairro
3. Aponte as principais necessidades da sua região
4. Sugira melhorias para Lucas do Rio Verde

Chamada especial para lideranças

Veja Mais:  Maturidade em Movimento retorna as atividades para os idosos

A Prefeitura faz um apelo especial para lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores, comerciantes e formadores de opinião dos bairros com baixa participação para mobilizarem seus vizinhos e conhecidos nesta reta final.

Participe agora: https://forms.gle/ZcvWKh8VUyKLy1f29

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana