Mato Grosso
Última edição do evento será realizada durante ‘Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’
Nesta sexta-feira (25.10), às 15h30, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizará a última edição do projeto ‘Jovens de Futuro’. O evento, que é transmitido ao vivo, tem como objetivo inspirar crianças e adolescentes com histórias de dedicação, empenho e conquista de objetivos pessoais e profissionais.
Quatro jovens irão participar dessa edição: uma estudante recém-formada em Nutrição pela Escola Técnica Estadual de Cuiabá, um administrador com deficiência física, um atleta de jiu jitsu e um estudante que participou recentemente da maior competição de educação profissional do mundo, na Rússia.
“Decidimos realizar a última edição do evento durante a 16ª Semana Nacional, que tem entrada gratuita, justamente para apresentar essas histórias inspiradoras aos jovens que estarão participando das atividades. Nosso objetivo é mostrar exemplos de jovens que superam dificuldades, se dedicam aos seus sonhos e se empenham em realizá-los”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato.
O projeto conta com a parceria da Unicef, das secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Educação (Seduc), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).
A transmissão será realizada no auditório do Senai Fatec, em Cuiabá, com entrada livre. Para assistir, basta se inscrever no Canal da Seciteci no link https://www.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg e acionar o “sininho” para receber as notificações. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3613-0121 e 98113-2728.
Conheça o perfil dos participantes:
Desde o início de sua vida, a estudante Thais Guarim Fernandes, de 17 anos, enfrentou grandes dificuldades. Nasceu com anemia aguda e teve que conviver com as agressões do pai à sua mãe até os três anos de idade, quando eles se separaram. Em uma nova fase, em 2017, ingressou no curso de Nutrição na Escola Técnica de Cuiabá e se apaixonou pela área. Thais, que acaba de se formar, também é rapper e responsável por um projeto social. Pretende fazer Educação Física e ser professora, pois, para ela, essa profissão tem um papel essencial na vida das pessoas.
A superação também faz parte da vida do atleta de jiu jitsu Felipe Luciano Ribeiro dos Reis, de 24 anos. Por ter epilepsia, Felipe toma quatro tipos de remédio todos os dias e, por conta da doença, já sofreu muito bulliyng na escola. Mas, ele faz questão de dizer que nunca se deixou abater e nem de seguir seus sonhos. Felipe se define como um jovem de muita fé e que busca sempre ajudar as pessoas. Há oito anos, conheceu a organização Seara Espírita de Luz, onde começou a participar de um projeto de esportes. Neste ano, obteve o resultado desse trabalho: conquistou a medalha de ouro no campeonato estadual de jiu jitsu esportivo.
Aos sete anos, Eduardo Henrique Oliveira sofreu um acidente que ocasionou a amputação de sua perna direita. Somente aos 9 anos voltou a socializar, concluindo o ensino fundamental e médio sem utilizar adaptação especial. Foi representante do grêmio estudantil e do conselho deliberativo por três anos, quando ainda era aluno da E.E. Liceu Cuiabano. Hoje aos 26 anos, Eduardo é formado em Administração e pós-graduando em Gestão Estratégica de Negócios. Trabalha em uma multinacional há sete anos, realiza ações sociais e é vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Ostomizados.
De origem humilde, Brumell Rodrigues dos Anjos, de 20 anos, já chegou longe. Em agosto deste ano, o estudante do Senai-MT representou o Brasil na ‘Worldskills’, a maior competição de educação profissional do mundo, que ocorreu na Rússia. A participação lhe rendeu uma bolsa de estudo para um curso superior. Brumell, que tem o sonho de fazer a faculdade de arquitetura e ter seu próprio negócio, afirma com entusiasmo, que o estudo foi a sua melhor escolha, pois somente o conhecimento poderá proporcionar um futuro melhor para ele e sua família.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O evento, que é realizado simultaneamente em todo o país, visa aproximar a população dos temas que envolvem a ciência, a tecnologia e a inovação, por meio de palestras, oficinas, exposições e projetos científicos. A Seciteci promove o evento em parceria com a Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso (Fiemt) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mato Grosso
Recursos da Feijoada Solidária garantem a entrega de mais de 600 cobertores na Baixada Cuiabana
Mato Grosso
Defensoria alerta para os primeiros sinais de violência contra a mulher
Com o aumento dos casos de violência psicológica, perseguição e tentativa de feminicídio, DPEMT destaca a importância de buscar ajuda no início para interromper ciclo

Por Alexandre Guimarães
A violência contra a mulher nem sempre começa com agressões físicas. Ameaças, perseguições, humilhações, controle da vida da vítima e o descumprimento de medidas protetivas são formas de violência que podem evoluir para situações ainda mais graves.
Mato Grosso
Júri é remarcado depois que defesa abandona plenário em julgamento de filho de ex-deputado

A sessão de julgamento de Carlos Alberto Gomes Bezerra, acusado pelo feminicídio de Thays Machado e pelo homicídio qualificado de Willian Cesar Moreno, foi remarcada para o dia 31 de julho, às 9h, após a defesa abandonar o plenário nesta terça-feira (21). Mais uma vez, os advogados tentaram o adiamento do julgamento, o que foi indeferido pela juíza Monica Catarina Perri Siqueira, presidente da sessão, sob o argumento de que não havia justificativa plausível para a redesignação da data.
Segundo a magistrada, os advogados tiveram um prazo de 15 dias para analisar os documentos juntados aos autos. Ela ressaltou que a maior parte dessas informações já constava no processo e que a alegada falta de acesso a um despacho específico sobre prisão domiciliar não acarretaria prejuízo real, uma vez que a decisão sobre o tema também integra os autos.
“O advogado, quando assume a substituição no processo, o recebe no estágio em que ele se encontra. O processo não recua, ele tem que andar para a frente”, afirmou Monica Perri. Após anunciar a nova data do júri, a magistrada determinou que, caso não haja um advogado constituído apto para atuar na sessão, a Defensoria Pública deverá estar preparada para assumir a defesa na data prevista. Todos os presentes saíram intimados do plenário.
A acusação seria conduzida pelos promotores de Justiça Vinicius Gahyva Martins e Élide Manzini de Campos, integrantes do Núcleo de Defesa da Vida do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O réu era defendido pelos advogados Elson Marcelino da Silva Júnior, Larice Cristine, Melissa de Oliveira Machado e Gabriel Gouvea Neno Reiff.
Manobra – Ainda no plenário, o promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins sustentou que o acesso a processos externos é responsabilidade da defesa e que as questões relacionadas ao habeas corpus e à prisão domiciliar já foram resolvidas, não havendo justificativa para o adiamento do júri. Ele destacou o papel do Ministério Público como fiscal da lei, com a missão de assegurar direitos e preservar a imagem das vítimas perante a coletividade. Também se posicionou contra o abandono do plenário, ressaltando que a realização de um Tribunal do Júri exige o empenho e a presença de diversos envolvidos, inclusive pessoas que se deslocaram de outros estados, e que a “ritualística do tribunal” deve ser respeitada em busca da verdade.
Vinicius Gahyva disse ainda que o abandono do plenário é uma estratégia que acaba por arranhar a imagem do Tribunal do Júri. “Isso tem se tornado, de certo modo, frequente nos julgamentos do Tribunal do Júri, especialmente naqueles que afligem de forma intensa o interesse da coletividade, como é o caso concreto de um feminicídio e de um homicídio de dois jovens. São duas pessoas que, efetivamente, traduzem a necessidade de reafirmarmos o nosso papel social de não banalização da vida humana. Nós sabemos que o Tribunal do Júri envolve uma série de providências que devem ser adotadas para que o ato processual seja realizado, e lamentamos muito que esse tipo de estratégia esteja sendo adotada”, afirmou.
A promotora de Justiça Élide Manzini de Campos lembrou que o julgamento já deveria ter ocorrido no dia 7 de julho. Segundo ela, naquela ocasião, a defesa solicitou o adiamento para análise de provas, pedido que foi deferido pela magistrada responsável pelo caso, com a remarcação da sessão para 21 de julho. “É um absurdo uma medida protelatória após mais de três anos do fato, com a família aguardando o julgamento. A defesa admite alegações de nulidades que não existem e que já foram completamente afastadas. É uma estratégia utilizada para tentar postergar, prorrogar e até abrir outro incidente de sanidade, ou qualquer outra medida, para que esse julgamento não ocorra. Tudo isso já foi afastado, e não há motivo algum para que esse julgamento não aconteça”, afirmou.
Sobre o caso de feminicídio, a promotora destacou que a reação da sociedade demonstra uma rejeição cada vez mais firme a esse tipo de crime. Segundo ela, a população tem se posicionado de forma clara contra a violência de gênero e em defesa do enfrentamento aos feminicídios, cobrando respostas efetivas do sistema de Justiça para coibir esse tipo de violência.
Fotos: Josi Dias | TJMT
-
Esportes22/07/2026 - 15:49Comercial Mamed supera o Santa Cruz e conquista o título do Campeonato Integração de Futebol Amador
-
Rondonópolis22/07/2026 - 16:19CDL Rondonópolis cobra estudos técnicos e diálogo sobre criação de feriado municipal
-
Rondonópolis23/07/2026 - 11:18Moradores do Jardim Pindorama apresentam demandas durante Câmara Itinerante
-
Nacional23/07/2026 - 13:25Cidade do Centro – Oeste é uma das mais buscadas por brasileiros que viajam de ônibus em 2026, aponta ClickBus
-
Agro News23/07/2026 - 15:29Com safrinha sob risco, produtor de MT encontrou no sorgo uma solução para rentabilidade e manejo de plantas daninhas
-
Policial23/07/2026 - 15:39Equipe do 4º BBM utilizou cerca de 2,5 mil litros de água para extinguir as chamas
-
Rondonópolis24/07/2026 - 14:54Concurso público da Câmara de Rondonópolis é prorrogado por mais dois anos
-
Rondonópolis24/07/2026 - 13:45CIBEAR intensifica ações de bem-estar animal e realiza 3.455 castrações no primeiro semestre de 2026







