Mato Grosso
Unemat oferta 28 vagas para Mestrado em Educação
As inscrições para o Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciam nesta segunda-feira (3) e seguem até o dia 28 de setembro para os candidatos de nacionalidade colombiana previstos no termo de cooperação entre a Unemat e a Universidad Nacional de Colombia. Para os demais candidatos portadores de diploma de curso superior, graduação plena, em qualquer área do conhecimento, ou que irão concluir o ensino superior até a data da matrícula, o período de inscrição inicia dia 17 de setembro e segue também até o dia 28. O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Unemat está ofertando 28 vagas, 26 previstas no Edital 03/2018/PPGEdu e duas no Edital 04/2018/PPGEdu.
O mestrado em Educação tem caráter regular, presencial e integral. Possui duas linhas de pesquisa, sendo a primeira Educação e diversidade e a outra Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas. As duas vagas decorrentes do acordo de cooperação são ofertadas uma em cada linha de pesquisa, já as outras 26 foram divididas em 10 vagas para Educação e diversidade e 16 para Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas.
Os candidatos colombianos farão as inscrições pessoalmente ou por procuração na Comissão Local de Seleção da Facultad de Ciencias Humanas, departament de Trabajo Social, da Universidad Nacional de Colombia, sede Bogotá, quando já deverão apresentar comprovante de suficiência em Língua Portuguesa. Todos os outros candidatos farão as inscrições na Secretaria do PPGEdu, na Cidade Universitária, Bloco I, em Cáceres, Mato Grosso, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 horário local.
Aos candidatos que pertencem ao acordo de cooperação não será cobrada taxa de inscrição, os demais pagarão 100 reais. Todos os candidatos passarão por três etapas de seleção. A primeira é a aprovação do projeto de pesquisa, a segunda uma prova escrita de conhecimento na área de Educação e, na terceira e última etapa, os candidatos passarão por uma entrevista.
Os resultados do processo seletivo serão divulgados em http://portal.unemat.br/educacao e http://www.humanas.unal.edu.co/. A divulgação final da análise dos projetos será em oito de novembro, a prova escrita no dia 21 e as entrevistas de 21 a 23. O resultado final será publicado em 14 de dezembro e as matrículas serão realizadas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2019. As aulas serão ofertadas no Câmpus Jane Vanini, em Cáceres.
Os editais do Processo Seletivo estão disponíveis na página do PPGEdu: http://portal.unemat.br/educacao.

Mato Grosso
Encontro debaterá enfrentamento à violência infanto-juvenil

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) será uma das participantes do 1º Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes em Mato Grosso, a ser realizado nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de maio), na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá.
Promovido pela Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, nos dias 26 e 27 de maio, o encontro será presencial e com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério Público no YouTube. Conta, também, com as parcerias do Poder Judiciário (TJMT) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O objetivo é promover o debate e a reflexão sobre medidas de enfrentamento a todas as formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes. Conforme a programação, o evento será aberto oficialmente no dia 26 (quinta-feira), às 19h15, após o credenciamento do público. Podem participar membros da rede de proteção e integrantes da sociedade civil.
Às 20h será ministrada a palestra magna “Repensando as práticas de atuação institucional na defesa dos direitos da população infantojuvenil”, a ser proferida pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente.
No dia 27 (sexta-feira), a abertura ficará por conta da Cia Vostraz de Teatro, com a apresentação do espetáculo “Inocentes pétalas roubadas”. Às 8h30 está programado o painel “Enfrentamento ao abuso, exploração sexual e demais violências contra crianças e adolescentes (no pós-pandemia) – Reflexão sobre as práticas de proteção”.
Os expositores serão a promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes de Oliveira, o secretário de Estado de Educação, Alan Resende Porto, o juiz Tulio Duailibi Alves Souza, a delegada de polícia Judá Maali Pinheiro Marcondes e a coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar de Mato Grosso, tenente-coronel Emirella Perpétua Souza Martins. A mediação ficará a cargo do procurador de Justiça Paulo Prado.
Às 14h, é a vez do painel “Mediação de conflitos e rede de proteção”, com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, o delegado de polícia Clayton Queiroz Moura, o subcomandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Rondonópolis, primeiro-tenente PM Felipe Nunes Cordeiro, e a professora da rede estadual Patrícia Simone da Silva Carvalho. O secretário Alan Porto será o mediador.
Após os debates, os trabalhos serão consolidados com a publicação de uma Carta de Intenções em defesa da criança e do adolescente.
A programação será encerrada com a apresentação do livro “Projeto Luz – Um relato da primeira rede de proteção integrada que aplicou a Lei nº 13431/2017 e o depoimento especial judicial na comarca de Nova Mutum”, escrito pelos promotores de Justiça, Ana Carolina Fernandes de Oliveira e Henrique de Carvalho Pugliesi.
O Encontro Estadual tem o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, dos Centros de Apoio Operacional (CAOs) da Infância e da Juventude, de Educação, de Cidadania e Criminal.
Com assessoria do MPMT
Mato Grosso
Nove bolivianos são presos na fronteira com 230 quilos de cocaína

Nove bolivianos foram presos em flagrante pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) com mais de 230 quilos de cloridrato e pasta base de cocaína nesta segunda-feira (23.05), em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá). A carga apreendida está avaliada em mais de R$ 4,9 milhões.
Conforme o Gefron, o grupo de bolivianos caminhava na área rural da comunidade Vila Cardoso, localizada a 80 km da faixa de fronteira com a Bolívia. Os suspeitos traficavam na modalidade conhecida como “mulas humanas”, quando a droga é transportada em seu corpo.
A ação ocorreu por volta das 17h, durante o patrulhamento. A equipe do Gefron flagrou os suspeitos em meio a mata, todos levando sobre os ombros fardos com as mesmas características. Durante a aproximação para abordagem, os nove tentaram fugir com o entorpecente, porém o cerco policial frustrou a tentativa de fuga.
Com os suspeitos os agentes de fronteira contabilizaram 204 tabletes, que totalizaram aproximadamente 232 quilos de cloridrato e pasta base de cocaína. Sendo 109kg de cloridrato e 123kg de pasta base.
O entorpecente foi encaminhado à Delegacia de Fronteira de Cáceres juntamente com os bolivianos presos. A checagem feita no local não identificou passagens criminais dos suspeitos.
Mato Grosso
Sema-MT apresenta novo sistema digital de infrações ambientais a advogados de MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Mato Grosso, convidam os advogados do estado para conhecer o novo sistema eletrônico de acompanhamento dos processos administrativos de infração ambiental, o Siga Responsabilização ou Siga-R.
A apresentação será nesta quarta-feira (25.05), às 9h, de forma online. O evento pode ser acessado pelo link: https://us06web.zoom.us/j/87341504964, com o Id da reunião: 873 4150 4964.
Conforme o superintendente de Gestão de Processos Administrativos e Autos de Infração (SGPA), Giovane de Castro, o sistema traz o gerenciamento de processos em ambiente colaborativo, com gerenciamento de documentos e rotinas, prazos, notificações e intimações, tudo via eletrônica.
“Isso facilita não só o fluxo de trabalho interno no órgão, como o acesso aos administradores do direito às informações, acessos e peticionamento nos processos”, explica o superintendente.
O Siga Responsabilização faz parte do pacote de sistemas entregues, por meio do programa Sema Digital, que já investiu R$ 24,5 milhões em ferramentas que tornam os serviços ambientais acessíveis ao cidadão pela internet.
-
Policial17/05/2022 - 14:35
Acidente entre ônibus e carreta deixa 11 mortos na BR-163 em MT
-
Rondonópolis18/05/2022 - 15:10
Iniciam nesta quarta-feira (18) as inscrições para a Garota Exposul 2022
-
Rondonópolis19/05/2022 - 09:50
Semana do Meio Ambiente tem palestras, doações de mudas, trilhas ecológicas e ações de preservação ambiental
-
Nacional22/05/2022 - 16:38
Revoltado com fim do namoro jovem, sequestra ex e tatua o próprio nome no rosto dela; veja
-
Nacional22/05/2022 - 16:59
‘Não me filma, eu sou da igreja’, diz jovem ao ser flagrada em suruba clandestina no Amazonas; veja vídeo
-
Policial20/05/2022 - 11:35
Homem é preso transportando 53 quilos de pescado irregular em Santo Antônio do Leverger
-
Mato Grosso20/05/2022 - 16:35
Grupo de haitianos é alfabetizado pela Seduc em Sinop
-
Policial22/05/2022 - 16:17
Jovem de 14 anos é colocada a força dentro de carro e abusada sexualmente em MT