Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Várzea Grande vai receber 6.200 doses de vacina contra influenza

Publicado

A partir de 1º de abril, o Município inicia a imunização em todos os postos de atendimento. Público-alvo deste primeiro momento: gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

Várzea Grande vai receber nesta sexta-feira, dia 28, da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), o repasse de 6.200 doses da vacina contra a influenza, que neste primeiro momento, irá tender aos grupos prioritários: gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

“Já elaboramos todas as estratégias para a vacinação. Vamos na segunda-feira fazer a contagem dos lotes que serão destinadas a cada unidade de saúde e, no dia 1º de abril será aberta a vacinação em todos os postos de atendimento à saúde de Várzea Grande”, informou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira.

A influenza é causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos. Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1).

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, ressalta a importância da vacinação, uma vez que os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até mesmo ao levar ao óbito. “A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.

Veja Mais:  Equipamentos necessários para abertura do novo Pronto Socorro já estão com as licitações finalizadas

Deisi destacou ainda que para assegurar a cobertura vacinal de 90% dos grupos de alto risco é necessário que gestantes, idosos e os pais de menores de 5 anos procurem as unidades de saúde para a imunização. “Temos que nos precaver para o período sazonal onde os vírus respiratórios circulam com maior incidência, para evitarmos agravos e óbitos. Temos limitação de leitos hospitalares e a prevenção será sempre o melhor remédio”, alertou a secretária.

A vacinação contra influenza envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das secretarias estaduais de saúde (SES) e municipais de saúde (SMS), sendo necessário integrar a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo alinha detalhes para a participação na FIT Pantanal

Publicado

No ano passado, o evento teve um público de mais de 65 mil pessoas, com mais de 300 expositores

Os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luana Castro e Nelson Eduardo, estiveram em Cuiabá, na última sexta-feira (25), para alinharem os últimos detalhes na participação na 32ªedição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal – FIT Pantanal, que acontecerá de 5 a 8 de junho no Centro de Eventos Pantanal.

Eles foram recebidos pela representante da Sindieventos – MT, Marta Célia Cassin que detalhou a participação da Prefeitura de Sorriso na feira que terá um espaço para apresentação, também, com artistas locais.

Sorriso participará da FIT Pantanal, mostrando as potencialidades na área do turismo, desenvolvimento econômico, agricultura familiar e regionalismo.

No ano passado, o evento teve um público de mais de 65 mil pessoas, com mais de 300 expositores, mais de 100 artesões com 4.160 peças comercializadas. Uma feira da agricultura familiar com produtos premiados e que movimentou R$16 milhões no balcão de negócios do Sebrae-MT.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá publica editais de convocação para as funções de ASG e TDI
Continue lendo

Sorriso

Jovens celebram conquistas no programa “Aprendiz Sorriso Legal”

Publicado

A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal” no dia internacional do jovem aprendiz

A noite de quinta-feira (24/04) foi marcada por celebração e reconhecimento no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, onde aconteceu o evento em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Aprendiz. A ação reuniu os participantes do programa “Aprendiz Sorriso Legal”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Sorriso.

O encontro teve como objetivo valorizar o empenho e as conquistas dos jovens que fazem parte do programa, que oferece oportunidades de formação profissional e inclusão no mercado de trabalho. O “Aprendiz Sorriso Legal” é voltado para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, acompanhados pelos serviços da assistência social do município.

Durante o evento, os jovens participaram de dinâmicas, apresentações e momentos de confraternização, em um ambiente de troca de experiências e motivação para o futuro.

A secretária de Assistência Social, Daniela Stel, destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos participantes. “O Aprendiz Sorriso Legal é uma porta de entrada para o mundo do trabalho, mas também um espaço de crescimento pessoal. Hoje é dia de reconhecer o esforço desses jovens que estão aproveitando as oportunidades que podem transformar suas vidas”, disse.

O programa é realizado em parceria com instituições formadoras e empresas locais, que acolhem os jovens aprendizes, contribuindo para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Veja Mais:  Equipamentos necessários para abertura do novo Pronto Socorro já estão com as licitações finalizadas

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

ACE e ACS passam por capacitação do programa “Mais Saúde com o Agente”

Publicado

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) passaram por uma capacitação na tarde de ontem (25), na sala de Formação da Secretaria Municipal de Saúde. Idealizado pela Comissão de Integração de Ensino e Serviços (CIES), a iniciativa visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde por meio do programa “Mais Saúde com o Agente”.

A formação continuada foi conduzida pela enfermeira Maria Aparecida Nunes, da Atenção Básica, que abordou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e a importância do papel dos agentes nos números da saúde do Município. Os participantes também puderam interagir com questionamentos e apresentação de suas áreas de coberturas.

“É uma capacitação de extrema importância para melhorar o atendimento prestado à nossa comunidade, além de apresentarmos as maiores dificuldades e sugestões que possam contribuir para a resolução dos problemas”, pontuou o Agente Comunitário de Saúde, Zaqueu Souza Farias.

Ao final, foram distribuídos os trabalhos realizados pelos profissionais em atividades anteriores relacionadas ao PSE, promovendo a troca de experiências e a valorização das práticas desenvolvidas nas comunidades.

“A intenção é unir as duas categorias profissionais nessa formação continuada para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população. Os agentes são peças fundamentais na promoção da saúde do Município”, declarou a enfermeira Maria Aparecida Nunes.

Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Alunos de 48 unidades da rede municipal participam de atividades no Espaço 300

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana