Carros e Motos
Veja 5 carros que você nem lembra que são vendidos no Brasil
Pode não parecer, mas temos mais de 600 modelos de carros diferentes à venda no Brasil, compreendendo todas as categorias, preços e versões. E neste universo tão competitivo que é o mercado brasileiro, quem vende bem é majestade. Todos os segmentos costumam ter suas guerras internas. Entre os SUVs compactos, por exemplo, temos quatro modelos disputando diretamente a liderança (HR-V, Renegade, Kicks e Creta). Mas sempre existem os “underdogs”, ou carros que vendem mal.
Pois bem, no meio de tantos veteranos e lançamentos, é normal ficar meio perdido sobre o que ainda está sendo vendido no Brasil ou não. Para provar, a reportagem do iG Carros enumera cinco carros que vendem mal
e você nem lembra que ainda estão disponíveis nas lojas no Brasil. Acompanhe!
1 – Kia Picanto

O hatch compacto da Kia tem uma história antiga no Brasil. Foi lançado em 2007 com uma cara não muito atraente que também passou longe de deslanchar. A segunda geração surgiu em 2011, elevando o seu status em um mercado que ainda não era dominado por HB20, Onix e Ford Ka. Foi nessa geração que o Picanto
virou artista de novela (aparecia com frequência nos romances da Globo) e viu suas vendas subirem consideravelmente.
No início do ano, as primeiras unidades da reestilização do Picanto desembarcaram no Brasil. Partindo de R$ 58.990, o Picanto
traz 1.0 flex, de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, com etanol. Na gasolina, os números vão para 77 cv e 9,6 kgfm. Junto com o motor tricilíndrico, a marca optou por equipar o Picanto com câmbio automático de quatro marchas – a mesma do modelo antigo.
O hatch coreano é bem equipado, contando até com chave presencial. O interior, por exemplo, tem central multimídia, volante multifuncional e bancos de couro. Na Europa, o Picanto vem um pouco mais incrementado, com motor 1.0 turbo, de 100 cv e caixa automática CVT. Enfim, é um carro tão tímido que justifica sua entrada em nossa lista. Com visual esportivo, parte de R$ 58.990.
2 – Subaru XV

É difícil definir o XV. Dá para confundí-lo com um SUV, mas a verdade é que se trata de um hatch médio aventureiro feito com base no Impreza. Além do visual descolado, o crossover se destaca pelo bom número de equipamentos. Ele tem teto solar, banco do motorista com regulagens elétricas, detector de ponto cego e revestimento de couro com costuras laranjas.
Apesar de ser baseado em um hatch com DNA esportivo, o XV não tem o mesmo vigor mecânico do Impreza. O motor é 2.0 aspirado, de 156 cv e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm, aliado ao sistema de tração integral. De acordo com a fabricante, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, número facilmente superado por hatches menores e mais baratos. O modelo pode ser encontrado nas concessionárias do Grupo CAOA, por R$ 114.900.
3 – Fiat Fiorino

O furgão da Fiat está em sua terceira geração no Brasil. Pode-se dizer que ele nasceu em 1977, baseada no carismático Fiat 147. Naquela época, recebeu o apelido de “saboneteira” por suas linhas arredondadas. A segunda geração surgiu em 1988, agora baseada no Fiat Uno. Foi um dos veículos comerciais mais importantes da história da indústria brasileira, passando por diversas reestilizações até 2013.
No dia 1 de janeiro de 2014, passaram a valer as resoluções 311 e 312 do CONTRAN, obrigando que todos os veículos fabricados em território nacional contassem com airbag e ABS. Junto de Mille e Fiorino, Kombi e Gol G4 também acabaram rodando. O jeito foi investir em uma nova geração, mais de vinte anos depois, com base no Uno Vivace.
Esta se mostrou um verdadeiro fracasso. O Fiorino, que já esteve entre os veículos comerciais mais vendidos do Brasil, viu apenas 6,4 mil unidades deixarem as concessionárias da Fiat entre janeiro e julho de 2018. A irmã Strada continua sendo o destaque entre os emplacamentos, com 38 mil unidades vendidas.
Isso mostra o reflexo de um novo hábito dos brasileiros: a preferência por picapes com capota de furgão. Outro fator que torna a vida do Fiorino mais difícil no Brasil é o preço. Equipado sempre com motor 1.4 que entrega 88 cv e 12,5 kgfm de torque, o modelo parte de R$ 59.590. Além disso, a chegada dos novos furgões compactos Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Mercedes Vito também atrapalhou as vendas do segmento do modelo da Fiat.
4 – VW SpaceFox

Sim, a SpaceFox
ainda está sendo vendida no Brasil. Enquanto muitos imaginavam que sua produção seria interrompida na Argentina, a Volkswagen acaba de lançar a versão 2019 por R$ 62.700 (podendo chegar aos R$ 66.250 na versão mais cara). O SpaceFox segue a decadência de sua categoria, uma vez que peruas correspondem a apenas 0,4% das vendas nacionais, conforme a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos).
No acumulado de vendas de 2018, a SpaceFox não chega a aparecer nem entre os 50 modelos mais vendidos do Brasil. Foram apenas 3.103 emplacamentos entre janeiro e julho, conferindo uma média de 440 modelos por mês.
A SpaceFox é sempre equipado com motor 1.6, de 104 cv de potência e 9,7 kgfm de torque. O modelo mais caro surge com câmbio automatizado I-Motion de cinco velocidades. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, o SpaceFox
será o único modelo da Volkswagen que continuará sendo vendido com opção automatizada. Todos os veículos da marca fabricados no Brasil já abandonaram este recurso.
5 – SsangYong Tivoli

O que Ferrari 12 Berlinetta tem em comum com o SsangYong Tivoli? Ambos foram desenvolvidos pelo estúdio Pininfarina, na Itália. A marca coreana nunca foi reconhecida por ter um design muito atraente, e recorreu a um dos mais conceituados estúdios de design do mundo para dar uma forcinha.
Deste casamento nasceu o Tivoli, o SUV compacto da SsangYong que chega ao Brasil para disputar com Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks. O modelo, entretanto, ainda não caiu no gosto dos brasileiros por conta da baixa popularidade. São cinco concessionárias em São Paulo, duas em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e na Bahia,
Ele vem equipado com sistema de direção elétrica, partida por chave presencial, rebatimento dos retrovisores e ar-condicionado de duas zonas. Entretanto, a central multimídia não traz funções de navegação. O conjunto mecânico é composto por um motor 1.6, de 128 cv e câmbio automático, de seis marchas. Entre os carros que vendem mal
, o Tivoli sai das concessionárias da SsangYong por R$ 84.990.

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Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos

Leandro Félix- Foto: Assessoria
O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.
Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.
A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.
No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.
O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.
Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.
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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média

Conheça todos os atributos desse formidável carro
O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.
Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.
Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.
Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva
Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:
Motor: 2.4 Ecotec
Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada em cm3: 2.384
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SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW

Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.
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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.

“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.
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Aliança vai ditar parâmetros no futuro

Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.
Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.
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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .
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