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VW Voyage 1.6automático: mais conforto ao sedãzinho veterano

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VW Voyage automático tem conjunto bem acertado e passa a ter frente renovada na linha 2019
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VW Voyage automático tem conjunto bem acertado e passa a ter frente renovada na linha 2019

O primeiro Voyage lançado no Brasil vinha com motor 1.5, duas portas e concepção bem simples. Estamos falando de 17 anos atrás, quando câmbio automático era algo encontrado na grande maioria das vezes em carros de luxo. Mas os tempos mudaram bastante e, de acordo com a Volkswagen, 60% dos modelos vendidos no  País deverão ter o equipamento até 2020, daí o lançamento do VW Voyage automático.

Para dar mais apelo ao sedãzinho veterano, a fabricante passa a oferecer uma versão com caixa automática de seis marchas, a mesma da dupla Polo e Virtus, da qual o Voyage também leva o motor 1.6, de 16 válvulas, capaz de render até 120 cv com apenas etanol no tanque. O resultado final agradou nas nossas primeiras impressões ao volante do VW Voyage automático
numa viagem entre Guarulhos e Taubaté, no interior de São Paulo.

Pelos R$ 59.990 que custa a versão 1.6 automática do Voyage, sem opcionais, o carro já vem com hastes atrás do volante para trocas de marcha, algo que o novo rival Ford Ka Sedan 1.5 SEL (R$ 65.990) não tem. Há quem diga que esse recurso é pouco utilizado, mas acaba sendo útil numa tocada um pouco mais animada em trechos como subidas de serra.

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Outro recurso é o modo “Sport”, que prioriza mais o desempenho, esticando as trocas para o motor ganhar rotação com mais facilidade ao pisar no acelerador. De fato, o carro mostra boa agilidade, accelerando de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, conforme a fabricante, que ainda diz que o sedã pode atingir 190 km/h.

Se a ideia é conseguir o máximo de economia possível, esqueça tanto do modo “Sport” quanto das trocas sequenciais e pise de leve no pedal da direita para o sistema de câmbio se voltar para mininizar o consumo. Assim, o motor é mantido na rotação mais baixa possível. Em sexta marcha, a 120 km/h, por exemplo, o contagiros aponta 2.650 rpm, com o carro rodando em silêncio  e sem vibrações incômodas.

Dirigindo no modo mais econômico possível, de acordo com informações do Inmetro, o VW Voyage  1,6 automático pode fazer 11,1 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, números que passam para 8 km/l e 10,1 km/l, respectivamente, com apenas etanol no tanque.

Interior do VW Voyage automático vem com volante revestido de couro e pode vir com central multimídia opcional
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Interior do VW Voyage automático vem com volante revestido de couro e pode vir com central multimídia opcional

Com relações bem escalonadas, o caixa de seis marchas caiu bem no Voyage automático, que também chega com pneus 195/55R 15 de série, mas com as rodas de liga-leve entre os itens opcionais, como parte do pacote Urban (R$ 3 mil). Além das rodas, também estão incluídos itens como alarme, chave canivete com controle remoto e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e função “tilt down” do lado direito.

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Depois que o sistema de assistência elétrica de direção ficou mais comum, quando aparece um carro com sistema hidráulico, há de se estranhar. O caso do Voyage é um desses. Mas, o peso um pouco maior do volante é sentido apenas nas manobras de estacionamento. Na estrada, onde tivemos a maior parte das primeiras impresões de dirigir, o sistema fucionou a contento.

Frente renovada

Frente com faróis maiores deu um aspecto mais moderno ao VW Voyage automático da linha 2019
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Frente com faróis maiores deu um aspecto mais moderno ao VW Voyage automático da linha 2019

Como parte das novidades da linha 2019, o Voyage recebe alterações na parte frontal. Agora vem com os mesmos faróis que começaram a ser usados pela Saveiro Cross, o que obrigou a elevar ligeiramente a altura do capô. Além disso, a grade do radiador também é nova, bem como o para-choque, que ganhou mais entradas de ar.

Afora um pouco mais de capricho no acabamento e espaço interno, o Voyage ainda é sedãzinho que atende pequenas famílias com certa competência. Se optar por uma das duas centrais multimídia disponíveis: Composition Touch (R$ 2,1 mil), ou Discovery Media (R$ 2 mil), o carro fica com duas entradas USB, sendo uma delas “escondida” no suporte para celular, voltada para o carregamento da bateria do aparelho.

Um ponto importante em se tratando de um sedã é o tamanho do porta-malas. No VW Voyage automático
são 480 litros, o que é aceitável se considerar o que os principais concorrentes oferecem: Ka Sedan (445 litros), Prisma (500 litros), Etios Sedan (562 litros) e HB20 S (450 litros). Desses, apenas o modelo da Ford e da Toyota podem vir com controles eletrônicos de estabilidade e tração entre os equipamentos hoje em dia.

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Ficha Técnica

Preço: a partir de R$ 59.990

Motor: 1.6, quatro cilindros, flex, 16V

Potência: 120 cv (E) / 110 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 16,8 kgfm (E) / 15,8 (G) 4.000 rpm

Transmissão: automática, seis marchas

Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)

Porta-malas: 445 litros

Tanque: 55 litros

0 a 100 km/h: 10,2 segundos

Consumo: 8,0 km/l (cidade), 10,1 km/l (estrada) com etanol

11,1 km/l (cidade) km/l e 14,3 km/l (estrada) com gasolina

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Prefeito de Nova Mutum paga RGA e cria de vale alimentação para servidores públicos

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Leandro Félix- Foto: Assessoria

O Prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix anunciou o pagamento do RGA – Reajuste Geral Anual – aos salários dos servidores municipais e a criação de um vale alimentação também voltado aos colaboradores municipais. O anúncio do Prefeito aconteceu esta manhã (05/07) durante sua participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores.

Segundo Leandro está em fase de conclusão o levantamento que definirá o percentual do Reajuste Geral Anual. “Já demos o start para que nossa equipe econômica conclua o levantamento. Debateremos o percentual com nossos legisladores antes da definição”, afirmou durante fala em Tribuna.

A Prefeitura de Nova Mutum realizou recentemente uma consulta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) sobre a legalidade para conceder o reajuste ainda neste ano, por conta da Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, que impede a concessão de reajustes salariais, bem como a Revisão Geral Anual (RGA), aos servidores públicos até dezembro de 2021. “Como o posicionamento do Tribunal nós impediu de realizar o reajuste neste ano, iremos propor este pagamento para janeiro do ano que vem. Sendo assim no início do próximo ano pagaremos o reajuste deste período e já em meados de março realizarmos mais um reajuste. Esta é nossa maneira de valorizar amplamente nossa equipe de servidores públicos municipais”, destacou o Leandro.

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No mês de agosto a Prefeitura encaminha para a Câmara Municipal do Projeto de reajuste, referente ao período de 2020 e em maio encaminha um novo projeto de reajuste, referente a 2021. Totalizando dois reajustes para 2022.

O Prefeito Leandro Félix também anunciou a criação do Cartão Vale Alimentação para os servidores municipais. “Já iniciamos os estudos de viabilidade, também incluiremos nossos legisladores neste debate e este ano encaminharemos o projeto para a Casa de Leis, para iniciarmos o pagamento do Vale Alimentação já no próximo ano. É mais um compromisso firmado com nossos servidores que será cumprido”, complementou.

Ainda durante sua fala em Tribuna, durante a sessão ordinária o Prefeito Leandro homenageou o município de Nova Mutum, que celebrou seu 33º aniversário no último domingo (04/07). Agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão diariamente na linha de frente contra a pandemia, prestou considerações às vítimas de covid-19 e reafirmou o compromisso da Gestão Administrativa com toda a cidade e sua população.

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Chevrolet Captiva, um veículo acima da média

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Conheça todos os atributos desse formidável carro

O Chevrolet Captiva é considerado um carro acima da média e não é à toa. Sua relação custo x benefício é simplesmente incomparável. Independente se você comprar um exemplar novo ou procurar no mercado de carros à venda em Cuiabá, o Captiva é sempre uma boa pedida para quem gosta de sofisticação sem ter que pagar tanto.

Ele teve uma excelente recepção no mercado nacional desde o seu lançamento, exibindo um surpreendente sucesso entre o público. Ele foi lançado no ano de 2008 e chegava a ter fila de espera na época e até juros sobre o preço final. Mesmo passado 12 anos, ele continua cativando o público.

Mas qual é a configuração do Chevrolet Captiva? Como é o seu interior, exterior e performance? É o que será abordado adiante.

Ficha técnica completa do Chevrolet Captiva

Observe logo abaixo a ficha técnica completa do Chevrolet Captiva:

Motor: 2.4 Ecotec

Tipo: Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada em cm3: 2.384

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SUV eletrificado menor que o Mustang Mach-E usará plataforma da VW

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O SUV Mustang Mach-E chega no início de 2020 com o exclusivo modelo “First Edition” de produção limitada

Após firmarem uma aliança bilateral, a VW cedeu sua plataforma de carros elétricos MEB para a Ford implementar em seus carros. E, então, eis que surge o “irmão” menor do SUV Mustang Mach-E. Ainda sem ter sido revelado, um relatório oficial aponta que será produzido na Alemanha, que terá características similares aos I.D da Volks — como capô mais curto, pára-brisa mas avançado na dianteira e outros — bem como mais de 300 cv. As expectativas de lançamento são para 2021, após a chegada do SUV do Mustang.

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Junto à plataforma MEB, os motores elétricos e as baterias vão compor um novo sistema de tração nas quatro rodas, que, contando com recursos de regeneração de energia, é esperada uma autonomia capaz de superar os 800 km. Entretanto, os planos da Ford com a novidade — do mesmo modo que com o Mustang Mach-E — ainda são de caracterizá-lo como um modelo autêntico, sem que seja apenas um VW com o logotipo da montadora norte-americana.

“É fundamental que tenhamos flexibilidade suficiente, diferenciação o suficiente e o tipo de desempenho que você espera de um Ford. Muito disso foi feito no início das negociações com a VW. Com os parâmetros que vimos, podemos fazer um ótimo Ford”, diz Ted Cannis, diretor global de eletrificação da Ford.

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Aliança vai ditar parâmetros no futuro

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Aliança Ford-Volkswagen vai significar a expansão dos negócios para as montadoras, para se tornar a maior da Europa

Ao todo, R$ 26 bilhões estão reservados à criação das novas tecnologias. Com isso, a aliança VW-Ford já dá início à maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa. O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva.

Segundo o CEO responsável pela aliança VW-Ford, Herbert Diess: “Olhando para o futuro, ainda mais clientes e o meio ambiente se beneficiarão da arquitetura EV da Volkswagen. Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior, e continuamos a analisar outras áreas nas quais podemos colaborar”.

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Outro ponto importante se refere à empresa Argo AI, responsável por desenvolver tecnologias de condução autônoma. Com foco nos novos carros elétricos, tanto a Ford quanto a VW possuem participação conjunta nas ações, que quando somadas, detém a porção majoritária do conselho. A Argo é avaliada em US$ 7 bilhões e, após o acordo, receberá pelo menos US$ 1 bilhão em investimentos. A partir disso, o Mustang Mach-E e outros modelos poderão ser carros autônomos .

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ALMT – Campanha Fake News II

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