Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sinop

Vigilância em Saúde de Sinop alerta para novo comportamento reprodutivo do mosquito da dengue

Publicado

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Sinop, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou dados que apontam um novo comportamento reprodutivo do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A mudança permite que as fêmeas utilizem não apenas água limpa e parada, mas também ambientes com água contaminada — como óleo automotivo, barro e produtos químicos, a exemplo da soda cáustica — para a reprodução, algo que não era registrado anteriormente, especialmente em locais com resíduos oleosos e químicos.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Jorge Bevilaqua, o novo comportamento representa um importante sinal de alerta, sobretudo neste período de chuvas intensas, quando as condições para a proliferação do mosquito se tornam ainda mais favoráveis devido ao acúmulo de água.

“Antes, o mosquito se proliferava apenas em água limpa e parada. Hoje, não mais. Ele também se reproduz em água suja. Já encontramos focos em caixas utilizadas por funcionários de mecânicas para lavar as mãos com graxa e óleo. O óleo se acumula na superfície e, por baixo, os mosquitos conseguem se desenvolver. Isso mostra o nível de adaptação do Aedes. Também já identificamos focos em lavadores de veículos, em locais com produtos químicos pesados. São situações bastante preocupantes”, relatou.

Em razão dessa nova fase do mosquito, a Vigilância em Saúde tem intensificado as fiscalizações em estabelecimentos que mantêm locais com acúmulo de água para a execução de serviços, como mecânicas, oficinas e borracharias. A medida busca tornar o combate ao inseto mais eficaz, especialmente na área urbana, onde se concentram a maioria dos casos. Outro comportamento observado pelas equipes é a presença de larvas em locais com altura superior a 50 metros, situação pouco frequente em anos anteriores.

Veja Mais:  Assessores da Prefeitura de Sinop participam de curso com Roberto Cabrini e outros especialistas

“Existe um mito de que o Aedes não alcança grandes alturas, mas isso não é verdade. Já encontramos focos em caixas d’água instaladas a mais de 50 metros de altura, no topo de prédios com 20 andares ou mais. Assim como nós subimos andar por andar, ele também avança gradualmente até chegar lá”, explicou Bevilaqua.

Ciclo de vida

O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti varia de 34 a 55 dias. O período larvário dura entre quatro e dez dias; o restante corresponde à fase adulta, quando ocorre a transmissão das doenças, caso o mosquito esteja contaminado.

“Na fase adulta, ele pode viver de 30 a 45 dias, podendo chegar a até dois meses. É um período longo e, nesse tempo, o potencial de transmissão é muito grande”, destacou o diretor.

Durante esse ciclo, uma única fêmea pode colocar até 450 ovos, que, ao eclodirem, dão origem a novos mosquitos. “É uma quantidade muito grande. Basta imaginar o quanto isso contribui para a rápida proliferação”, alertou.

Cuidados domésticos

O coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza Costa, reforça que os cuidados domésticos para combater a proliferação do Aedes aegypti continuam sendo os mesmos e não sofreram alterações. A orientação é que a população mantenha a atenção semanal para evitar que qualquer recipiente com água se torne um criadouro. O mosquito necessita de volumes mínimos para depositar seus ovos — uma tampinha de garrafa PET, com cerca de 4 a 5 mililitros de água, já é suficiente.

Veja Mais:  Prefeitura avança na oferta de serviços às pessoas em situação de rua em Sinop e promove Mutirão da Cidadania dia 22 

“Não importa o material. Calhas, pratos de plantas, pneus, lonas, recipientes de água de animais domésticos — tudo pode virar criadouro. É fundamental observar o quintal, a residência, o comércio ou a indústria. Quem possui um imóvel precisa ter esse zelo. Terrenos baldios também devem ser mantidos limpos, sem mato, pois além de servirem como criadouro, podem se tornar abrigo para animais peçonhentos”, orientou.

Alef também destacou que a maior parte dos focos do mosquito está dentro das residências e que bairros com maior frequência de coleta de lixo lideram, paradoxalmente, os índices anuais.

“Cerca de 80% dos focos que encontramos estão em residências e estão relacionados ao lixo doméstico. O principal vilão hoje está dentro de casa e é algo fácil de resolver. A coleta de lixo ocorre semanalmente em todos os bairros, e em alguns, até três vezes por semana. Mesmo assim, bairros como Violetas e Jardim Primavera lideram os índices de focos. Isso demonstra a necessidade urgente de mudança de mentalidade da população”, enfatizou.

Estatística

Em 2025, Sinop registrou mais de 4 mil casos positivos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, sendo 2.746 de chikungunya, 1.282 de dengue e nove de zika. No mesmo período, 13 pessoas morreram em decorrência de complicações, sendo 12 por chikungunya e uma por dengue.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook

Sinop

Prefeitura de Sinop apresenta campanha “Amor Não Causa Dor” à Unesin e amplia rede de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Assistência Social, apresentou a campanha “Amor Não Causa Dor” durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária da União das Entidades de Sinop (Unesin) de 2026, na noite da última quinta-feira (12). A iniciativa busca prevenir o feminicídio e combater todas as formas de violência contra a mulher, com foco na conscientização e no engajamento da sociedade.

O encontro reuniu representantes de diversas instituições que atuam no município e marcou um novo passo na construção de parcerias para ampliar o alcance das ações preventivas. A campanha busca a união entre poder público e sociedade organizada para fortalecer a rede de proteção e garantir que mais mulheres tenham acesso à informação e aos canais de denúncia.

A secretária municipal de Assistência Social, Sineia Abreu, destacou que a presença na assembleia teve como objetivo apresentar a campanha e convidar as entidades a integrarem o movimento. “Estivemos reunidos para explicar a campanha. Informamos que realizamos um trabalho de adesivagem em carros de aplicativos e também em bares e restaurantes, com materiais nos banheiros que alertam tanto mulheres quanto homens de que o assédio é crime e que as mulheres precisam ser respeitadas. Trata-se de uma proteção social, que é uma obrigação da nossa secretaria, especialmente neste caso das mulheres. Em locais com grande circulação de pessoas, precisamos da parceria dos bares e restaurantes para ajudar a esclarecer e evitar qualquer tipo de problema nesse sentido”, explicou a secretária.

Veja Mais:  Fecomércio inaugura unidade do Senac em Sinop: unidade atenderá mais de 400 alunos por dia

A responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, professora Branca, ressaltou a importância da receptividade das entidades e o impacto da união institucional. “A Unesin é constituída por entidades do nosso município que representam a nossa sociedade organizada e abriu as portas para a Prefeitura e para a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres após saberem do lançamento da campanha de combate à violência. Fomos acolhidos e isso foi muito importante. Foi um passo largo para avançar com a nossa campanha. Sinop está unida contra a violência às mulheres da nossa cidade”, disse.

Durante a assembleia, as instituições receberam materiais informativos para ampliar a divulgação da campanha em seus espaços. “Distribuímos um kit a essas instituições para que repassem em seus estabelecimentos. Esse kit é formado por panfletos com avisos e números para os quais as mulheres podem ligar e buscar ajuda. Também foi muito interessante a contribuição dos presentes para avançarmos no combate à violência. Além dos kits e da adesão à campanha, surgiram sugestões que agradecemos e que, com certeza, serão ampliadas aqui na coordenadoria”, acrescentou Branca.

O presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, afirmou que a mobilização coletiva representa um compromisso social. “No espírito do cooperativismo e da união que regem a Unesin, recebemos a presidente da Rede Eliane e a equipe da Prefeitura com a secretária Sineia e a coordenadora Branca, renovando nossa parceria pelo fim da violência contra a mulher. Acredito ser fundamental que todas as 32 entidades que compõem a Unesin entrem nesta campanha, por isso escolhemos nossa primeira assembleia para tratar sobre este tema tão importante. Esta é uma luta da sociedade, não apenas das mulheres, e todas as nossas entidades receberam material e aderiram ao chamado”, afirmou o presidente.

Veja Mais:  UBS Maria Vindilina II segue com horário estendido para atendimentos de sintomas gripais e dengue

A campanha “Amor Não Causa Dor” foi lançada pela Prefeitura de Sinop neste mês e prevê uma série de ações educativas e preventivas ao longo do ano, com foco na orientação da população, na identificação de sinais de violência e no incentivo à denúncia. 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima, colaborou Ana Rodrigues

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sinop

Blitz orientativa reforça conscientização sobre beber e dirigir em Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, realizou, na manhã desta sexta-feira (13), uma blitz orientativa na Avenida Magda de Cássia Pissinati, com foco na conscientização dos motoristas sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), unindo esforços para orientar a população e reforçar a importância de atitudes responsáveis no trânsito, especialmente neste período de Carnaval que se aproxima.

Durante a blitz, os condutores receberam orientações educativas e materiais informativos, além de poderem tirar dúvidas sobre legislação e penalidades e, principalmente, sobre os efeitos do álcool na capacidade de reação e de condução segura.

Conforme destacou a agente Nilza Moura, responsável pelo setor de Educação no Trânsito e que participou da operação, a ação é fundamental para a prevenção de acidentes. “A importância dessa campanha é conscientizar os motoristas para não beber e dirigir. Estamos reforçando que, se for beber, eleja um ‘motorista da rodada’ ou chame um táxi ou motorista de aplicativo. Com essas atitudes, nosso trânsito será muito mais seguro”, pontuou.

A iniciativa integra as ações contínuas do município voltadas à prevenção de acidentes e à preservação da vida, reforçando que dirigir sob efeito de álcool coloca em risco não apenas o motorista, mas também passageiros, pedestres e demais usuários da via.

Veja Mais:  Com salas de aula equipadas, cursos do Qualifica Sinop preparam alunos para o mercado de trabalho local

Wesney Sodré, secretário municipal de Segurança e Trânsito, ressaltou que outras ações educativas semelhantes continuarão sendo realizadas ao longo do ano pela GCM, em parceria com órgãos e instituições ligadas à segurança, à saúde e ao trânsito, com a finalidade de preservar vidas e manter a redução dos índices de acidentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sinop

Previ Sinop realiza capacitação para conselhos e Comitê de Investimentos

Publicado

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Sinop (Previ Sinop) realizou, nos dias 9, 11 e 13 de fevereiro, uma capacitação voltada aos novos membros, reconduzidos e indicados dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e do Comitê de Investimentos. A formação interna teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto, além de atualizar os participantes quanto às exigências do Pró-Gestão.

“Temos que realizar capacitações internas sempre com o objetivo de conduzir um bom trabalho ao longo do ano. É importante que todos saibam como os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) trabalham. Por isso, seguindo as normas do Pró-Gestão, precisamos promover esses encontros”, destacou a procuradora do Previ Sinop, Claudete Kaminski.

No primeiro dia, o encontro foi conduzido pela procuradora do Instituto e pelo coordenador de Benefícios, que apresentaram o Código de Ética, o Programa de Segurança Interna e a palestra intitulada Prazer em Conhecê-lo. “É um momento de levar conhecimento, acolher o servidor e sanar dúvidas que possam surgir. Enquanto técnicos do Previ Sinop, temos obrigações a serem cumpridas, e uma delas é oferecer reflexões sobre as mudanças emocionais e psicológicas que acompanham a transição para a aposentadoria”, frisou o coordenador de Benefícios Previdenciários, Rosemiro Golijewski.

Na quarta-feira (11), a coordenadora do Pró-Gestão, Andressa do Amaral, destacou a importância do Pró-Gestão Nível IV e as exigências previstas no manual para os servidores internos do Instituto. Já na sexta-feira (13), o gestor de Investimentos, Danilo Mont, apresentou aos conselheiros os fundamentos e princípios dos investimentos, além do cenário econômico atual. O atuário Igor Garcia participou de forma on-line, contribuindo com análises técnicas. “Nosso gestor trouxe aos membros um panorama do cenário de investimentos para que tenham mais contato com os números do Previ e compreendam como trabalhamos e aplicamos os recursos”, finalizou Claudete Kaminski.

Veja Mais:  Com salas de aula equipadas, cursos do Qualifica Sinop preparam alunos para o mercado de trabalho local

Para a conselheira Alexandra Silva, os três dias foram marcados por aprendizado. “Tivemos muito aprendizado e adquirimos novos conhecimentos. Sou nova no Conselho Deliberativo e consegui entender melhor o que cada setor faz.” Já Valquíria Carvalho ressaltou a didática adotada. “Gostei da dinâmica de dias intercalados, pois facilita a assimilação do conteúdo, principalmente para os novos membros. Já participo há mais tempo e também gostei muito da forma como foi conduzido.”

A superintendente do Previ Sinop, Daniela Sevignani, também acompanhou as palestras e destacou a importância da iniciativa. “Queremos promover encontros como esse mais vezes ao longo do ano. Somos uma equipe formada por servidores e membros dos conselhos e do comitê, e precisamos estar alinhados às exigências do Pró-Gestão RPPS, às novas portarias e à legislação vigente”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Flávio Basilio / Previ Sinop

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana