Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Perito estuda a aplicação da Inteligência Artificial na perícia criminal

Publicado

O perito criminal da Politec, Tadeu Junior Gross, teve um artigo científico publicado na Revista Internacional de Inteligência Artificial da editora Holandesa Elsevier. O artigo é resultado de sua pesquisa de Doutorado em Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo (USP), que propõe a aplicação de Inteligência Artificial no desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxílio às atividades periciais.

A finalidade da pesquisa é a busca de soluções de Inteligência Artificial eficientes para problemas de Reconhecimento de Padrões.

Conforme o pesquisador, a abordagem empregada – modelagem gráfico-probabilística (Redes Bayesianas) – é abrangente e muito apropriada à perícia criminal no sentido de ser aplicável desde o suporte à decisão sobre a causa da morte (jurídica), passando pela reconstrução de acidentes de trânsito, até qualquer tipo de “reconhecimento” (facial, via impressão de pele, voz, imagem etc).

“Nesse paradigma, o Perito Criminal não está restrito a um domínio específico. Não é tão relevante se o problema é a identificação do sapato dada a impressão da sola na cena do crime, ou se é o apontamento da fonte sonora de um dado ‘barulho’, isto é, o tipo de vestígio não importa tanto. Assim, devido à possibilidade futura de aplicação nas mais diversas áreas Periciais, nossa preocupação central no trabalho aceito pela revista foi  melhorar a própria ferramenta em si (isto é, o processo de modelagem por redes bayesianas)”, explicou.

Veja Mais:  PM fecha fábrica de drogas em boca de fumo no bairro Lixeira

Segundo o perito criminal, a metodologia em estudo possibilitará à Politec a construção de softwares sem a necessidade de comprá-los. “Essa ferramenta de Inteligência artificial pode ser usada, por exemplo, para auxiliar o Perito na decisão sobre se o material padrão e o questionado são da mesma fonte. O BatVox, por exemplo, é um software caro e empregado por diversas polícias científicas pelo mundo afora. Ele é usado em Reconhecimento de locutor e é construído usando a ferramenta computacional que exploramos nesse trabalho. O potencial desta técnica de modelagem conhecida como Redes Bayesianas em Perícia Criminal e em Segurança Publica é, sem dúvida, enorme”, assegurou.

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil prende suspeito e recupera veículo furtado poucas horas após o crime

Publicado

A Polícia Civil prendeu, nessa quarta-feira (28.1), em Nova Xavantina, um homem, de 25 anos, acusado de invadir uma casa em Campinápolis e furtar um veículo e alguns alimentos.

A vítima, de 48 anos, saiu de casa para trabalhar por volta das 06h50 e ao retornar no almoço encontrou o portão aberto e percebeu que seu carro, um VW Gol cinza, havia sido furtado.

Além do veículo, a vítima notou que uma garrafa de café e alguns alimentos haviam sido levados além de um pacote de arroz, um de feijão, macarrão, molho de tomate, 1kg de cebola, 1,5kg de alho e 1kg de frango.

O ladrão pulou o muro da casa, danificando a fechadura da porta e pegou a chave do veículo, que estava sobre o armário. O criminoso danificou a fechadura do motor do portão para abrí-lo manualmente.

Prisão

A vítima procurou a Polícia Civil e afirmou que havia recebido uma visita indesejada um dia antes do crime, que havia insistido em ficar na casa, e, por isso, desconfiava que esta pessoa fosse a autora do furto.

Os investigadores receberam a denúncia de que o suspeito poderia ter levado o veículo para Nova Xavantina e estaria circulando pela cidade. Diante disso, equipes da Delegacia de Nova Xavantina deram início às buscas pelo carro e pelo suspeito.

Ele foi encontrado no bairro Toneto, nas proximidades da Avenida Goiânia. O suspeito tentou fugir com o veículo, depois tentou uma fuga a pé entrando em diversos lotes baldios e quintais de residências, e foi encontrado escondido embaixo de uma lona.

Veja Mais:  Polícia Militar prende homem suspeito de estupro e tentativa de feminicídio contra a esposa

Ele ainda partiu para cima dos policiais, mas foi contido e preso. Ele seguiu resistindo no veículo policial, chegando a amassar a porta do camburão. Foi encontrado um canivete em seu bolso.

O suspeito já havia sido preso no dia 5 de janeiro, devido a uma ocorrência de violência doméstica, e havia saído da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva no dia 20 de janeiro com tornozeleira eletrônica.

Ele foi levado para a delegacia, onde foi autuado em flagrante por furto. O delegado Flávio Leonardo Santana Silva representou pela conversão da prisão em preventiva.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar deflagra operações nesta sexta-feira (30) em Cuiabá

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso realiza, na manhã desta sexta-feira (30.1), o lançamento da 7ª edição da Operação Centro Seguro e 23ª edição da Operação Força Total. A solenidade será às 8 horas, na Praça da República, região central de Cuiabá.

Serão realizadas diversas ações preventivas como pontos demonstrativos, saturações e abordagens policiais, com objetivo de garantir a ordem pública e combater crimes de roubos, furtos e outras práticas, em todo o Estado. As ações integram o Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, no combate à criminalidade.

Serviço

Polícia Militar deflagra operações nesta sexta-feira (30) em Cuiabá

Data: sexta-feira (30.1), às 8 horas

Local: Praça da República, em Cuiabá

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Em ação conjunta, Gefron e PF apreendem 288 quilos de drogas em Poconé
Continue lendo

Policial

PM apreende armas de fogo, munições e prende quatro homens durante abordagens em Cáceres

Publicado

Policiais militares do 6º Batalhão apreenderam, nesta quarta-feira (28.1), duas armas de fogo, munições e prenderam quatro homens por porte ilegal, no município de Cáceres (200 km de Cuiabá).

Em uma das ações, com apoio do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), os militares receberam denúncia de que o condutor de um veículo modelo Duster, estaria trafegando na região do Córrego do Facão, com uma arma de fogo.

Os militares localizaram e abordaram o carro que estava ocupado por três pessoas. Um deles se identificou e alegou integrar uma facção criminosa, além de ter uma passagem criminal por furto de uma motocicleta no município.

Questionado sobre as informações repassadas às equipes, o homem confessou que não portava nenhuma arma no carro, porém, continha um armamento e munições em sua residências, nas proximidades do local da abordagem.

Os policiais foram até o endereço e abordaram um segundo suspeito, que revelou o esconderijo da arma. À PM, o comparsa contou que a documentação estava com um terceiro, no município de Rio Branco.

As equipes encontraram uma espingarda calibre .12 com oito munições intactas e 13 deflagradas. A dupla e o material apreendido foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Já durante rondas no bairro Jardim Universitário, os policiais militares receberam informações sobre uma grande movimentação de supostos usuários de drogas, em uma casa, na Rua Geografia e sobre o furto de uma caixa de som na região. Os militares flagraram um homem portando um eletrônico com as mesmas características apresentadas na denúncia.

Veja Mais:  Alunos do projeto Judô e Vida conquistam 1º e 3º lugar nos Jogos da Juventude

Os militares abordaram o suspeito entrando no local. Em buscas pela casa, os policiais identificaram um segundo suspeito, em um dos quartos. Durante abordagem, o indivíduo confessou que havia um revólver calibre .36, 14 munições e uma porção de substância análoga à maconha. Ambos envolvidos também foram conduzidos à delegacia.


Resposta imediata

A ação integra a Operação Força Total – Resposta Imediata, vinculada ao Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, do Governo do Estado. Desde setembro, as forças policiais têm intensificado o policiamento em Cáceres, com reforço das equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Companhia Raio e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana