Mato Grosso
Secel vistoria municípios interessados em sediar Jogos Escolares Mato-grossenses
Para realização dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses em 2022, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) começou a vistoriar os municípios que têm interesse em sediar os eventos esportivos. A visita técnica tem o objetivo de identificar a infraestrutura local e conversar com os gestores sobre os requisitos necessários para receber as competições.
Na manhã desta quinta-feira (24.02), a equipe da pasta estadual se reuniu com a equipe e com o prefeito de Juara, Carlos Amadeu Sirena. O município se candidatou a receber a fase de disputas regionais da Região Noroeste. Outros dois municípios também manifestaram interesse em sediar os Jogos na região: Juruena e Campo Novo do Parecis.

“Estivemos em Juruena na segunda e seguimos para Campo Novo do Parecis para a visita técnica na sexta-feira. Estamos felizes em ter mais de um município interessado por região. Isso é muito relevante, mostra a importância que os municípios dão à realização dos Jogos Escolares. Qualquer que seja a definição, temos certeza que vamos garantir a logística ideal para o maior evento esportivo escolar do Estado”, explica o coordenador de Eventos Esportivos da Secel, Adriano Augusto de oliveira.
As próximas visitas técnicas serão em Tangará da Serra, que manifestou interesse em receber a competição da região Médio Norte, e em Cáceres, na região Oeste. Os dois municípios recebem a equipe da Secel no sábado (26.02) e na segunda-feira (28.02), respectivamente.

Na semana anterior, de 15 a 18 de fevereiro, outra equipe da Secel vistoriou os municípios candidatos à sede na região Norte: Matupá, Colíder e Alta Floresta. E a partir da próxima semana, serão visitadas as possíveis sedes das regiões Centro Norte, Leste, Nordeste, Sul/Sudeste e Sudoeste de Mato Grosso.
Abrangendo todo os municípios do Estado, a fase de disputas regionais é dividida em 10 regiões esportivas. Nas visitas técnicas, as equipes da Secel avaliam e informam todas as providências para o bom andamento das competições, como segurança, infraestrutura dos locais de competição e de alojamento, além da organização da abertura de cada evento.

Jogos Escolares e Jogos Estudantis 2022
Os estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares Mato-grossenses. Já os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos competem nos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. As duas competições abrangem modalidades coletivas e individuais, de ambos os gêneros.
Neste ano, as etapas regionais de modalidades coletivas das duas competições ocorrem no mesmo período e cidade-sede. De abril a junho, as equipes escolares dos municípios das 10 regiões esportivas competem pelas vagas na fase estadual.
Já as fases estaduais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis serão realizadas em local e período diferentes, mas ambas no mês de julho. Isso para as modalidades coletivas, que são basquete, futsal, handebol e vôlei.
Para as individuais, as disputas estaduais serão divididas em duas partes, de acordo com a modalidade esportiva. As competições de badminton, ciclismo, ginástica, vôlei de praia e xadrez ocorrem em abril; e atletismo, lutas, natação e tênis de mesa, em junho.
As equipes coletivas e atletas campeões das etapas estaduais representam Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados no mês de setembro, em Aracaju (SE), e os Jogos Estudantis da Juventude, no mês de novembro, em local a definir.
Mato Grosso
Serra de São Vicente será parcialmente interditada para manutenção e implantação de iluminação
Mato Grosso
Pedido de julgamento do Cota Zero chega ao STF após conclusão de ineficácia da Lei em Mato Grosso

Por Bruna Pinheiro / Formad
Mato Grosso
Laudo afasta crime, mas incêndio em prédio da Prefeitura de VG segue cercado de perguntas

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 10:06Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:46Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:19Rondonópolis|Vereadora propõe programa para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em gestantes e recém-nascidos
-
Rondonópolis25/06/2026 - 16:53“Chega de espera”: famílias do Celina Bezerra convocam manifestação por moradias em Rondonópolis
-
Policial26/06/2026 - 16:45Justiça decreta prisão de policial civil aposentado a pedido do MPMT







