Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Violência na escola: juiz de Chapada fala para professores estaduais em Cuiabá sobre Círculos de Paz

Publicado

Agressões intencionais, verbais ou físicas, geralmente de maneira repetitiva, por um ou mais estudantes contra um(a) colega, por exemplo, apesar de serem situações consideradas frequentes em estabelecimentos de ensino, precisam ser resolvidas com determinação pela equipe educacional. Esses atos de hostilidades são caracterizados como bullying, que, além de interferir no clima organizacional da unidade de ensino, podem causar isolamento da vítima e até queda no rendimento escolar.
 
Para mostrar que a saída para esse tipo de situação está no diálogo, o juiz-diretor do Fórum de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles de Abreu Júnior, participou de evento, na quarta-feira (23 de novembro), em Cuiabá, para profissionais do ensino promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que discutiu mediação de conflitos na escola.
 
O magistrado, que coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na Comarca de Chapada, falou sobre “Círculos de Construção de Paz como prática de prevenção da violência no ambiente escolar”.
 
De acordo com doutor Leonísio Salles, o Círculo de Paz passa a ser mais uma relevante ferramenta no combate a violência escolar, buscando a conexão entre os envolvidos (vítimas, agressores e testemunhas) de forma igualitária, em um espaço seguro e respeitoso onde vai ser discutida a temática, atuando na prevenção e na auto responsabilização da violência escolar.
 
Dessa forma, na visão do magistrado, essa ligação harmoniosa entre a comunidade escolar oportuniza um espaço de paz, mais cooperativo, estimulando relações de amizades, solidariedade, respeito às diferenças utilizando modelos adequados de resolução de conflitos.
 
O juiz parabenizou a iniciativa da Seduc em discutir e trabalhar com esse tema justamente porque relatório apresentado pela própria secretaria aponta aumento da violência em escolas do Estado. Conforme a estatística, baseada nas ocorrências, a elevação de casos foi de 48% em 2021 para 78 % até novembro desde ano, e o bullying, além de ser a principal modalidade de violência, está presente em 65% dos conflitos.
 
Com isso, e segundo doutor Leonísio Salles, tornar-se cada vez mais importante debater estratégias restaurativas para cessar essa onda de violência, para que a escola possa de fato cumprir o papel de ambiente socializador e de inclusão, onde as diferenças possam ser respeitadas. Humilhações preconceituosas ou discriminatórias, geralmente, tornam o ambiente desagregador entre crianças e adolescentes, provocando, inclusive, doenças psicossomáticas.
 
“Nesse contexto é que o circulo restaurativo vai propiciar que a escola, além do primordial que é ensinar o conteúdo regular, auxilie e oriente os estudantes a lidar com as próprias emoções, com as dificuldades, respeitando e convivendo com as diferenças, socializando, dividindo e compartilhando vivências para que possam se relacionar de forma mais saudável, sem agressividade com inclusão. Tudo amparado por relações de confiança, trabalhando a cultura da paz nos jovens para que haja a verdadeira transformação social individual e coletiva”, finalizou o juiz.
 
#ParaTodosVerem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens. Foto 1: imagem colorida em formato vertical: juiz durante palestra, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, em Cuiabá. 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Obras no Portão do Inferno começam nesta quarta-feira (28) com cumprimento de condicionantes ambientais

Mato Grosso

Polícia Civil prende 3 pessoas por tráfico de drogas em Rondonópolis

Publicado

Três pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de terça-feira (18.11), no município de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), pelo crime de tráfico de drogas.

A ação foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis, durante investigação para apurar o sumiço de Aparecido de Arruda Garcia, ocorrido no dia 11 de novembro deste ano.

Com os suspeitos, de 48, 25 e 24 anos, os policiais civis apreenderam quinze porções de maconha, além de materiais utilizados para o comércio de entorpecentes. O trio foi preso no bairro Vila Operária.

No decorrer das diligências para esclarecer o desaparecimento de pessoa, a equipe da DHPP de Rondonópolis localizou a motocicleta Honda NXR150 Bros de cor vermelha, que estava com a vitima quando ela desapareceu.

De acordo com a delegada da DHPP de Rondonópolis, Karla Peixoto, a droga apreendida trata-se de uma supermaconha conhecida como Ice (com concentrado de cannabis de alta potência sendo produzida a partir da flor da planta que são as partes com a maior concentração de tricomas).

“O produto final é um produto com uma altíssima concentração de THC, sendo ate mais viciante e com valor maior do mercado ilícito”, destacou a delegada Karla Peixoto.

Diante do flagrante os três suspeitos foram conduzidos até a delegacia, onde foram interrogados e autuados pelo crime de tráfico de drogas. Após a confecção do autos, os presos foram colocados à disposição da Justiça.

Veja Mais:  Lideranças de vários bairros da Baixada Cuiabana abraçam a campanha de Thiago Silva

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Secel abre inscrições para encontro estadual da rede de Pontos de Cultura em Mato Grosso

Publicado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu as inscrições para a etapa estadual da “Teia”, que reunirá Pontos de Cultura de Mato Grosso. O encontro será realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Poconé (a 104 km de Cuiabá), e envolverá atividades de formação e de definição de metas e demandas a serem levadas à Teia Nacional.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro por meio de formulário online disponível no site da Secel (link aqui).

Com vagas limitadas, o evento é voltado a projetos comunitários certificados, ou em processo de certificação, como Ponto de Cultura. A participação também é restrita a um representante oficial por instituição.

Terão prioridade no processo de seleção as instituições que realizaram a pré-inscrição para participação no evento. Para definição das vagas restantes, serão considerados critérios, como certificação como Ponto de Cultura mais antiga e distribuição por territórios culturais do Estado.

“Nosso objetivo é que todos os territórios estejam representados em nossa Teia estadual. Vamos receber todos e todas em uma estrutura adequada, com capacidade e conforto para o número de participantes, por isso tivemos que limitar as vagas”, explica o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

O deslocamento de Cuiabá a Poconé, bem como alimentação e hospedagem durante o evento serão custeados pela Secel. Já os deslocamentos de ida e volta do município de origem do Ponto de Cultura até Cuiabá são de responsabilidade da instituição participante.

Veja Mais:  Arenápolis abre inscrição para trabalho voluntário na unidade judicial

A Teia Estadual é um encontro formativo que visa o fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura em Mato Grosso. Além de debater políticas públicas e articular redes colaborativas entre as instituições, a reunião também vai definir as demandas mato-grossenses para a Teia Nacional, agendada para o período de 24 a 29 de março de 2026, no Espírito Santo.

“Ressaltamos a necessidade de inscrição para a Teia Estadual até o dia 30 de novembro, mesmo para aqueles Pontos que fizeram a pré-inscrição. Em breve, estaremos juntos com muita troca de experiências e fortalecimento dos grupos e coletivos que fazem a cultura acontecer por todo o Estado”, reforça Jan Moura.

Certificação Ponto de Cultura

Podem ser reconhecidos como Ponto de Cultura entidades ou coletivos que desenvolvem ações culturais nas comunidades. O cadastro nacional de Pontos e Pontões de Cultura foi instituído pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que é gerida pelo Ministério da Cultura (MinC).

Além de promover a articulação dessas iniciativas em rede, a PNCV cria outras formas de apoio financeiro a iniciativas culturais, simplifica e desburocratiza os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil.

Aproximadamente 200 instituições são reconhecidas como Ponto de Cultura em Mato Grosso, desenvolvendo ações artísticas e comunitárias em seus territórios. Recentemente, a Secel selecionou 31 projetos para receber o apoio financeiro de R$ 120 mil, por meio de edital do Ciclo I da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Veja Mais:  Quatro empresas são habilitadas a seguir na licitação do Anel Viário de Rondonópolis

Serviço | Teia Estadual – Encontro de Pontos de Cultura de Mato Grosso
Data: 8, 9 e 10 de dezembro de 2025
Prazo para inscrição: 30 de novembro de 2025
Formulário de inscrição: www.secel.mt.gov.br/-/teia-etapa-estadual

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Seduc realiza Avaliação de Fluência para estudantes de Ensino Fundamental da rede pública

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, entre os dias 18 e 28 de novembro, a Avaliação de Fluência para estudantes do 2º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino. Neste ano, as avaliações para o 7º e 8º são inéditas e faz parte do Sistema Avalia MT.

Com o objetivo de coletar informações sobre a habilidade de leitura, a avaliação busca aferir o desempenho dos estudantes no processo de alfabetização, especialmente a capacidade de leitura fluida, precisa e com a entonação correta.

A Avaliação de Fluência é aplicada por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que grava a leitura durante o período do teste.

A avaliação é dividida em 3 etapas, são elas: leitura de palavras, leitura de palavras possivelmente desconhecidas (não dicionarizadas) e leitura de um texto curto, seguido de algumas perguntas de interpretação. Cada etapa dura 1 minuto.

Os estudantes serão avaliados nos seguintes aspectos: precisão – pronunciar corretamente a palavra, fazendo a correspondência adequada entre letra e fonema; velocidade/automaticidade – ler de maneira fluida, com pouca atenção consciente, sem empregar muito esforço cognitivo; prosódia – ler com ritmo e entonação, respeitando as pausas, considerando a pontuação, como interrogação e exclamação.

De acordo com o desempenho de cada um dos estudantes, eles serão classificados em pré-leitores, leitores iniciantes ou leitores fluentes.

Veja Mais:  Polícia Civil localiza homem suspeito de estupro e morte de adolescente em Campinápolis

AvaliaMT

O Sistema Avalia MT é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite a realização de um diagnóstico da educação básica do Estado de Mato Grosso e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O AvaliaMT é uma iniciativa da Seduc, em parceria com o CAEd. O sistema, de avaliações externas e em larga escala, busca monitorar e diagnosticar o desempenho dos estudantes da rede pública de ensino.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana