Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Comunidade da Cascata e região participa de Mutirão Rural promovido pelo Sindicato Rural, Senar e parceiros

Publicado

Foto: Assessoria

Durante toda esta quarta-feira (24), os moradores da Comunidade da Cascata e região, em Rondonópolis, participaram da 5ª edição do Mutirão Rural, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Prefeitura de Rondonópolis e parceiros. As mais de duas dezenas de serviços gratuitos foram oferecidos na Escola Municipal Padre Dionísio Kuduavizcz.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Júnior, exaltou a importância de se levar serviços e atendimentos para as comunidades rurais do município. “Uma ação importante trazendo o Senar e o Sistema Sindical para as comunidades rurais, e trazendo estas informações e recebendo esse opinião dos produtores são situações que agregam muito para o Sindicato e mostra os serviços que a entidade presta a sociedade. Essa integração que faz o Sindicato crescer junto com a comunidade, conciliando o desenvolvimento da cidade em conjunto com o campo”, disse.

O supervisor regional do Senar Mato Grosso, Eduardo Pio, explica que o Mutirão Rural oportunizou para a comunidade da Cascata e região, uma variedade de serviços gratuitos de cidadania, saúde e assistência técnica, junto com os parceiros do projeto. “Foram mais de 20 serviços disponibilizados na área da saúde, como consultas médicas, odontológicas, atualização de vacinas e diversos exames. Também serviços de cidadania com emissão de documentos, palestras educativas e para o produtor rural temos a parceria com a secretaria de agricultura distribuindo várias mudas. Esse é o trabalho que realizamos, o Senar tem o objetivo de não só levar conhecimento para o homem do campo, mas também o lado social com os mutirões”, comentou.

Veja Mais:  Forte chuva alaga ruas e arrasta veículos em Rondonópolis

Uma parceria estratégica ocorre com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que atende no dia a dia as demandas do público alvo do Mutirão Rural, e segundo o gestor da pasta, Ramon Borges Figueira, a ação do Senar e do Sindicato Rural é de fundamental importância para estas comunidades. “Esse contato direto com o produtor é muito importante com este tipo de evento, e de estar nas comunidades rurais, e a gestão do prefeito José Carlos do Pátio tem buscado ter esta proximidade com estas famílias, com os cuidados com as estradas, revitalização das pontes, abertura de poços artesianos e redes de água. Enfim prestando o serviço de qualidade, com incentivos e leis de fomento e todos os envolvidos no mutirão estão de parabéns com a iniciativa”, explicou.

Segundo o presidente da Associação da Gleba Cascata, Marionildo Antônio, a região conta com aproximadamente 600 famílias, incluindo os assentamentos Primavera, São Francisco, Pontal do Areia e Banco da Terra, além de atender também as fazendas dos arredores da comunidade. “Esse é o nosso segundo Mutirão Rural aqui na Cascata, onde na primeira edição tivemos uma grande participação destas famílias que receberam os mais variados atendimentos, e é muito importante acontecer este tipo de ação no campo, pois o produtor rural muitas vezes deixa de ir para a cidade para fazer algum destes serviços e pode realizá-los em dias como este na comunidade”, destacou.

Veja Mais:  Classe da enfermagem divulga carta aberta para pagamento do piso para os profissionais de Rondonópolis

Um exemplo foi o produtor rural, Roberson Barbosa, que é morador do Assentamento São Francisco e aproveitou o Mutirão para realizar uma visita ao dentista e também melhorar o visual com um corte de cabelo. “Um dia especial, pois a gente trabalha muito e fica sem tempo de ir até a cidade, e fazer este tipo de procedimento. E com esta estrutura vindo para a comunidade fica mais rápido e dá para tirar um tempo para arrumar os dentes de forma gratuita, o que é melhor né, e depois ainda vou contar o cabelo para ficar em dia com o visual”, comentou.

A Polícia Militar estava representada no evento pela Patrulha Rural, que são equipes especializadas em patrulhamento no campo em um trabalho de parceria com as prioridades rurais que traz uma maior sensação de segurança para as regiões participantes do projeto. O Subtenente Jovino explica que o projeto foi criado e desenvolvido em Rondonópolis pelo Tenente Coronel Gleber Candido, atual comandante da 14ª Companhia de Força Tática e detalha também como funciona a adesão dos produtores rurais à parceria com a PM. “Os produtores rurais que se sentem interessados em ter este policiamento, ele entra em contato pelo telefone (66) 99994 – 5864, e ali nós passamos determinadas orientações para a realização do cadastro, após é feita uma visita a propriedade rural onde é feito um primeiro contato com o produtor e nos repassa algumas informações que são enviadas para o nosso Centro de Controle e Comando do patrulhamento rural e onde também a propriedade passa a ter uma identificação por meio de uma placa adquirida pelo requisitante. Desta forma, toda solicitação e demanda é feito via whatsapp onde por meio das numerações destas placas realizamos o patrulhamento”, explicou.
Ao final do Mutirão Rural foram registrados mais de 250 atendimentos, com destaque para a retirada de mudas, atendimentos odontológicos e consultas médicas no período vespertino.

Comentários Facebook

Rondonópolis

PAUTAS SOCIAIS

Publicado

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio e a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Perez receberam a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Grasielle Paes Bugalho e equipe na manhã desta sexta-feira (17) para debater pautas sociais.

O foco da visita foi a causa indígena, devido as atividades que estão sendo feitas nas aldeias debatendo a temática da mulher ressaltando o valor do feminino e seus direitos, da violência doméstica e familiar, e das possibilidades de divulgação além da cultura por meio do artesanato, mas também das ocupações, possibilitando a inserção no mercado de trabalho formal.

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social tem atuado com mais de 340 mulheres indígenas de cinco territórios na Tadarimana em busca de melhorias para elas e as famílias.

“Recebemos aqui para um diálogo com o prefeito, a secretária de Estado, para tratar sobre os recursos, os repasses e também dizer sobre o anseio que o município tem de buscar por melhorias nessa área social”, explicou Perez.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  'O melhor prefeito é Zé do Pátio'
Continue lendo

Rondonópolis

Saúde realiza imunização contra Influenza e atualização vacinal no próximo sábado (18)

Publicado

Públicos de todas as idades podem aproveitar o sábado (18) para se vacinar contra a gripe. Na data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai aplicar o imunizante para evitar a Influenza, das 07h às 11h, em um mutirão nos Postos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) dos Bairros Verde Teto, Mathias Neves, Jardim Liberdade e, também, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria de Souza Miranda, no Maria Amélia, além do Posto de Saúde Pindorama. Para receber a dose é preciso apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação.

Apesar do foco no dia ser a vacinação contra Influenza, quem for se vacinar nessas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tem, ainda, a oportunidade de realizar a atualização vacinal e, assim, completar as doses contra doenças que estejam faltando para a carteira de vacinação ficar completa de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), que inclui todas as vacinas indicadas pela Organização Mundia de Saúde (OMS).

Já no Alfredo de Castro haverá um ônibus circulando pelas vias, que funcionará como uma Unidade de Saúde Móvel, aplicando, exclusivamente, a dose contra a Influenza. Por isso, é importante que os moradores dessa localidade fiquem atentos durante a manhã de sábado para quando a sala de imunização volante passar em sua rua.

Agora se estendendo a todos os cidadãos, esta é a segunda fase da Campanha de Vacinação contra Influenza de 2024. A primeira fase, reservada a grupos prioritários, foi aberta em Rondonópolis em 27 de março.

Veja Mais:  'O melhor prefeito é Zé do Pátio'

“É importante que todos se vacinem, pois a gripe pode se agravar e evoluir para uma pneumonia, especialmente em crianças e idosos”, alerta a superintendente do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Vânia Scapini.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Colaboradores do Sanear recebem vacina contra Influenza em parceria com Secretaria de Saúde

Publicado

Os colaboradores do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) foram imunizados contra o vírus da Influenza nesta semana. A ação reforça o compromisso com a saúde e bem-estar dos trabalhadores e foi realizada através de uma parceria entre o Sanear e a Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação foi realizada nos períodos da manhã e tarde na sede do Sanear no bairro Monte Líbano. A equipe da Secretaria de Saúde também prestou orientações sobre sintomas e medidas visando prevenir a ocorrência de doenças que costumam surgir nesta época do ano.

A parceria entre o Sanear e a Secretaria Municipal de Saúde demonstra a importância da cooperação entre instituições para garantir a proteção da comunidade e dos trabalhadores.

A diretora administrativa do Sanear, Antonieta Garcete de Almeida, agradeceu a colaboração da Secretaria de Saúde e destacou a importância da parceria lembrando que os trabalhadores da autarquia têm contato com milhares de pessoas, o que aumenta a importância da prevenção.

“Temos um longo histórico de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde. Além das campanhas de vacinação, são realizadas regularmente palestras com orientações sobre prevenção, identificação e tratamento de diversas doenças”, destacou Antonieta.

O presidente do Sanear, Paulo José Correia, também ressaltou a importância da parceria para a segurança dos trabalhadores, familiares e da população. “Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os nossos colaboradores. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a saúde pública e o bem-estar da nossa equipe”, afirmou.

Veja Mais:  Forte chuva alaga ruas e arrasta veículos em Rondonópolis

A vacinação contra a Influenza é uma medida preventiva fundamental, especialmente em tempos de pandemia, onde a saúde pública ganha ainda mais relevância. A Secretaria Municipal de Saúde também realizou ações semelhantes com outras instituições públicas em Rondonópolis.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana