Mato Grosso
Conferência Estadual das Cidades começa na próxima segunda-feira (18)

O Governo de Mato Grosso realiza, entre os dias 18 e 20 de agosto, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, em Cuiabá. A abertura do evento será nesta segunda-feira, às 18h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a participação do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
A abertura contará com palestras magnas de um representante do Ministério das Cidades, do governador e do secretário. A conferência é estruturada em painéis temáticos, grupos de discussão e plenárias, reunindo representantes da administração pública, movimentos populares, entidades sindicais, empresários, organizações da sociedade civil e ONGs que atuam na área de desenvolvimento urbano.
Serão discutidos os avanços, desafios e dificuldades enfrentados na implementação de políticas urbanas, e apresentadas propostas concretas para a gestão democrática das cidades. Serão indicadas as prioridades de atuação para o Estado e os municípios e escolhidas as entidades estaduais que integrarão o Conselho Estadual das Cidades.
Ao final da conferência estadual, serão eleitos os delegados que representarão Mato Grosso na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília, organizada pelo Ministério das Cidades. Também será elaborado um relatório final com as propostas e diretrizes que serão encaminhadas à etapa nacional.
Confira a programação
6ª Conferência Estadual das Cidades
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
Dia 18 de agosto, segunda-feira
14h às 18h – Credenciamento
18h30 – Recepção e palestras magnas
“A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, com representante do Ministério das Cidades.
“Panorama dos investimentos do estado de Mato Grosso em políticas urbanas”, com o governador Mauro Mendes e o secretário Marcelo de Oliveira.
Dia 19 de agosto, terça-feira
07h30 – Registro de presenças
08h20 – Painel – As cidades que temos e as cidades que queremos
11h – Debate
12h – Intervalo
13h30 Divisão dos grupos por eixo temático:
Eixo 1 – Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas
Eixo 2 – Gestão estratégica e financiamento
Eixo 3 – Grandes temas transversais
18h – Encerramento
Dia 20 de agosto, quarta-feira
07h30 – Registro de Presença
08h – Plenária – Apresentação e aprovação de propostas federais
10h – Plenária – Apresentação e aprovação de propostas estaduais
12h – Intervalor
13h30 – Reunião dos segmentos para definir as entidades que irão compor o Conselho Estadual das Cidades
16h – Eleição e apresentação dos delegados para a 6ª Conferência Nacional as Cidades
18h – Encerramento
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Paulo Guedes passa a integrar o Conselho Consultivo da Inpasa

O CEO Eder Lopes, Paulo Guedes e o fundador, José Odvar Lopes (foto divulgação Inpasa)
A Inpasa, maior biorrefinaria de grãos da América Latina, anuncia a chegada do economista e ex-ministro da Economia Paulo Guedes ao seu Conselho Consultivo. O convite foi feito pelo fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia, José Odvar Lopes, como parte da estratégia de fortalecimento da governança corporativa e do suporte à expansão dos negócios.
A nomeação ocorre quatro meses após o ingresso de José Olympio Pereira, ex-presidente do Credit Suisse no Brasil e do banco J. Safra, no mesmo colegiado, reforçando a composição de um conselho formado por profissionais de reconhecida experiência em gestão, mercado financeiro e estratégia.
Com ampla trajetória nos setores público e privado, Paulo Guedes atuou como ministro da Economia entre 2019 e 2022. Durante sua gestão, liderou a implementação de reformas estruturais e políticas voltadas à estabilidade econômica, à preservação da atividade produtiva e à mitigação dos efeitos das interrupções nas cadeias globais de suprimentos.
A chegada de Paulo Guedes fortalece o processo de evolução da governança da Inpasa e contribuirá com uma visão estratégica para apoiar o crescimento sustentável da companhia, que mantém um plano contínuo de expansão de suas operações e investimentos no setor de bioenergia.
Sobre Inpasa
A Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina e o segundo maior produtor do mundo. Fundada em 2006 no Paraguai e presente no Brasil desde 2018, opera oito unidades industriais — seis no Brasil e duas no Paraguai — e possui duas unidades em construção, localizadas em Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT). Com capacidade instalada de 6,7 bilhões de litros de etanol por ano, a companhia também produz 3,5 milhões de toneladas de DDGS, 340 mil toneladas de óleo vegetal e 1.903 GWh de energia renovável. Líder nas exportações brasileiras de DDGS, possui certificações internacionais como a ISCC CORSIA e reduziu em 43% a intensidade de emissões entre 2021 e 2024, conquistando o Selo Ouro do GHG Protocol por quatro anos consecutivos.
Mato Grosso
Mulheres de Rondonópolis podem se inscrever na jornada de desenvolvimento humano e empreendedorismo

Jornada sobre liderança é oportunidade de crescimento pessoal e profissional para mulheres
Mato Grosso
Empresária investigada comparece à CPI da Saúde para esclarecer contratos suspeitos com a SES
-
Política MT02/07/2026 - 08:25PL intensifica articulação para 2026 e reúne principais lideranças em Rondonópolis
-
Rondonópolis02/07/2026 - 18:06Rondonópolis|Sindicato Rural garante ações para evitar preços abusivos na Exposul 2026
-
Rondonópolis02/07/2026 - 18:18Serv Saúde exonera servidora da Comissão de Licitação
-
Rondonópolis05/07/2026 - 13:50Prefeitura de Rondonópolis designa assessora para responder pela gestão da Casa de Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência
-
Rondonópolis05/07/2026 - 21:09Ex-secretária de Saúde de Rondonópolis pede afastamento para disputar as eleições de 2026
-
Rondonópolis02/07/2026 - 13:16Conselho aprova intervenção em APP para viabilizar infraestrutura de novo residencial em Rondonópolis
-
Rondonópolis05/07/2026 - 14:23Prefeitura concede afastamento à médica do SAMU para candidatura nas eleições de 2026
-
Rondonópolis05/07/2026 - 13:26Câmara de Rondonópolis instaura sindicância para apurar conduta de servidor







