Mato Grosso
Encontro na Seduc destaca boas práticas e engajamento de talentos locais na educação pública de MT

Realizado na última quinta-feira (21), no auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em Cuiabá, o encontro “EducAção em Pauta – Caminhos para uma Educação Pública Transformadora” reuniu educadores, gestores e parceiros institucionais para refletir sobre os avanços da educação em Mato Grosso e compartilhar práticas que vêm contribuindo para o fortalecimento da rede estadual.
Promovido pela Seduc, em parceria com o GEMTE (Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução) e o Ensina Brasil, o evento integrou a agenda preparatória da rede para o SAEB 2025 e reforçou a importância da valorização de lideranças escolares e do engajamento de jovens talentos locais.
A programação incluiu a apresentação de projetos desenvolvidos por professores participantes do Programa Ensina Brasil, como o Matemática no Pódio, que é uma iniciativa que incentiva a participação dos alunos em olimpíadas escolares e que resultou na conquista de 10 medalhas de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras.
Também foram apresentados o projeto de robótica, voltado ao contraturno escolar, e ações de formação continuada para docentes. As iniciativas foram reconhecidas por seu alinhamento aos eixos do Plano EducAção 10 Anos e por seu impacto direto na aprendizagem dos estudantes.
Um dos resultados destacados foi o avanço em competências digitais na rede: após formações conduzidas pelos educadores do programa, a proporção de professores com domínio intermediário ou avançado em ferramentas digitais passou de 19% para quase 65%.
“O Ensina Brasil representa uma onda positiva que chega às escolas com novas ideias, energia e compromisso. O trabalho que vêm desenvolvendo, tanto nas formações quanto com os estudantes, tem melhorado processos pedagógicos e inspirado nossas equipes. É muito gratificante ver educadores de diferentes trajetórias somando forças com a rede e acreditando na transformação da sociedade pela educação”, afirmou Flávia Emanuelle de Souza Soares, secretária adjunta Executiva da Seduc.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador condenado por racismo em MT

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 8ª Zona Eleitoral, garantiu a extinção do mandato do vereador Michel Lucas Rocha Souza, de Alto Taquari, após o trânsito em julgado de condenação por injúria eleitoral qualificada e racismo. Condenado a um ano, dois meses e 25 dias de reclusão, em regime aberto, e ao pagamento de 12 dias-multa, o parlamentar teve a decisão tornada definitiva em 14 de maio de 2026, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conheceu o recurso especial interposto pela defesa.
Após ser comunicada oficialmente sobre o trânsito em julgado da condenação, a Câmara Municipal de Alto Taquari instaurou procedimento administrativo interno e concedeu prazo para manifestação do vereador. O Ministério Público Eleitoral, contudo, sustentou que a suspensão dos direitos políticos decorrente de condenação criminal definitiva produz efeitos automáticos, conforme previsto no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal.
Diante da situação, o promotor de Justiça Eleitoral Elton Oliveira Amaral manifestou-se nos autos e requereu ao Juízo da 8ª Zona Eleitoral a adoção das medidas necessárias para o cumprimento imediato da determinação legal. O MPE argumentou que a extinção do mandato ocorreu automaticamente com o trânsito em julgado da condenação, cabendo à Presidência da Câmara apenas formalizar esse reconhecimento.
Na manifestação, o Ministério Público Eleitoral também destacou que a regra constitucional que exige deliberação da respectiva Casa Legislativa para perda de mandato aplica-se exclusivamente aos membros do Congresso Nacional, não alcançando vereadores. Além disso, alertou para a possibilidade de configuração do crime de desobediência eleitoral em caso de descumprimento da determinação judicial.
Com base nos fundamentos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral e na decisão da Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara Municipal de Alto Taquari declarou a extinção do mandato de Michel Lucas Rocha Souza em 19 de junho de 2026. O ato foi publicado no Diário Oficial nº 29.257, de 22 de junho de 2026, e determinou a convocação imediata do suplente para assumir a vaga.
Foto: Câmara Municipal de Alto Taquari.
Mato Grosso
BR-364: Serra de São Vicente será interditada parcialmente para instalação de iluminação
Mato Grosso
Mato Grosso recebe mais de 14 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Esportes22/06/2026 - 09:55Semifinais do Campeonato Municipal de Escolinhas definem finalistas em Rondonópolis
-
Policial21/06/2026 - 17:41Polícia encontra corpo de estudante de Direito e aponta execução por organização criminosa
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Política MT22/06/2026 - 11:59Cláudio Ferreira e Pivetta autorizam início das obras de asfalto e drenagem no Sagrada Família
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis
-
Mato Grosso22/06/2026 - 19:09Mato Grosso recebe mais de 14 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos
-
Mato Grosso22/06/2026 - 19:17BR-364: Serra de São Vicente será interditada parcialmente para instalação de iluminação








