Mato Grosso
Abertas inscrições para o Programa Líderes Inovadores em Lucas do Rio Verde
Mato Grosso
Liminar suspende supressão de árvores em avenida de cidade de MT
A 29ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá – Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística obteve decisão liminar favorável para que sejam imediatamente paralisadas as atividades de retirada e supressão das árvores na Avenida Fernando Corrêa da Costa/BR-163, no Bairro São Francisco, em Cuiabá. A decisão foi proferida no âmbito de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), que apontou riscos de danos ambientais decorrentes da erradicação de árvores adultas na região.

Conforme demonstrado pelo Ministério Público, 24 árvores já haviam sido suprimidas, existindo previsão de retirada de até 82 no local. Na ação, o MPMT sustentou que as intervenções vinham sendo realizadas sem a observância adequada de medidas como hierarquia de mitigação dos impactos ambientais, compensação baseada em equivalência ecológica e transplante das árvores quando tecnicamente viável. O Ministério Público também destacou que a substituição de árvores adultas por mudas não recompõe, em curto prazo, os serviços ambientais proporcionados pela vegetação consolidada.
Ao conceder a liminar, a Justiça reconheceu a existência de risco de dano irreversível ao meio ambiente, ressaltando que árvores adultas desempenham funções essenciais, como sombreamento urbano e regulação térmica, especialmente em Cuiabá, cidade marcada por elevadas temperaturas. Segundo a decisão, a continuidade das supressões poderia tornar ineficaz a própria prestação jurisdicional diante da irreversibilidade dos impactos ambientais.
A ordem judicial estabelece que eventual retomada das intervenções ficará condicionada à demonstração de que foram adotadas medidas técnica e ambientalmente adequadas, incluindo critérios de equivalência ecológica para compensação arbórea, transplante dos indivíduos quando possível e monitoramento contínuo. O juiz também determinou a intimação dos responsáveis e a realização de fiscalização para verificar a situação das árvores remanescentes na área afetada.
O pedido do Ministério Público para suspensão de todas as autorizações de supressão arbórea vigentes no município e da emissão de novas autorizações ainda será analisado após manifestação prévia do Município de Cuiabá.
Mato Grosso
Defensoria atua para evitar despejo de 160 famílias em área de mais de 6,4 mil hectares em MT
Mato Grosso
Projeto Conhecendo o Artesão recebe produtora de colares, brincos e cesteiras a partir de sementes naturais

-
Rondonópolis08/07/2026 - 13:32Kalynka Meirelles apresenta projeto para homenagear pioneiro de Rondonópolis
-
Esportes09/07/2026 - 19:45Rondonópolis ganha calendário com principais corridas de rua previstas para o segundo semestre de 2026
-
Mato Grosso08/07/2026 - 19:44Empresária investigada comparece à CPI da Saúde para esclarecer contratos suspeitos com a SES
-
Mato Grosso08/07/2026 - 20:59Paulo Guedes passa a integrar o Conselho Consultivo da Inpasa
-
Rondonópolis08/07/2026 - 23:14Coder cria cargo de Gestor de Controladoria e Compliance com salário de R$ 8,8 mil
-
Política MT08/07/2026 - 20:12Mendes defende Pivetta e diz que escolhas ruins podem quebrar MT
-
Rondonópolis08/07/2026 - 13:46Vereadora propõe contratação temporária de leitos durante reforma do Hospital Municipal
-
Rondonópolis08/07/2026 - 18:00Pesquisa aponta empate entre Zé do Pátio e Alessandra Ferreira na preferência espontânea para deputado estadual








