Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Sindicato dos Delegados de Polícia tenta impor mordaça ao Sindicato dos Investigadores por via judicial

Publicado

O Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso – SINDEPO ingressou com uma Ação de Indenização por Dano Moral com Obrigação de Fazer / Não Fazer contra o Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – SINPOL/MT.

A ação visa, além de indenização por suposto dano moral provocado pelo Sindicato dos Investigadores, retirar um vídeo e um artigo publicados em seu site, denunciando suposta prática de assédio moral por parte de alguns delegados de polícia, conforme transcrição: um dos princípios institucionais da Polícia Judiciaria Civil é a hierarquia e disciplina. Significa que trabalhamos de forma subordinada, isso não quer dizer que toleramos a falta de respeito, o assédio moral é uma das práticas mais comuns nas delegacias de polícia de todo Mato Grosso, opressão, ameaça, pressão humilhação, deboche, isolamento e acúmulo de trabalho, denuncie! Não deixe o silêncio falar mais alto, chega de assédio moral.

Na ação o Sindicato dos Delegados de Polícia pede a condenação do Sindicato dos Investigadores e de sua Presidente ao pagamento de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) cada, a título de reparação por danos morais, ainda, a antecipação de tutela para a suspensão da veiculação do vídeo e da matéria no site do Sindicato dos Investigadores.

 

Ao analisar o processo a juíza Olinda de Quadros Altomare Castrillon designo audiência de conciliação para o dia 19/08/2019 e negou o pedido de antecipação de tutela, conforme trecho da decisão: “O direito à informação e a liberdade de imprensa na forma como estabelecidos pela Constituição Federal, quando ultrapassados os limites e constatado o ferimento a garantia individual, preveem responsabilização cível e criminal e não a censura (…) Diante do exposto, em sede de cognição sumária não constato a presença dos requisitos que autorizem a concessão da tutela antecipada, razão pela qual INDEFIRO o pedido.”

Veja Mais:  Polícia Civil recupera carro roubado de vendedor de veículos em Lucas do Rio Verde

 

A reportagem procurou o Sindicato dos Investigadores, o qual informou que se pronunciará após o julgamento da ação, no entanto, em conversa com um investigador que não quis se identificar, com receio de perseguição, este informou que existe assédio moral sim, e que o sindicato dos investigadores está apenas expondo a situação e defendendo os sindicalizados.

 

Decisão judicial AQUI

Por: Luís César de Moraes

Comentários Facebook

Policial

Pedido de soltura de bombeiro acusado de atirar contra residência é negado em Rondonópolis

Publicado

A tentativa da defesa de transferir para o regime domiciliar o bombeiro militar, acusado de disparar contra uma residência em Rondonópolis (MT), foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O desembargador Paulo Sergio Carreira de Souza, da Terceira Câmara Criminal, manteve a prisão preventiva do militar, que buscava o atual companheiro de sua ex-namorada. Os advogados pleiteavam a substituição da pena por prisão domiciliar combinada com monitoramento eletrônico e tratamento psiquiátrico, alegando que o acusado sofre de transtornos mentais e necessita de acompanhamento especializado.

O episódio, ocorrido na noite de 2 de abril, gerou pânico entre os moradores da região. Conforme os autos, uma testemunha relatou à Polícia Civil que precisou correr para se proteger com o filho pequeno nos braços assim que os tiros começaram. No local do atentado, a perícia recolheu oito cartuchos deflagrados de calibre 12, e o cão da família acabou baleado na perna. O bombeiro foi identificado por meio de câmeras de segurança e, posteriormente, apresentou-se à delegacia com o auxílio de um sargento da corporação, resultando em uma denúncia formal pelos crimes de disparo de arma de fogo e maus-tratos a animais.

Ao avaliar o pedido de habeas corpus, o desembargador considerou a prisão preventiva legítima e necessária para a garantia da ordem pública, dada a gravidade da conduta do agente. O magistrado destacou que o tribunal de segunda instância não poderia atropelar a análise do juiz de origem em Rondonópolis, que ainda avalia a aplicação de medidas cautelares alternativas. Além disso, o argumento defensivo sobre a demora na realização da perícia psiquiátrica — agendada apenas para agosto — não foi conhecido nesta ação, sob a justificativa técnica de que não se deve misturar debates sobre a legalidade da prisão com a celeridade de exames de insanidade mental em um mesmo recurso.

Veja Mais:  Força Tática e PRF recuperam cabines de caminhões roubados e prendem suspeitos em Rondonópolis

Apesar de manter a detenção, o Judiciário demonstrou atenção às condições de saúde do réu. No despacho, o desembargador determinou que a direção da unidade prisional onde o militar está encarcerado preste informações detalhadas, no prazo legal, sobre a estrutura de atendimento interno. O estabelecimento penal deverá esclarecer se dispõe de profissionais habilitados nas áreas de psicologia e psiquiatria, se o paciente já está recebendo o devido acompanhamento especializado e qual tem sido a sua resposta clínica ao tratamento oferecido.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Corpo de Bombeiros combate incêndio em três carretas estacionadas em posto de combustível

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na segunda-feira (25.5), um incêndio que atingiu três carretas que estavam estacionadas no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-163, em Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) foi acionada após o fogo começar em uma das carretas e se alastrar para os outros dois veículos, que estavam vazios no momento da ocorrência. Conforme informações no local, as chamas tiveram início no veículo estacionado ao centro e se propagaram rapidamente para as carretas ao lado devido à proximidade entre elas.

Quando os bombeiros chegaram, o incêndio já estava em grandes proporções. Os militares iniciaram imediatamente o combate às chamas e conseguiram controlar e extinguir o fogo, evitando que o incêndio atingisse estruturas próximas ao posto de combustíveis.

Após a extinção das chamas, a equipe realizou o trabalho de rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes e garantir a segurança da área. Não há informações sobre as causas do incêndio.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Militar prende mulher e apreende 353 tabletes de maconha em Várzea Grande
Continue lendo

Policial

Suspeitos são detidos por tráfico de drogas após resistência à abordagem policial em Alto Garças

Publicado

Durante patrulhamento em Alto Garças, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por meio de denúncia anônima informando sobre um possível ponto de comércio de entorpecentes em uma residência localizada na Avenida Mato Grosso, abaixo de um supermercado nesta terça-feira (26).

Ao chegar ao local, os policiais perceberam forte odor de maconha vindo da residência. Durante a abordagem, um dos suspeitos desobedeceu às ordens da equipe policial e avançou em direção aos militares com a mão na cintura, sendo necessário efetuar dois disparos de arma de fogo para cessar a possível agressão.

Na sequência, o suspeito retirou um aparelho celular da cintura e o arremessou ao chão, danificando o objeto, vindo posteriormente a se deitar no solo. Outro suspeito também apresentou resistência, retirando um objeto da cintura e o lançando sobre o telhado de uma residência vizinha. Apesar das buscas realizadas, o material não foi localizado. A terceira suspeita colaborou com a ação policial.

Durante buscas no imóvel, os policiais localizaram três porções análogas à maconha, um rolo de papel filme utilizado para embalo da substância, três aparelhos celulares e a quantia de R$ 704,50 em espécie.

Todos os suspeitos, bem como os materiais apreendidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Alto Garças para as providências cabíveis.

Nenhum dos suspeitos foi atingido pelos disparos, sendo todos apresentados sem lesões corporais.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Militar prende mulher e apreende 353 tabletes de maconha em Várzea Grande
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana