Política MT
ALMT homenageia atletas paraolímpicos com moções de aplausos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quinta-feira (19), sessão especial para entrega de moção de aplausos e título de cidadão mato-grossense a 84 esportistas e personalidades pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade e pelo exemplo de força, superação e determinação ao esporte de Mato Grosso.
O requerente das homenagens, deputado Fábio Tardin (PSB), falou da importância dessa sessão especial e da inserção de crianças e jovens no esporte paraolímpico.
“As homenagens de hoje me trazem muitas alegrias. Inserir essas crianças no esporte paraolímpico é sinônimo de muita dedicação, esforço e principalmente de superação. Estamos entregando moções de aplausos a vários campeões no estado de Mato Grosso”, disse o deputado.
O parlamentar entregou também título de cidadão mato-grossense a personalidades que contribuíram com o crescimento e desenvolvimento do estado. “Temos pessoas sendo homenageadas de Várzea Grande, Comodoro, Jauru e outros municípios que têm feito muito pelo estado, e, que a partir de agora, vão estar ainda mais compromissado com a população de Mato Grosso”, enalteceu Fabio Tardin.
Roberto Uebel recebeu o título de cidadão mato-grossense. Natural de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, chegou em Mato Grosso em 1987. Atualmente exerce a atividade de contador no município de Comodoro. O homenageado falou da alegria de poder ser reconhecido pelos trabalhos em prol da sociedade mato-grossense.
“Estou muito emocionado e realizado com esse momento. Estou nesse estado há 37 anos e agradeço ao deputado Fabio Tardin e Assembleia Legislativa por esse título, deixo de ser “pau rodado” e agora passo a ser cidadão mato-grossense”, agradeceu Roberto.
Representando o Centro de Referência Paraolímpico de Várzea Grande (CRPB-VG), Daniele Vilela Itacaramby. Vinte atletas paraolímpicos que têm deficiência física, visual e intelectual receberam honrarias.
O programa de iniciação esportiva paraolímpica, atende atualmente cerca de 90 crianças e jovens, na faixa etária de 8 a 17 anos, com deficiência física, deficiência intelectual leve, paralisia cerebral, deficiência visual total e baixa visão. O atendimento envolve práticas das modalidades paraolímpicas de goalball, atletismo, judô, badminton, bocha e natação.
“Estamos aqui pelas famílias, pelos atletas e por Mato Grosso, que nos representa com o apoio do bolsa atleta para essas crianças nas olimpíadas e paraolimpíadas escolares. Para nós é um avanço no esporte, são talentos que precisam realmente de investimentos. A visibilidade hoje ao paradesporto está sendo muito mais evidente. E é muito importante nós estarmos aqui recebendo essa homenagem justamente para dizer para a sociedade, nós estamos aqui e essas crianças são muito capazes”, agradeceu Daniele.
A atleta Elisa Vitória Silva de Almeida, de 13 anos, é medalhista em várias categorias. Já foi premiada competindo na natação, atletismo, futsal e arremesso de disco. A homenagem de hoje para ela é uma alegria.
“Eu amo o esporte, minha preferência é a natação. Sinto feliz em ser homenageada e agradeço a minha mãe por tudo que ela faz por mim”, contou a jovem estudante, que é aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e que carregava no pescoço 15 medalhas das competições paraolímpicas.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
PL intensifica articulação para 2026 e reúne principais lideranças em Rondonópolis

Senador Wellington Fagundes
O Partido Liberal (PL) realiza na próxima segunda-feira (6), às 19h, uma reunião política em Rondonópolis que marcará mais uma etapa da articulação da legenda para as eleições de 2026 em Mato Grosso. O encontro acontece na Chácara Zaeli e deve reunir filiados, lideranças e apoiadores da região sul do Estado.
Entre os participantes confirmados estão o senador Wellington Fagundes, pré-candidato ao Governo do Estado; o deputado federal José Medeiros, que disputará uma vaga no Senado; o empresário Odílio Balbinotti, pré-candidato a primeiro suplente de Medeiros; o secretário estadual do PL Zé Márcio Guedes, pré-candidato a deputado estadual; e o deputado federal Rodrigo da Zaeli, que buscará a reeleição.
Além de fortalecer a organização do partido em Rondonópolis, a reunião será utilizada para alinhar estratégias eleitorais, mobilizar a militância e ampliar o diálogo com as lideranças locais. O encontro também deve abordar o cenário político estadual e nacional, consolidando o início da pré-campanha do PL em Mato Grosso.
Política MT
Ranalli mira Cláudio Ferreira e critica prefeitos do PL por apoio a Pivetta
Vereador afirma que lideranças eleitas com apoio do bolsonarismo estão abandonando o grupo político que as elegeu

O vereador por Cuiabá Rafael Ranalli fez duras críticas aos prefeitos filiados ao Partido Liberal (PL) que têm declarado apoio ao projeto político do governador Otaviano Pivetta para as eleições de 2026. Durante pronunciamento, o parlamentar afirmou que alguns gestores municipais estariam se afastando do grupo político responsável por suas vitórias nas urnas.
Segundo Ranalli, prefeitos eleitos com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do eleitorado conservador agora estariam adotando um posicionamento diferente ao manifestar apoio a Pivetta. Para o vereador, essa mudança representa uma quebra de compromisso com a base que os elegeu.
Sem citar outros nomes, Ranalli direcionou as críticas ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, classificando sua postura como um exemplo de infidelidade política. O vereador afirmou que o comportamento é “nítido” e chegou a definir a atitude como “vergonhosa”.
As declarações ocorrem em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026, quando lideranças estaduais e municipais começam a definir seus posicionamentos e alianças para a disputa pelo Governo de Mato Grosso. O episódio evidencia o clima de disputa interna no PL e o realinhamento político em torno das principais candidaturas ao Palácio Paiaguás.
Política MT
União Brasil confirma convenção estadual em MT para 4 de agosto

Ex-governador Mauro Mendes Crédito – Cristiano Antonucci/Secom
O presidente do Diretório Estadual do União Brasil em Mato Grosso, Mauro Mendes, marcou para o dia 4 de agosto a data da Convenção Estadual do partido.
O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (26.06). A convenção será realizada na sede do partido em Cuiabá, com previsão de início para 17h e encerramento às 18h.
A convenção vai deliberar sobre a participação do União Brasil nas Eleições Gerais de 2026, a formação de coligação para as eleições majoritárias, a escolha dos candidatos a governador e vice-governador, a senador, as chapas de deputado estadual e federal, além do sorteio dos números com os quais os candidatos concorrerão.
A data fixada está dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, que se encerra em 5 de agosto.
-
Esportes30/06/2026 - 15:34Haaland decide no fim, Noruega vence Costa do Marfim e será adversária do Brasil nas oitavas
-
Artigos30/06/2026 - 14:28Como tratar infecção urinária de repetição em mulheres?
-
Policial30/06/2026 - 23:00PM apreende carga de mercadorias do Paraguai durante fiscalização na MT-100 em Alto Araguaia
-
Policial30/06/2026 - 14:46Comandante do 15º BPM agradece apoio da população de Alto Araguaia e reforça compromisso com a segurança
-
Rondonópolis01/07/2026 - 14:21Vereador Renan Dourado solicita licença de 121 e abre espaço para suplente na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis30/06/2026 - 16:40CIBEAR nas Escolas marca início da educação para a causa animal em Rondonópolis
-
Rondonópolis01/07/2026 - 15:06Vereador Ibrahim Zaher destinará emenda para projeto de cirurgias de reconstrução mamária em Rondonópolis
-
Política MT30/06/2026 - 22:56Ranalli mira Cláudio Ferreira e critica prefeitos do PL por apoio a Pivetta





