Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Bombeira militar de MT se classifica e vai disputar Mundial de Triathlon 2026

Publicado

Juliana Dalila Amorim Pereira Leite, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), foi classificada para o Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026. A competição será realizada no mês de setembro, na cidade de Pontevedra, na Espanha, sob organização da World Triathlon.

Triatleta há mais de cinco anos, a bombeira militar garantiu a vaga após conquistar o título do Campeonato Estadual de Triathlon Sprint de Mato Grosso em 2025, vencendo as três etapas do Circuito Supera. O desempenho de destaque consolidou sua classificação para representar o Estado na competição mundial.

A cabo BM Dalila destaca que a conquista é fruto de disciplina, constância e dedicação diária aos treinos. Com acompanhamento de assessoria esportiva, ela se lança em corridas, mergulhos, pedaladas e exercícios de força. O desafio, segundo ela, é equilibrar o preparo físico de alto rendimento com a vida de bombeira, sempre alerta e em prontidão para as missões que surgirem.

“Sou bolsista da minha assessoria e sigo a planilha de treinos com muita disciplina, conciliando com a minha missão sendo bombeira. Treino todos os dias. As modalidades são divididas ao longo da semana e há dias em que realizo duas sessões de treino”, explicou.

Ainda segundo a bombeira militar, a preparação segue intensa até o mês da competição. E, além do preparo físico, ela levará consigo o espírito competitivo e o preparo psicológico para enfrentar atletas de alto nível, superar desafios e representar com honra Mato Grosso em uma competição de alcance mundial.

Veja Mais:  Detran-MT estuda como irá implementar novas regras para Carteira Nacional de Habilitação

“Será a primeira vez que participo de um evento desse porte e estou ansiosa por viver a experiência representando o meu estado e país. Disseram que o clima é de Copa do Mundo, inclusive há desfile das nações na abertura do evento, que tem cinco dias de programação. Estou muito feliz”, afirmou.

A participação da bombeira militar no Mundial reforça o incentivo da corporação ao esporte e a valorização da atividade física como ferramentas de desenvolvimento pessoal, disciplina e preparo profissional. A conquista também busca inspirar outros militares a seguirem o caminho do esporte.

Assim como a cabo BM Dalila, outras nove mulheres e 17 homens, todos atletas mato-grossenses, também se classificaram para participar da competição mundial em diferentes em diferentes categorias. Além de Mato Grosso, competidores de outros estados também irão compor a delegação brasileira que participará do mundial.

Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026

O Campeonato Mundial de Triathlon Sprint Age Group 2026 será realizado de 23 a 27 de setembro. Ao longo da semana, haverá a Cerimônia de Abertura, Desfile das Nações e a coroação dos Campeões Mundiais de Elite.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na tarde deste domingo (15.3), para combater um incêndio em uma residência localizada na Avenida Xingú, no setor Arco Íris 2, em Confresa (1.060 km de Cuiabá).

A equipe do 2º Núcleo de Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada por volta das 14h50. Conforme informações repassadas pela solicitante no momento do acionamento, o incêndio havia se iniciado no interior da residência de sua vizinha.

No local, os bombeiros constataram que as chamas estavam concentradas no quarto da casa e que o fogo havia iniciado na cama, propagando-se para o guarda-roupa.

A equipe do 2º NBM fez o combate direto às chamas. Também foi realizada a abertura de janelas e do teto para ventilação do ambiente. Em seguida, foram feitos procedimentos de rescaldo em toda a área atingida, com o objetivo de eliminar focos remanescentes e evitar possível reignição.

Não havia ninguém na casa no momento do incêndio, sendo registrados apenas danos materiais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Detran-MT estuda como irá implementar novas regras para Carteira Nacional de Habilitação
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carreta que transportava farinha de trigo

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na noite de sábado (14.3), um incêndio em uma carreta que transportava farinha de trigo, na BR-070, a aproximadamente 20 km do município de Campo Verde (139 km de Cuiabá).

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 21h40, via telefone de emergência 193, e prontamente se deslocou ao local da ocorrência.

Ao chegar, os bombeiros constataram que o veículo, que transportava farinha de trigo, já estava tomado pelas chamas, sendo preservado apenas o cavalo mecânico, que havia sido isolado pelo condutor da carreta.

O motorista relatou que o incêndio teria se iniciado possivelmente pelo superaquecimento das rodas e que tentou realizar o combate ao princípio de incêndio utilizando um extintor do veículo, porém sem êxito.

A equipe da 11ª CIBM, utilizando as viaturas Auto-Tanque (AT) e Auto Rápido (AR), realizou a sinalização da via para prevenir possíveis acidentes e, posteriormente, montou uma linha de combate para o controle das chamas.

Foi necessário o uso de aproximadamente 10 mil litros de água para extinguir o incêndio. Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.

Durante a ação foi necessário o acionamento de maquinário para o remanejamento do material combustível. Após a conclusão dos trabalhos voltados à eliminação do risco imediato, foram prestadas orientações aos usuários da rodovia quanto aos cuidados ao trafegar pelo local. Não houve registro de vítimas.

Veja Mais:  Licenciamento de veículos com placa final 5 deve ser pago até 31 de maio

A ocorrência contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, responsável pela sinalização e controle do trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza curso de brigada de incêndio para servidores de creches municipais de Vila Rica

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) concluiu, nesse sábado (14.3), o curso de formação de Brigada de Incêndio Tipo I voltado a servidores das creches municipais de Vila Rica (1.125 km de Cuiabá).

A capacitação, ministrada pela equipe do 2º Núcleo de Bombeiro Militar (2º NBM) de Confresa, teve como objetivo preparar os profissionais para atuarem em situações de urgência e emergência no ambiente escolar e foi realizada entre os dias 12 e 14 de março.

O curso abordou técnicas essenciais para garantir a segurança de alunos e funcionários das unidades, incluindo análise primária, reanimação cardiorrespiratória (RCP), procedimentos para lidar com hemorragias, fraturas, engasgos e queimaduras, além de orientações sobre abandono de área, combate a princípios de incêndio e manuseio correto de extintores e hidrantes.

“Com esse curso, os novos brigadistas da Prefeitura Municipal de Vila Rica estão preparados para dar mais segurança em seus locais de trabalho, evitando ou amenizando situações de risco”, afirmou o sargento BM Laécio Carlos Pereira, do 2º Núcleo de Bombeiro Militar, que integrou a equipe responsável pela ministração da capacitação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Detran-MT estuda como irá implementar novas regras para Carteira Nacional de Habilitação
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana