Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Esportes

Brasileirão 2025: veja as novidades que prometem mudar o campeonato

Publicado

Um dos mais badalados campeonatos nacionais do mundo, o Brasileirão de 2025 começa neste fim de semana com uma série de novidades que tendem a torná-lo mais dinâmico e inclusivo. Serão seis jogos no sábado (29), três no domingo (30) e o complemento da rodada na segunda-feira (31) com outra partida.

Sistema de Bolas Múltiplas

Uma das novas medidas diz respeito à adoção do Sistema de Bolas Múltiplas (SBM), com a distribuição de 14 bolas em 14 cones espalhados à beira do campo – cinco a cada 20 metros de distância em cada lateral do gramado e duas próximas à linha de fundo de ambos os lados.

O protocolo, no caso, estabelece que os gandulas devem colocar a bola que sai de jogo com rapidez no suporte que ficar vazio. Eles não podem mais entregar a bola diretamente aos jogadores, mas se estiverem com a bola nas mãos e um jogador vier buscá-la, não há nenhum desrespeito à regra.

“Vamos ter nesse Brasileirão atenção plena ao aumento do volume de bola em jogo. Essa estratégia está associada ao Sistema de Bolas Múltiplas (SBM), que estamos adotando na CBF, com uma atenção especial aos procedimentos. Não se trata de experiência. É algo que já deu certo em outras competições. Nós estamos lapidando o processo a partir de estudos e observações do sistema”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra.

“Essa medida também evita confrontos entre gandulas e jogadores. Em algumas dessas situações, a gente já viu isso, o árbitro expulsa o atleta e manda o gandula sair dali. Isso atrapalha o espetáculo e prejudica uma das equipes”, prosseguiu Rodrigo Cintra.

Exemplo de suporte das bolas da Série A do Brasileirão 2025CRÉDITOS: REPRODUÇÃO

Combate à cera

Outra iniciativa da CBF para tornar o jogo mais dinâmico se refere ao tempo máximo que o goleiro pode ficar com a bola nas mãos: 8 segundos. Se ele não respeitar essa determinação, que é uma alteração de texto de regra da Fifa para 2025/26, o árbitro dará escanteio para a equipe adversária.

Veja Mais:  À espera de Jesus, Flamengo vence o Fortaleza com dois gols de Gabigol

Até então, os goleiros não podiam deter a bola por mais de seis segundos com as mãos; caso isso ocorresse, era previsto um tiro livre indireto. No entanto, essa diretriz poucas vezes era de fato posta em prática pela arbitragem.

O Brasileirão será a primeira competição de ponta do mundo que adotará essa medida “anticera”. Assim que o goleiro levar três segundos com a posse de bola, o árbitro deverá sinalizar com os braços a contagem do tempo restante (de 5 segundos), de modo visível para o público, até a penalização.

“A cera, a perda do tempo por parte do goleiro tem sido algo gritante, explícito, no futebol. O goleiro vai, se joga no chão, bota a bola nos braços, olha para o jogo, olha para o juiz, parece que ele tem todo tempo do mundo e não é assim. Com isso, o árbitro previne uma punição de surpresa e aplica a regra quando esse tempo de 8 segundos estoura”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Simulação

Haverá rigor da arbitragem também no combate à simulação, uma orientação que a Comissão de Arbitragem passou para todo o quadro nacional.

“A simulação faz com que o arbitro se equivoque e vem na contramão do fair play. Agora o arbitro está com aprimoramento na sua percepção com relação à simulação e o VAR pode e vai ajudar plenamente nisso. Se o árbitro marcar um pênalti e o VAR perceber que foi uma marcação equivocada por causa de uma simulação descarada, o jogador será punido com o cartão amarelo e a penalidade máxima será retirada”, explicou Rodrigo Cintra.

Veja Mais:  Inter vira jogo contra o Caxias e vai pegar o Grêmio na final do Gauchão

Haverá 14 suportes em cada jogo das Séries A e B do Brasileirão de 2025CRÉDITOS: REPRODUÇÃO

Papel do capitão

A CBF adotará no Brasileirão a diretriz em que apenas o capitão de cada equipe tem permissão de reclamar com o árbitro sobre as decisões em campo durante o jogo. Caso contrário, os jogadores estão sujeitos à punição com o cartão amarelo.

Comitê Consultivo de Arbitragem

No Brasileirão, as decisões tomadas pelos árbitros ao longo da competição serão avaliadas pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais. O grupo é formado por profissionais de três países, todos ex-árbitros da Fifa: o italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, que atuou na arbitragem da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018.

Luta contra o racismo

Nesta edição, o Brasileirão adotará o Protocolo Global de Combate ao Racismo implementado pela FIFA. Por meio do gesto de cruzar os braços em forma de X, árbitros, jogadores ou oficiais da competição podem sinalizar para denunciar um ato de cunho racista. Conforme determinado, atletas e oficiais devem comunicar ao árbitro por meio do sinal.

Paralisação

Nos períodos de Data FIFA e do Mundial de Clubes, o Brasileirão será paralisado. Sem jogos durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim dos compromissos da Amarelinha e suas partidas na competição nacional.

Para o Mundial, que será disputado de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos, prevalecerá a paralisação do Campeonato Brasileiro. A competição conta com a participação de Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo. Durante o período, de acordo com a CBF, os demais clubes poderão fazer intertemporadas ou excursões pelo exterior.

Veja Mais:  Vereador Adonias Fernandes intermedia e Câmara aprova R$10mil para evento de Ciclismo em Rondonópolis

Outros detalhes

O Campeonato Brasileiro também vai adotar o Protocolo de Concussão da Fifa, que permite uma substituição extra durante a partida caso um jogador sofra um choque na cabeça. Se necessário, o médico da equipe, responsável por diagnosticar a lesão, deverá avisar a arbitragem utilizando um cartão vermelho.

As inscrições de no mínimo 35 jogadores por cada clube devem se dar até esta sexta-feira, 28 de março. O número máximo é de 50 atletas, com limite de nove estrangeiros, que poderão ser inscritos até 12 de setembro. Há também a possibilidade de serem realizadas oito substituições nas listas antes da rodada 27, prevista para 3 de outubro.

Para outras competições

O Sistema de Bolas Múltiplas (SBM) funcionará este ano para as Séries A e B do Brasileirão. Já o combate à cera dos goleiros e aos casos de simulações, além da orientação para que reclamações à arbitragem só sejam feitas pelos capitães dos times, essas medidas valerão para todas as competições organizadas pela CBF ao longo de 2025.

Por sua vez, o Comitê Consultivo de Arbitragem atuará em 2025 somente na Série A do Brasileirão.

Confira a 1ª rodada:

Sábado (29)

São Paulo x Sport – 18h30 – Morumbis

Cruzeiro x Mirassol – 18h30 – Mineirão

Grêmio x Atlético – 18h30 – Arena do Grêmio

Fortaleza x Fluminense – 18h30 – Castelão

Juventude x Vitória – 18h30 – Alfredo Jaconi

Flamengo x Internacional – 21 horas – Maracanã

Domingo (30)

Palmeiras x Botafogo – 16 horas – Allianz Parque

Vasco x Santos – 18h30 – São Januário

Bahia x Corinthians – 20 horas – Arena Fonte Nova

Segunda-feira (31)

Red Bull Bragantino x Ceará – 20 horas – Nabi Abi Chedid

Fonte: Esportes

Comentários Facebook

Esportes

Vasco e Flamengo empatam em clássico movimentado

Publicado

Em um clássico carioca eletrizante, Vasco e Flamengo empataram em 0 a 0 neste sábado, no Maracanã, em partida válida pelo campeonato. Apesar do placar sem gols, o jogo foi repleto de emoção e oportunidades para ambos os lados.

Com o resultado, o Flamengo assume a liderança isolada do campeonato, somando 11 pontos. O Vasco, por sua vez, chega aos sete pontos, posicionando-se no meio da tabela.

O Jogo

O primeiro tempo começou com os dois times buscando o ataque. Logo no primeiro minuto, Gerson assustou para o Flamengo, mas o Vasco respondeu com Paulo Henrique acertando a trave em um belo chute de fora da área. O Flamengo teve mais posse de bola, mas o Vasco aproveitou os espaços e também criou oportunidades, com Rayan e Nuno Moreira exigindo boas defesas do goleiro Rossi. Aos 21 minutos, Léo Jardim fez uma grande defesa em cabeçada de Gerson, impedindo o gol rubro-negro. O Flamengo pressionou no final da primeira etapa, mas o Vasco conseguiu segurar o empate.

No segundo tempo, o Flamengo continuou com mais posse de bola, mas encontrou dificuldades para criar chances claras de gol. O Vasco chegou a balançar as redes com Vegetti, mas o lance foi anulado devido a um toque de mão do atacante. Aos 24 minutos, Plata cabeceou sobre o travessão, levando perigo ao gol vascaíno. Pedro também teve uma boa chance, mas parou em Léo Jardim, que fez mais uma grande defesa. Nos minutos finais, o goleiro vascaíno garantiu o empate ao defender as últimas tentativas de Plata e Pedro.

Veja Mais:  Governo firma parceria com Cuiabá para divulgar Mato Grosso em jogos da Série A

Próximos Jogos

Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Cruzeiro no domingo, no Parque do Sabiá. Já o Flamengo receberá o Corinthians no mesmo dia, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

VASCO-RJ 0 X 0 FLAMENGO-RJ

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 19/04/2025
Horário: 18h30 (de Brasília).
Árbitro: Raphael Claus (SP).
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Raphael Pires (GO).
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG).
Cartões amarelos: Paulo Henrique e Vegetti (Vasco); Léo Ortiz (Flamengo).

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho), Jair (Paulinho) e Coutinho (Alex Teixeira); Nuno Moreira (Garré), Rayan (Zucarello) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

FLAMENGO: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Varela); Pulgar, De La Cruz (Allan), Gerson (Pedro) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Plata) e Michael (Everton Cebolinha). Técnico: Filipe Luis.

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Corinthians vence o Sport de virada com dois gols de Memphis Depay no Brasileirão

Publicado

Após duas derrotas consecutivas, o Corinthians reencontrou o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 19 de abril de 2025, sob o comando do técnico interino Orlando Ribeiro, o Timão superou o Sport por 2 a 1, de virada, na Neo Química Arena, em partida válida pela quinta rodada do torneio. O grande destaque da partida foi Memphis Depay, autor dos dois gols do time paulista, enquanto Sérgio Oliveira abriu o placar para os visitantes.

Esta foi a primeira partida do Corinthians após a demissão do técnico Ramón Díaz na última quinta-feira. A diretoria corintiana segue em busca de um substituto para o comando da equipe.

Com a vitória, o Alvinegro salta, momentaneamente, para a sétima colocação do Campeonato Brasileiro, com sete pontos. No entanto, a equipe ainda pode perder posições dependendo dos resultados dos demais jogos da rodada. Já o Sport permanece na lanterna da competição, com apenas um ponto conquistado.

O Corinthians agora volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, onde enfrentará o Racing-URU na próxima quinta-feira, às 19 horas, pela terceira rodada da fase de grupos. O próximo desafio pelo Brasileirão será no domingo, contra o Flamengo, no Maracanã, às 16 horas.

O Sport, por sua vez, volta a campo no sábado, às 20 horas, para enfrentar o Fortaleza, na Ilha do Retiro.

O Jogo

O Corinthians começou a partida pressionando o Sport e quase abriu o placar logo aos cinco minutos, quando Romero cruzou rasteiro para Memphis, que girou sobre a marcação e finalizou com perigo.

Veja Mais:  Andrés Sanchez fala sobre dívida com a Caixa: “Corinthians deve e pagará”

Na sequência, Memphis retribuiu o passe e encontrou Yuri Alberto na área, que finalizou tirando tinta da trave. Aos 11 minutos, Carillo recebeu um belo passe de três dedos de Memphis e cruzou na medida para Romero, que chegou batendo de primeira e acertou o pé da trave.

O Corinthians continuou desperdiçando chances claras de gol. Aos 13 minutos, Memphis arriscou de fora da área e mandou a bola por cima do gol. No lance seguinte, Yuri Alberto saiu cara a cara com o goleiro, mas se atrapalhou e chutou para fora. Pouco depois, o camisa 9 teve mais uma oportunidade em um forte chute cruzado, defendido por Caíque França.

O Sport chegou pela primeira vez ao ataque aos 28 minutos, quando Sérgio Oliveira foi acionado com liberdade na entrada da área e bateu colocado, com a bola passando raspando o travessão. Na sequência, Barletta recebeu na direita, ajeitou para a canhota e acertou a trave.

O Corinthians voltou a atacar aos 39 minutos, quando Gustavo Henrique cabeceou com perigo após cobrança de falta de Bidon.

A falta de eficiência do Corinthians acabou custando caro, pois aos 44 minutos, o Sport abriu o placar. Hereda cruzou para a área e Sérgio Oliveira emendou um belo chute para estufar as redes alvinegras.

Veja Mais:  Inter vira jogo contra o Caxias e vai pegar o Grêmio na final do Gauchão

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Corinthians finalmente conseguiu superar o goleiro Caíque França. Logo aos 10 segundos, Memphis recebeu um passe de Yuri Alberto na área, dominou e bateu no canto para empatar a partida. Aos 12 minutos, Yuri Alberto dominou na direita, balançou para cima da defesa e soltou uma bomba na rede pelo lado de fora, quase marcando o gol da virada.

Aos 16 minutos, o Corinthians virou o jogo, novamente com Memphis. O atacante holandês tabelou com Leo Maná e, da ponta da área, bateu firme. A bola desviou em João Silva e morreu no fundo da meta.

O Corinthians teve a chance de ampliar o placar instantes depois, quando Yuri Alberto foi lançado por Carillo, cortou para o meio e bateu a centímetros da trave.

Nos minutos finais, o Sport tentou buscar o empate, mas não conseguiu superar a defesa do Timão, que se segurou até o apito final, garantindo a vitória.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 X 1 SPORT

Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 19/04/2025
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Bidon, Félix Torres, Donelli (Corinthians); Caíque França, Rivera (Sport)
GOLS: Memphis, aos 00 e 16 do 2ºT (Corinthians) Sérgio Oliveira, aos 44 do 1ºT (Sport)CORINTHIANS: Matheus Donelli; Léo Maná, Félix Torres, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Raniele (Ryan), André Carrillo (Alex Santana) e Breno Bidon (Maycon); Memphis Depay e Yuri Alberto (Héctor Hernández) e Romero (Dieguinho).
Técnico: Orlando Ribeiro (interino)

Veja Mais:  Zagueiro do União E.C se recupera após cirurgia do ligamento cruzado anterior de joelho

SPORT: Caíque França; Hereda, João Silva, Lucas Cunha e Chico; Rivera, Du Queiroz e Sérgio Oliveira (Titi Ortiz); Barletta (Lucas Lima), Carlos Alberto (Lenny Lobato) e Arthur Sousa. Técnico: Pepa

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Publicado

Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lucas Romero e Kaio Jorge (duas vezes) garantiram os três pontos para a equipe celeste, que não vencia há quatro jogos.

O Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge sofreu pênalti após ser derrubado por Ronaldo na área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o goleiro do Bahia defendeu, evitando o primeiro gol do Cruzeiro.

Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não se abateu e continuou pressionando. Aos 51 minutos, Lucas Romero acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Ronaldo, abrindo o placar para a equipe celeste.

No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou a vantagem com dois gols de Kaio Jorge. Aos 19 minutos, o atacante aproveitou um lançamento de Christian, venceu a defesa do Bahia na velocidade e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. Aos 30 minutos, Kaio Jorge marcou seu segundo gol no jogo, após receber um passe de Lucas Silva e chutar colocado no canto direito do goleiro.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste volta a campo neste domingo, às 20h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Veja Mais:  Andrés Sanchez fala sobre dívida com a Caixa: “Corinthians deve e pagará”

Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com três pontos e caiu para a 18ª colocação. A equipe baiana recebe o Ceará na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova.

Próximos Jogos:

Red Bull Bragantino x Cruzeiro: Domingo, 20h30 (de Brasília), Nabi Abi Chedid
Bahia x Ceará: Segunda-feira, 20h (de Brasília), Arena Fonte Nova

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 17/04/2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Willian, Kaio Jorge, Willian, Christian e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Erick e Santiago Arias (Bahia)
Gols: Lucas Romero (Cruzeiro) / Kaio Jorge (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Cássio; Fagner (Willian), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Dudu) e Matheus Pereira; Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

BAHIA: Ronaldo (Marcos Felipe); Santiago Arias (Gilberto), Lippert, Ramos Mingo e Luciano Juba (Rezende); Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Éverton Ribeiro) e Cauly (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana