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Cidades

“Cata-treco” já superou número de atendimentos feitos em 2017

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Aproximadamente 170 bairros já foram contemplados pelo programa “Cata-treco” nestes primeiros sete meses de 2018. Implantado pela Prefeitura de Cuiabá em 2017, a ação de zeladoria já superou o número de atendimentos realizados no primeiro ano, em que cerca de 150 comunidades receberam o serviço. O resultado é fruto de um plano de ampliação da operação elaborado pelo Município, no intuito de alcançar o maior número de localidades possíveis dentro de um período de 12 meses.

Conforme o planejamento, a meta para 2018 é dobrar a quantidade de atuações realizadas no último ano. Nesse sentido, além de realocar servidores para as seis equipes que se dedicam exclusivamente nessa área, a Prefeitura trabalha na aquisição de novos equipamentos, que se unirão aos já existentes, intensificando a média de atendimento semanal. Nos próximos 90 dias, por exemplo, pelo menos quatro novos caminhões devem passar a fazer parte do aparato de trabalho, aumentando de seis para 10 o total de maquinários.

“Temos como base o princípio do atendimento universal às quatro regiões da cidade. Sendo assim, o nosso objetivo é que todos os bairros recebam, ao menos uma vez por ano, os nossos servidores. O ‘Cata-treco’ é um dos programas mais necessários e populares que a Prefeitura possui. Essa iniciativa tem contribuído para que Cuiabá esteja cada vez mais limpa, diminuindo os bolsões de lixo. E é exatamente essa nossa meta, tonar Cuiabá um exemplo de limpeza. Estamos trabalhando para colocar nossa cidade no topo dos rankings nacionais, valorizando cada vez mais nossa Capital tricentenária”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

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Por meio do “Cata-treco”, a Prefeitura tem oferecido aos moradores cuiabanos a oportunidade de realizar o descarte de diversos tipos de materiais inservíveis, de maneira segura e em conformidade com as leis ambientais brasileiras. O atendimento ofertado segue um cronograma de atividades montado com a colaboração das Associações de Moradores. Os agendamentos do serviço são feitos na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a partir da solicitação feita pelos representantes de cada comunidade.

“Ao receber o ‘Cata-treco’, o cidadão pode descartar tudo que não seja mais utilizável em sua residência. Pode ser um sofá, uma cama, uma geladeira, enfim, tudo aquilo que é inservível e, muito provavelmente, está no quintal somente como empecilho ou criadouro do mosquito Aedes aegypti. De forma simples e segura, o morador coloca o objeto na frente de sua moradia e nós fazemos o recolhimento, dando a destinação correta. Então, essa é uma atividade que tem uma grande importância para a saúde pública da cidade”, explica o secretário José Roberto Stopa.

O secretário conta ainda que o programa permite que Cuiabá continue avançando, gradativamente, nos campos da sustentabilidade e preservação ambiental. Isso porque, conforme Stopa, caso não fossem recolhidos pela Prefeitura, uma parte considerável desses materiais teriam como destino as áreas de preservação do município, prejudicando os córregos, nascentes e regiões essenciais para a melhoria do clima na Capital. Ainda segundo ele, a iniciativa abrange também o cunho social, já que todo material reciclável coletado é doado para quatro cooperativas, gerando renda para diversas pessoas.

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“Esse é um programa que limpa Cuiabá e, ao mesmo tempo, gera renda para centenas de famílias que dependem do trabalho de reciclagem. Após o recolhimento, fazemos a separação de todo material. Aquilo que pode ser reaproveitado nós doamos às cooperativas. Por exemplo, de uma máquina de lavar roupas podemos retirar o motor e outras peças e entregar para a reciclagem. Aquilo que não pode ser reaproveitado damos o destino correto, que é o aterro sanitário. Esse é mais um exemplo de sustentabilidade e de eliminação de todos os efeitos malignos oriundos do acúmulo de lixo”, argumenta Stopa.

Segundo o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, a Prefeitura tem buscado alinhar as ações de desenvolvimento com aquelas de combate à degradação ambiental. “Nossa meta é permitir que a cidade se desenvolva de maneira sustentável e tendo sempre como um dos focos a preservação ambiental. Por isso, vamos fazer nossa parte e dar a oportunidade para que o cidadão possa caminhar junto no propósito de manter a cidade bem cuidada”, pontua Matos.

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Cidades

Flávia promove reunião inédita com a equipe de manobra do DAE

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Mais uma vez, prefeita faz história e já nos primeiros dias de mandato traz equipe de rua para seu gabinete para ouvir demandas e criar, juntos, estratégias que possam melhorar e fortalecer o abastecimento de água em Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), realizou na manhã desta terça-feira (14), reunião inédita com os 20 servidores do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG) responsáveis pelas manobras do abastecimento na cidade. O encontro, que contou com a participação do diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, e de outros diretores da autarquia, reforça o compromisso da gestão em promover uma administração participativa, transparente e eficaz.

Os servidores de manobra desempenham função essencial: eles operam milhares de registros espalhados por toda a cidade, abrindo e fechando manualmente os acessos aos bairros para direcionar o abastecimento conforme o cronograma estabelecido. Essa atividade é fundamental para garantir que a água chegue de forma organizada e eficiente às diferentes regiões de Várzea Grande.

Conforme a prefeita, o objetivo principal da reunião foi ouvir diretamente esses trabalhadores, compreender suas demandas, discutir formas de melhorar o abastecimento de água e garantir melhores condições de trabalho. Durante o encontro, a prefeita destacou a importância do diálogo com a equipe e o esforço contínuo para levar água a todos os bairros. Ela reforçou, junto aos servidores, a necessidade de fazer com que o DAE seja eficiente na entrega da água à população.

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“Ouvir quem está na linha de frente é essencial. Vocês conhecem a realidade do sistema melhor do que ninguém e são fundamentais para que possamos melhorar o abastecimento e oferecer água de qualidade à população. Contamos com vocês para contribuir com sugestões e apontar as dificuldades, pois essa troca é indispensável para o desenvolvimento de Várzea Grande”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

Os servidores, responsáveis pela operação diária do sistema de manobra, destacaram a importância da reunião inédita. Muitos com mais de duas décadas na autarquia, tiveram hoje pela primeira vez, a oportunidade de serem convidados pelo Chefe do Executivo municipal para uma reunião, e melhor ainda: para serem ouvidos.

Segundo o técnico hidrometrista (manobrista), Matusael Silva de Oliveira, servidor do DAE há 7 anos, o momento foi histórico. “Nos sentimos acolhidos. Trabalhamos na ponta, no setor de distribuição, e é muito importante a prefeita nos ouvir e entender como funciona nosso trabalho. Somos uma das peças da engrenagem, e a reunião serviu para nos alinharmos ao que está acontecendo, expormos nossas dificuldades. Esse acolhimento nos aproxima da gestão e contribui não só para o nosso trabalho, mas também para o desenvolvimento do Município”, destacou Matusael.

O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, reforçou o compromisso da autarquia com a modernização do sistema e a valorização dos servidores. “A prefeita tem acompanhado de perto todas as mudanças no DAE, sempre atenta às necessidades e cobrando resultados. Essa proximidade e atenção ao que a equipe tem a dizer mostram o quanto ela está comprometida em fazer de verdade história no abastecimento de água em Várzea Grande.”

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A reunião marcou um passo importante para fortalecer o diálogo interno no DAE e alinhar esforços em prol de um abastecimento mais eficiente e equitativo. “Estamos trabalhando intensamente para superar os desafios e garantir que a água chegue à casa de cada várzea-grandense”, concluiu a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Lucas do Rio Verde

Pesquisa sobre serviços públicos municipais encerra amanhã (15) em Lucas do Rio Verde

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Termina nesta quarta-feira (15), a pesquisa de opinião realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A população pode participar, de forma on-line, opinando sobre os serviços públicos. A ação busca identificar as necessidades e anseios específicos de cada bairro, além de direcionar melhorias nos serviços oferecidos.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Planejamento e Cidade, até o momento os bairros com maior taxa de respostas dos moradores são: Parque das Araras, Bandeirantes e Parque das Emas.

Já entre os bairros com menor participação estão o Jardim Imperial, Menino Deus e Vida Nova II.

Responda aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform.

A ação integra o programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que visa promover a cultura do planejamento dentro da administração pública municipal. Com base na Resolução Normativa nº 14/2022 do TCE/MT, o programa busca melhorar a qualidade dos serviços e os resultados das políticas públicas, com foco no bem-estar da população.

Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos da gestão municipal: oferecer serviços públicos de qualidade e com eficiência. Alinhada aos preceitos da Lei nº 14.129/2021, que promove inovação e participação cidadã, e da Lei nº 13.460/2017, que estabelece direitos dos usuários de serviços públicos, a pesquisa incentiva o envolvimento da comunidade no processo de gestão pública. A ação também está em conformidade com o artigo 27 da Emenda Constitucional nº 19/1998, que valoriza a transparência e a interação com os cidadãos.

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Como participar?

Todos os moradores de Lucas do Rio Verde podem contribuir respondendo a pesquisa, disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeUDMa45fqUj5Wg5Pp7BXIA0p3Hvg-GhshztpBrgTZR_8Aiw/viewform. O questionário abrange diversos setores da administração pública, possibilitando que a população avalie os serviços prestados e ofereça sugestões para melhorias.

O resultado será utilizado para embasar o planejamento estratégico da Prefeitura, permitindo que as ações futuras reflitam as reais demandas da sociedade. Faça a sua voz ser ouvida e participe da construção de um município cada vez mais eficiente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

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Cidades

Secretaria de Saúde de Várzea Grande alerta população sobre a leptospirose

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Doença infecciosa aguda pode ser confundida com dengue, chikungunya, ou mesmo com a doença do carrapato

Com o período de chuvas, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande alerta a população sobre os cuidados necessários no combate à leptospirose. Os ratos são os principais reservatórios da doença e atuam como disseminadores da bactéria viva no meio ambiente. Sua urina pode contaminar água, solo e alimentos tornando fontes de infecção. No Município dois casos foram confirmados sem maiores complicações aos pacientes.

Como explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, a leptospirose pode ser confundida com doenças como dengue, chikungunya e a doença do carrapato. “É isso é o que mais nos preocupa, você contrair a doença e apresentar sintomas semelhantes a outras doenças. Por isso ao apresentar febre alta, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e, nos casos graves, insuficiência renal ou respiratória, o paciente deve procurar imediatamente um médico para que possa ser avaliado e diagnosticado, seja para essa doença ou outras que estão circulando no cenário epidemiológico atual”.

Alessandra Carreira destaca que Várzea Grande está preparada e que a secretaria de Saúde está confeccionando uma nota informativa à população e para os profissionais. “O objetivo é alertar para importância de estarmos atentos ao manejo adequado e para procedermos de forma mais correta possível com os nossos pacientes, para evitarmos piores desfechos, seja para a leptospirose, dengue, chikungunya ou influenza”, informou.

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Uma das orientações da profissional, é que a população esteja atenta quanto aos cuidados de higiene, principalmente, neste momento. “Evitar exposição de locais de alagamentos, de lama ou sujeira. Para os profissionais, que já estão expostos em decorrência de trabalho realizado, há a necessidade do uso de equipamentos de proteção”.

Sintomas da leptospirose:

Febre, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e, nos casos graves, insuficiência renal ou respiratória.

Prevenção:

Evitar contato com água de enchentes ou lama.

Proteger ferimentos com plásticos ou materiais impermeáveis em caso de exposição inevitável.

Higienizar alimentos e objetos que tiveram contato com água contaminada, usando água sanitária.

Sintomas da dengue, zika e Chikungunya

Essas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que se prolifera em água parada.

Sintomas principais:

Dengue: Febre alta, dor muscular, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e cansaço extremo.

Zika: Febre baixa, manchas no corpo, coceira intensa, dor articular e conjuntivite sem secreção.

Chikungunya: Febre alta e intensa, dores articulares que podem persistir por meses.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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