Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

CFAEO deve tratar de políticas de incentivo ao setor empresarial

Publicado

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) foi instalada nesta quarta-feira (27) para os trabalhos da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Composta por cinco membros titulares e cinco suplentes, a comissão será presidida pelo deputado estadual Romoaldo Junior (MDB) e o deputado Ondonir Bortolini, o Nininho (PSD) será o vice-presidente.

Ainda compõem a CFAEO, os deputados estaduais Xuxu Dal Molin (PSC), Valmir Moretto (PRB) e Janaina Riva (MDB) e como suplentes foram empossados os parlamentares Valdir Barranco (PT), Dilmar Dal Bosco (DEM), Thiago Silva (MDB), Sílvio Fávero (PSL) e Faissal Calil (PV). A CFAEO é responsável pela análise de mérito de todas as tramitações sobre receita do Estado, política tributária e fiscalização das contas públicas.

Entre as prioridades, os deputados falaram em auxiliar o governo nas pautas referentes aos orçamentos e às contas públicas e também no debate de propostas para reduzir a alta carga tributária que incide sobre o setor empresarial. De acordo com o presidente da Comissão, deputado Romaldo Júnior, a CFAEO deverá propor alternativas para atrair mais investimentos e consequentemente gerar empregos e renda para a sociedade.

“É na CFAEO que debate o orçamento e as contas do governo e reúne todas as matérias financeiras do Estado. Vamos começar debatendo com  representantes do governo e do setor empresarial meios para ajudar a destravar o estado para aqueles que realmente alavancam a economia”, afirmou Romoaldo Júnior.

O deputado Dilmar Dal Bosco, líder do governo no parlamento, participou da reunião de instalação da CFAEO para apresentar duas mensagens do Executivo e pedir prioridade. Uma das pautas é sobre a Nota MT, que deverá estimular o consumidor mato-grossense a exigir a nota fiscal por meio de benefícios e premiações. A segunda matéria, de acordo com o parlamentar, é uma minirreforma tributária para simplificar o sistema de arrecadação e dar mais segurança jurídica aos contribuintes.

Veja Mais:  Delegado Claudinei apresenta balanço semestral das atividades na ALMT

O vice-presidente da Comissão, deputado Nininho, destacou o papel da comissão para promover o debate entre governo e sociedade acerca da questão tributária. O deputado Xuxu Dal Molim também reiterou a importância da comissão para também fiscalizar as concessões de incentivos fiscais e evitar injustiças tributárias. Para o deputado Valmir Moretto, a Comissão deverá respaldar as políticas públicas que valorizem o setor empresarial mato-grossense.

A próxima reunião ordinária da CFAEO será realizada no dia 14 de março, após o feriado de Carnaval, para análise dos primeiros projetos em tramitação.

Comentários Facebook

Política MT

Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes

O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.

Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.

Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.

O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.

A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.

Veja Vídeo:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Alan Porto afirma que militarização da Escola Adalgisa de Barros, em VG, está nas mãos da comunidade escolar
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis

Publicado

Foto Reprodução ChatGPT

Durante o ato de assinatura do convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Santa Casa de Rondonópolis, que prevê um aporte financeiro de quase R$ 300 milhões para a unidade hospitalar, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, destacou o trabalho do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) na articulação de recursos para o município.

Durante o evento, o prefeito rasgou elogios ao parlamentar, chamando Nininho de “deputado pé de boi”, em referência ao empenho e dedicação do deputado em buscar investimentos para a cidade.

Após a manifestação do prefeito, Nininho agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso de continuar atuando em parceria com o município.

“Obrigado pelas palavras, prefeito Cláudio Ferreira! Essa parceria por Rondonópolis é o que me motiva a buscar sempre mais recursos para a nossa cidade, como esse importante aporte de R$ 22,3 milhões mensais para a Santa Casa. Vamos continuar unindo forças entre o município e a Assembleia Legislativa. Assim, conseguimos avançar de verdade e garantir que as melhorias continuem chegando à nossa população. Contem sempre com o meu empenho e trabalho”, declarou o deputado.

O convênio firmado pelo Governo do Estado representa um dos maiores investimentos recentes destinados à saúde pública regional e busca garantir o fortalecimento financeiro e operacional da Santa Casa, referência no atendimento hospitalar para Rondonópolis e diversos municípios da região sul de Mato Grosso.

Veja Video:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Deputado avalia que processo seletivo do Hospital Regional de Rondonópolis vai agilizar os procedimentos cirúrgicos
Continue lendo

Política MT

“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Publicado


Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado.  O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.

O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Assembleia convoca secretário de saúde para cobrar nomeação de aprovados em concurso da SES
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana