Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Comissão de Saúde adia visita técnica ao Hospital Central de Cuiabá

Publicado

Foi adiada a visita técnica que os integrantes da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) fariam nesta quarta-feira (26), às 16 horas, ao Hospital Central de Cuiabá. O motivo foi à viagem do secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo.

A nova data, de acordo com o presidente da Comissão, Paulo Araújo (PP), ficou definida para o dia 19 de março, às 15h30. “A Comissão quer saber exatamente o percentual de execução da obra, quando o hospital entra em funcionamento, quais sãos as especialidades clínicas e qual será o modelo de gestão da unidade”, afirmou.

Além disso, os deputados Paulo Araújo e Lúdio Cabral (PT) de forma presencial e o deputado Dr. Eugênio (PSB) em participação remota e deliberaram à aprovação de pouco mais de 20 matérias que estavam na ordem do dia à votação. Os deputados aprovaram também um convite ao secretário Gilberto Figueiredo para falar sobre o concurso público realizado pela SES em 2024.

A data para debater esse assunto ficou definida para o dia 18 de março, às 8 horas. “É uma reunião extraordinária com o secretário Gilberto Figueiredo para discutir a convocação dos aprovados no concurso da SES, porque há uma cobrança muito grande daqueles que fizeram o concurso”, explicou Figueiredo.

Audiência Pública – Os deputados aprovaram também o convite para o secretário da SES, Gilberto Figueiredo, para participar de uma audiência pública que vai discutir o balancete financeiro e orçamentário da Secretaria de Saúde, do 4º trimestre de 2024. A data agenda é o dia 25 de março, a partir das 9 horas. “A convocação é de praxe, é lei”, disse Araújo.

Veja Mais:  Pescadores relatam dificuldades durante vigência de lei que limitou transporte e comercialização de peixes

Dos projetos colocados em pauta para a votação, o deputado Lúdio Cabral pediu vista do que trata e institui o prontuário médico unificado, utilizando tecnologia blockchain no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Esse projeto de lei de n° 1916/2024 é de autoria do deputado Wilson Santos (PSD).

“É um livro de registro acessível a qualquer pessoa. Essa é uma tecnologia usada pela criptomoeda, que são acessíveis ao público, para qualquer pessoa que domina essa tecnologia. Com essa tecnologia, o sigilo das informações de prontuário médico será quebrado”, disse Cabral

A próxima reunião foi agendada para terça-feira (25) de março, às 10 horas, na Sala de Reunião das Comissões Deputada Sarita Baracat – 226. Vale lembrar que a Comissão de Saúde realiza duas reuniões ordinárias por mês. Mas pode, a pedido do seu presidente Paulo Araújo ou da Mesa Diretora, realizar reuniões extraordinárias.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política MT

Ex-governador Mauro Mendes rebate senador Wellington Fagundes sobre obras da MT-170

Publicado

Ex-governador Mauro Mendes

O ex-governador Mauro Mendes voltou a criticar o senador Wellington Fagundes em meio às discussões sobre as obras da MT-170, antiga BR-174, no estado de Mato Grosso.

Em declarações recentes, Mauro rebateu as críticas feitas pelo senador sobre a qualidade das obras executadas na rodovia e afirmou que a estrada permaneceu abandonada durante anos sob responsabilidade do Governo Federal. Segundo ele, a estadualização da via ocorreu justamente para garantir a retomada das obras e melhorar a trafegabilidade da região.

Mauro Mendes também acusou Wellington Fagundes de “faltar com a verdade” ao questionar o andamento dos serviços e destacou que, antes da intervenção do Estado, motoristas enfrentavam sérios problemas estruturais na rodovia, incluindo longos períodos de atoleiros e dificuldades de deslocamento.

O embate ganhou força após Wellington cobrar investigações sobre possíveis falhas na execução das obras e defender acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) nos contratos relacionados à MT-170.

A discussão entre os dois líderes políticos amplia o clima de disputa política em Mato Grosso, principalmente diante das articulações visando as eleições de 2026.

Veja Vídeo:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Pescadores relatam dificuldades durante vigência de lei que limitou transporte e comercialização de peixes
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira elogia deputado Nininho durante anúncio de recursos para a Santa Casa de Rondonópolis

Publicado

Foto Reprodução ChatGPT

Durante o ato de assinatura do convênio entre o Governo de Mato Grosso e a Santa Casa de Rondonópolis, que prevê um aporte financeiro de quase R$ 300 milhões para a unidade hospitalar, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, destacou o trabalho do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho) na articulação de recursos para o município.

Durante o evento, o prefeito rasgou elogios ao parlamentar, chamando Nininho de “deputado pé de boi”, em referência ao empenho e dedicação do deputado em buscar investimentos para a cidade.

Após a manifestação do prefeito, Nininho agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso de continuar atuando em parceria com o município.

“Obrigado pelas palavras, prefeito Cláudio Ferreira! Essa parceria por Rondonópolis é o que me motiva a buscar sempre mais recursos para a nossa cidade, como esse importante aporte de R$ 22,3 milhões mensais para a Santa Casa. Vamos continuar unindo forças entre o município e a Assembleia Legislativa. Assim, conseguimos avançar de verdade e garantir que as melhorias continuem chegando à nossa população. Contem sempre com o meu empenho e trabalho”, declarou o deputado.

O convênio firmado pelo Governo do Estado representa um dos maiores investimentos recentes destinados à saúde pública regional e busca garantir o fortalecimento financeiro e operacional da Santa Casa, referência no atendimento hospitalar para Rondonópolis e diversos municípios da região sul de Mato Grosso.

Veja Video:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Câmara Setorial Temática discute melhorias à apicultura de MT
Continue lendo

Política MT

“RGA é direito” será o tema do Grande Ato dos servidores no dia 25 de maio

Publicado


Servidores estaduais e municipais de vários locais do estado estarão em Cuiabá para participar na próxima segunda-feira(25) do Grande Ato do Movimento Sindical Unificado pelas ruas do Centro Político Administrativo, rumo ao Palácio Paiaguás, a partir das 14h.

O ato que tem como tema “RGA é direito. E direito se conquista com luta, mobilização e unidade!” quer chamar a atenção do governo para abrir mesa de negociação e ouvir as reivindicações dos servidores e debater alternativas para se resolver o caso dos consignados, as cobranças previdenciárias sobre aposentados e pensionistas e também o plano de cargos e salários de cada categoria. “São reivindicações históricas que geram insatisfação dos servidores de forma geral no estado.  O governo não pode fingir que nada está acontecendo. São mais de 250 mil famílias impactadas mensalmente pela defasagem salarial provocada pelo não pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA)”, diz a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso(FEESP-MT) Carmem Machado.

O Movimento Sindical Unificado também cobra uma mudança de postura do governador, Otaviano Pivetta em relação à adotada na gestão do governador Mauro Mendes em relação aos consignados. Os servidores relatam dificuldades financeiras provocadas por descontos elevados em folha, juros acumulados e falta de mecanismos de proteção aos trabalhadores endividados. Soma-se a isso a cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas, tema que continua gerando forte indignação entre categorias do funcionalismo.
“Precisamos de uma resposta do governo. Abrir a mesa de negociações”, argumenta Carmem.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Deputados derrubam três e mantêm nove vetos do governo
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana