Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Comitiva do Governo de MT percorre mais quatro municípios neste sábado (28)

Publicado

O Governo de Mato Grosso cumpre agenda neste sábado (28.3), com entregas e autorizações de obras nos municípios de Rondonópolis, Poxoréu, Itiquira e Chapada dos Guimarães.

A comitiva do Governo será composta pelo governador Mauro Mendes, primeira-dama Virginia Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta e outras autoridades.

Entre os destaques da agenda está a assinatura das ordens de serviço para construção do Trevão de Rondonópolis e de recuperação do asfalto na BR-163, entre Rondonópolis e Jaciara, às 7h15, no Comando do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

No turismo o destaque é a reinauguração do Complexo Turísitico da Salgadeira às 16h e, a autorização para duplicação da Estrada de Chapada, ligando o fim do Parque Nacional (após a Cachoeirinha) até o acesso ao Mirante do Centro Geodésico da América do Sul.

Os municípios receberão ainda investimentos em infraestrutura, habitação, educação e desenvolvimento econômico e ações do Programa SER Família.

Desde 2019, esses quatro municípios já receberam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos do Governo de Mato Grosso.

Confira na íntegra a agenda:

7h – Chegada em Rondonópolis
7h15 – Assinatura das ordens de serviço para construção do Trevão de Rondonópolis e de recuperação do asfalto na BR-163, entre Rondonópolis e Jaciara. Local: Comando do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (Gac), km 202 da BR-364

10h – Chegada em Poxoréu
Reinauguração da Escola Municipal Coronel Júlio Muller
Evento de entregas e assinaturas
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para asfaltamento e drenagem da Avenida Principal e das Ruas Projetada 1, Rua Prajetada 2, 32 e 22, no Distrito de Nova Poxoréu
– Autorização para asfaltamento de ruas e avenidas
– Autorização para construção da Capela da Luz (Mausoléu Padre Pedro Mélesi), na Sociedade Hospitalar São João Batista
– Autorização para construção da Praça Santa Luzia
– Autorização para licitação do asfaltamento de 25 km da MT-458 (Estrada da Viola), entre Poxoréu e Rondonópolis
– Autorização para licitação do asfaltamento de 4,8 km da MT-260, entre Poxoréu e Dom Aquino
– Entrega de motoniveladora e caminhão pipa para agricultura familiar
– Autorização para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Presidente Dutra
– Repasse para construção do Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Gregório Ferreira
– Repasse para reforma da Escola Estadual Professora Juracy Macedo
– Entrega de 3 ônibus escolares

Veja Mais:  Primeira-dama de MT promove encanto natalino em bairros de Cuiabá com Natal Abençoado

12h15 – Chegada em Itiquira
12h25 – Evento de entregas e assinaturas. Local: Salão da Igreja Católica (em frente à Prefeitura)
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para reforma do Centro de Eventos de Ouro Branco do Sul
– Autorização para reforma e ampliação do Centro Esportivo Municipal
– Autorização para licitação da construção de pontes sobre o Ribeirão Ponte de Pedra (60m) e sobre o Rio Itiquira (80m), na MT-040
– Repasse de veículo e trator para agricultura familiar
– Entrega de ônibus escolar
– Repasse para reforma e ampliação da Escola Municipal Francisco Andrea Marchetti, no Distrito de Ouro Branco do Sul

16h – Reinauguração do Complexo Turístico da Salgadeira
Evento de entregas e assinaturas para Chapada dos Guimarães
– Entrega de ações do Programa SER Família
– Autorização para obras de recuperação do asfaltamento de ruas e avenidas
– Entrega de 4 ônibus escolares
– Entrega de veículo e trator para agricultura familiar
– Repasse para compra de material didático para alunos da rede municipal
– Lançamento das obras de construção de ponte sobre o Rio Manso (141,3m), na MT-241
– Assinatura da ordem de serviço para construção de 2 pontes sobre o Rio Cachoeirinha (21m e 31m) e sobre o Rio Lagoinha (33,5m), na MT-515
– Autorização para construção de ponte sobre o Ribeirão Jardim
– Autorização para licitação de construção das pontes sobre o Rio dos Peixes (40,7m) e sobre o Rio da Casca (350m), na MT-020; sobre o Rio Água Branca (25,5m), na MT-515, e sobre o Ribeirão Arraia (54,9m), na MT-494
– Assinatura de convênio para recuperação de estradas municipais
– Autorização para duplicação da Estrada de Chapada, ligando o Fim do Parque Nacional (após a Cachoeirinha) até o acesso ao Mirante do Centro Geodésico da América do Sul
– Autorização para asfaltamento de 14,3 km da MT-351, entre o Condomínio Paraíso e o entroncamento com a MT-244

Veja Mais:  Com a presença expressiva de advogados, Bruno Castro lança candidatura presidência da Subseção da OAB de Rondonópolis

17h30 – Retorno para Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Feira Brasileira de Sementes contará com palestrantes renomados e temas atuais do agronegócio nacional e mundial

Publicado

Com o tema “A Semente é o Elo”, o encontro conectará pesquisa, melhoramento genético, produção de sementes, tecnologia e mercado

A Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM), que ocorre em Rondonópolis (MT), nos dias 17 e 18 de junho, se consolidou como um dos principais eventos do setor de sementes do Brasil. O evento idealizado e promovido pela Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (APROSMAT), em sua quinta edição tem como tema “A Semente é o Elo”, já tem sua lista confirmada de palestrantes de renome no Agro e muito conhecimento a ser compartilhado com os participantes.

Segundo o presidente da APROSMAT, Nelson Croda, a proposta desta edição é integrar todos os pilares da cadeia produtiva. O foco está no entendimento de que a semente não é apenas o início do plantio, mas o elo que conecta o melhoramento genético, a tecnologia de ponta e a eficiência comercial. Em um cenário global cada vez mais exigente. “Ao longo dos dois dias, a programação reúne oito momentos estratégicos, entre palestras e painéis técnicos, abordando temas fundamentais para o fortalecimento do setor de sementes. Já estão confirmadas importantes lideranças da indústria de biotecnologia e germoplasma, além de doutores, especialistas em mercado e profissionais altamente qualificados”, destacou.

Um dos palestrantes convidados para a FEBRASEM será Marcos Jank, formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, atualmente é professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do Centro Insper Agro Global. Na área de comunicação, atua como comentarista de agronegócio na CNN Brasil e colabora com diversos veículos nacionais e internacionais.

Veja Mais:  Autores de furto em oficina em Vila Rica são presos após serem localizados pela Polícia Civil no Pará

O evento foi desenhado para promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a geração de negócios e o fortalecimento de parcerias. A estrutura contará com palestras estratégicas ofertando conteúdos voltados especificamente para os setores de sementes e grãos, exposição tecnológica e máquinas e networking qualificado, com ambientes planejados para conexões empresariais e um happy hour de integração ao final das atividades.

As inscrições para a FEBRASEM 2026, já estão no 2º lote, e para não ficar de fora de uma das maiores feiras do segmento sementeiro nacional, acesse o link abaixo:

https://www.sympla.com.br/evento/febrasem-2026/3320456?algoliaID=447c62ad747ae13407bb86812130ab58

Confira quem são os demais palestrantes da 5ª Edição da FEBRASEM:

Mauricio Schineider – CEO da StarSe Agro e cofundador da Solubio, uma das gigantes biotechs do agronegócio brasileiro.
Maria de Fátima Zorato – Bióloga, com mestrado em Fitopatologia e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Geri Meneghello – Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPeL).
França Neto – Ph.D. em Fisiologia e Patologia de Sementes junto à Universidade da Flórida.
Eduardo Lourenço – Doutor e Mestre Direito Constitucional com especialização em Direito Empresarial e Contratos e possui L.L.M. (Master of Laws) em Direito Tributário.
Anderson Galvão – Engenheiro Agrônomo e Fundador e Diretor Céleres.
Fernando Wagner – Gerente executivo de Negócios Institucionais na GDM Seeds.
Janaína Martuscello – Zootecnista e professora titular da Universidade Federal de São João Del Rei (MG).
Jonas Pinto – Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel e atua há mais de 20 anos no setor sementes.
Marcelo Batistela – Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf do Brasil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta mantém cronograma e reforça avanço das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicado

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta quinta-feira (9.4), a manutenção do cronograma de transformação de escolas regulares no modelo de gestão cívico-militar em Mato Grosso. Nesta última etapa prevista para 2026, 16 unidades da Rede Estadual passarão por consultas públicas, em um processo que busca ampliar ainda mais a presença de um formato de gestão que vem ganhando adesão e apoio das comunidades escolares em diferentes regiões do Estado.

Segundo o governador, o avanço do modelo reflete não apenas uma decisão administrativa do Estado, mas também uma demanda que tem partido das próprias famílias, estudantes e profissionais da educação, que reconhecem nas escolas cívico-militares um ambiente mais organizado, seguro e favorável à aprendizagem.

“Esse é um modelo que vem dando resultados, fortalecendo o ambiente escolar e atendendo a uma reivindicação legítima da comunidade. Em muitos municípios, são os próprios pais e profissionais da educação que pedem a transformação, porque reconhecem os ganhos na organização, na disciplina e no processo de ensino e aprendizagem”, explica Otaviano Pivetta.

As votações serão realizadas sempre das 7h às 19h. Nos dias 13 e 14 de abril, participarão da consulta as escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop; Nova União, em Nova Canaã do Norte; João Ribeiro Vilela, em Primavera do Leste; Osmair Pinheiro da Silva, em Nova Maringá; Rui Barbosa, em Nova Mutum; Prefeito Artur Ramos, em Jaciara; Doutor Estevão Alves Correa, em Cuiabá; 13 de Maio, em Tangará da Serra; e Professor Muralha de Miranda, em Nova Marilândia.

Veja Mais:  Governo investe R$ 100 milhões na melhoria de aeroportos em Mato Grosso

Já nos dias 15 e 16 de abril, novas consultas serão realizadas nas escolas estaduais Cândido Portinari, em Tapurah; Francisco Saldanha Neto, em Tabaporã; João Paulo II, em Itaúba; Mário Schabatt Souza, em Lucas do Rio Verde; Paulo Freire, em Marcelândia; André Antônio Maggi, em Colíder; e Jayme Veríssimo de Campos Júnior, em Alta Floresta.

Otaviano Pivetta destacou que o processo será conduzido com transparência e participação direta da comunidade escolar, que poderá votar entre as opções “Aprovo” e “Não aprovo”. A expectativa do governo é consolidar mais uma etapa importante da política educacional adotada no Estado.

“Nosso compromisso é cumprir o cronograma com transparência, responsabilidade e respeito à vontade da comunidade escolar. A consulta pública garante esse direito de participação e fortalece uma política que já mostrou resultados concretos em Mato Grosso”, completa o governador.

De acordo com ele, a meta inicial era alcançar 205 escolas no modelo cívico-militar, número que já foi superado, com 208 unidades. Com a realização das novas consultas públicas, a Rede poderá chegar a 224 escolas com esse formato de gestão, ampliando uma experiência que vem se consolidando em diversas regiões do Estado.

O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades. A condução pedagógica permanece sob responsabilidade de diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Veja Mais:  Autores de furto em oficina em Vila Rica são presos após serem localizados pela Polícia Civil no Pará

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as mudanças concentram-se nas áreas administrativa e disciplinar, com a atuação de militares da reserva no apoio à organização do ambiente escolar, no controle de acesso, na promoção de atividades cívicas e no fortalecimento de valores como disciplina, respeito e hierarquia.

Para o governador, a expansão do modelo representa a continuidade de uma política pública que combina participação da comunidade, reforço na gestão e foco em resultados. A avaliação do governo é que a experiência bem-sucedida das unidades já convertidas tem impulsionado novas adesões e consolidado o formato como referência na educação pública estadual.

“Quando a comunidade percebe que a escola melhora o ambiente, fortalece a convivência e cria melhores condições para ensinar e aprender, ela passa a defender esse modelo. É isso que estamos vendo em Mato Grosso, com uma política que nasceu para fortalecer a educação e que hoje encontra respaldo crescente da população”, concluiu Otaviano Pivetta.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em via pública

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta quinta-feira (9.4), um incêndio em um carro de passeio no bairro Bela Vista, no município de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá).

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada via 193 por volta das 07h15. Ao chegar, a equipe se deparou com uma picape em chamas na via pública.

De imediato, os bombeiros iniciaram a ação de combate ao fogo, sendo necessário o uso de cerca de 500 litros de água para conter o incêndio.

Após a extinção das chamas, a equipe da 6ª CIBM realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Governo investe R$ 100 milhões na melhoria de aeroportos em Mato Grosso
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana