Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Conselho Nacional de Secretários de Segurança aponta Vigia Mais MT como referência em boas práticas e eficiência

Publicado

O programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso, Vigia Mais MT, tem sido referência de boas práticas e eficiência em segurança pública para outros estados. A iniciativa foi aprresentada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Rovei, ao Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

Durante o 19o Fórum Nacional de Segurança Pública realizado em Manaus (AM), que encerrou nesta sexta-feira (15.8), os secretários avaliaram que o programa de videomonitoramento mato-grossense deve compor um banco de programas e projetos do colegiado para ser compartilhado com todos os estados.

O Consesp discutiu, entre outros temas, a criação do ‘banco de boas práticas’ e a instituição de um prêmio de eficiência, com o objetivo de estimular e valorizar o desenvolvimento de projetos e ações na área da segurança pública.

“Mato Grosso trouxe um modelo de videomonitoramento com muitos pontos positivos em relação aos que temos visto. A interação com os municípios e a iniciativa privada, estabelecendo parcerias na gestão e manutenção dos equipamentos, é um deles”, apontou o vice-presidente do Consesp e presidente do encontro, Jean Francisco Bezerra Nunes.

Secretário de Segurança do Estado da Paraíba, Jean Bezerra avaliou que as parcerias reduzem custos, possibilitam a expansão do número de câmeras e tornam as ações mais eficientes.

O secretário apontou que o governo paraibano está expandindo a instalação de câmeras no estado e que o Vigia Mais MT vai servir de exemplo para a Paraíba, especialmente no que diz respeito às parcerias com os municípios.

Veja Mais:  Araputanga e Lucas do Rio Verde estão sem comunicação por telefone

O secretário-executivo do Consesp e secretário institucional de Segurança do Distrito Federal, delegado Thiago Frederico Costa, destacou que esse é um programa que reduziu custos no processo de aquisição dos equipamentos e opera com corresponsabilidade.

“Tecnologia envolve tudo que diz respeito à segurança pública. Conhecer a realidade de cada estado e reunir as boas práticas em um banco, dentro do Consesp, realmente é importante. O modelo de sistema de videomonitoramento de Mato Grosso é um bom exemplo para ser levado a todos”, avaliou Thiago Costa.

“Vimos aqui que o videomonitoramento e o uso da inteligência artificial para reconhecimento facial, leitura de placa veicular, produção de provas para investigações, segurança nas escolas e fiscalização fazendária cria uma base de dados e informações não só para as forças policiais, mas para diversas áreas da gestão pública”, reforçou Thiago Costa.

Para o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Roveri, o espaço aberto ao Governo do Estado deu a oportunidade de mostrar que o que está dando certo em Mato Grosso pode ajudar outros estados.

“Detalhamos a legislação que o estado criou para embasar juridicamente o processo de compra com abertura de ata internacional para reduzir os preços dos equipamentos e trouxemos resultados do uso das câmeras de videomonitoramento na segurança da população, mostrando redução de índices criminais com prevenção e elucidação de crimes”, observou Roveri.

Veja Mais:  Sema recebe homenagem da ALMT por eficiência em acordos no Mutirão da Conciliação Ambiental

“Temos municípios onde a redução dos índices criminais passa de 70% com uso das câmeras de vídeo e aumentamos em 57% o volume de drogas apreendidas. Em 2024 apreendemos 41,2 toneladas, um salto de 57% em relação a 2023, ano em que foram apreendidas 26,2 toneladas”, detalhou o secretário Roveri, representante de Mato Grosso no Consesp.

“Muitos secretários manifestaram interesse de ir à Mato Grosso conhecer o programa em operação. Alguns já pediram agendamento de visita institucional. Estaremos lá para recebê-los e compartilhar tudo sobre a muralha digital que estamos construindo em nosso estado. Já são mais de 13.500 câmeras instalada em 128 municípios e integradas ao Ciosp e aos celulares dos policiais que estão nas ruas trabalhando na segurança da população”, completou o secretário Roveri.

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

Mato Grosso

CPI da Saúde convoca atual e ex-secretário do Governo de Mato Grosso

Publicado

A 11ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), aprovou os requerimentos de convocação do ex e atual secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo e Juliano Mello, para esclarecerem os atos praticados no âmbito da pasta entre os anos de 2019 e 2023, especialmente os contratos firmados no período da pandemia da Covid-19. Também, a ex-secretária Adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Cantos Tomes Cartubianedes – conhecida como a “Mulher da SES”-, será ouvida pelo colegiado.

“Hoje, nós concluímos boa parte das convocações dando prosseguimento àquele planejamento que havia sido feito. Primeiro, ter acesso às documentações e só depois de uma segunda etapa iniciaríamos as oitivas. Com a aprovação dos requerimentos de convocação, nesta data, a previsão de acontecer essas oitivas será em julho. Isso vai ser tratado em consenso. Nós vamos agora entrar em contato com os convocados para que eles possam apresentar uma data que não haja controvérsia ou problema”, explicou o presidente da comissão.

Em relação aos empresários de oito empresas convocadas pela CPI que foram citadas nas investigações da Operação Espelho, na última quarta-feira (3), o deputado informou que os depoimentos deverão iniciar ainda neste mês de junho – para esclarecerem sobre a venda de produtos e serviços com sobrepreço, executados parcialmente ou não atendidos.

Veja Mais:  Araputanga e Lucas do Rio Verde estão sem comunicação por telefone

 

Inquéritos – O procurador da Assembleia Legislativa, Francisco Edmilson Brito Junior, relatou sobre a existência de 10 inquéritos que estão tramitando na Justiça Federal e sugeriu a convocação dos delegados federais para prestarem esclarecimentos sobre tudo que já está documentado e que não seja diligência em andamento e, sim, com informação razoável e de caráter público. Logo, Wilson Santos posicionou que a assessoria jurídica da CPI recebeu o contato da Polícia Federal que já solicitou o endereço para o envio dos devidos documentos.

A próxima reunião da CPI da Saúde ocorrerá quarta-feira (17), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa, em que dará continuidade aos trabalhos para apurar supostas irregularidades dos contratos e pagamentos firmados com a SES – com o depoimento do procurador-Geral do Estado (PGE), Francisco Lopes.

Continue lendo

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta convoca mais 283 policiais penais e anuncia novo concurso

Publicado

Foto- Assessoria

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta terça-feira (9.6), a convocação de mais 283 policiais penais, oriundos do concurso de 2016 para atuação no Sistema Penitenciário. E também autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

“Estou convocando hoje 283 policiais penais para cuidar dos nossos presídios, e estou também assinando um novo concurso público para o sistema prisional. São medidas que integram o conjunto de ações que já estamos adotando nos últimos sete anos, voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação da capacidade operacional das unidades prisionais”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, o reforço no quadro de servidores é considerado fundamental para acompanhar o crescimento da capacidade instalada e garantir a segurança nas unidades.

“A convocação desses 283 policiais penais e o anúncio de um novo concurso público demonstram o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento do sistema prisional. Estamos ampliando a estrutura física das unidades e, ao mesmo tempo, investindo em pessoas, garantindo que tenhamos profissionais qualificados para atuar na segurança, na disciplina e nas ações de ressocialização. Esse reforço permitirá oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência na gestão penitenciária”, destacou o secretário.

O Governo de Mato Grosso ampliou o número de servidores no Sistema Penitenciário. Em 2019, eram 521 servidores, e em 2025, o número passou para 805. Além disso, desde 2019, Mato Grosso criou 6.516 novas vagas no sistema prisional e mantém obras em andamento que irão acrescentar outras 1.728 vagas nos próximos meses.

Veja Mais:  Cermac promove semana de conscientização e combate à hanseníase
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana