Política MT
Deputado Claudinei vai se filiar no PL nesta quinta-feira (3)
O ato de filiação vai ocorrer em Rondonópolis com a presença do senador Wellington Fagundes, entre outras lideranças e autoridades políticas

Foto: Assessoria
Com o período que inicia a janela de migração partidária, nesta quinta-feira (3), o deputado estadual Delegado Claudinei mudará do União Brasil (UB) – constituído com a junção do Partido Social Liberal (PSL) e Democratas (DEM) -, para o Partido Liberal (PL). O ato de filiação ocorrerá na segunda edição da “Caravana Mato Grosso Verde e Amarelo”, liderado pelo senador Wellington Fagundes, em Rondonópolis, na Avenida Rio Branco – Centro (antigo Brasileirinho), às 19h, que vai garantir novas filiações e fortalecimento ao projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
“Como eu era filiado ao PSL e foi formado o União Brasil, aguardava o início da janela de migração partidária. Logo que o presidente Bolsonaro se filiou, o senador Wellington que comanda o PL, em Mato Grosso, entrou em contato comigo. Sem contar que eu fui o primeiro deputado estadual convidado por ele. Só tenho que agradecer. Com a filiação, poderemos seguir de forma legal, sem correr riscos com possíveis penalidades”, explica o parlamentar.
Ele que cumpre o primeiro mandato na 19° Legislatura da Assembleia Legislatura de Mato Grosso, sendo o primeiro delegado de polícia eleito e quinto mais votado com cerca de 30 mil votos, tendo aproximadamente 17 mil somente em Rondonópolis, Claudinei confirma que buscará a reeleição para ocupar novamente uma cadeira na Casa de Leis.
“Nas eleições de 2018, eu e o presidente Bolsonaro fomos eleitos. E continuarei seguindo os passos dele. Sou direita e bolsonarista. Sempre deixei isso claro. Nunca deixei de apoiá-lo, ainda mais agora. Indo ao PL, tenho certeza absoluta que vamos fortalecer essa migração e o partido”, declara o deputado.
Caravana
A Caravana Mato Grosso Verde e Amarelo estreou em Sinop, na última sexta-feira (25), e seguirá para Rondonópolis para garantir novas filiações. O propósito será percorrer em outras cidades como Barra do Garças, Juína e Cáceres até o dia 1° de abril que é a data que fecha a janela eleitoral. Cada evento contará com equipes para orientar os interessados e disponibilizará as fichas de filiações aos presentes.
É previsto que os últimos municípios visitados sejam Cuiabá e Várzea Grande, com a expectativa que o presidente Jair Bolsonaro possa marcar presença nas ocasiões. “Por onde nossa caravana passa, o PL fica mais forte. São diversas lideranças, gente que quer fazer a diferença se filiando ao partido. Desta vez, vamos prestigiar a filiação do deputado estadual Delegado Claudinei. Vem com a gente! Pelo Brasil, para Mato Grosso!”, frisou Fagundes.
PL – O Partido Liberal foi fundado e registrado no ano de 2006. As eleições de 2022 estão previstas para acontecerem no dia 2 de outubro, no 1° turno. Se necessário, o 2° turno ocorrerá no dia 30 de outubro. Todos os eleitos serão diplomados no dia 19 de dezembro, a posse do presidente da República e governadores estaduais será no dia 1° de janeiro de 2023 e os demais cargos ocorrerão no dia 1° de fevereiro.
Evento: Caravana Mato Grosso Verde e Amarelo – Rondonópolis
Ato de Filiação do Deputado Estadual Delegado Claudinei e realização de novas filiações ao Partido Liberal (PL) liderado pelo senador Wellington Fagundes.
Endereço / Horário: Avenida Rio Branco – Centro (antigo Brasileirinho), às 19h.
Informações: Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa
(65) 99639 9715
Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Portal MT e receba notícias em tempo real
Política MT
Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.
Advogado apresentará documentos protocolados desde 2025 e demonstrará que os fatos investigados hoje pela Polícia Federal já haviam sido levados ao Poder Judiciário e aos órgãos de controle por meio de Ação Popular e representações institucionais.

Assessoria
O advogado, ex-senador e ex-governador Pedro Taques concederá coletiva de imprensa nesta quinta-feira (06.08), às 15h, no escritório AFG & Taques, em Cuiabá, para apresentar a cronologia das medidas judiciais e administrativas adotadas desde 2025 em relação ao acordo firmado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa Oi S.A., que resultou no pagamento de R$ 308 milhões em recursos públicos.
A coletiva ocorre após a deflagração da Operação Heritage, da Polícia Federal, que investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos relacionado ao mesmo acordo e cumpriu mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como bloqueio de bens, quebra de sigilos bancário e fiscal, recolhimento de passaportes e proibição de contato entre investigados. As investigações apuram, em tese, crimes como organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e uso indevido de informação privilegiada.
Taques apresentará os documentos protocolados antes da operação policial, entre eles a Ação Popular e as representações encaminhadas à Procuradoria-Geral da República, Procuradoria-Geral de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Comissão de Valores Mobiliários e Conselho Nacional de Justiça, todos relacionados ao mesmo conjunto de fatos investigados pelas autoridades.
Taques também detalhará os principais fundamentos jurídicos das medidas adotadas, incluindo os questionamentos acerca da legalidade do Termo de Autocomposição firmado entre o Estado e a empresa Oi S.A., da forma de pagamento realizada, da utilização de cessões sucessivas de direitos creditórios e da circulação dos recursos por fundos de investimento e empresas privadas, conforme descrito na Ação Popular e nas representações encaminhadas aos órgãos de controle.
Segundo o advogado e ex-governador, o objetivo é prestar esclarecimentos à sociedade, apresentar a sequência cronológica das providências adotadas e contribuir para o debate público com transparência, sempre respeitando a atuação independente da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Ele reforça a importância da atuação persistente das instituições e da sociedade no controle da administração pública:
“Quando muitos diziam que esse caso não daria em nada, eu continuei reunindo documentos, protocolando ações e provocando as instituições. Nunca desisti porque sempre acreditei que o dinheiro público pertence à sociedade e deve ser protegido. Vou acompanhar esse caso até o fim para que todos os fatos sejam esclarecidos e os responsáveis, se houver responsabilidade comprovada, respondam na forma da lei”.
COLETIVA DE IMPRENSA
Assunto: Operação Heritage – Cronologia das denúncias e documentos apresentados pelo advogado Pedro Taques
Data/Horário: 06/08 (quinta-feira), 15h
Local: Escritório AFG & Taques Advogados Associados, Av. Bosque da Saúde, nº 322, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá (MT)
Fonte: Da Assessoria AFG & Taques
Política MT
Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado
Vereador de Rondonópolis compõe a chapa da senadora, que terá a ex-delegada Ana Cristina Feldner Martins como segunda suplente

Foto- Assessoria
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) homologou, durante convenção partidária, a candidatura da senadora Janaina Riva à reeleição ao Senado Federal. A chapa será composta pelo vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher, como primeiro suplente, e pela ex-delegada da Polícia Civil, Ana Cristina Silva Feldner Martins, na segunda suplência.
Segundo o partido, a escolha de Ibrahim Zaher reforça a presença política da região sul de Mato Grosso na composição da chapa majoritária. Empresário e administrador de empresas, o parlamentar iniciou sua trajetória política em 2012, quando foi eleito vereador em Rondonópolis.
Durante sua carreira no Legislativo municipal, Zaher presidiu a Câmara de Vereadores no biênio 2013/2014 e atualmente exerce seu segundo mandato pelo MDB. Também já atuou como líder do governo na Casa de Leis.
Entre as principais bandeiras defendidas pelo vereador estão o incentivo ao esporte, o fortalecimento da cultura, a ampliação de políticas públicas voltadas à saúde mental e ações de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Filho do ex-vereador Mohamed Zaher, Ibrahim passa a integrar a chapa encabeçada por Janaina Riva, que busca a renovação do mandato no Senado nas eleições deste ano.
Política MT
Léo Bortolin fecha julho entre os mais citados para deputado estadual em MT
Ex-prefeito de Primavera do Leste registra 2,4% em pesquisa espontânea e é o único nome sem mandato na ALMT no primeiro grupo da disputa

Foto- Assessoria
O ex-prefeito de Primavera do Leste Léo Bortolin (MDB) fecha julho entre os nomes mais citados para deputado estadual em Mato Grosso, segundo pesquisa Percent Brasil. Com 2,4% das citações espontâneas, ele é o único candidato sem mandato na atual Assembleia Legislativa de Mato Grosso entre os nomes do primeiro grupo.
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de julho. Na série divulgada pelo instituto, Bortolin tinha 2,4% em maio, passou a 2,3% em junho e voltou a 2,4% na rodada atual. A oscilação está dentro da margem de erro geral.
A pesquisa também registra redução no número de entrevistados sem candidato definido para deputado estadual. O índice era de 56% em maio, caiu para 52,1% em junho e chegou a 45,2% em julho. Com mais pessoas passando a citar nomes, Léo se mantém entre os mais lembrados da disputa.
Lúdio Cabral aparece numericamente à frente, com 3,1%. Max Russi e Eduardo Botelho registram 3% cada; Beto Dois a Um, 2,9%; Elizeu Nascimento, 2,6%; e Paulo Araújo e Thiago Silva, 2,5%. Os sete nomes que aparecem antes de Bortolin exercem mandato de deputado estadual.
A modalidade espontânea mede a lembrança dos candidatos. Nela, os entrevistados respondem livremente em quem votariam, sem receber uma lista prévia. Por isso, o resultado não representa uma projeção direta de votos ou de cadeiras, mas mostra quais nomes já estão presentes no debate eleitoral.
Na composição do recorte, as mulheres representam 52,6% dos entrevistados; a maior faixa etária é a de 45 a 59 anos, com 26,1%; 49% têm ensino médio completo ou incompleto; e 46,8% informaram renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. A pesquisa foi distribuída pelas sete regiões de Mato Grosso. A Centro-Sul, onde estão Cuiabá e Várzea Grande, concentra 37,6% da amostra, seguida pelo Sudeste, com 18,7%, e pelo Médio Norte, com 14,1%.
Vale lembrar que nessas eleições, Mato Grosso elegerá 24 deputados estaduais. A votação em 4 de outubro, e os eleitos assumem os mandatos em 1º de fevereiro de 2027.
Vereador por dois mandatos, prefeito de Primavera do Leste entre 2017 e 2024 e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Léo Bortolin chega à disputa estadual com trajetória construída na gestão municipal e na interlocução com prefeituras de diferentes regiões. A Percent Brasil ouviu 1.200 pessoas em entrevistas domiciliares e presenciais. O levantamento informa nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-00822/2026 e MT-02251/2026.
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:00Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
-
Rondonópolis10/08/2026 - 22:52Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial
-
Rondonópolis14/08/2026 - 17:09Sindicato Rural esclarece destinação de R$ 6,9 milhões em recursos públicos para a 52ª Exposul
-
Artigos13/08/2026 - 14:42Agro em ano eleitoral: até onde podem ir os incentivos e benefícios fiscais?
-
Saúde13/08/2026 - 14:53Mesmo com sinais de Alzheimer, a alimentação ainda pode proteger o cérebro…..






