Política MT
Deputado Federal Rodrigo da Zaeli (PL) se levanta contra cassação de Zambelli e acredita em reversão no TSE
O deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL-MT) se manifestou, nesta quinta-feira (30), contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que determinou a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Em nota oficial, Zaeli reafirmou sua solidariedade à colega parlamentar, destacando que a cassação representa um perigoso precedente de perseguição política contra representantes da direita.
“A decisão do TRE-SP desconsidera a vontade de quase um milhão de paulistas que elegeram Carla Zambelli para a Câmara dos Deputados. O que estamos vendo é clara tentativa de enfraquecer a oposição ao atual governo, utilizando meios questionáveis para retirar do Congresso uma das principais vozes conservadoras do país”, afirmou Zaeli.
O parlamentar destacou que a atuação de Zambelli tem sido fundamental na defesa da liberdade, dos valores familiares e do combate a pautas que, segundo ele, impõem prejuízos à população e à economia do Brasil. Ele também alertou para os riscos que a decisão do TRE-SP pode representar para outros parlamentares de direita.
“A cassação de um mandato legitimamente conquistado nas urnas com base em narrativas frágeis e sem provas concretas de impacto eleitoral relevante cria um cenário de insegurança para qualquer parlamentar que ouse questionar o governo e suas decisões. Esse é um momento crítico para a democracia brasileira, onde opositores vêm sendo alvos constantes de perseguições”, reforçou.
Zaeli declarou que acredita na reversão da decisão e que a luta em defesa da deputada será levada até as últimas instâncias. “Carla Zambelli seguirá firme, recorrendo na Justiça, e nós estaremos ao seu lado nessa batalha. O povo brasileiro não pode aceitar que seus representantes sejam arbitrariamente afastados para que a oposição seja silenciada. Nossa luta pela liberdade e pela democracia continua”, concluiu.
A deputada Carla Zambelli também se pronunciou sobre a decisão, afirmando que seguirá na luta contra o que chamou de “injustiça” e que sua cassação faz parte de um movimento maior para fragilizar a bancada conservadora no Congresso.
A defesa da deputada já anunciou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão. Enquanto isso, parlamentares aliados, como Rodrigo da Zaeli, reforçam a mobilização contra o que consideram uma medida arbitrária e política.
Política MT
Deputado estadual Chico Guarnieri discute pauta de expansão universitária da UFMT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) se reuniu com os técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Edmundo Castelo e Octavio Augusto, que representavam a reitora Marluce Silva, para tratar sobre a extensão universitária da UFMT com intuito de expandir a universidade para o interior do Mato Grosso, incluindo Barra do Bugres. A reunião aconteceu nessa segunda-feira (3/2), em Cuiabá.
“Sabemos a importância das universidades para a qualificação profissional. Nosso intuito é que Barra do Bugres se torne um polo educacional e uma referência na área da educação e desenvolvimento acadêmico. E também, é uma oportunidade da formação e qualificação da mão de obra da região”, afirmou Guarnieri.
Os técnicos agradeceram o apoio do parlamentar e enfatizaram a necessidade de investimentos para este projeto.
“Certamente iremos desenvolver uma grande parceria em prol da educação. É o início de um importante diálogo com a universidade”, disse Edmundo.
Ensino público
Atualmente a Universidade Federal de Mato Grosso conta com quatro campi: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Araguaia (dividido em duas unidades, Pontal do Araguaia e Barra do Garças), nenhum na região médio-norte.
Cidades do interior como Barra do Bugres e Tangará da Serra contam com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a qual abrange mais municípios, totalizando 13 campi.
A proposta do deputado estadual Chico Guarnieri é ampliar a oferta do número de vagas e oportunidades de mais pessoas chegarem ao ensino superior, melhorando os índices educacionais e fortalecendo a economia local.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Deputado Botelho viabiliza cirurgias de catarata em Poconé
Em um momento histórico para a saúde pública de Poconé (104 km da capital), o Hospital Geral Dr. Nicolau Fontanillas Fragelli realizou, nesta terça-feira (4), as primeiras 40 cirurgias de catarata de um projeto que promete transformar a vida de milhares de moradores. A iniciativa lançada hoje é fruto de emenda parlamentar de R$ 2,4 milhões do deputado estadual Eduardo Botelho (UB), em parceria com a Prefeitura de Poconé e o governo do estado, por meio do programa Fila Zero.
O aposentado Benedito Lourenço Magalhães, de 66 anos, foi um dos beneficiados neste primeiro dia de cirurgias. “Há mais de um ano espero por essa cirurgia. Diziam que ia vir, mas nunca chegava. Graças a Deus, agora aconteceu. Obrigado, Botelho, pela cirurgia. Voltei a enxergar”, disse emocionado.
As triagens serão feitas nos postos de saúde, e os procedimentos vão ocorrer no hospital da cidade, inicialmente todas as terças-feiras. A equipe é composta por nove especialistas na área oftalmológica.
O deputado Eduardo Botelho destacou o impacto das ações de saúde. “Estamos lançando um programa inédito de oftalmologia em Poconé, que vai transformar a vida de milhares de pessoas. Com essa emenda, garantimos mais de 5 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias de catarata, levando atendimento oftalmológico de qualidade para quem mais precisa”.
Os pacientes contam com uma estrutura de ponta, segundo o coordenador do projeto, Dr. Vitor Rossetto. Ele explica que a iniciativa faz parte do programa Fila Zero, do Governo do Estado, criado para zerar a fila de espera para cirurgias eletivas. “Com essa emenda, nosso centro oftalmológico, equipado com tecnologia de ponta, vai garantir procedimentos cirúrgicos seguros e humanizados para toda a baixada cuiabana”, afirmou.
A presidente do Hospital Geral local, Eulina Moraes, destaca que, com a implementação deste projeto, Poconé dá um passo significativo na melhoria da saúde ocular dos poconeanos, proporcionando acesso a tratamentos antes inacessíveis para muitos. “Vamos atender os municípios vizinhos, e principalmente, os moradores da zona rural”, reforçou.
O prefeito de Poconé, Dr. Jonas, ressaltou a importância da iniciativa. “Poconé será referência em oftalmologia, não só na baixada cuiabana, mas em todo o Mato Grosso. É um sonho que se torna realidade”, disse.
Novos pacientes
O pantaneiro Salvador de Arruda, de 76 anos, já vai marcar a cirurgia de catarata e expressou gratidão ao deputado: “Muito obrigado, Botelho, por olhar pelo nosso município”.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Dr. João assume a Primeira-Secretaria da ALMT
O deputado estadual Dr. João (MDB) tomou posse como primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Pela primeira vez, um parlamentar de Tangará da Serra assume o segundo cargo mais importante da Casa de Leis.
Dr. João destacou o orgulho e a responsabilidade de gerir o caixa da ALMT pelos próximos dois anos. “É um dia histórico não só para mim, mas para toda Tangará da Serra e o nosso Médio-Norte. Sou um deputado municipalista e vou trabalhar para atender os municípios, dar voz aos prefeitos e vereadores. Vamos avançar ainda mais, continuar o belo trabalho da antiga Mesa Diretora e deixar nossa marca. A Saúde, sem dúvida, será uma grande prioridade, como sempre foi desde que me tornei médico”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância da eleição unânime e o compromisso compartilhado com o presidente da Casa, Max Russi (PSB). “Há anos não tínhamos uma eleição como essa, com unanimidade na votação. Isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade, mas estamos confiantes de que faremos o melhor pelo povo de Mato Grosso”, disse.
A trajetória política de Dr. João tem uma forte motivação pessoal. Ele decidiu entrar para a política após a morte de seu filho, Dr. Rafael de Mattos, que sempre o incentivava a se candidatar. “Esse era um sonho dele, não que eu fosse eleito, mas que eu participasse do processo. Quando ele faleceu, ao lado do caixão dele, prometi que realizaria esse desejo. O povo de Tangará da Serra me deu essa honra, e sei que hoje meu filho está feliz, onde quer que esteja, vendo que sigo cuidando das pessoas”, emocionou-se.
A nova Mesa Diretora da ALMT é composta por: Max Russi (presidente), Júlio Campos (1º vice-presidente), Gilberto Cattani (2º vice-presidente), Wilson Santos (3º vice-presidente), Dr. João (1º secretário), Paulo Araújo (2º secretário), Diego Guimarães (3° secretário), Elizeu Nascimento (4º secretário), Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).
Fonte: ALMT – MT
-
Rondonópolis29/01/2025 - 17:00
Procon esclarece dúvidas sobre preços de combustíveis em Rondonópolis
-
Vídeos31/01/2025 - 11:56
Veja o gol Mato-grossense União E.C 0 x 1 Operário-VG
-
Política MT31/01/2025 - 17:30
Deputado reúne-se com presidente do TJMT e debate acesso à justiça e licenciamento de assentamentos na região Araguaia
-
Rondonópolis29/01/2025 - 11:00
Prefeitura convida população para audiência pública de prestação de contas
-
Rondonópolis29/01/2025 - 19:30
Representantes da região Salmem foram recebidos pelo secretário de Governo
-
Política MT30/01/2025 - 19:00
Botelho inaugura novas instalações da TVAL e destaca avanços na Comunicação da ALMT
-
Política MT30/01/2025 - 23:31
TV AL inaugura novos estúdios mais modernos e tecnológicos
-
Rondonópolis31/01/2025 - 14:00
Prefeito e secretário recepcionam servidores da educação em evento