Rondonópolis

Emei Elaine produz mostra de atividades com dinossauros em tamanho real

Publicado

Voltar no tempo e visitar um lugar com criaturas da era mesozoica foi uma experiência proporcionada pela equipe docente da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Elaine Aparecida de Oliveira Lopes aos cerca de cem alunos na faixa etária dos cinco anos que frequentam a pré-alfabetização nessa Unidade Escolar.

“A ideia surgiu quando, ao recebermos o material didático ofertado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalharmos em sala de aula, nele foi dada a sugestão de desenvolvermos esse assunto durante o primeiro semestre e, então, as professoras resolveram ampliar a pesquisa e produzir com as crianças os dinossauros filhotes em tamanho real e o habitat no qual eles viviam de tal forma que os estudantes sentissem o ambiente e os animais por eles criados como se fossem verdadeiros”, conta o diretor da escola, professor Onildo Francisco dos Anjos.

Para montar a cena o mais próxima da realidade existente na época e confeccionar peças desses animais o mais fiéis possível, reproduzindo os triceratops – que foi o gênero de dinossauro replicado pelos alunos –, segundo Onildo, foram coletados materiais que, após a ação criativa de professoras e crianças, se transformaram nesses seres primitivos que deixaram suas pegadas sobre o planeta.

“Como fechamento deste primeiro semestre, foi organizada uma mostra dos trabalhos feitos, que começou ontem e vai até sexta-feira”, comenta o diretor. A exposição acontece na área coberta do prédio onde a escola funciona provisoriamente, no Bairro Santa Cruz, enquanto o edifício dessa Emei no Jardim Tropical está sendo revitalizado. Nas paredes foram afixadas gravuras e textos que relatam curiosidades a respeito dessa realidade tão distante.

Veja Mais:  LED Prefeitura inicia licitação para modernização do sistema de iluminação pública

Poder tocar nos bípedes e quadrúpedes e vivenciar essa atmosfera de realidade estimulou nos pequenos a fantasia, a imaginação e a capacidade de se transportar pela história, viajando até o período jurássico. O diretor relata a sensação de surpresa visível no comportamento dos meninos e meninas ao interagirem com o cenário criado por eles próprios e pelas professoras que, para provocar a impressão de realismo levaram, inclusive, folhas de árvores para reproduzir a natureza que era totalmente predominante nos primórdios da Terra. “Diante do ambiente que produziram, as crianças expressaram um enorme encantamento”, destaca o professor satisfeito.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Reunião define novo trajeto do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em Rondonópolis

Publicado

O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro terá o trajeto alterado neste ano em virtude da reforma da Praça do Brasil. O novo percurso foi definido em reunião na manhã desta quarta-feira (10).

A concentração ocorrerá nas ruas Afonso Pena e Poxoréu, começando o desfile pontualmente às 7h em frente da Praça Brasil e tendo como ponto de encerramento a Praça dos Carreiros em frente ao palanque que será montado virado para a Avenida Amazonas e a dispersão será na rua Domingos de Lima.

Participaram da reunião para decisão os representantes do 18º GAC, Polícia Tática, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Diretoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação.

As unidades de ensino interessadas em participar podem realizar a inscrição entre os dias 8 e 25 de agosto via e-mail [email protected]. O atendimento da Secretaria Municipal de Cultura, acontece em dois períodos, das 8h às 11h e das 13h às 18h na Avenida XV de Novembro, 247 no Centro. O contato para mais informações é 3411-5324.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura formaliza atualização de convênio com a Santa Casa com repasses que somam até R$ 74 mi anuais
Continue lendo

Rondonópolis

Secretarias se organizam para otimizar cursos de qualificação

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis tem formado todo semestre novos profissionais capacitados em cursos de diversas áreas. Nesta quarta-feira (10) as lideranças das Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e também de Promoção e Assistência Social se reuniram com as entidades que oferecem e realizam os cursos na cidade.

A secretária Ciência, Tecnologia e Inovação Neiva de Col adiantou que o município vai abrir ainda essa semana 480 vagas em cursos de qualificação profissional, por isso reuniu todas as partes envolvidas nos processos dos cursos para traçar estratégias e alinhar os últimos detalhes para dar início nas inscrições.

A equipe técnica da Secretaria de Promoção e Assistência Social, principalmente os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social também participaram da reunião. É pelos Cras que o município pretende atrair os alunos que são as pessoas mais necessitadas e que precisam de uma oportunidade para começar uma nova atividade ou até mesmo se aperfeiçoar.

Os cursos contratados pelo município são das áreas da estética, beleza, culinária e até mesmo administrativa. A intenção do município é integrar também a pasta de Desenvolvimento Econômico para, depois de concluído o curso, o aluno pode acessar micro crédito especial para começar suas atividades profissionais de forma autônoma.

As entidades Obra Kolping e a Associação Luz e Sal serão as realizadoras dos cursos. O encontro antes da abertura das inscrições serviu ainda para avaliar em quais regiões cada curso deverá ser oferecido, com vistas na necessidade e vocação de cada região.

Veja Mais:  Renato Del Cistia toma posse como presidente da Acir

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

​ Prefeitura abre inscrições para Fórum Municipal de Cultura e eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis marcou para o dia 18 de setembro o Fórum Municipal de Cultura 2022, que será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais. O objetivo do Fórum, que teve o Edital  no Diário Oficial do Município (DioRondon), é discutir políticas públicas para o desenvolvimento da cultura no município.

Aberto à comunidade artística e cultural, o Fórum pretende reunir representantes das artes visuais, plásticas, do artesanato, literatura, artes cênicas, música, audiovisual, dança, entre outros.

Durante o Fórum, que será realizado no Centro Cultural José Sobrinho, a partir das 8h, serão discutidas as metas para o Plano Municipal de Cultura e a eleição de novos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais para o próximo biênio (2022/24).

As inscrições para os interessados em participar é gratuita e pode ser feita até o dia 13 de setembro, por meio do seguinte link (aqui): 

A Secult alerta que todo o inscrito deverá preencher o formulário de  cadastramento. Para a pessoa física o preenchimento é feito pelo link (aqui) . Já para pessoa jurídica (aqui)

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Renato Del Cistia toma posse como presidente da Acir
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana