Mato Grosso
Encontro reúne gestores e líderes de documentos do Estado
A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência de Arquivo Público promoveu na tarde da última quarta-feira (31), o I Encontro de Gestores e Líderes de documentos do Poder Executivo de Mato Grosso. A reunião foi realizada na sede do Arquivo, e serviu para que os servidores participantes pudessem expor problemas e soluções para situações do dia-a-dia dos setores de protocolo e arquivo.
O evento contou com servidores de todas as secretarias do Governo. A ideia surgiu a partir de um curso de capacitação, no qual os participantes pediram oportunidades para trocar informações, socializar experiências vividas em cada órgão.
Dinâmica, rodas de conversa, apresentação de documentos e conclusões sobre os debates fizeram parte das atividades do encontro. Pautas discutidas durante as rodas de conversa foram escolhidas baseadas nas sugestões das lideranças, tendo enfoque nos interesses e dificuldades de cada setor.
Segundo a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, o evento tem como objetivo integrar as pessoas atuantes na área. “É um momento de estreitamento das relações entre o órgão central e as unidades setoriais do Poder Executivo , com o intuito de facilitar a comunicação e a disseminação das normas de gestão documental ”, explica.
Durante o encontro, foi apresentada uma versão atualizada da cartilha eletrônica de Gestão de Documentos. A superintendente ressalta a importância da cartilha para se ter maior agilidade na solução de problemas. “A cartilha tem a idéia de tornar a Gestão de documentos mais compreensível no dia a dia”.
Boas práticas
No encontro foi anunciada a realização da segunda edição do workshop “Boas Práticas em Gestão de Documentos no Poder Executivo de Mato Grosso”, marcado para o dia 27 de novembro.
Para coordenadora de Gestão de Documentos do Arquivo Público, Lucineide Ferreira, o workshop é o momento para apresentar as boas práticas referentes à Gestão de Documentos no Poder Executivo e valorizar os trabalhos executados nas secretarias.
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
-
Rondonópolis17/08/2026 - 10:23Flashback Brothers: dois DJs, dois equipamentos e uma nova maneira de viver o flashback em Rondonópolis
-
Mato Grosso14/08/2026 - 14:44Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina
-
Rondonópolis14/08/2026 - 17:09Sindicato Rural esclarece destinação de R$ 6,9 milhões em recursos públicos para a 52ª Exposul
-
Rondonópolis14/08/2026 - 14:51RGA da pandemia e perdas reais reacendem pressão dos servidores sobre a gestão municipal
-
Esportes17/08/2026 - 20:45Atleta de Rondonópolis é campeão pelo Grêmio na Copa Base Sub-9 em Teutônia
-
Rondonópolis18/08/2026 - 14:36Prefeitura de Rondonópolis abre dispensa para contratar carrinho de picolé com 200 unidades e monitor
-
Mato Grosso18/08/2026 - 14:41Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
-
Rondonópolis19/08/2026 - 17:04Qual o interesse? Derrotado nas urnas, 2º suplente do MDB e assessor do deputado Sebastião Resende pede afastamento de Mariúva







