Mato Grosso
Equipes da Vigilância de MT reforçam ações para controle do sarampo em Primavera do Leste

Equipes de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão em Primavera do Leste para alinhar ações de controle do sarampo no município. A reunião presencial, entre as equipes da SES, da Prefeitura de Primavera do Leste e do Ministério da Saúde, ocorreu após a confirmação de dois casos da doença na cidade.
Juntamente com as autoridades locais, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, participou de uma coletiva de imprensa e destacou a importância da vacinação contra o sarampo como barreira para a proliferação da doença.
“A orientação para a população é buscar ampliar sua capacidade de imunização. Nós não temos melhor remédio senão proteger a população por meio da vacina. A vacina cura, a vacina protege, é o melhor remédio que nós temos, é o mais econômico para a nossa população”, afirmou.
Gilberto destacou que o município e o Estado tomaram todas as medidas necessárias para o controle da situação do sarampo em Mato Grosso. “Nós estamos atendendo a tudo o que é preconizado na área da vigilância, para que a gente possa criar os bloqueios, atuar na faixa de fronteira e imunizar a população”, acrescentou.
O secretário enfatizou, ainda, a eficácia da vacina contra o sarampo, desenvolvida há décadas e ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na forma de tríplice viral, que também imuniza contra a caxumba e a rubéola.
Durante a coletiva, o prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, parabenizou a união de forças em prol da saúde pública. “Estamos aqui com mais uma missão, unindo forças com o Estado e a União para erradicar esse problema que surgiu no município. Juntos, somos mais fortes e vamos tocar o barco para que seja feito o melhor trabalho possível, com todas as equipes atuando em conjunto”, declarou.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destacou a agilidade das equipes de vigilância do município e do Estado. “Foi realizado todo o procedimento necessário relacionado às duas pessoas confirmadas. Ressaltamos que o trabalho da vigilância estadual junto ao município foi rápido. Dentro de 48 horas, a gente conseguiu identificar e fazer tudo o que se faz necessário”, explicou.
Entre as ações já definidas em Primavera do Leste, estão o reforço da vacinação em todas as unidades de saúde, a realização de campanhas itinerantes, o atendimento noturno em postos estratégicos e a divulgação de orientações à população.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a unidade móvel de imunização do Estado estará em Primavera do Leste para reforçar a vacinação no município. A primeira ação ocorrerá neste domingo (28), às 18h, na Lagoa Velho Pedro.
“As equipes de Vigilância do Estado estão trabalhando em parceria com o município nessa força-tarefa de controle do sarampo. Diversas ações estão em andamento e uma delas inclui a unidade móvel de vacinação, que colabora para a acessibilidade da população à vacina, indo até onde está a população e flexibilizando os horários de aplicação”, concluiu.
Saiba mais sobre o sarampo
O sarampo é transmitido por secreções respiratórias e é muito contagioso. Além disso, pode provocar complicações graves e evoluir para a morte, principalmente em crianças pequenas e em pessoas não vacinadas. A vacinação é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e é a principal forma de prevenção.
Até quarta-feira (24.9), a cobertura da vacina tríplice viral neste ano é de 88% com a primeira dose e de 65% com a segunda dose em Mato Grosso, sendo que o ideal seria de 95% para ambas. Foram aplicadas 96.473 doses da vacina tríplice viral e 2.730 da vacina dupla viral para a dose zero de crianças menores de 01 ano de idade no estado.
Pessoas sem o registro de doses contra o sarampo ou com esquema incompleto devem procurar um posto de saúde para completar o esquema vacinal. De 1 ano a 29 anos, são recomendadas duas doses; já de 30 a 59 anos, é recomendada uma dose. Pessoas com mais de 60 anos não podem receber novas doses da vacina.
Cabe destacar que a vacinação é uma atribuição dos municípios. A SES atua em parceria com as Secretarias Municipais, garantindo a distribuição das vacinas, o monitoramento da cobertura vacinal, a investigação de casos suspeitos, a capacitação dos profissionais de saúde para o manejo adequado dos pacientes, a assessoria aos municípios nas ações de prevenção e a apresentação de cenários epidemiológicos para a tomada de decisão.
*Com informações da Prefeitura de Primavera do Leste
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Palestras e resultados de pesquisa marcam participação da Sedec em simpósio de turismo

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) esteve presente no I Simpósio de Políticas Públicas do Turismo, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Barra do Garças, entre os dias 26 e 27 de setembro, no Centro Cultural Valdon Varjão.
O analista e turismólogo da Sedec, Diego Augusto Orsini, ministrou duas palestras com os temas “Características Socioeconômicas do Turismo” e “Características do Ecoturismo”.
“Na palestra sobre as características socioeconômicas, a intenção é mostrar o turismo como uma atividade complexa e relevante para o desenvolvimento, ressaltando a necessidade de compromisso do poder público e da iniciativa privada. Já no tema do ecoturismo, o foco é destacar a relevância desse segmento, em especial para Barra do Garças, apresentando-o como mecanismo de conservação e geração de oportunidades para a economia local”, afirmou.
Além das apresentações com foco no desenvolvimento do setor turístico, Orsini fará a entrega oficial ao município do resultado do levantamento de perfil e satisfação dos participantes do IV Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia, realizado entre os dias 19 e 22 de junho, também em Barra do Garças.
De acordo com o analista, o estudo revelou que, mesmo sendo um evento de nicho específico, tem impacto significativo no turismo local.
“O congresso mostrou-se um catalisador para o turismo em Barra do Garças. A pesquisa apontou que parte dos participantes vieram de outros estados e a maioria demonstrou interesse em contratar roteiros de ufoturismo. Além de atrair visitantes e movimentar a economia, o evento gera informações estratégicas para aprimorar os serviços e a infraestrutura turística. É uma oportunidade para que o município fortaleça seu fluxo turístico e transforme congressistas em turistas recorrentes”, destacou.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Com apoio do Governo de MT, premiação reconhece o protagonismo do povo negro em Mato Grosso

A 4ª edição do Prêmio Jejé de Oyá será realizada, nesta segunda-feira (29.9), a partir das 18h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
O evento, que é uma das mais importantes iniciativas de valorização da cultura, da memória e do protagonismo negro em Mato Grosso, premia pessoas negras com destaque em 10 áreas de atuação.
“É uma satisfação contribuir para a realização desse evento tão valoroso para a comunidade negra em Mato Grosso. É um merecido reconhecimento pela história de resistência e de construção de protagonismo que nós, do Governo de Mato Grosso, apoiamos e celebramos”, enaltece o secretário da Secel, David Moura.
Nesta edição, são dois premiados por categoria, que foram escolhidos por um júri técnico, que seguiu critérios, como, primeiramente, ser negro e ter destaque na área em que atua. Além dos premiados, a cerimônia também homenageia personalidades e manifestações culturais. Veja lista completa no final.
Com o tema “Território”, essa 4ª edição do prêmio busca conectar histórias e lutas entre os territórios de Mato Grosso e o continente africano, berço da humanidade e dos saberes ancestrais.
E, pela primeira vez, a cerimônia de premiação acontece no Teatro da UFMT, em um gesto de reafirmar a universidade como espaço de pertencimento do povo negro. A escolha também faz referência à primeira universidade do mundo, fundada em Timbuktu, no Mali, no continente africano.
O fundador da Bemtivi Academia de Arte, organizadora do Prêmio Jejé de Oyá, Jeferson Bertoloti, destacou que o evento, além de homenagear, é um momento de reflexão sobre a importância do povo negro e dos espaços que ocupa.
“O prêmio não é só uma homenagem, é um grito de resistência. É o momento de lembrar que o povo negro sempre construiu, sempre criou, sempre lutou, mesmo quando tentaram apagar a nossa história. Ocupar os espaços de arte, de cultura e de poder é dizer que estamos aqui, que temos voz e que sempre existimos”, afirmou o produtor cultural.
Confira os premiados da 4ª edição:
Categoria Alimentação e Gastronomia
Deni Correa: chefe quilombola (Chapada dos Guimarães)
Edinaldo Pereira Neves: Múltiplos Sabores (Cuiabá)
Categoria destaque Afro Científico
Carolina Joana da Silva: professora Unemat/Seciteci (Cáceres)
Jozanes Assunção: professora UFMT (Cuiabá)
Categoria Mídias Sociais
Micos Brown: youtuber (Cuiabá)
Márcio Barreto: vendedor (Cuiabá)
Categoria Estética da Identidade Negra
Shirley Black: megahista (Cuiabá)
Adriano Oliveira: barbeiro (Cuiabá)
Categoria Performance Artística
Spinha: DJ (Cuiabá)
Gê Lacerda: cantora (Cuiabá)
Categoria Impacto Social
José Aparecido: biólogo (Cáceres)
Gorila Rise: projeto social (Várzea Grande)
Categoria Comunicação e Jornalismo
Lorraine Costa: jornalista TV Centro América (Cuiabá)
Kleber Lima: jornalista HiperNoticias (Cuiabá)
Categoria Performance Física
Flávia Zelinda: técnica de Ginástica Artística (Sinop)
“Pelezinho”: jogador de futebol (Cuiabá)
Categoria Artes Visuais
Paulo Pires: escultor (Rondonópolis)
Diego Almeida: fotógrafo (Cuiabá)
Categoria Escrita Artística
Edilene Rodriguez: escritora e professora de teatro (Primavera do Leste)
Kilwangy Kya Kapitango A Samba: professor Unemat (Barra do Bugres)
Homenageados:
Ivo Gregório de Campos: presidente do Instituto Mato-grossense de Resgate da Cultura e Cidadania (Cuiabá)
Maria Inês da Silva Barbosa: professora universitária (Salvador)
Nubya Beatriz Gomes Reis: delegada de Polícia Civil (Várzea Grande)
Dança do Chorado: manifestação cultural (Vila Bela da Santíssima Trindade)
Dança do Congo: manifestação cultural (Vila Bela da Santíssima Trindade)
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Operação Lei Seca prende dois motoristas por embriaguez e remove 34 veículos em Cuiabá

Dois motoristas foram presos por embriaguez ao volante durante as fiscalizações da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (28.9), na rodovia estadual Hélder Cândia (MT-010), no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.
Essa é a 69ª ação deste ano que a Segurança Pública faz na capital mato-grossense voltada à prevenção e repressão ao consumo de álcool entre aqueles que estão nas vias conduzindo veículos automotores.
De acordo com o relatório, 199 veículos foram abordados e 201 condutores fizeram o teste de alcoolemia. No total, 45 multas foram aplicadas e 34 veículos, sendo 27 carros e 7 motocicletas, acabaram sendo removidos.
A ação teve início às 2h e se estendeu até por volta de 4h30. Vale lembrar que, além do consumo de álcool e falta de documentação de uso obrigatório, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), irregularidades e falta de condições de segurança resultam em multas e remoções de veículos.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Corpo de Bombeiros (CBM), a Polícia Penal e o Sistema Socioeducativo. A Guarda Municipal de Várzea Grande e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá integram as equipes da Sesp quando as ações ocorrem em seus municípios.
Implicações
Além da autuação criminal com exigência do pagamento de fiança para responder pelo crime em liberdade, a multa inicial para quem dirigir embriagado é de R$ 2,9 mil e pode chegar a R$ 5,8 mil em caso de reincidência.
O motorista também tem a CNH suspensa e perde o direito de dirigir por um período de até 12 meses. Essas penalidades estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e em resoluções aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes22/09/2025 - 19:30
Ousmane Dembélé conquista Bola de Ouro; Raphinha fica em 5º
-
Esportes21/09/2025 - 23:30
Cruzeiro brilha no Mineirão, vence de virada e assume vice-liderança do Brasileirão
-
Esportes22/09/2025 - 00:00
Cuiabá vence Chapecoense em jogo tenso e avança na tabela da Série B
-
Esportes21/09/2025 - 20:00
Corinthians perde para o lanterna Sport e estaciona na tabela do Brasileirão
-
Esportes24/09/2025 - 07:30
Fluminense dá adeus à Sul-Americana com empate amargo e saída de Renato Gaúcho
-
Esportes21/09/2025 - 20:30
Grêmio vence inter em clássico eletrizante no Beira-Rio em virada heroica
-
Esportes21/09/2025 - 20:30
Flamengo e Vasco empatam “Clássico dos Milhões” no Maracanã
-
Esportes21/09/2025 - 23:00
Santos quebra jejum e Vojvoda estreia com vitória sobre o São Paulo