Mato Grosso
Escola de Governo prorroga inscrições para o 2º Seminário de Gestão do Conhecimento
A inscrição para submissão de trabalho deverá ser feita exclusivamente pelo formulário do Google (AQUI). Já os servidores que desejam assistir à abertura no dia 4 de dezembro, bem como as palestras temáticas, deverão se inscrever por meio deste link.
O seminário é voltado para apresentação dos trabalhos e divulgação de livros da pesquisa de qualificação profissional. O público-alvo são servidores do Poder Executivo Estadual que concluíram o mestrado ou doutorado entre 2018 e 2023, e membros das secretarias de Estado que se dedicam a analisar os processos de licença para qualificação profissional e demais convidados.
As salas virtuais estarão abertas para a apresentação dos trabalhos de pesquisa do dia 4 ao dia 7 de dezembro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
No momento da inscrição, o servidor deverá optar por um eixo de conhecimento para apresentação oral da pesquisa e anexar o resumo da dissertação ou tese. No caso de lançamento de livro ele deverá inserir em campo específico a capa e ficha catalográfica do livro.
O servidor com submissão e com inscrição deferida deverá encaminhar sua apresentação entre os dias 22 e 27 de novembro pelo e-mail: [email protected].
No dia 01º de dezembro serão disponibilizados no site da Escola de Governo a relação dos servidores, título da apresentação, horário e link da sala virtual de apresentação dos trabalhos.
Os servidores que desejarem participar das salas virtuais devem ser inscrever entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro.
O seminário visa o cumprimento do Decreto n° 2.347/2014 que instituiu a política de desenvolvimento contínuo dos servidores da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado em nível de qualificação e capacitação profissional.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis04/08/2026 - 18:09Sindicato Rural de Rondonópolis e Senar MT disponibilizam espaço para pequenos produtores na 52ª Exposul
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:004º ENCONTRO DE COOPERATIVAS NORTOX
-
Mato Grosso04/08/2026 - 19:53Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
-
Mato Grosso04/08/2026 - 18:14Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Política MT06/08/2026 - 12:09Vereador de Rondonópolis, Ibrahim Zaher é confirmado como primeiro suplente de Janaina Riva ao Senado
-
Rondonópolis06/08/2026 - 12:01Exposul e Dia dos Pais criam cenário favorável para o varejo local
-
Política MT06/08/2026 - 13:33Coletiva: Pedro Taques apresenta documentos e cronologia sobre acordo milionário entre MT e Oi S.A.
-
Rondonópolis06/08/2026 - 14:46Abertura do Rodeio testou os peões no limite, e Natanzinho Lima e Mariana Fagundes brilharam pela madrugada








