Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Escolas ficam abertas nas férias e pais ainda podem garantir matrícula para 2026

Publicado

Pais e responsáveis que ainda não garantiram vaga para os filhos na rede estadual de ensino podem procurar diretamente as secretarias das escolas mesmo durante o período de férias. A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) reforça que o atendimento continua ativo para assegurar que nenhum estudante fique fora da sala de aula em 2026.

Desde sexta-feira (19.12), está aberto o período de confirmação da Matrícula Web, etapa obrigatória para quem realizou o procedimento online. O prazo vai até 9 de janeiro, e a validação deve ser feita presencialmente na unidade escolar escolhida, com a entrega da documentação exigida.

Entre os documentos solicitados estão certidão de nascimento ou documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar, carteira de vacinação e atualização dos dados de contato do estudante.

Para as famílias que não conseguiram fazer a matrícula pela internet, a Seduc orienta que os pais ou responsáveis procurem diretamente a escola mais próxima ou as Diretorias Regionais e Metropolitana de Educação (DREs e DME), que podem indicar unidades com vagas disponíveis.

Atualmente, a rede estadual ainda conta com 25.406 vagas abertas para o ano letivo de 2026. Das 45.500 vagas ofertadas inicialmente na Matrícula Web, 15.773 já foram preenchidas, o que corresponde a cerca de 35% do total.

Segundo o coordenador de Gestão da Rede da Seduc, Davi Menezes, além da confirmação da matrícula, as escolas também realizam a atualização cadastral dos alunos junto às famílias. O processo ocorre em dois períodos: de 5 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026 e de 3 de agosto a 30 de setembro de 2026.

Veja Mais:  Secel inicia projeto de capacitação itinerante de artistas e empreendedores de Mato Grosso

Caso não haja vaga na escola desejada, a orientação é buscar apoio das DREs ou da DME para encontrar outra unidade com disponibilidade.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o sistema de Matrícula Web funcionou de forma eficiente e segura. “Para quem ainda não conseguiu vaga, as escolas da rede estadual continuam de portas abertas, inclusive durante as férias. Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança ou jovem fique fora da escola”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Rede Estadual terá Laboratório de Letramentos para fortalecer alfabetização nos Anos Finais

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) vai ampliar, em 2026, as ações do Plano Estadual de Recomposição da Aprendizagem e inicia ainda neste ano a implantação do Laboratório de Letramento Linguístico e Matemático (Lablet). A iniciativa deve alcançar 135 escolas da rede estadual ao longo do ano.

O projeto tem como objetivo reduzir a defasagem educacional, assegurar o direito à alfabetização, elevar os indicadores de aprendizagem e promover equidade e permanência escolar, conforme diretrizes da Secretaria de Estado de Educação.

Voltado a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o LabLet funciona como um espaço pedagógico transitório para alfabetização e fortalecimento do letramento em Língua Portuguesa e Matemática.

As atividades são desenvolvidas em espaço pedagógico específico, que estimulam o uso de metodologias ativas, recursos concretos e tecnologias educacionais, favorecendo uma aprendizagem mais significativa.

De acordo com a Secretaria de Educação, o funcionamento do Laboratório é fundamentado em evidências científicas sobre os processos de aprendizagem, com destaque para a aplicação de diferentes metodologias, adaptado à faixa etária dos estudantes.

A seleção dos alunos vai ocorrer a partir de avaliações diagnósticas, que consideram resultados de avaliações internas e externas da rede, níveis de proficiência e observações pedagógicas feitas pelo professor regente.

Com base nesse diagnóstico, reforça a pasta, os estudantes serão organizados por níveis de aprendizagem, permitindo intervenções pedagógicas mais precisas e eficazes.

Veja Mais:  Ação rápida da Polícia Civil garante bloqueio e devolução de dinheiro furtado de vítima

O trabalho desenvolvido no LabLet complementa a trajetória formativa dos estudantes, abrangendo desde a consciência fonológica e o domínio do sistema de escrita alfabética até a leitura orientada de palavras, frases e textos curtos, a produção escrita progressiva e a consolidação das operações matemáticas básicas.

A iniciativa está alinhada as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Currículo de Referência de Mato Grosso e do Plano Estadual de Recomposição da Aprendizagem.

“Com o Laboratório de Letramentos, estamos dando um passo decisivo para garantir que nenhum estudante fique para trás. O LabLet foi pensado para enfrentar, de forma direta e baseada em evidências científicas, as defasagens acumuladas na aprendizagem”, afirma o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Ele destaca que o projeto fortalece a recomposição da aprendizagem ao oferecer intervenções pedagógicas mais precisas, com metodologias ativas, acompanhamento contínuo e foco nas reais necessidades dos estudantes.

“É uma política pública estruturante, que promove equidade, permanência escolar e melhora os indicadores da rede estadual, reafirmando o compromisso da Seduc com uma educação pública de qualidade”, completa Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros socorre jovem de 25 anos que ficou ferido após explosão de fossa séptica

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta terça-feira (13.1), um jovem de 25 anos que ficou gravemente ferido após a explosão de uma fossa séptica, em uma residência localizada na Rua Pessegueiros, no bairro Jardim Aurora, em Sorriso (397 km de Cuiabá).

A equipe do 5º Batalhão Bombeiro Militar (5º BBM) prontamente se deslocou até o local, e ao chegar, constatou que a vítima encontrava-se caída ao solo, consciente e comunicativa, apresentando diversas escoriações e ferimentos pelo corpo, além de fraturas na perna.

O homem relatou que realizava manutenções básicas em sua residência e que a fossa havia sido esvaziada no período da manhã. Posteriormente, ele foi realizar a instalação de um cano no suspiro da fossa e, para facilitar a colocação, aqueceu o cano com fogo. No momento da instalação, ocorreu uma explosão em decorrência dos gases acumulados no interior da fossa.

Ainda segundo a vítima, em virtude da explosão, ele foi arremessado para cima e, com o impacto da queda, permaneceu desacordado por alguns instantes, recobrando a consciência após ser chamado por seu sogro.

Os bombeiros militares realizaram os procedimentos de Atendimento Pré-Hospitalar, incluindo imobilização das fraturas, curativos, e administração de medicação, conforme orientação médica. Em seguida, o jovem foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorriso para atendimento especializado.

Fonte: Governo MT – MT

Veja Mais:  Ação rápida da Polícia Civil garante bloqueio e devolução de dinheiro furtado de vítima

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Escola de Governo de MT abre inscrições para oficina sobre inclusão e acessibilidade na Comunicação Pública

Publicado

A Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), realizará uma capacitação para servidores que atuam na Comunicação Pública do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. São ofertadas 40 vagas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de janeiro, lembrando que no caso de preenchimentos dessas vagas, o período de inscrição será encerrado. Faça aqui a sua inscrição.

A capacitação será realizada no dia 30 de janeiro, das 14h às 18h, com carga horária de 4 horas, presencialmente na sede da Escola de Governo, no Complexo Seplag.

O público-alvo são jornalistas, publicitários, profissionais de relações públicas, designers institucionais, profissionais de Tecnologia da Informação (TI), cerimonialistas, estagiários, além de servidores e servidoras que atuam diretamente na Comunicação Pública do Estado.

A formação, ministrada pela professora Giselly Gomes e pelo jornalista Antônio Inácio, englobará atividades dinâmicas, conceitos fundamentais de acessibilidade e inclusão, legislação, princípios e boas práticas de comunicação na administração pública.

“Não existe inclusão sem acessibilidade. Quando pensamos em comunicação pública, precisamos garantir que as pessoas consigam acessar, compreender e se reconhecer nos conteúdos que produzimos”, destacou a servidora pública, ressaltando que acessibilidade e inclusão são conceitos distintos, complementares e que devem caminhar lado a lado no compromisso do Estado com a sociedade.

Com isso, busca-se dar condições para que esses participantes, enquanto servidores, colaborem para mitigar ou eliminar barreiras que dificultam o acesso da população às informações e aos serviços governamentais.

Veja Mais:  Inscrições para a 22ª Corrida "Homens do Mato" encerram no domingo (23)

Já o jornalista acrescentou que a oficina tem como perspectiva a elaboração de uma proposta de curso para o aprofundamento sobre o tema. “Os currículos acadêmicos dos cursos de Comunicação geralmente não contam com disciplinas que tratam dessa temática, produzindo lacunas que impactam na atuação profissional. Então, o que procuraremos fazer durante esse segundo momento também visa preencher essa lacuna”, prospectou o servidor.

Período de inscrição: 13 a 21 de janeiro (online)

Link para inscrição

Mais informações: [email protected]

Data da oficina: 30 de janeiro

Onde: Escola de Governo de MT (presencialmente), Complexo Seplag-MT

Endereço: Rua C, Centro Político Administrativo, Bloco III, CEP: 78049-005, Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana