Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Sobre Dislexia

Publicado

Já estão abertas as inscrições para o IV Simpósio Sobre Dislexia – Um Desafio para a Educação – Desafio, Neurociência, Educação e Qualificação” que será realizado nos dias 23 e 24 de maio no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros localizado na sede da Assembleia Legislativa em Cuiabá.

Os interessados poderão efetuar suas inscrições até o dia 20 de maio exclusivamente pelo link https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/

O evento não tem fins lucrativos. Por isso, para garantir a entrada será cobrado apenas 2 litros de leite que serão destinados ao Hospital do Câncer e creches municipais.

A discussão a respeito da dislexia é patrocinada por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Com militância na educação e professor por décadas em instituições de ensino, o parlamentar afirma que o debate a respeito da dislexia é necessário para garantir a inserção social de crianças, adolescentes e até adultos que apresentem sintomas da doença. “A exemplo do autismo que também patrocinei a discussão, o conhecimento a respeito dos dislexos é necessária para evitar qualquer discriminação. Uma sociedade mais humana exige conhecimento para pôr fim as discriminações”, afirma.

No primeiro dia do evento o tema central será “O Cérebro e a Dislexia”.

Haverá ainda a palestra da médica Newra Rotta com o tema Neurologia Infantil.

A profissional se dedica aos estudos de saúde materno infantil atuando principalmente nos temas de Transtorno do Aprendizado, Exame Neurológico Evolutivo e Criança.

Veja Mais:  Botelho pede agilidade na perfuração de poços artesianos nas comunidades

Newra Rotta é autora dos livros Transtornos da Aprendizagem, Rotinas em Neuropediatria, Neurologia e Aprendizagem – Abordagem Multidisciplinar e mais recentemente Plasticidade Cerebral e Abordagem.

A presidente da Associação Brasileira de Dislexia, Maria Angela Nogueira Nico, também autora do livro Facilitando a Alfabetização, vai compor a mesa redonda juntamente com o promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Miguel Slhessarenko.

No dia 24 de maio o tema central será “Estilos de Aprendizagem” e “Dislexia na Vida Adulta”. Haverá o depoimento do publicitário e fundador do DislexClub, Felipe Ponce, “o Pippo”, para abordar o tema “Uma História de Sucesso”.

Também marcam presença os conferencistas Lucas Emanuel Ramos Pereira, fonoaudiólogo e mestre em Educação pela Universidade de Ouro Preto (SP) e com a psicóloga Inez Ocanaã de Luca, mestre em Psicologia, pós graduada em Aprendizagem e membro da Equipe Multidisciplinar da ABD (Associação Brasileira de Dislexia e do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem).

Os últimos 20 minutos do evento compreendidos no período das 21h40 às 22h serão dedicadas aos questionamentos da platéia. O evento se encerra às 22h com moção de aplausos e encerramento.

O evento tem o apoio da concessionária Energisa, Unimed Cuiabá, Laboratório Carlos Chagas, cooperativa de crédito Sicoob e Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia.

Oficinas

O IV Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso vai contar em 2019 com a novidade de oficinas práticas. Trata-se de cursos de curta duração com a entrega de certificados comprovando a carga horária.

Veja Mais:  Deputados cobram melhor desempenho do Estado na saúde

Nos dias 23 e 24 de maio das 9h às 12h haverá as oficinas com os temas “Sinais, indicativos, escolares e emocionais para Dislexia, Discalculia e Disgrafia e “Estratégia para alunos com problemas de  aprendizagem”.

No período das 15h às 18h será disponibilizada as oficinas “Psicomotricidade e Dislexia” e “Intervenção Pedagógica na leitura e escrita por meio de atividades práticas e jogo de regras”.

Os oficineiros serão os doutores e mestres Rauni Alves, Priscila Biaggi Alves de Alencar, Mariana Coelho Carvalho Fernandes e Maria Aparecida Lacerda Novak.

Sobre a dislexia e seus sintomas

A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação especial.

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).

Veja Mais:  CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal recebeu o secretário Rogério Gallo

Possíveis sintomas de dislexia

Alguns sinais na Pré-escola

Dispersão;

Fraco desenvolvimento da atenção;

Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem

Dificuldade de aprender rimas e canções;

Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

Dificuldade com quebra-cabeças;

Falta de interesse por livros impressos.

Alguns sinais na Idade Escolar

Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;

Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

Desatenção e dispersão;

Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);

Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;

Confusão para nomear entre esquerda e direita;

Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;

Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;

Comentários Facebook

Política MT

Ibrahim Zaher defende Thiago Silva como nome mais preparado para Prefeitura

Publicado

O ex-presidente da Câmara de Rondonópolis e empresário Ibrahim Zaher retorna para a política no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na busca de garantir uma vaga na Câmara Municipal de Rondonópolis, onde teve a oportunidade de fazer parte do cenário político, entre 2012 a 2016. Ele demonstrou confiança na escolha do partido e, ainda mais, por caminhar em conjunto com o deputado estadual Thiago Silva que almeja comandar a gestão do Paço Municipal.

“Thiago Silva tem uma grande trajetória na política, foi vereador, está no segundo mandato de deputado, e é economista com especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades. Eu fico tranquilo em ter escolhido o MDB e é um pré-candidato que está realmente preparado para fazer uma grande gestão em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Qualquer bairro que você for, ele tem serviço prestado. Deve ser por isso que está bem nas pesquisas. É uma pessoa do bem e uma energia boa e vai continuar contribuindo muito para Rondonópolis”, declarou o ex-presidente da Câmara de Vereadores.

Ibrahim criticou grupos radicais que tentam desconstruir a imagem de políticos que têm resultados garantidos para Rondonópolis, sendo que os ataques não têm como interferir no serviço prestado por quem realmente trabalhou e representa bem a sociedade. ”, disse.

Em relação ao Thiago Silva, ele frisou a capacidade que há no deputado em liderar, principalmente por ter um mandato propositivo, participativo e com transparência junto da sociedade. “Notamos que ele realmente quer fazer muito pela nossa cidade, caso seja eleito no próximo ano. Ele já fez muito por Rondonópolis e sentimos que quer construir um plano de governo com ações que visam garantir verdadeiramente o bem-estar e a qualidade de vida que o cidadão rondonopolitano merece”, concluiu.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Comissão de Saúde visitará Hospital e Maternidade Santa Helena em Cuiabá nesta quarta-feira
Continue lendo

Política MT

Cláudio Ferreira diz que diminuição de investimento e má gestão provocam caos na saúde

Publicado

Pré-candidato, o deputado cita o descaso com a atenção básica

Foto- Assessoria

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PL, Cláudio Ferreira, afirmou nesta quinta-feira (17) que a diminuição de investimento na atenção básica e a falta de boa gestão têm sido os principais motivos do caos da saúde em Rondonópolis. Para o parlamentar, o Executivo Municipal tem sido ineficiente.

“Nós podemos constatar que a gestão foi muito ineficiente na hora de tratar a saúde pública, especialmente na atenção básica. Por exemplo, em 2017, a gestão atual investia cerca de R$ 90 milhões na atenção básica, já no ano de 2022, investiu um pouco mais de R$60 milhões. Ou seja, houve uma diminuição de 30 milhões”, disse Cláudio Paisagista, como é conhecido.

Para o pré-candidato, investir na saúde deve ser uma prioridade. “Quando você deixa de investir na atenção básica, a tendência é que os problemas de saúde se agravem e vão para a média e alta complexidade, prejudicando muito a gestão, no sentido de requerer mais investimento e, sem contar, que prejudica mais os cidadãos, levando as pessoas a sofrerem mais”, declarou.

Cláudio Ferreira reforçou ainda que seu compromisso é apresentar um projeto que garanta qualidade nos serviços para a população de Rondonópolis, possibilitando também o aumento na qualidade de vida dos cidadãos.

“Nosso projeto é investir em saúde básica, pois uma gestão eficaz pensa não só em resolver problemas, mas também trabalha para evitar que eles ocorram. Quando as pessoas têm acesso a um tratamento de saúde primária digno, podemos também garantir uma qualidade de vida melhor a elas. A gestão municipal precisa assegurar investimentos e bom atendimento nas unidades de saúde”, afirmou o pré-candidato.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Deputados cobram melhor desempenho do Estado na saúde
Continue lendo

Política MT

ALMT homenageia dirigentes e associados ao Lions Clube do Distrito LB-4

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta sexta-feira (17), sessão especial, requerida pelo deputado Dilmar Dal Bosco (União), para entrega de títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos a 115 dirigentes e associados ao Lions Clube do Distrito LB-4 de Mato Grosso.

O deputado Dilmar Dal Bosco destacou o trabalho voluntário que os associados ao Lions Clube do Distrito LB-4 realizam em prol dos mais necessitados. “Faço essa homenagem a homens e mulheres que atuam nas mais diversas formas de auxílio ao próximo. Conheço o trabalho dessa instituição, pois já estive à frente das ações junto com minha esposa. Em Mato Grosso, o Lions está presente em diversos municípios, trabalhando em prol dos mais carentes, fazendo muitas vezes o papel do governo do estado, prefeituras municipais, câmaras e do Congresso Nacional”, enfatizou o parlamentar.

O governador do Distrito LB-4, Márcio Batista Sales, disse que é uma honra receber da Assembleia Legislativa essa homenagem. “Hoje estamos aqui com nossos presidentes de clubes, membros do gabinete do Distrito, que são os assessores e que atuam na missão de coordenar os nossos Lions de Grosso, em cinco grandes causas globais”.

“Nós trabalhamos com ações voltadas ao meio ambiente, arrecadação do lixo eletrônico, o qual toda a arrecadação é destinada ao Hospital de Câncer de Cuiabá, doações de cestas básicas, no combate ao diabetes, câncer infantil e no nosso carro-chefe, que é o Lions da Visão. Aproveito para destacar que já conseguimos arrecadar, somente no município de Sinop, 300 toneladas de alimentos que serão destinados aos desabrigados das enchentes do Rio Grande do Sul”, finalizou Márcio.

Veja Mais:  Comissão Mista da AL distribui balanços das empresas para análise

O maior hospital filantrópico de oftalmologia da América Latina – Instituto Lions da Visão, em Cuiabá, representado pelo presidente Instituto, Whady Lacerda, recebeu Moção de Aplausos.

“Hoje temos 56 clubes em Mato Grosso, cerca de 1.500 companheiros que trabalham dia e noite para o bem-estar, principalmente dos mais necessitados. O Instituto Lions continua trabalhando fortemente na baixada cuiabana. São 300 pessoas atendidas e 70 cirurgias por dia. Receber essa homenagem da Assembleia Legislativa, pelos serviços prestados, me dá uma enorme satisfação e mostra o respeito do deputado Dilmar Dal Bosco aos nossos dirigentes e aos leoninos”, destacou.

Daniely Rodrigues é presidente do Distrito LEO LB-4. A líder do grupo de jovens leoninos conta que a motivação para realizar as ações há 8 anos é o trabalho em grupo. “Eu tenho 30 anos, sou muito feliz em pertencer ao LEO Clube que me proporciona crescimento individual, espiritual e de liderança. Eu estar auxiliando o próximo agrega coisas boas como amizade, companheirismo. Agradeço ao deputado Dilmar por essa homenagem”, disse.

O Lions Club International – É considerado a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. Atualmente, há mais de seis mil unidades do Lions Club espalhadas por 206 países. No Brasil, a instituição está subdividida em quatro distritos e conta com cerca de 40 mil associados. Em Mato Grosso, há 56 clubes Lions em 40 municípios, e aproximadamente 1,5 mil associados.

Veja Mais:  Botelho pede agilidade na perfuração de poços artesianos nas comunidades

Título de Cidadão Mato-grossense

Aparecida Fabiana Rodrigues de Oliveira

Fernanda Alcântara de Pádua

Eliane Isabel Tubin

Marcos Gallo

Valdeir Vital de Oliveira

Moções de Aplausos

Abílio Camilo Fernandes Neto

Adler Zanrosso

Adhemar de Brito Figueira Peres

Alex Abadia da Silva

Alex Sandro Monarin

Alfredo Murara Garcia

Allan Bortolini

Ana Paula De Carvalho

Ana Paula Marques Schulz

André Gutierrez

Andressa Cecília da Silva

Antônia Vanderleia Costa Nunes

Antônio Schommer

Carlinhos Antônio Brighenti

Carlos Alberto Scherer Santos

Cássia Cristina De Assis Pacheco

Celi Silva

Célio Pereira

Celso Paulo Filho

Cíntia Godrim De Oliveira

Clarice Moreira

Cláudia Celina Da Silva

Cláudio Marrafão

Clayton Ferreira

Cleidiane Santos de Oliveira

Cleyton Porfírio Gonçalves

Clóvis Cristiano Campos

Daline Batista de Quadros

Danielly da Silva Souza

Daniely Rodrigues

Denis da Silva Souza

Eliane Tubin

Ely Rodrigues

Elizabeth Martins De Souza

Eraldo Da Silva Ferreira

Ernani Uemura Barbosa

Eugênio Krominski

Evanir Tormes

Fabíola Tormes Homsi

Francileide Fontinelle Passos

Gislaine Rodrigues

Giselle Sodeiro

Gleiciane Aparecida de Souza Martins Alves

Henrique Prado

Ivone Rodrigues de Souza

Ideraldo Pires da Costa

Jaime de Souza

Jamil Sortica de Souza

Janaína dos Santos

Jane De Fátima Kawaguchi De Sales

João Camargo

João da Silva Medeiros

João Cândido Neto

João Carlos Ribeiro Da Silva

Veja Mais:  Paulo Araújo solicita melhorias para as cidades de Comodoro e Barra do Bugres

João Gilberto Nunes Dos Santos

Joao Vitor da Cruz Andrade

Joenir Costa Magalhães Ferreira

José Henrique De Farias

Jhosep Kenso Cunha Martins

Karoline Rodrigues Coelho

Kauane Aparecida Ribeiro

Laércio Serenine

Larissa Pereira

Leandro Ferreira da Cruz

Leoneth Piotto

Leodocir Anholeto

Lourdes Saionara Rocha

Lucas Carvalho De Freitas

Lucas Raul Fernandes

Lúcia Coura

Luciene Silva

Luiz Carlos Fraiberg

Luiz Carlos Varella De Oliveira

Luiz Marcos Cândido

Marcelo De Oliveira Miranda

Márcio Silva

Marco Espíndola

Marcos Augusto Vargas

Marcos Antônio Pegaiani

Maria Aparecida Vaz Andrade

Maria da Paz da Silva

Maria Rosilene Mestre Medeiros

Maria Raimunda Alencar Pereira

Mariana Beatriz Vitalino Souza

Marlene Júlia Scarpat

Matilde Damian

Micheline Oliveira

Nadla Silva Lima

Naiara Patrícia Paes Da Rosa

Nevi Sturner

Nilcinéia Moreira

Odilon Filho

Osmar Arcanjo Júnior

Pamela Cristiny da Silva Rosa

Regiely Cruz

Regina Branco

Regina Marques Garcia Belloni

Renata Silva Faria

Rodolpho Dias

Rogis Silva

Sandro Dan

Silvanei Correia Cavalheiro

Simon Pedro Guaragni

Sirlei da Silva Anholeto

Sonia Maria Basei

Stefanny de Almeida Santiago

Telma Regina Murilho Leal

Thiago Silva Lima

Vanessa de Souza

Viviane Garcez Laurindo

Waldemar Twardowski

Walmi Rodrigues

Whady Lacerda

Wenerson Souza

Wilson Pereira De Góes

Zildete Linhares do Prado Zorzo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana