Mato Grosso
Evento da Seduc destaca protagonismo de alunos e professores voltado à preservação ambiental e sustentabilidade

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, na manhã desta quarta-feira (11.6), o evento ‘Educação Ambiental e Sustentabilidade: Práticas e Resultados na Rede Estadual de Ensino”, encerrando atividades iniciadas durante a Semana Nacional do Meio Ambiente (1º a 5 de junho). O objetivo foi dar visibilidade às ações ambientais realizadas nas escolas da rede estadual.
A iniciativa também destacou o protagonismo de diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes que vem desenvolvendo práticas transformadoras, conectadas à realidade dos territórios e voltadas à preservação ambiental e à cidadania sustentável.
Além de valorizar essas experiências, o evento trouxe parcerias institucionais que contribuem de forma estratégica com os projetos de educação ambiental da rede pública. Entre elas o projeto Global Goals Educa, Sentinelas do Amanhã – do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, e ações conjuntas com as secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Planejamento e Gestão (Seplag-MT).
A secretária adjunta Executiva da Seduc, Flávia Emanuelle, que representou o secretário de Educação Alan Porto, avaliou que a educação ambiental ensinada em sala de aula reflete nas famílias dos estudantes e vai além, se multiplicando na sociedade como um todo.
“Quando olho e vejo esse auditório lotado de educadores, gestores, alunos e parceiros, me sinto realizada porque estamos fazendo parte de um capítulo importante nesta virada de página por um ambiente mais sustentável”, completou ela.
Flavia evidenciou que um trabalho como esse não se faz sozinho. “Quando reunimos todas essas pessoas em uma convergência de ações, se torna possível trabalhar a questão ambiental de forma diferenciada. Assim, vivenciamos todo esse protagonismo que vemos hoje”.
A secretária Executiva fez questão de reafirmar e divulgar as parcerias institucionais que, segundo ela, colaboram com as políticas do Programa EducAção 10 anos. “Elas contribuem com formação, ações de campo, materiais educativos, apoio técnico e articulação institucional, ampliando o alcance e a efetividade das iniciativas promovidas pela rede estadual”.
O presidente da Áster, Luiz Piccinin, foi um dos parceiros que prestigiou o evento a convite da Seduc. Ele destacou que educação ambiental e sustentabilidade se constroem com informação qualificada. E que, por isso, é preciso desmistificar boatos e evidenciar fatos, sobretudo entre a comunidade escolar.
Ele falou sobre o Projeto Global Goals Educa – Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, uma Perspectiva Nacional e Global, que tem como objetivo capacitar professores para integrar os ODS ao ensino. Se baseia em diretrizes globais, como a Agenda 2030 da ONU, e em políticas nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional de Educação (PNE).
“Esse é um dos fortes objetivos do Projeto Global Goals Educa, concebido pela NTICS e patrocinado pela Áster. A formação gratuita voltada à sustentabilidade já conta com a adesão de mais de 23 mil educadores brasileiros”, contou Piccinin, ao público que lotou o auditório da Seduc.
Na mesma linha da sustentabilidade envolvendo a rede pública de ensino, o coronel Flávio Glêdson Bezerra, comandante geral do Corpo de Bombeiros, apresentou o Programa Sentinelas do Amanhã: protegendo o presente, garantindo o futuro.
De acordo com ele, a intenção é engajar crianças e adolescentes em ações de prevenção e segurança, especialmente no contexto da estação seca e risco de incêndios florestais.
“Tenho certeza de que o sucesso de qualquer programa passa pela educação. O tema da educação ambiental, por exemplo, é transversal e faz parte do currículo escolar de alguma forma”, destacou Flávio Glêdson.
O evento também contou com apresentação de boas práticas pela professora da educação básica, Andréia Cristina da Motta; formações continuadas de professores pelo projeto Global Goals Educa e pela NCTIS Projetos; curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática: Uma contribuição para a Educação Básica Brasileira, ministrado por Giselly Rodrigues das Neves Silva Gomes, da Escola de Governo (Seplag).
Nas apresentações de projetos os destaques foram para as escolas estaduais José Mendes Martins, Adalgisa de Barros, Mariana Luiza Moreira e Clênia Rosalina, ambas com trabalhos voltados à produção de hortaliças e plantas medicinais.
Os alunos da Escola Djalma Ferreira Mendes mostraram um projeto sobre diferentes fontes de energia e os da Escola Dante Martins de Oliveira abordaram o plantio de árvores. Também tiveram mostras das escolas José Leite de Moraes, Professora Maria da Cunha e a unidade Cívico-Militar Irene Gomes de Campos, que também desenvolvem projetos sustentáveis, entre outros.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Crimes contra a vida apresentam queda de até 87% em 10 anos em Mato Grosso

Os crimes contra a vida apresentaram uma redução significativa nos primeiros seis meses deste ano, na comparação com o mesmo período dos últimos dez anos, segundo análise da série histórica semestral realizada pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Segundo o levantamento dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o número de homicídios dolosos caiu 41% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2015, passando de 557 para 327 ocorrências. Quando comparado com o primeiro semestre de 2019, a redução foi de 393 para 327 casos, uma queda de cerca de 17%.
Os registros de latrocínio (roubo seguido de morte) também caíram na série histórica. Houve redução de 79%, com 24 ocorrências no primeiro semestre de 2015, contra cinco no mesmo período deste ano. Já em relação a 2019, o número passou de 29 para cinco registros, o que representa uma queda de 83%.
A lesão corporal seguida de morte apresentou queda percentual de 87%. Foram 15 casos registrados nos seis primeiros meses de 2015, contra apenas dois em 2025. Em comparação ao mesmo período de 2019, quando foram registrados sete casos, a redução foi de 60%.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, avalia que a redução dos indicadores criminais é resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e do trabalho permanente das forças de segurança no enfrentamento às facções criminosas, como parte do programa Tolerância Zero.
“Os indicadores de crimes violentos demonstram que as forças de segurança, graças aos investimentos feitos pela gestão do governador Mauro Mendes, têm atuado de forma permanente no combate às facções criminosas, por meio de ações ostensivas e repressivas da Polícia Militar, além de investigações qualificadas da Polícia Civil. Não podemos esquecer que o Brasil enfrenta um grave problema relacionado aos homicídios gerados por conflitos entre facções criminosas. Mesmo diante desse cenário nacional, Mato Grosso apresenta queda nos índices de crimes violentos com a política de Tolerância Zero às facções criminosas”, afirmou.
Já a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, reforçou que a instituição tem desarticulado os grupos criminosos por meio de investigações.
“A diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais em Mato Grosso é resultado do trabalho diuturno das forças de segurança. A Polícia Civil tem desempenhado um papel fundamental, agindo de forma técnica, com investigações de repressão qualificada e no efetivo combate à criminalidade organizada de maneira responsável. Essa evolução reforça o compromisso da Polícia Civil em construir uma sociedade segura, justa e solidária, no propósito de promover a paz e a segurança em nosso estado”, destacou.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Sema leva para mutirão alternativas corretivas para garantir solução de processos judiciais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participa da 2ª edição do Mutirão de Conciliação Ambiental em segunda instância com a missão de apresentar nas conciliações alternativas corretivas para demandas já judicializadas. O mutirão, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, começou nesta segunda-feira (7.7), em Cuiabá e se estenderá até quarta-feira (9). Ao todo, serão 148 audiências autocompositivas.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que a conciliação em segunda instância é uma inovação na estratégia de pacificar conflitos judicializados. Ressaltou que a autocomposição é uma iniciativa que traz soluções criativas e diferenciadas, garantindo agilidade na implementação das medidas corretivas na área ambiental.
“Entendo que pacificar os conflitos, aplicando alternativa de solução mais rápida irá promover resultados mais eficientes para o meio ambiente, em processos que tramitam há vários anos, sem conclusão”, afirmou a secretária.
O desembargador Sebastião de Arruda Almeida, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Segundo Grau, enfatizou que o Código do Processo Civil recomenda o estímulo à conciliação em qualquer fase do processo.
Segundo ele, na primeira edição do mutirão em segunda instância foi registrada uma média de 40% de acordos. “A partir desse resultado, realizamos as avaliações necessárias para identificarmos as deficiências e verificarmos como poderíamos avançar. Nesta edição, além das ações ambientais, estamos também com ações civis públicas envolvendo o meio ambiente”, explicou.
De acordo com o coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, a maioria dos processos submetidos ao mutirão refere-se a questões de desmatamento ilegal.
“O maior problema que nós temos em segundo grau são os processos envolvendo desmatamentos, que coincidentemente, são aqueles responsáveis pela maior emissão de gases de efeito estufa e que repercutem com relação às mudanças climáticas. Se nós conseguirmos que as pessoas recuperem as áreas desmatadas, nós podemos contribuir para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas”, afirmou.
Também participaram da solenidade de abertura da 2ª edição do Mutirão de Conciliação Ambiental em segunda instância, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Cristiane Padim; o procurador de Justiça da Especializada em Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, Hélio Fredolino Faust; o subprocurador-geral de Defesa do Meio Ambiente em MT, Davi Maia Castelo Branco Ferreira, entre outras autoridades.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros socorre duas vítimas de acidente entre moto e caminhonete

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na manhã desta segunda-feira (7.7), duas vítimas de um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete no município de Confresa (a 1.048 km de Cuiabá).
A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) encontrou, ao chegar ao local, duas vítimas caídas no solo, ambas sem capacete e com ferimentos.
A mulher, de 49 anos, estava deitada sobre o lado esquerdo do corpo, consciente, com escoriações no rosto, ferimento na cabeça, dor na parte inferior do abdômen e na perna esquerda.
Já o homem, de 53 anos, também consciente, relatava dores na região das costelas do lado esquerdo, no cotovelo esquerdo e na coluna. Ambos apresentavam sonolência e dificuldade para respirar.
Após os primeiros-socorros no local, os dois feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal Coração de Jesus. O condutor da caminhonete, um homem de 33 anos, não precisou de atendimento.
Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes30/06/2025 - 19:00
Fluminense vence Internazionale por 2 a 0 e garante vaga nas quartas da Copa do Mundo de Clubes
-
Esportes02/07/2025 - 00:30
Borussia Dortmund vence Monterrey e confirma clássico contra o Real Madrid no Mundial
-
Esportes01/07/2025 - 15:39
Rondonópolis recebe a 9ª etapa do Campeonato Brasileiro de Futevôlei em julho
-
Esportes01/07/2025 - 01:30
Al-Hilal vence Manchester City por 4 a 3 e enfrentará Fluminense no Mundial de Clubes
-
Esportes01/07/2025 - 19:30
Real Madrid vence Juventus e garante vaga nas quartas do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis01/07/2025 - 17:30
Com chegada do frio, Assistência Social reforça doação de cobertores
-
Rondonópolis01/07/2025 - 20:30
Prefeitura de Rondonópolis manifesta pesar pelo falecimento de servidor
-
Policial30/06/2025 - 17:30
Polícias Civil e Militar prendem foragido por estupro e roubo em ação conjunta em Nova Xavantina