Política MT
Fabinho propõe leis que garantem moradia, dignidade e valorização aos garis

O deputado estadual Fabio Tardin aproveitou a data do “Dia do Gari”, celebrado em 16 de maio, para homenagear a categoria e destacar projetos de lei voltados à valorização e à melhoria das condições de trabalho dos profissionais da limpeza urbana em Mato Grosso.
Antes de ingressar na vida pública, Fabinho atuou como gari e jardineiro em Várzea Grande. Emocionado, relembrou sua trajetória pessoal. “É uma categoria que só recebe atenção quando entra em greve. Falo com conhecimento de causa, pois já estive nesse lugar e senti na pele o preconceito. Só percebemos a importância desses trabalhadores quando algo não funciona”, declarou.
O parlamentar ressaltou que seu compromisso com os garis vai além dos discursos e se reflete em propostas concretas. Ele é autor de diversos projetos que buscam assegurar dignidade, reconhecimento e melhores condições de trabalho para garis e catadores de materiais recicláveis.
Entre as iniciativas apresentadas, destaca-se o Projeto de Lei nº 179/2025, que garante prioridade a garis e catadores no acesso ao programa Ser Família Habitação, facilitando o sonho da casa própria para quem dedica a vida à limpeza e à conservação das cidades.
Já o PL nº 1068/2024 propõe instituir o Dia do Gari como feriado estadual, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a coleta adequada de resíduos e valorizar os profissionais que mantêm o ambiente urbano limpo e saudável.
Outro projeto relevante é o PL nº 1069/2024, que prevê a instalação de pontos de apoio com banheiros, chuveiros, água potável e espaços de descanso em todo o estado, promovendo mais conforto e dignidade durante a jornada de trabalho.
Fabinho também é autor da Lei nº 12.219/2023, que fortalece as cooperativas de catadores e profissionais autônomos por meio da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), capacitação, infraestrutura e acesso ao crédito.
“Quando o caminhão de coleta não passa ou o pagamento atrasa e o gari entra em greve, a população logo sente os impactos: lixeiras cheias, mau cheiro. Mas o trabalho desses profissionais vai muito além das situações de crise. Eles são indispensáveis todos os dias”, afirmou o deputado.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
“Pivetta tem conceito de bom administrador e provou isso”, diz Mendes

Ex-governador Mauro Mendes junto do vice Otaviano Pivetta e do secretário Alan Porto Crédito – Lucas Rodrigues/Secom
Política MT
Convenção do MDB apresenta pré-candidatura de Léo Bortolin na próxima semana em Primavera do Leste

Foto- Assessoria
Conhecido como Léo Bortolin, ele foi vereador e prefeito de Primavera do Leste por dois mandatos, entre 2017 e 2024. Também presidiu, até março deste ano, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), período em que ampliou sua atuação política e o contato com gestores e lideranças de diferentes regiões do estado.
AGENDA
O quê: Convenção Municipal do MDB e apresentação da pré-candidatura de Leonardo Bortolin a Deputado Estadual;
Presença confirmada: Presidente estadual do MDB-MT, Janaina Riva;
Quando: quinta-feira, 23 de julho, a partir das 17h;
Onde: Chácara Vitória – Avenida dos Trabalhadores, nº 1840, Primavera do Leste – MT;
Programação: Concentração a partir das 17h | Solenidade oficial e início das atividades às 18h.
Política MT
Republicanos de MT marca convenção para o dia 4 de agosto em Cuiabá
-
Esportes12/07/2026 - 21:38Cuiabá empata com o São Bernardo fora de casa pela Série B
-
Rondonópolis14/07/2026 - 13:03Corrida Flamboyan Esportes 2026 promete agitar Rondonópolis em agosto
-
Rondonópolis14/07/2026 - 13:58Faltam 20 dias para a 52ª Exposul e contagem regressiva começa; abertura terá apresentação de Primos do Agro
-
Nacional14/07/2026 - 12:51Tão importante quanto as preliminares, o carinho pós sexo importa: 8 em cada 10 pessoas valorizam o contato depois da transa
-
Política MT14/07/2026 - 13:12Pivetta afirma “pular para dentro e resolver” falta de água em VG
-
Rondonópolis15/07/2026 - 12:40Torresmofest está de volta a Rondonópolis, e traz em edição especial “Lendas do Rock”
-
Mato Grosso13/07/2026 - 18:26Liminar suspende supressão de árvores em avenida de cidade de MT
-
Nacional15/07/2026 - 13:02Eleições 2026: Entenda o poder das convenções partidárias e o que muda na definição do seu voto







