Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Governador Mauro Mendes e prefeito Miguel Vaz inauguram oficialmente a Politec de Lucas do Rio Verde

Publicado

Parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde garantiu ao município a instalação de uma unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a 18ª implantada no estado.

A entrega oficial foi realizada na tarde de hoje (24), com a presença do governador Mauro Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, secretário de Estado de Segurança Pública Coronel Roveri, o prefeito Miguel Vaz, vice-prefeito Joci Piccini e outras autoridades.

Localizada na antiga sede da Agência Fazendária, no bairro Jardim das Palmeiras, a unidade será responsável também pelo atendimento de outros três municípios, Itanhangá, Tapurah e Nova Maringá.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, ressaltou o empenho do vice-governador Otaviano Pivetta na implantação da Politec e a importância da nova unidade, no desenvolvimento do município.

“Foram várias idas a Cuiabá, reuniões com o vice-governador, o coronel Roveri, o diretor da Politec Rubens Okada, até recebermos o sinal positivo. Essa é uma grande conquista pra Lucas do Rio Verde. Antes, dependíamos de Sorriso e agora temos o serviço aqui, à disposição da sociedade”.

(Foto: )

(Foto: )

A vinda da instituição foi anunciada em junho de 2024 e entrou em funcionamento 90 dias após, em setembro. São 260 m² de área, divididos em oito espaços, com recepção, laboratório, ala de custódia de vestígios e sala de necrópsia, com todos os equipados necessários.

Veja Mais:  Show Safra Mulher 2025: Uma inovação no Agronegócio

O governador Mauro Mendes destacou a importância do investimento em infraestrutura e servidores. São 17 profissionais, entre papiloscopistas, técnicos em necropsia, peritos oficiais criminais e médicos legistas.

Desde o início do funcionamento da unidade, seis meses atrás, foram mais de 700 atendimentos, média de 120 por mês. O local oferece os serviços de criminalística, identificação técnica e medicina legal.

“Os espaços, adequadamente organizados, criam um ambiente melhor pra se trabalhar e pra ter mais produtividade, porque no final do dia, é isso que o Estado quer, é isso que a população espera, um serviço prestado com qualidade e rapidez”, finalizou o governador.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Publicado

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

Veja Mais:  Lucas do Rio Verde participa de debate sobre mudanças climáticas e inovação em Aracajú

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde ouve demandas do distrito de Groslândia

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esteve presente no distrito de Groslândia nesta quinta-feira (17), para ouvir de perto as necessidades dos moradores e definir um plano de ação com melhorias para a região. A comitiva foi liderada pelo prefeito Miguel Vaz e contou com a participação dos secretários Marcelo Bresolin (Infraestrutura e Obras), Felipe Palis (Agricultura e Meio Ambiente), do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Paulo Nunes e da vereadora Nadir Santana.

Com cerca de 120 moradias, a comunidade de Groslândia apresentou uma série de demandas, entre elas a instalação de mais contentores azuis para a coleta seletiva, ações de conscientização ambiental, aumento da segurança com instalação de novas câmeras de monitoramento e reforço na atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Conversamos com o presidente da comunidade e já definimos alguns planos de atuação para melhorar a qualidade de vida dessa população. Groslândia é uma comunidade histórica e precisa de bons serviços, assim como temos na cidade. O projeto Lixo Zero nas escolas, a coleta seletiva, um atendimento na ciclovia e pista de caminhada no trecho urbano da rodovia, são algumas das melhorias que estamos desenhando em um plano de ação que será executado em breve”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Entre as ações já confirmadas estão a instalação dos novos contentores azuis e uma campanha de panfletagem, ambos previstos para o mês de maio, além de iniciativas para capacitar os moradores quanto à compostagem e sustentabilidade ambiental.

Veja Mais:  Produtores culturais luverdenses são classificados em resultado preliminar de edital do Estado

Para o presidente da comunidade, Luciano Gauto, a presença do Executivo Municipal demonstra o compromisso com o desenvolvimento do distrito.

“Um encontro muito importante, várias demandas que a comunidade necessitava. Algumas demandas aqui a partir de maio já vão estar funcionando, como os contentores e a conscientização ambiental. Muito bom isso daí porque a comunidade necessita disso, e ter um atendimento de imediato assim já vai amenizar muita coisa. Isso é muito importante para nós moradores aqui do distrito de Groslândia”, afirmou Luciano.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove ações do Abril Laranja

Publicado

O mês de abril é marcado pela prevenção aos maus tratos animais. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo algumas ações ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar sobre o bem-estar animal, cadastrar cães e gatos no projeto de castração e microchipagem da Prefeitura e, ainda, orientar sobre os cuidados ao adquirir um animal.

O Abril Laranja contemplará ações como rodas de conversa nas três unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), feira de adoção, eventos, em parceria com instituições de ensino, e palestras ligadas ao tema.

A programação iniciou com uma roda de conversa, nesta quarta-feira (16), reunindo participantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a coordenadora da Unidade Permanente de Castração (UPC), Carine Moreira, um médico veterinário da unidade, além da equipe de vigilância sanitária, sendo um fiscal e um médico veterinário.

“Hoje todos os animais que chegam para castração na UPC, também recebem a microchipagem com toda segurança. Além disso, também temos a disposição um veículo para buscar e levar de volta os animais para sua residência. Estamos trabalhando para levar informação para a população sobre os benefícios da castração e o bem estar animal”, acrescentou Felipe.

Veja Mais:  Lucas do Rio Verde se prepara para a 1ª Feira Artesanal A Magia da Páscoa

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulletti)

Já ao longo da manhã desta quinta-feira (17), foi realizada mais uma edição da Feirinha de Adoção, na entrada principal do Paço Municipal. Todos os animais já são devidamente microchipados e saem com encaminhamento para posterior castração.

Foram disponibilizados 20 animais para a feirinha e 12 foram adotados, seguindo os critérios de adoção com responsabilidade.

As ações seguem e, no dia 09 de maio, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente terá participação na Vitrine Tecnológica da Faculdade UniLaSalle, das 16h às 21h. No local, uma equipe realizará microchipagem de animais, gratuitamente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana