Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Governo de MT investe R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura em Cuiabá

Publicado


A capital mato-grossense, que completa 303 anos nesta sexta-feira (08.04), recebe um investimento de mais de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura realizadas pelo Governo de Mato Grosso. Entre as ações, entregues ou em andamento, estão obras de pavimentação urbana, construção de pontes e finalização de obras da Copa do Mundo.

Encerrando uma novela que se arrastava desde antes da Copa do Mundo de 2014, o Governo do Estado licitou a implantação do corredor do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. O Consórcio Construtor BRT Cuiabá foi o vencedor do certame, com uma proposta de R$ 468 milhões. O resultado da licitação deve ser homologado nos próximos dias.

Outra obra retomada pela atual gestão é a construção do Novo Hospital Universitário Julio Muller, localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barros, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. A fase de obras teve início em novembro de 2021 e neste momento os trabalhos estão concentrados na finalização da drenagem do terreno e em serviços de alvenaria. A obra está orçada em R$ 207 milhões, sendo 50% em recursos do Estado, e segue dentro do cronograma.

Quando for finalizado, o hospital terá uma área construída de 58,5 mil metros quadrados, em uma área de 147 hectares. A estrutura abrigará 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso, 63 leitos de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.

Veja Mais:  Polícia Militar reforça policiamento nos 142 municípios do Estado com duas operações

Obra de grande importância é a implantação do Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá. Licitada por meio de Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCi) por R$ 204,9 milhões, a empresa vencedora da disputa elaborou os projetos da obra, que agora são analisados pela Sinfra-MT. 

O Contorno Norte terá 21,5 km, em pista dupla, ligando a BR-163/364 em Várzea Grande, até a MT-251 em Cuiabá, com a previsão de construção de dois viadutos, uma trincheira e duas pontes sobre o Rio Cuiabá.

“Logo no começo da gestão, o governador Mauro Mendes determinou a conclusão de todas as obras que estavam paralisadas. E foi isso que a Sinfra-MT fez, retomando obras que estavam há muito tempo paradas e que a população já não tinha a esperança de que seriam finalizadas”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

A Sinfra-MT também está construindo outra ponte sobre o Rio Cuiabá, ligando o Parque Atalaia, na capital, ao Parque do Lago, em Várzea Grande. A expectativa é que a obra seja finalizada em julho desse ano. Corrigindo uma falha de gestões anteriores, o Governo também elaborou os projetos e licitou as obras de acesso a ponte. Também está sendo construído o acesso ao Parque Novo Mato Grosso, na MT-251, incluindo duas pontes sobre o Rio Bandeira e um viaduto de acesso.

A pavimentação da Avenida Mário Palma, a recuperação do asfalto no Distrito Industrial, a pavimentação do Loteamento Centro América e a recuperação da Trincheira Jurumirim são outras importantes obras em execução. 

Veja Mais:  Governo de MT empossa 1.230 professores aprovados no concurso da Seduc

Após recuperar a parte inferior da trincheira, no momento os trabalhos são realizados na parte superior, com a substituição das juntas de dilatação e correção de defeitos no asfalto. A expectativa é que as alças das trincheiras sejam entregues no começo de maio.

O Governo já assinou a ordem de serviço para o início da recuperação e conclusão da duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima e para implantação da iluminação na Estrada de Chapada, entre a Fundação Bradesco e o trevo para Manso. Em breve, também devem ter início as obras para construção do prolongamento da Avenida Parque do Barbado, que vai chegar até a Avenida das Torres.

No momento, estão em fase de licitação três obras na capital: a implantação da iluminação pública na MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, a duplicação da Avenida V2, no Jardim Industriário, e a pavimentação da MT-401, levando o asfalto até o distrito do Aguaçu.

“Esta gestão tem um olhar especial para a Cuiabá, que é a capital de todos os mato-grossenses. Além de ter mais de R$ 1 bilhão em investimentos, temos outros projetos para melhorar a mobilidade dos moradores da capital e do seu entorno”, concluiu Marcelo de Oliveira.

Obras entregues

Assumindo obras que não foram concluídas em outras gestões, o Governo de Mato Grosso entregou a Avenida Parque do Barbado e o COT da UFMT. A Sinfra-MT também realizou a restauração da MT-251 até Chapada dos Guimarães e pavimentou a MT-402, até o Coxipó do Ouro, com ciclovia, dando mais conforto aos motoristas e ciclistas que se deslocam até dois dos principais pontos turísticos próximos da capital.

Veja Mais:  Convocados do programa SER Família CNH Social têm até sexta-feira (1º) para apresentar documentos no Detran

Projetos em andamento

O Governo de Mato Grosso também tem projetos em andamento para a infraestrutura de Mato Grosso. Entre essas obras estão a duplicação da Avenida dos Trabalhadores entre os bairros Planalto e Doutor Fábio, um complexo viário próximo ao Jardim Leblon na Avenida Miguel Sutil, a pavimentação da MT-402, da Ponte de Ferro até o Coxipó do Ouro, da MT-400 entre o Sucuri e o distrito da Guia, e a restauração das rodovias para Santo Antônio de Leverger e Rosário Oeste.

Fonte: GOV MT

Mato Grosso

Leis de Sinop e Alta Floresta são consideradas inconstitucionais

Publicado

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou a inconstitucionalidade de normas editadas pelos municípios de Sinop e Alta Floresta, em ações diretas de inconstitucionalidade que contaram com a atuação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). As decisões reforçam a necessidade de observância dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública e o processo legislativo.

Um dos casos que o TJMT julgou procedente envolve o município de Alta Floresta, em ação proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso contra a Lei Municipal nº 2.938/2024, que disciplinava a regularização de loteamentos rurais destinados a atividades como agricultura familiar, lazer e turismo.

Na análise do processo legislativo que resultou na norma, o Tribunal identificou vício formal decorrente da ausência de participação popular. A legislação urbanística exige a realização de audiências públicas e mecanismos efetivos de consulta à sociedade, especialmente quando há alterações no uso e na ocupação do solo. A inexistência dessas etapas compromete a legitimidade democrática da norma.

Também foi reconhecida a ocorrência de invasão de competência legislativa da União, uma vez que o município estabeleceu regras para o parcelamento do solo rural sem observar exigências previstas em legislação federal, como a necessidade de prévia audiência do Incra.

No campo material, a lei foi considerada incompatível com a ordem constitucional por dispensar a realização de estudo prévio de impacto ambiental para a regularização dos loteamentos. O Tribunal destacou que esse tipo de empreendimento gera impactos significativos e exige avaliação técnica prévia, sob pena de risco ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

Veja Mais:  Concessão garante conservação de rodovia na região Médio-Norte do Estado

Já em ação envolvendo a Lei nº 3.644/2026, do município de Sinop, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) se manifestou pela procedência do pedido, apontando a existência de vícios tanto de natureza formal quanto material na norma questionada.

Na manifestação encaminhada ao TJMT e acolhida no julgamento, o MPMT sustentou que a lei, de iniciativa da Câmara Municipal, interferiu indevidamente em matéria cuja iniciativa legislativa é privativa do chefe do Poder Executivo.

Segundo o parecer, a Constituição Estadual estabelece que compete exclusivamente ao prefeito propor leis que tratem do regime jurídico dos servidores públicos, incluindo aspectos relacionados ao provimento de cargos e à organização administrativa.

Diante do conjunto de irregularidades, o Tribunal de Justiça declarou a inconstitucionalidade integral das leis.

Continue lendo

Mato Grosso

MP recomenda suspensão de aumento na tarifa de água em Cuiabá

Publicado

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da 6ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Consumidor de Cuiabá, recomendou à concessionária Águas Cuiabá a suspensão do reajuste de 11,93% nas tarifas de água e esgoto, previsto para entrar em vigor no dia 27 de junho, próximo sábado.

A recomendação é assinada pela promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos e tem como finalidade evitar impactos no orçamento da população, especialmente entre consumidores em situação de maior vulnerabilidade.

“O acesso à água é um serviço essencial e deve ser garantido de forma adequada e acessível. Um reajuste dessa magnitude pode comprometer o orçamento das famílias, especialmente das mais vulneráveis”, destacou a promotora.

O reajuste foi autorizado após decisão arbitral que reconheceu o direito da concessionária ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.

No entanto, o Ministério Público avalia que a medida pode gerar impactos econômicas significativos para os consumidores da capital.

Na recomendação, a promotoria orienta que a empresa reavalie a aplicação do aumento e, de forma voluntária, deixe de implementá-lo. Caso entenda pela impossibilidade de suspensão, a concessionária deverá, em conjunto com o poder concedente, adotar medidas para minimizar os impactos financeiros decorrentes do reajuste.

Além disso, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar os aspectos relacionados à decisão arbitral que resultou na definição do índice de reajuste.

Veja Mais:  Convocados do programa SER Família CNH Social têm até sexta-feira (1º) para apresentar documentos no Detran

A Águas Cuiabá deverá apresentar, no prazo de cinco dias, manifestação formal sobre o acatamento da recomendação, acompanhada das providências eventualmente adotadas.

Continue lendo

Mato Grosso

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador condenado por racismo em MT

Publicado

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Promotoria da 8ª Zona Eleitoral, garantiu a extinção do mandato do vereador Michel Lucas Rocha Souza, de Alto Taquari, após o trânsito em julgado de condenação por injúria eleitoral qualificada e racismo. Condenado a um ano, dois meses e 25 dias de reclusão, em regime aberto, e ao pagamento de 12 dias-multa, o parlamentar teve a decisão tornada definitiva em 14 de maio de 2026, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conheceu o recurso especial interposto pela defesa.

Após ser comunicada oficialmente sobre o trânsito em julgado da condenação, a Câmara Municipal de Alto Taquari instaurou procedimento administrativo interno e concedeu prazo para manifestação do vereador. O Ministério Público Eleitoral, contudo, sustentou que a suspensão dos direitos políticos decorrente de condenação criminal definitiva produz efeitos automáticos, conforme previsto no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal.

Diante da situação, o promotor de Justiça Eleitoral Elton Oliveira Amaral manifestou-se nos autos e requereu ao Juízo da 8ª Zona Eleitoral a adoção das medidas necessárias para o cumprimento imediato da determinação legal. O MPE argumentou que a extinção do mandato ocorreu automaticamente com o trânsito em julgado da condenação, cabendo à Presidência da Câmara apenas formalizar esse reconhecimento.

Na manifestação, o Ministério Público Eleitoral também destacou que a regra constitucional que exige deliberação da respectiva Casa Legislativa para perda de mandato aplica-se exclusivamente aos membros do Congresso Nacional, não alcançando vereadores. Além disso, alertou para a possibilidade de configuração do crime de desobediência eleitoral em caso de descumprimento da determinação judicial.

Veja Mais:  Polícia Militar reforça policiamento nos 142 municípios do Estado com duas operações

Com base nos fundamentos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral e na decisão da Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara Municipal de Alto Taquari declarou a extinção do mandato de Michel Lucas Rocha Souza em 19 de junho de 2026. O ato foi publicado no Diário Oficial nº 29.257, de 22 de junho de 2026, e determinou a convocação imediata do suplente para assumir a vaga.

Foto: Câmara Municipal de Alto Taquari. 

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana