Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Indea confirma caso de besouro que ataca colmeias em MT e emite nota técnica para produtores

Publicado

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) emitiu, nesta terça-feira (4.2), uma nota técnica na qual confirma o registro da primeira ocorrência de Aethina tumida, popularmente conhecido como o pequeno besouro das colmeias (PBC), em Mato Grosso. O inseto ataca as colmeias de abelhas e torna o mel impróprio para consumo humano.

A nota também orienta as medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas colmeias.

No documento de número 01/2025, o Indea comunica que o caso foi detectado em um apiário de Rondonópolis, após os produtores acionarem o órgão.

No processo de investigação, ficou comprovado que havia a presença do PBC em três colmeias, após análise das amostras pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Goiânia.

De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária do Indea e médico veterinário João Marcelo Néspoli, as larvas do besouro são as maiores causadoras de danos, pois se alimentam das larvas das abelhas e do pólen, além de perfurar os favos de mel ao movimentarem-se, causando a fermentação do mel e pólen, que se tornam impróprios para consumo humano.

“Nossa equipe está trabalhando para o controle dessa praga, mas os apicultores precisam adotar as boas práticas de prevenção e controle, além de notificar a possível presença ao Indea”, comenta Néspoli.

Nas medidas sanitárias sugeridas pela nota técnica, está o cadastramento, ou a atualização do cadastro, da produção junto ao Indea para se ter a dimensão da ação efetiva de controle de pragas; notificar o órgão em caso de suspeita da ocorrência do Pequeno Besouro das Colmeias no apiário e meliponários; inspecionar regularmente as colmeias (ao abri-las, observar atentamente a tampa, as laterais, o fundo, as frestas, os quadros e os favos para detectar a presença do besouro); raspar periodicamente o acúmulo de própolis e de cera da tampa, das molduras dos quadros, das paredes e do fundo das colmeias, que podem servir de abrigo para o besouro e dentre outras orientações na nota em anexo ao final da matéria.

Veja Mais:  Governo adota transparência e foca em reequilibrar contas

Em caso de suspeita, o Indea sugere que procure uma unidade mais próxima. A lista das unidades você confere aqui ou pelo 0800-065-3015.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Escola de Governo abre inscrições para o curso Noções Básicas em Políticas Públicas

Publicado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, abriu as inscrições para o curso Noções Básicas de Políticas Públicas. São 300 vagas exclusivas para servidores públicos estaduais. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro, clicando neste link.

A capacitação será ofertada de 03 a 30 de março, na modalidade (EaD). Os participantes que cumprirem as atividades propostas receberão um certificado de 45 horas-aula.

Com ênfase na ciência política e sociologia, o curso tem objetivo de oportunizar ao aluno conhecimentos para auxiliar na avaliação de políticas públicas, segundo aspectos históricos, sociais e institucionais, desde a sua origem até a implementação e avaliação.

O curso é composto por quatro módulos e aborda questões fundamentais para a compreensão da relação entre sociedade e política, agenda governamental, formulação e decisão política, e implementação e avaliação de políticas públicas.

*com supervisão de Dayanne Santana

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sema e AMM firmam protocolo de intenções para fortalecer descentralização ambiental
Continue lendo

Mato Grosso

PM prende cinco membros de facção criminosa envolvidos em homicídio em Peixoto de Azevedo

Publicado

A Polícia Militar prendeu três homens e uma mulher e apreendeu um adolescente suspeitos de envolvimento no homicídio que vitimou Josué Gonçalves Martins, de 26 anos, em Peixoto de Azevedo. Todos os suspeitos foram identificados como integrantes de uma facção criminosa e foram presos nesta segunda-feira (10.2). Com eles, a PM apreendeu um revólver e porções de maconha e cocaína.

As equipes policiais do 22º Batalhão de Peixoto de Azevedo iniciaram diligências após o homicídio, ocorrido na tarde de sábado (9.2). Segundo as informações da ocorrência, Josué foi alvo de disparos de arma de fogo, após ser atraído para uma emboscada realizada por membros de uma facção. Ele chegou a ser socorrido com vida mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com as informações das testemunhas do crime, Josué foi morto por dois homens, que estavam armados e fugiram. Seguindo as informações das características dos suspeitos, os policiais se deslocaram até uma residência que seria moradia de um dos autores do crime.

No local, os policiais foram recebidos por uma mulher, que afirmou que o suspeito era seu namorado. Ela confessou aos militares que o crime estava planejado contra um membro de uma facção rival e que o suspeito teria fugido com apoio de comparsas para uma região de mata.

Na continuidade das diligências, na noite desta segunda-feira (10), os policiais receberam informações de que suspeitos envolvidos no homicídio estavam em um veículo Honda Civic transitando pela cidade. Os militares realizaram buscas e encontraram o carro ocupado por dois homens. Com eles, foi localizado um revólver de calibre .38.

Veja Mais:  Poderes discutem alternativas para melhorar estrutura do Sistema Penitenciário

Questionados sobre a arma, os suspeitos confessaram que o objeto havia sido utilizado na morte de Josué. A dupla também afirmou que os autores do crime estavam escondidos em uma residência próxima.

A equipe do 22º BPM foi até o endereço informado e localizou uma mulher e um homem, que foram detidos. Para a PM, o homem afirmou ter sido o autor do crime após ter recebido ordens da facção criminosa na qual faz parte.

Enquanto faziam a condução dos dois suspeitos, os policiais viram uma movimentação no interior da casa e um outro homem tentando fugir do local. Rapidamente as equipes militares fizeram cerco e detenção do homem, que estava portando 26 porções de cocaína e sete porções de maconha.

Diante da situação, os cinco suspeitos localizados receberam voz de prisão e foram conduzidos para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sorteio do Nota MT será realizado em Rondonópolis nesta quinta-feira (13)

Publicado

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) realiza, nesta quinta-feira (13.2), o sorteio Mensal de Janeiro do Nota MT, no auditório da Prefeitura de Rondonópolis, a partir das 13h.

Além do sorteio, também serão entregues os cheques simbólicos para os dois ganhadores do sorteio Mensal de Dezembro, que são moradores do município. Cada um receberá R$ 100 mil em premiação.

Serviço:
Sorteio do Nota MT em Rondonópolis
Data: Quinta-feira (13.2), às 13h
Local: Auditório da Prefeitura de Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz e mais 7 são denunciados por corrupção passiva e ativa
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana