Policial
Investigador e escrivã recebem equipamento de mobilidade em projeto da Polícia Civil

Em um momento de emoção e com um olhar diferente em relação à valorização do servidor público, a Polícia Civil de Mato Grosso entregou na manhã desta quinta-feira (13.02), duas cadeiras elétricas adaptadas, que atenderão dois policiais portadores de necessidades especiais. As cadeiras foram adquiridas, por meio de recurso da Polícia Civil, com base em projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), dentro do Programa de Valorização Profissional.
A entrega da cadeira motorizada scooter elétrica para a escrivã de polícia Silvani de Almeida, e da cadeira de rodas Freedom Stand up motorizada para o investigador Sidney Ribeiro dos Santos, foi feita pela delegada-geral, Daniela Maidel, no auditório da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva). O evento contou com a presença de diretores da Polícia Civil, servidores da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e servidores da unidade policial.
O projeto desenvolvido pela CGP buscou oferecer melhores condições de trabalho para os servidores desenvolverem suas atividades, uma vez que Silvani atua como chefe de cartório central da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA) e Sidney, atualmente cedido ao Ministério Público, no Núcleo de Investigação do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
A servidora Silvani tem dificuldade em se deslocar pela unidade policial devido à deficiência que possui em uma das pernas, o que lhe traz grandes dores. Já o policial Sidney ficou com sequelas, desde 2017, após uma operação policial de resgate a uma empresária sequestrada em Cuiabá, quando foi alvejado por arma de fogo na cabeça. O projétil atingiu a medula óssea e ele faz fisioterapia até os dias de hoje.
Na abertura do evento, a delegada-geral destacou que quando se fala de valorização de policiais, imediatamente já se pensa em armas, viaturas, coletes e tecnologia, porém, também é necessário prestar atenção no bem mais valioso da instituição, que são os servidores.
“Para sermos uma instituição cada vez mais forte precisamos aprender a cuidar uns dos outros. Em 2021, a Gestão de Pessoas alertou sobre as necessidades da Silvani e do Sidney e também da Polícia Civil ter esse olhar diferente. Foram muitas dificuldades para alcançar essa conquista, mas somos Polícia Civil e não desistimos. Vocês são servidores que se superam todos os dias e são destaque no trabalho que desenvolvem, sendo um exemplo de inspiração para a Polícia Civil”, disse a delegada Daniela Maidel.
Refletindo a gratidão pela instituição, Sidney ressaltou que o equipamento recebido não é apenas uma cadeira, mas um instrumento que vai dar a ele mobilidade, direito de ir e vir e condições melhores de qualidade de vida, além de auxiliar na evolução do seu tratamento, permitindo que ele fique em pé e trabalhe as pernas.
“Sem esse equipamento eu fico preso, não consigo trabalhar, não consigo ter lazer. É um momento muito importante, que eu não lembro na Polícia Civil dessa valorização e olhar diferenciado para o servidor. Então eu gostaria de agradecer a todos que participaram desse projeto e nos deram a possibilidade de ter um equipamento, que será um grande diferencial em nossas vidas”, destacou.
Muito emocionada, Silvani ressaltou a felicidade em receber a cadeira motorizada que vai fazer grande diferença no seu dia de trabalho. “Esse era o meu maior sonho, receber esse instrumento para eu me locomover melhor dentro da delegacia e me dedicar ainda mais ao meu trabalho e a minha instituição que eu tanto amo. Sou muito grata a todas as pessoas envolvidas, que desde de 2021 estão lutando para que eu realizasse esse sonho”, afirmou.
A investigadora da CGP, Viviane Moraes, que participou ativamente do projeto de aquisição dos equipamentos, afirmou que todo empenho e luta da equipe da Gestão de Pessoas para alcançar a conquista valeu a pena.
“É uma conquista da instituição oferecer aos nossos servidores a dignidade de trabalhar com segurança e respeito. A Diretoria reconheceu as limitações dos colegas e se empenhou em amenizar um pouco a diferença e continuar os trabalhos com dignidade no comprometimento da mobilidade dos servidores. Isso demonstra que estamos no caminho certo para uma Polícia cada vez mais forte, determinada e humana”, disse Viviane.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Força Tática prende homem com tabletes de maconha e porções de cocaína em Rondonópolis

Policiais Militares da Força Tática do 4º Comando Regional prenderam um homem, de 18 anos, por tráfico ilícito de drogas, nesta sexta-feira (21.3), em Vila Aurora. Na ação, os policiais apreenderam tabletes e porções de substâncias análogas a maconha e cocaína.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe da Força Tática recebeu informações via setor de inteligência sobre um suspeito de traficar drogas, que estava transitando pela cidade com grande quantidade de entorpecentes dentro de uma mochila.
Os policiais iniciaram patrulhamento pela região informada e localizaram um homem, com as mesmas características, andando com uma mochila. Os militares iniciaram procedimento de abordagem e o suspeito tentou fugir em direção a uma casa, deixando a mochila jogada no chão.
O homem foi detido e afirmou que estava em direção a sua casa. Os militares encontraram na mochila seis tabletes e porções grandes de maconha, 48 porções de cocaína e materiais utilizados para o tráfico de drogas.
Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e entregue à Polícia Judiciária Civil para demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Polícia Civil identifica e prende quarto envolvido em homicídio de adolescente em Rondonópolis

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis, prendeu nesta sexta-feira (21.3), mais um envolvido no homicídio que vitimou o adolescente, Carlos Henrique Rosa Rezende Costa, de 16 anos, ocorrido em janeiro deste ano, no município.
O suspeito, apontado como quarto envolvido no crime, foi identificado após a conclusão do inquérito policial e preso durante cumprimento de mandado de buscas em sua residência onde foram encontradas porções de entorpecentes. Questionado, ele confessou a participação no crime.
A prisão integra as ações de planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.
No dia 10 de janeiro, a delegacia recebeu o registro do desaparecimento do adolescente. A mãe relatou que o menor saiu de casa no dia 8 de janeiro, por volta das 15h30, dizendo que procuraria um emprego e não mais retornou à residência.
As diligências para encontrar o adolescente foram iniciadas imediatamente, e apontaram que o menor foi vítima de uma emboscada, e que foi levado pelo irmão de sua namorada até outros dois suspeitos que o executaram. O corpo do adolescente até o momento não foi localizado.
Indiciamento
O inquérito policial instaurado na DHPP para apurar os fatos foi concluído no dia 17 de janeiro, com o indiciamento de três pessoas pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e sequestro.
Entre os indiciados estão, B.S.D.O, de 27 anos de idade, irmão da namorada da vítima, que atraiu e transportou o adolescente até uma residência no bairro Dom Osório, onde foi torturado e morto; J.M.D.A.F, de 46 anos de idade, identificado como proprietário da motocicleta utilizada para transportar o adolescente até o ponto combinado. Os dois tiveram mandados de prisão cumpridos no decorrer das investigações.
O terceiro indiciado é Edson Prada de Moraes, de 39 anos, responsável por planejar a ação criminosa e por executar o adolescente.
Segundo apurações da Policia Civil, o menor foi morto em razão de ter se envolvido amorosamente com a antiga companheira do investigado.
Quarto envolvido
Mesmo com o inquérito concluído, as investigações apontaram para o envolvimento de um quarto homem, E.L.V.D.S. Durante cumprimento das buscas em uma residência no bairro Distrito Industrial, foram apreendidas, sete porções de drogas, entre maconha e pasta base de cocaína.
O suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Questionado sobre o homicídio e ocultação de cadáver do adolescente, ele confessou o envolvimento nos fatos, dizendo que no dia 08 de janeiro, estava na residência em que a vítima foi torturada e também foi com o comparsa Edson Prata, até a região de mata, onde o adolescente foi executado.
“Com a confissão do suspeito e diante de outros elementos investigatórios, não há dúvidas de que ele teve efetiva participação na morte e ocultação do corpo do adolescente, sendo representado por sua prisão preventiva”, disso delegado responsável pelas investigações, João Paulo Praisner.
Sumiço do corpo
A investigação reuniu informações que confirmaram que Carlos Henrique foi morto ainda na tarde de 8 de janeiro, em uma região de mata. Um dos investigados presos disse ter ouvido que Edson planejava levar o corpo até um local conhecido por ‘sumidouro’ na região de Itiquira.
As equipes da DHPP, com apoio do Corpo de Bombeiros, realizaram diligências na região, porém o corpo do adolescente não foi localizado até o momento.
Foragido
Até o momento o principal investigado, Edson Prada de Moraes, responsável por planejar o crime e executar o adolescente, ainda se encontra foragido.
Informações que possam levar ao paradeiro de Edson Prada de Moraes podem ser encaminhadas aos telefones de denúncia das forças de segurança. Quem tiver informações sobre a localização do corpo do adolescente pode entrar em contato com as Polícias Civil ou Militar pelos números 197 e 190.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Polícia Civil cumpre prisão contra idoso investigado por estupro de vulnerável

Um idoso foragido da Justiça pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (21.3), em Rondonópolis, durante ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município.
O procurado, de 66 anos, teve o mandado de prisão expedido pela Vara de Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca local. O crime de abuso sexual foi cometido contra uma menina 7 anos, na época dos fatos.
O suspeito foi localizado pelos policiais civis no Distrito de Nova Galileia. Após cumprimento da ordem judicial, foi conduzido para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição do Poder Judiciário.
O trabalho operacional integra a operação nacional Caminhos Seguros 2025.
O crime
No ano de 2012, a mãe da criança procurou a Polícia Civil para registrar o crime. Ela relatou que sua filha estava brincando com a vizinha, neta do suspeito, quando o idoso mandou a menina entrar no banheiro para ele dar banho.
Conforme apurado, além de tocar as partes íntimas da vítima nesta ocasião, o suspeito também cometeu os abusos em outras ocasiões.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Esportes16/03/2025 - 19:00
Internacional vence o Grêmio e conquista o Campeonato Gaúcho após nove anos
-
Esportes16/03/2025 - 21:00
João Fonseca brilha nos EUA e conquista o Challenger de Phoenix
-
Esportes16/03/2025 - 21:00
Corinthians vence o Palmeiras no Allianz Parque e larga na frente na final do Paulistão
-
Esportes16/03/2025 - 19:00
Flamengo conquista o Carioca em final tensa contra o Fluminense
-
Esportes15/03/2025 - 20:00
Atlético-MG é hexacampeão do Campeonato Mineiro
-
Esportes15/03/2025 - 20:00
São Paulo conquista a Supercopa Feminina em final épica contra o Corinthians
-
Policial17/03/2025 - 13:00
PRF cumpre mandados de prisão em Barra do Garças-MT
-
Política MT17/03/2025 - 12:30
Porto Estrela dá passo histórico na regularização fundiária com apoio de Botelho