Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Junto ao CBO, Procon inicia protocolo de ações em óticas

Publicado

Trabalho conjunto visa inibir vendas casadas e exercício irregular da medicina

Sorriso está no campo de visão do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O Município pode receber a visita de representantes do corpo jurídico do CBO para a realização de palestras, destinadas a representantes de óticas e demais profissionais da área.

A ação é um dos desdobramentos da fiscalização realizada no início deste mês, em um centro de optometria que estaria fazendo, de maneira irregular, exames de vista. De acordo com o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira, além da constatação da prática de venda casada, em que óticas vendem os óculos junto com a consulta, durante a fiscalização também foi verificado que a técnica optometrista se passava por outra profissional para receitar, indevidamente, os óculos.

Alicerçado em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Procon reitera que optometristas, mesmo com graduação de ensino superior em optometria, não podem fazer este tipo de exame, com diagnóstico de doenças e prescrição de lentes de grau, sendo estes atos privativos do médico oftalmologista.

Naquela situação, além da infração do Código de Defesa do Consumidor, com a confirmação da venda casada, também fora constatado o crime de falsidade ideológica, sendo que a Polícia Judiciária Civil (PJC) foi imediatamente acionada.

O tema foi amplamente discutido durante uma reunião online, realizada na quarta-feira (18 de junho), entre representantes do Procon de Sorriso, o diretor-executivo Michel Ferreira, o assessor jurídico da instituição, Daniel Wurzius, o gerente de fiscalização Moacir Macedo e a agente de fiscalização Karen Kazumi, e o advogado do CBO, Diogo Walter Souza.

Veja Mais:  Sorriso sedia a 18ª edição do tradicional Enduro da Soja

“Uma coisa precisa estar bem clara: o tecnólogo e o bacharel em optometria atuam com regulagem de óculos, fabricação e comercialização de lentes de grau, e, para isso eles estão autorizados a terem seus gabinetes optométricos, sendo vedada a instalação de consultórios” afirmou o representante do CBO, acrescentando que qualquer atuação fora desse contexto pode ensejar em exercício ilegal da medicina, oferta de serviço ilegal ao consumidor, publicidade abusiva enganosa, entre outras irregularidades.

O diretor-executivo do Procon acrescenta que, além da vinda de representantes do CBO para falar diretamente aos profissionais da área, o resultado da reunião também deve se desdobrar em outras duas providências: o encaminhamento das denúncias locais para ajuizamento de ação judicial pelo CBO e a operacionalização de uma ação fiscalizatória conjunta entre o Procon, o CBO e o Conselho Regional de Medicina (CRM).

“Esta ação fiscalizatória entre as três instituições deve ser realizada somente depois das palestras”, complementa Michel, destacando que já foi realizado um trabalho educativo nas empresas do ramo, com a distribuição de uma notificação recomendatória sobre o tema.

“Queremos agir na prevenção, evitando penalidades e, principalmente, resguardando o pleno direito do consumidor”, frisa.

Como acionar o Procon

É possível acionar o Procon de Sorriso de diversas formas: via WhatsApp, pelo 99715-9078, ou pelo telefone 3907 8014, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Veja Mais:  Com ordem judicial, Município realiza reintegração de posse de área

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores. Há ainda o telefone 151, que funciona como Disque Denúncia. Outra opção é entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Após tratativas entre Poder Executivo e Infraero Sorriso volta a operar com os voos à Cuiabá

Publicado

Os voos retornar a partir do dia 04 de agosto

Sorriso se destacou por uma tratativa bem sucedida entre Administração Municipal e Infraero. O prefeito Alei Fernandes e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Lucion, cientes da importância da conectividade aérea para os avanços do Município, iniciaram um diálogo em Brasília, que resultou na volta dos voos do trecho de Sorriso à Cuiabá e da capital do Estado à Capital Nacional do Agronegócio.

Com isso, a partir do dia 04 de agosto a Azul Linhas Aéreas volta a operar esses voos no Aeroporto Regional Adolino Bedin. O horário de partida de Sorriso está previsto para 14h35 com uma hora e 10 minutos de duração. Já, de Cuiabá até a capital do Agronegócio, o horário ficou das 12h45, também, com a mesma duração de tempo de voo.

“Após esse encontro importante, alcançamos esse resultado positivo que reforça ainda mais a importância de estratégias de desenvolvimento regional que priorizam a conectividade e o impulsionamento econômico”, destacou o prefeito.

O Aeroporto Regional Adolino Bedin foi inaugurado em 20 de junho de 2016 e desde fevereiro de 2022, a Infraero é responsável pela administração, que possui uma pista de 1.700 metros de comprimento, com estimativa de aumento para 2.000 metros, desta forma, poderá receber aviões de carga e de portes maiores. Em 2024, registrou um movimento de 47.924 passageiros, 2.165 operações de aeronaves e 218 toneladas de carga.

Veja Mais:  Sorriso sedia a 18ª edição do tradicional Enduro da Soja

“Vamos continuar com esses diálogos importantes que impactam positivamente no desenvolvimento da nossa cidade. Queremos que o Aeroporto Adolino Bedin se torne um importante hub regional, contribuindo para o crescimento de Sorriso e região”, finalizou Alei.

O retorno dessa rota até a capital Cuiabá, substitui o trecho de Sorriso ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Festa Julina no CAPS celebra a vida, a cultura e os vínculos com os usuários

Publicado

O mês de julho ganhou um colorido especial no CAPS Nova Vida. Bandeirinhas, comidas típicas, brincadeiras e muita música transformaram o espaço em um verdadeiro arraiá da inclusão, fortalecendo os vínculos e proporcionando momentos de alegria e convivência na tarde desta sexta-feira (11).

A ação faz parte do calendário de atividades terapêuticas desenvolvidas pela equipe multiprofissional da unidade, cujo objetivo é reforçar o cuidado em saúde mental e a reabilitação psicossocial por meio da valorização da cultura, do lazer e do fortalecimento dos laços comunitários.

“A festa julina é mais do que uma comemoração, é uma estratégia de acolhimento e promoção da saúde emocional. Muitos dos nossos usuários encontram nesses momentos uma forma de expressão, pertencimento e alegria”, destacou a coordenadora da Atenção Especializada, Bruna Gonçalves.

O clima julino também contou com a participação dos familiares, servidores e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que ajudaram a preparar o ambiente e as atividades. Durante o evento, não faltaram danças, comidas típicas e apresentações, garantindo boas risadas. Para a assistente social, Jossane Martello, ações como essa têm um papel fundamental no processo de reabilitação psicossocial.

“A festa julina é mais do que um momento de lazer. Ela simboliza a integração, o respeito às individualidades e a construção de um espaço de convivência saudável e humanizado. Aqui, cada pessoa é protagonista da sua história, e celebrar juntos é também uma forma de fortalecer vínculos e promover saúde emocional”, destacou.

Veja Mais:  Com ordem judicial, Município realiza reintegração de posse de área

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso registra redução da criminalidade no primeiro semestre

Publicado

Ampliação da vigilância e trabalho integrado fazem parte da estratégia para promover a paz na capital do Agro

Segurança pública é dever do Estado, no entanto, a Prefeitura de Sorriso avança em investimentos nesta área. Para 2025, R$ 23 milhões devem ter como destino esta finalidade, em diversos eixos, como a sinalização viária, monitoramento, e alterações no trânsito.

Na cidade, 100% das câmeras do programa Vigia Mais MT estão em pleno funcionamento e são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Ao todo são 345 câmeras que registram todos os movimentos de pontos estratégicos do Município. Deste total, 299 são fixas, 23 speed domes (aquelas com zoom óptico, destinadas para grandes ambientes) e 23 OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos); 46 switchs, 46 nobreaks e 46 armários.

Os equipamentos destinados pelo Governo do Estado foram acrescidos ao sistema de vigilância já implantado em Sorriso. Por meio do Programa Sorriso + Segura, formalizado em 2021, mais de 70 câmeras já estavam instaladas em vários pontos do perímetro urbano. Além destas, cerca de 20 câmeras OCR também já estavam dispostas em diversos locais e abasteciam o sistema de vigilância das forças de segurança. Soma-se a isso, o sistema de monitoramento interno de prédios públicos.

De acordo o Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, 420 câmeras estão instaladas em várias unidades administrativas e, sempre que necessário, as imagens são cedidas, visto que muitas acabam registrando movimentos em ruas, esquinas e avenidas.

Veja Mais:  Prefeitura de Sorriso promove reunião sobre Projeto Vôlei Adaptado para o público idoso

Um drone de alta precisão também foi adquirido para potencializar as ações de monitoramento. Em breve, com a segunda etapa do Vigia Mais, devem ser instaladas mais 297 câmeras e, fora isso, ainda serão instaladas câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos como empresas, bares, restaurantes e lanchonetes.

“Pensamos a segurança de forma global e, ao mesmo tempo, de forma individual, no bem-estar de todos e de cada cidadão, de forma a coibir toda e qualquer forma de violência, promover um ambiente de paz e garantir a tranquilidade que nossa população merece”, destaca o prefeito Alei Fernandes.

Além da adesão a este programa estadual com foco na segurança, Sorriso também foi o primeiro município a universalizar a tecnologia LED na iluminação pública, ainda em março de 2023, por meio do MT Iluminado.

“Segurança e infraestrutura caminham de mãos dadas e nosso foco é consolidar Sorriso, efetivamente, com uma smart city ”, complementa o prefeito, acrescentando que seguem sendo impulsionadas as ações para atualizar a logística interna do Município, com foco em um trânsito mais fluido e seguro.

Podem ser citadas neste leque de ações a instalação de 10 novas lombadas eletrônicas que devem regular a velocidade dos veículos em pontos estratégicos, devidamente monitorados como áreas que registravam altos índices de ocorrências, ou que, potencialmente podem colocar em risco pessoas mais vulneráveis, como áreas escolares, por exemplo.

Veja Mais:  Com ordem judicial, Município realiza reintegração de posse de área

Além de reduzir velocidade, a equação para um trânsito mais tranquilo também estabelece a necessidade de mudanças. Para tanto, deve ser dado continuidade ao Plano de Ação Imediata para o Trânsito, o PAIT, que, basicamente, serve de suporte para diversas ações implantadas no planejamento urbano do Município, a implantação de binários, ondas-verdes e alterações em eixos centrais do trânsito.

O Plano está sendo implantado de modo gradativo, com ampla divulgação, para minimizar os impactos, que são inerentes ao processo. O cronograma compreende o quadrilátero da Avenida Porto Alegre com Avenida Imigrantes e da Avenida Mário Raiter com a Perimetral Sudoeste. Na sequência, seguirá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi com a Otávio de Souza Cruz; e, em uma terceira etapa, será executado em vias da Zona Leste.

“Sabemos que são mudanças que trazem sim algum desconforto inicial, o que é natural em todo o processo de aprendizagem, mas precisamos maturar nossas ações para dotarmos Sorriso da infraestrutura de trânsito que ela precisa e nossos cidadãos merecem”, analisa o prefeito, destacando que a conversa franca entre diversas esferas da sociedade é fundamental.

Por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o prefeito dialoga com representantes de instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo. “De forma alguma o GGI vem para coibir ou inibir qualquer tipo de ação das forças de segurança, pelo contrário, este grande ‘grupão’ da segurança nos permite conversar de maneira franca sobre os problemas que afligem nossos cidadãos e requerem, muitas vezes, uma resposta imediata e um trabalho articulado”, detalha.

Veja Mais:  Realizado em Sorriso, Fórum discutiu a infraestrutura logística da região Centro-Oeste

Pois este “vamos juntos” resultou em várias ações integradas entre a Polícia Militar (PM), inclusive com a Força Tática, a Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Ciopaer, Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coronel da reserva remunerada, e ex-comandante-geral da PM no Estado, Nerci Adriano Denardi é quem conduz a Semsep. Acostumado à rotina da segurança, Denardi destaca que o trabalho articulado tem trazido excelentes resultados ao Município: “Já foram apreendidos 250 quilos de drogas até junho, e pudemos verificar uma redução de 77% nos homicídios e de 35% nos roubos”, lista.

No entanto, os bons resultados mostram que é preciso seguir com o trabalho integrado, o diálogo franco e a vigilância constante para que a sensação de paz se perpetue no Município. Um dos exemplos é o pedido feito pelo prefeito, em Brasília, para que a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) continue no Município.

“A segurança pública é sim, nosso dever também, e uma cidade sustentável é, antes de tudo, uma cidade boa para se viver, para criar os filhos, fincar raízes e queremos que cada um de nossos mais de 120 mil habitantes possam ter o direito de sonhar e todas as oportunidades para realizar seus sonhos nesta terra tão abençoada”, pontua Alei.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana