Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mato Grosso é o segundo com a menor taxa de desemprego no país, segundo IBGE

Publicado

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma das três menores taxas de desemprego no país, com um percentual de 2,3% de desocupação, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22.11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mato Grosso apresentou a segunda menor taxa de desemprego do país. Na frente, está Rondônia com um percentual de 2,1%; e em terceiro desponta Santa Catarina com 2,8%. No país, a taxa de desemprego é de 6,4% no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro).

Nesses três meses de 2024, Mato Grosso registrou uma taxa composta de subutilização da força de trabalho de apenas 7,6%, a terceira menor do país, atrás apenas de Santa Catarina (5,1%) e Rondônia (5,5%). Este índice inclui pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e aquelas na força de trabalho potencial. A média nacional foi de 15,7%, revelando que o Estado se mantém como um dos líderes no aproveitamento da mão de obra.

Além disso, o percentual de desalentados – pessoas que desistiram de buscar emprego – foi de 1%. É um dos menores do Brasil ao lado de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. O índice nacional foi de 2,7%, com Estados como Alagoas (9,7%) e Maranhão (9,5%), enfrentando desafios significativos.

Veja Mais:  Servidores com as melhores práticas são premiados nesta segunda-feira (15)

Outro destaque é o percentual de 78,1% dos trabalhadores ocupados no setor privado em Mato Grosso com carteira assinada – o que indica maior segurança e direitos trabalhistas garantidos. Essa proporção está acima de muitos Estados brasileiros e demonstra que o emprego formal é uma prioridade no mercado de trabalho local.

Mato Grosso também apresentou uma taxa de informalidade de 35,3% também no setor privado, abaixo da média nacional de 38,8%. Este índice reflete uma economia mais estruturada e com menos dependência de ocupações precárias ou sem registro.

Além disso, 23,7% da população ocupada no estado trabalha por conta própria, um número alinhado com a média nacional (24,6%) e que demonstra equilíbrio entre o empreendedorismo e o trabalho formal.

“O Estado de Mato Grosso mantém-se em uma posição privilegiada, refletindo os resultados de políticas públicas eficientes e o fortalecimento de setores estratégicos da economia, como de serviços, construção e agroindústria. A baixa taxa de subutilização e desalentados no Estado é um reflexo direto de um mercado que continua a absorver a mão de obra disponível, especialmente em setores com alto dinamismo econômico”, apontou o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinicius Hideki.

Para o secretário César Miranda, Mato Grosso vive há anos uma situação de pleno emprego em razão das políticas públicas do Governo do Estado e o dinamismo da economia.

Veja Mais:  Comigrar reúne mais de 200 participantes para subsidiar políticas públicas para migrantes, refugiados e apátridas

“As perspectivas para o próximo ano também são otimistas, com previsão de novos investimentos em infraestrutura, agroindústria e tecnologia, setores que tradicionalmente impulsionam o mercado de trabalho local. Com indicadores que se destacam no cenário nacional, Mato Grosso reafirma seu protagonismo como um estado que alia crescimento econômico à geração de emprego de qualidade e sustentabilidade, sendo um modelo para outras regiões do Brasil”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil prende 3 pessoas por tráfico de drogas em Rondonópolis

Publicado

Três pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de terça-feira (18.11), no município de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), pelo crime de tráfico de drogas.

A ação foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis, durante investigação para apurar o sumiço de Aparecido de Arruda Garcia, ocorrido no dia 11 de novembro deste ano.

Com os suspeitos, de 48, 25 e 24 anos, os policiais civis apreenderam quinze porções de maconha, além de materiais utilizados para o comércio de entorpecentes. O trio foi preso no bairro Vila Operária.

No decorrer das diligências para esclarecer o desaparecimento de pessoa, a equipe da DHPP de Rondonópolis localizou a motocicleta Honda NXR150 Bros de cor vermelha, que estava com a vitima quando ela desapareceu.

De acordo com a delegada da DHPP de Rondonópolis, Karla Peixoto, a droga apreendida trata-se de uma supermaconha conhecida como Ice (com concentrado de cannabis de alta potência sendo produzida a partir da flor da planta que são as partes com a maior concentração de tricomas).

“O produto final é um produto com uma altíssima concentração de THC, sendo ate mais viciante e com valor maior do mercado ilícito”, destacou a delegada Karla Peixoto.

Diante do flagrante os três suspeitos foram conduzidos até a delegacia, onde foram interrogados e autuados pelo crime de tráfico de drogas. Após a confecção do autos, os presos foram colocados à disposição da Justiça.

Veja Mais:  PM realiza passagens de comandos em Cuiabá nesta sexta-feira (27)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Secel abre inscrições para encontro estadual da rede de Pontos de Cultura em Mato Grosso

Publicado

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu as inscrições para a etapa estadual da “Teia”, que reunirá Pontos de Cultura de Mato Grosso. O encontro será realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Poconé (a 104 km de Cuiabá), e envolverá atividades de formação e de definição de metas e demandas a serem levadas à Teia Nacional.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro por meio de formulário online disponível no site da Secel (link aqui).

Com vagas limitadas, o evento é voltado a projetos comunitários certificados, ou em processo de certificação, como Ponto de Cultura. A participação também é restrita a um representante oficial por instituição.

Terão prioridade no processo de seleção as instituições que realizaram a pré-inscrição para participação no evento. Para definição das vagas restantes, serão considerados critérios, como certificação como Ponto de Cultura mais antiga e distribuição por territórios culturais do Estado.

“Nosso objetivo é que todos os territórios estejam representados em nossa Teia estadual. Vamos receber todos e todas em uma estrutura adequada, com capacidade e conforto para o número de participantes, por isso tivemos que limitar as vagas”, explica o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

O deslocamento de Cuiabá a Poconé, bem como alimentação e hospedagem durante o evento serão custeados pela Secel. Já os deslocamentos de ida e volta do município de origem do Ponto de Cultura até Cuiabá são de responsabilidade da instituição participante.

Veja Mais:  Servidores com as melhores práticas são premiados nesta segunda-feira (15)

A Teia Estadual é um encontro formativo que visa o fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura em Mato Grosso. Além de debater políticas públicas e articular redes colaborativas entre as instituições, a reunião também vai definir as demandas mato-grossenses para a Teia Nacional, agendada para o período de 24 a 29 de março de 2026, no Espírito Santo.

“Ressaltamos a necessidade de inscrição para a Teia Estadual até o dia 30 de novembro, mesmo para aqueles Pontos que fizeram a pré-inscrição. Em breve, estaremos juntos com muita troca de experiências e fortalecimento dos grupos e coletivos que fazem a cultura acontecer por todo o Estado”, reforça Jan Moura.

Certificação Ponto de Cultura

Podem ser reconhecidos como Ponto de Cultura entidades ou coletivos que desenvolvem ações culturais nas comunidades. O cadastro nacional de Pontos e Pontões de Cultura foi instituído pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que é gerida pelo Ministério da Cultura (MinC).

Além de promover a articulação dessas iniciativas em rede, a PNCV cria outras formas de apoio financeiro a iniciativas culturais, simplifica e desburocratiza os processos de prestação de contas e o repasse de recursos para as organizações da sociedade civil.

Aproximadamente 200 instituições são reconhecidas como Ponto de Cultura em Mato Grosso, desenvolvendo ações artísticas e comunitárias em seus territórios. Recentemente, a Secel selecionou 31 projetos para receber o apoio financeiro de R$ 120 mil, por meio de edital do Ciclo I da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Veja Mais:  Detran-MT realiza audiência pública sobre concessão dos pátios de apreensão de veículos no Estado

Serviço | Teia Estadual – Encontro de Pontos de Cultura de Mato Grosso
Data: 8, 9 e 10 de dezembro de 2025
Prazo para inscrição: 30 de novembro de 2025
Formulário de inscrição: www.secel.mt.gov.br/-/teia-etapa-estadual

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Seduc realiza Avaliação de Fluência para estudantes de Ensino Fundamental da rede pública

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, entre os dias 18 e 28 de novembro, a Avaliação de Fluência para estudantes do 2º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino. Neste ano, as avaliações para o 7º e 8º são inéditas e faz parte do Sistema Avalia MT.

Com o objetivo de coletar informações sobre a habilidade de leitura, a avaliação busca aferir o desempenho dos estudantes no processo de alfabetização, especialmente a capacidade de leitura fluida, precisa e com a entonação correta.

A Avaliação de Fluência é aplicada por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que grava a leitura durante o período do teste.

A avaliação é dividida em 3 etapas, são elas: leitura de palavras, leitura de palavras possivelmente desconhecidas (não dicionarizadas) e leitura de um texto curto, seguido de algumas perguntas de interpretação. Cada etapa dura 1 minuto.

Os estudantes serão avaliados nos seguintes aspectos: precisão – pronunciar corretamente a palavra, fazendo a correspondência adequada entre letra e fonema; velocidade/automaticidade – ler de maneira fluida, com pouca atenção consciente, sem empregar muito esforço cognitivo; prosódia – ler com ritmo e entonação, respeitando as pausas, considerando a pontuação, como interrogação e exclamação.

De acordo com o desempenho de cada um dos estudantes, eles serão classificados em pré-leitores, leitores iniciantes ou leitores fluentes.

Veja Mais:  Primeira-dama e Carlos Fávaro discutem parceria para implementar projeto social

AvaliaMT

O Sistema Avalia MT é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite a realização de um diagnóstico da educação básica do Estado de Mato Grosso e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O AvaliaMT é uma iniciativa da Seduc, em parceria com o CAEd. O sistema, de avaliações externas e em larga escala, busca monitorar e diagnosticar o desempenho dos estudantes da rede pública de ensino.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana