Mato Grosso
MT Hemocentro abrirá neste sábado (21) para campanha especial de doação de sangue

O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, abrirá neste sábado (21.09), das 7h30 às 12h, para uma campanha especial de doação de sangue. A ação será realizada em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e tem o objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Isso acontece porque, ao doar, o sangue é separado em hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Essa separação permite que cada componente seja utilizado de forma eficaz, beneficiando até quatro pacientes em cada doação”, explicou.
Dados de julho de 2024 indicam que o MT Hemocentro e as unidades do interior do Estado realizaram mais de 30 mil coletas e processaram 64 mil bolsas de sangue. O ambulatório especializado em doenças hematológicas realizou cerca de sete mil consultas.
“A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Zanela, que também ressaltou a importância de manter estoques adequados de hemocomponentes para atender à demanda no Estado.
Para se tornar um doador, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, ter feito uma refeição equilibrada, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres têm limite de três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses. A coleta é de até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.
Para agendar a doação, os interessados podem acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Para quem reside no interior do estado, as doações também podem ser realizadas nas Unidades de Coleta e Transfusão dos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)
No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.
A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.
O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.
Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.
A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
-
Rondonópolis19/08/2026 - 17:04Qual o interesse? Derrotado nas urnas, 2º suplente do MDB e assessor do deputado Sebastião Resende pede afastamento de Mariúva
-
Rondonópolis18/08/2026 - 20:40TCE-MT suspende sorteio de carros custeado com recursos previstos para obras da Saúde em Rondonópolis
-
Rondonópolis19/08/2026 - 15:41CDL Rondonópolis nega conflito com secretário e reafirma postura apartidária
-
Política MT19/08/2026 - 12:31Prefeitura de Rondonópolis rebate questionamentos do TCE e diz que remanejamento não prejudica a Saúde
-
Política MT20/08/2026 - 11:52Alessandra deputada: força de Cláudio Ferreira será suficiente para vencer as urnas?
-
Política MT18/08/2026 - 22:39Justiça proíbe Valdir Barranco e Site de VG de publicarem conteúdos mentirosos contra Mauro Mendes
-
Política MT19/08/2026 - 23:10TRE manda retirar matéria sobre candidata Dra. Luciana Horta do ar e fixa multa para nova publicação
-
Rondonópolis20/08/2026 - 12:37Câmara Itinerante leva atendimento e ouve demandas de moradores do Parque Universitário







