Rondonópolis
Município encaminha assistidos do Centro Pop para inserção no mercado de trabalho

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) deu um importante passo na inclusão social e profissional de seus assistidos ao encaminhá-los, nesta sexta-feira (11), para participarem da 6ª edição da Feira da Empregabilidade. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), em parceria com a Faculdade Anhanguera, com o apoio da Prefeitura de Rondonópolis e diversas empresas e instituições. A feira acontece das 7h às 17h30, na Faculdade Anhanguera, localizada na Avenida Ary Coelho.
A iniciativa tem como objetivo aproximar empregadores e candidatos, criando oportunidades de contratação. Durante o evento, os participantes podem entregar currículos, participar de entrevistas e, em alguns casos, sair do local já empregados. A Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC) está disponibilizando transporte gratuito para quem deseja participar da feira.
O Centro Pop mobilizou seus esforços para garantir que os assistidos tivessem toda a estrutura necessária para aproveitar a oportunidade: desde a organização de documentos até o transporte até o local do evento.
“Hoje estamos tendo a oportunidade de trazer nossos assistidos para participar da feira, graças a essa parceria com a ACIR. Muitos já estão com a documentação em dia e só precisavam de uma chance como essa para recomeçar”, destacou Naidellany Cristina Domingues de Oliveira Silva, coordenadora do Centro Pop.
A coordenadora também enfatizou o empenho dos participantes. “Eles vieram com muita ansiedade, estavam contando os dias, se organizando, conferindo documentos, muitos têm vontade de trabalhar, só estavam à espera de uma porta se abrir. E hoje essa porta se abriu.”
De acordo com Robson Neves, gerente administrativo da ACIR, a feira conta com mais de 35 empresas oferecendo cerca de 600 vagas de emprego em diferentes setores. “Estamos oferecendo oportunidades para todos os perfis: jovens aprendizes, pessoas com deficiência, pessoas acima dos 50 anos. Também temos estrutura para confeccionar currículos e fazer cópias. Queremos garantir que todos tenham a chance de visitar os stands e participar dos processos seletivos”, afirmou.
Entre os assistidos do Centro Pop, alguns já garantiram uma vaga de emprego, como Edson Vera da Silva, contratado por um frigorífico da cidade. “Estou muito feliz com essa vaga. Agradeço à Prefeitura, ao Centro Pop e à ACIR por essa oportunidade. Não quero mais estar na rua, quero um emprego digno”, disse.

Rondonópolis
Gestão municipal põe em funcionamento o Centro de Inteligência e Segurança

Em uma ação dos 100 primeiros da nova gestão, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou neste sábado (19), em suas redes sociais, o funcionamento do Centro de Inteligência e Segurança (CeSIR), que fará o monitoramento de imagens e contará com um tático motorizado, disponibilizando três viaturas.
A missão da nova estrutura é prover segurança aos bens e serviços do Município, bem como apoiar todas as forças de segurança que atuam na esfera local, como as polícias Militar, Civil e Penal. O operacionalização do Centro de Inteligência e Segurança contou com a coordenação do gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinancio.
Para viabilizar o serviço, a equipe enfrentou a falta de orçamento para segurança deixada pela gestão anterior. A estrutura do tático motorizado foi montada utilizando os meios existentes na Prefeitura, com baixo investimento: cerca de R$ 8.000,00, que foram empregados na plotagem dos veículos e instalação dos equipamentos. Para o Centro de Inteligência e Segurança, emergencialmente foi montada a estrutura com computadores e meios audiovisuais disponíveis, visto que a licitação para aquisição de novos equipamentos ainda está em andamento.

O Centro de Inteligência e Segurança já vem produzindo informações e imagens que tem auxiliado sobremaneira as diversas ações policiais desenvolvidas na cidade. Além disso, tem atuado no monitoramento das imagens das câmeras do programa Vigia Mais e do circuito fechado de TV da Prefeitura. Nisso, vale ressaltar que o trabalho de captação e processamento de imagens do CeSIR, através do Vigia Mais, contribuiu para esclarecer o atropelamento da enfermeira do Hospital Regional, ocorrido diante da UPA, que faleceu dias depois em consequência dos ferimentos.
Nesse serviço em apoio à segurança, a criação do Tático Ostensivo de Rondonópolis (TOR) é uma novidade. As três viaturas disponíveis vão apoiar operações no município. Com essa estrutura, os servidores municipais, unidades públicas e a população em geral poderão contar com uma presença mais ostensiva e estratégica.
“Agora temos toda uma estrutura criada e mantida para ajudar a segurança pública, para termos uma cidade segura, para garantir os investimentos e a paz social. Nós queremos uma cidade diferenciada, onde a pessoa possa ir e vir com tranquilidade, os comerciantes possam ter seus negócios e as famílias possam sair sem medo e preocupação de sofrer qualquer tipo de violência”, analisou o prefeito.

Rondonópolis
Prefeito anuncia nova ação de desburocratização dos processos administrativos

O prefeito Cláudio Ferreira anunciou, em suas redes sociais, mais uma mudança no serviço público com vistas à desburocratização. A partir desta quinta-feira (17) as certidões e declarações emitidas por meio eletrônico para compor qualquer processo administrativo no âmbito da Prefeitura de Rondonópolis são consideradas válidas.
A nova medida, oficializada por meio do decreto 12.626 de 2025, torna o trabalho dos servidores mais prático, eliminando a necessidade de carimbar e assinar as certidões manualmente, tendo apenas que acessar um dos sites dos órgãos emitentes dos documentos para fazer a validação eletrônica.
Serão aceitas certidões e declarações emitidas pela Receita Federal do Brasil, Justiça do Trabalho, Tribunal de Contas da União (TCU), Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) e outros órgãos públicos que disponibilizem suas certidões em meio eletrônico.
A secretária da Fazenda do Município, Rane Curto, comentou que a publicação do decreto faz parte do programa de desburocratização da administração municipal e dessa vez altera a questão das certidões nos processos de licitação, fiscalização e pagamento dos fornecedores.
Conforme o decreto, a partir de agora os agentes públicos poderão receber qualquer processo administrativo que contenha certidão ou declaração vencida, procedendo a consulta direta nos portais oficiais dos órgãos emissores, devendo anexar ao processo o documento atualizado.
Aos pregoeiros, agentes de contratação, fiscais e gestores ficou a responsabilidade da verificação da autenticidade das certidões apresentadas antes do envio do processo para liquidação e pagamento e, sempre que possível, reemitir as certidões diretamente dos portais oficiais antes da finalização do processo.
Rondonópolis
Prefeito inaugura a Ponte Padre Franz, ligando Jardim Ipiranga ao Anel Viário

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, inaugurou nesta quinta-feira (17/4) a ponte localizada sobre o córrego Lageadinho, interligando o Jardim Ipiranga ao Anel Viário, região de novos loteamentos e condomínios. A ponte homenageia o Padre Franz Wilhelm Lax, falecido em 28 de março deste ano, recebendo seu nome. Essa foi mais uma entrega feita pelo gestor dentro das comemorações dos 100 primeiros dias de seu governo.
“Nossa gestão tem uma diretriz: vamos parar com o que foi feito de errado, dar continuidade as coisas certas e fazer o que nunca foi feito. Essa inauguração faz parte dessa diretriz. O prefeito que me antecedeu não conseguiu concluir essa ponte e tivemos de terminá-la”, explicou Cláudio Ferreira durante a solenidade de entrega da nova estrutura, que faltava uma parte da pavimentação no acesso e vários ajustes para conclusão.
Para entrega da ponte, a nova gestão teve de concluir a pavimentação no acesso, instalar postes com iluminação pública, bem como providenciar sinalização e outros ajustes. O Município ainda vai terminar o serviço de contenção em encostas e a construção de passeio público nas vias de acesso. “Obras como esta mostram que as mudanças já começaram e a cidade está ficando melhor!”, pontuou o prefeito.

Apesar da entrega material da ponte, beneficiando vários bairros e milhares de pessoas, Cláudio Ferreira destacou na ocasião os valores embutidos nessa inauguração, com a homenagem ao Padre Franz, que também veio acompanhada no mesmo dia com a sanção da lei que torna a Sexta-Feira Santa como feriado municipal em Rondonópolis – antes não havia lei nesse sentido.
O prefeito afirmou na ocasião que, embora pareçam simples, as leis que viabilizaram o nome da nova ponte e a oficialização do feriado da Sexta-feira Santa no município transmitem um pouco daquilo que a atual administração acredita. Ele justificou que Padre Franz foi um sacerdote exemplar, que dedicou toda sua trajetória na causa dos que mais precisam. “O legado do Padre Franz não pode ser esquecido”, pontuou.
Cláudio Ferreira explicou ainda que ficou constrangido ao saber, lendo o jornal logo na manhã desta quinta-feira, através de um artigo do bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, dom Maurício Jardim, que ainda não havia uma lei decretando essa data como feriado no âmbito local. Nisso, logo contatou os vereadores e articulou a sessão extraordinária para votação dessas duas causas. “A entrega mais importante que estamos fazendo hoje é a entrega espiritual, não a material!”, afirmou.
O bispo dom Maurício esteve presente na solenidade de inauguração da ponte que leva o nome do Padre Franz e externou que ficou muito feliz e honrado com essa entrega. Ele lembrou a trajetória do sacerdote, nascido na Alemanha, que foi missionário leigo em Rondonópolis e depois retornou em definitivo como padre. Também aproveitou para ressaltar a importância da Sexta-feira Santa para os cristãos. “As coisas não terminam na cruz; a cruz não tem a última palavra. Quem tem a última palavra é Cristo, o vencedor. A vitória é de Cristo sobre o pecado e a morte!”, externou.
Alguns vereadores, integrantes da administração municipal e trabalhadores da obra também acompanharam a inauguração da ponte.

-
Esportes13/04/2025 - 23:00
Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
-
Esportes13/04/2025 - 23:30
Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
-
Esportes13/04/2025 - 20:30
Flamengo assume a liderança do Brasileirão com vitória sobre o Grêmio em Porto Alegre
-
Rondonópolis14/04/2025 - 15:00
Prefeito entrega 1ª sala de recurso multissensorial da rede municipal
-
Rondonópolis14/04/2025 - 15:00
Cultura oferece passeio aos primórdios com projeto “Rondonópolis, uma ancestralidade latente: nos caminhos da paleontologia, da arqueologia e da antropologia”
-
Rondonópolis13/04/2025 - 09:30
Prefeito determina retirada do cercamento das praças e dispara: “decisão equivocada”
-
Esportes13/04/2025 - 23:30
Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
-
Esportes16/04/2025 - 02:00
Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos