Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Padaria Escolar garante merenda de qualidade para mais de 14 mil alunos em Lucas do Rio Verde

Publicado

O pão francês fresquinho e os lanches deliciosos que chegam à mesa do refeitório das escolas municipais, e fazem a alegria da criançada, é produzido diariamente com muito carinho pela equipe da Padaria Escolar de Lucas do Rio Verde. O trabalho, realizado sob a gerência da Secretaria de Educação, garante que os mais de 14 mil alunos da rede municipal tenham acesso a uma alimentação escolar de qualidade.

Antes mesmo do amanhecer, a equipe de seis padeiros coloca os nove fornos da unidade para funcionar a todo o vapor. Para que as massas cresçam e expressem todo o seu sabor e textura, elas são preparadas durante o dia e assadas na madrugada, seguindo um processo de fermentação cuidadoso.

“O grande ganho de iniciar o trabalho de madrugada é a maximização do tempo de produção da padaria e da utilização dos equipamentos. Além disso, conseguimos entregar um pão com muito mais qualidade, saboroso e fresquinho para as crianças”, destacou o padeiro Antônio Nascimento.

São mais de 100 mil unidades de pão francês que, ao longo de todo o mês, garantem um saboroso café da manhã para os alunos das 24 unidades de ensino da rede municipal.

Também são preparados, mensalmente, cerca de 13.600 unidades de pão de cachorro-quente, mais de quatro toneladas de bolacha caseira, 916 formas de cuca, 880 formas de bolo, 984 formas de tortas salgadas e mais de 100 mil unidades de bisnaguinha.

Veja Mais:  Cultura que transforma: Prefeitura investe mais de R$ 43 mil em novos instrumentos para oficinas culturais em Lucas do Rio Verde

“É uma grande satisfação fazer parte desse trabalho tão importante, que garante alimentação saudável e de qualidade para milhares de crianças e adolescentes de Lucas do Rio Verde. A padaria escolar já se tornou referência para outros municípios, graças ao empenho de uma equipe dedicada que está sempre em busca de oferecer o melhor”, declarou o coordenador da Padaria Escolar, Edilton Alves.

O cuidado com a produção dos lanches vai além, contando também com o acompanhamento nutricional. A nutricionista Vânia Haraki ressalta que o fornecimento de uma alimentação saudável e segura garante aos alunos condições básicas para um bom rendimento escolar. “A inclusão de alimentos perecíveis e não perecíveis é fundamental para compor um cardápio balanceado e nutritivo, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a oferta nutricional é enriquecida com a adição de cenoura, beterraba, abobrinha e abóbora nas preparações da panificação”.

A aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Érico Veríssimo, Sophia dos Santos, já escolheu o seu lanche preferido: pão com doce de leite. “Todos os lanches da escola são muito gostosos, mas o meu preferido é pão com doce de leite e iogurte”.

O trabalho da equipe da Padaria Escolar reflete o cuidado da gestão municipal e da Secretaria de Educação com cada aluno da rede municipal, reforçando o compromisso de garantir uma alimentação saudável que contribua para o aprendizado e o bem-estar das crianças. Afinal, cuidar da merenda escolar é, acima de tudo, cuidar do futuro de Lucas do Rio Verde.

Veja Mais:  Prefeitura e Unilasalle realizam campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Curso gratuito de Inclusão Digital abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Publicado

Lucas do Rio Verde recebe em outubro mais uma capacitação do programa gratuito de Inclusão Digital Rural, que busca oferecer formação em informática básica, intermediária e avançada. O treinamento é resultado de uma parceria entre o Sindicato Rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

As aulas serão realizadas no CRAS II (bairro Fujii), entre os dias 13 e 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, com carga horária total de 60 horas. A proposta é preparar a população para utilizar ferramentas digitais em atividades cotidianas e profissionais no computador, incluindo uso de programas de texto, planilhas, apresentações de slides e navegação na internet.

O curso contará com duas turmas. A primeira, voltada para adolescentes de 14 a 17 anos, será oferecida no período da tarde, das 13h às 17h. Já a segunda turma, destinada para pessoas a partir dos 18 anos, terá aulas no turno da noite, das 17h30 às 21h30. Para esta turma, será formado também um cadastro reserva.

Segundo os organizadores, a divisão por faixa etária permite uma abordagem pedagógica mais adequada, facilitando o aprendizado de acordo com o perfil de cada grupo.

As vagas são limitadas e a participação exige frequência integral durante os dias de treinamento. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (65) 9 9904-5521 e falar com o mobilizador Daniel Moura, responsável pelas matrículas.

Veja Mais:  Secretaria de Segurança Pública reforça efetivo para o Réveillon da Esperança em Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

UBS Parque das Araras: Obras de construção chegam a quase 40% do projeto

Publicado

As obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque das Araras estão em ritmo acelerado. Sete meses após a ordem de serviço, assinada pelo prefeito Miguel Vaz, quase 40% da execução já foi concluída.

O projeto conta com mais de 1.100 m² de área construída, divididos em amplos espaços, com recepção, consultórios médicos e odontológicos, sala de procedimentos, farmácia, vacina e posto de enfermagem.

A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura, acompanhada da equipe de coordenadores, visitou a obra na tarde desta segunda-feira (22) e ressaltou o bom andamento dos trabalhos.

A construção da unidade está em fase de finalização de alvenaria de vedação e reboco. O próximo passo é concluir a cobertura e iniciar a colocação do piso e a parte de acabamento.

(Foto: )

“A obra está andando muito bem. Sabemos que com o início do período chuvoso, a tendência é reduzir o ritmo. Mas, acreditamos que o cronograma será cumprido e no início do ano entregaremos mais essa unidade de saúde”, ressaltou a secretária.

A UBS Parque das Araras é de Porte IV, isso significa, que terá no mínimo quatro equipes de saúde da família. Cada equipe é composta por um médico, enfermeiro e técnico, dentista e auxiliar, agentes comunitários de saúde e de endemias.

Serão investidos aproximadamente R$ 4.5 milhões. Os recursos são provenientes do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão de entrega é para o primeiro trimestre de 2026.

Veja Mais:  Assistência Social realiza entrega de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O prefeito Miguel Vaz destacou a importância de o município continuar avançando na área da saúde, com construções amplas e que refletem o crescimento populacional da área urbana.

(Foto: )

Na última semana, a gestão entregou oficialmente a nova UBS Parque das Emas, a maior do município em área construída, com 1.377 m². Também está em fase final de obras de reforma e readequação, a UBS Alvorada.

“Os investimentos são necessários tendo em vista o desenvolvimento do município. Tanto o Parque das Emas, quanto o Araras, são áreas em franca expansão e que necessitam de estruturas maiores para atender a demanda crescente”; finalizou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Hospital São Lucas/Intercor realiza o primeiro procedimento de cateterismo pelo SUS

Publicado

O Hospital São Lucas (HSL), em parceria com a Intercor, realizou na última sexta-feira (20) o primeiro cateterismo da história em Lucas do Rio Verde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento foi realizado com recursos do Programa Fila Zero do Governo do Estado de Mato Grosso, com contrapartida financeira do Município e o apoio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura ressaltou que a realização do procedimento representa um marco para a saúde pública do município, antes, os pacientes eletivos tinham que se deslocar até outros municípios para serem atendidos.

“Ter esse serviço, aqui em Lucas do Rio Verde, acessível aos nossos pacientes do SUS é uma grande conquista. É algo que vínhamos buscando ao longo desses anos, nessa parceria com o hospital, prefeitura e os médicos”.

O cateterismo cardíaco é um exame de alta complexidade, indicado para avaliar as artérias coronárias. Segundo o cardiologista Dr. Jean Pedroso, trata-se de um procedimento seguro, rápido e prático.

“É indicado para pacientes com dor no peito e que precisa ser investigada a possibilidade de alguma obstrução. Geralmente, são pessoas que também apresentam outros fatores de risco, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e tabagismo.”

A Ala Hemodinâmica do Hospital São Lucas foi inaugurada em junho deste ano. Por meio da parceria com a Intercor, são realizados procedimentos nas áreas, cardíaca, vascular e neurológica.

Veja Mais:  BMX: Lucas do Rio Verde é a maior delegação da 2ª etapa do Mato-grossense

O diretor técnico do HSL, o cardiologista Dr. Gilmar de Oliveira ressaltou a importância da parceria com a Intercor, que está dentro do hospital e oferece todos os serviços necessários para a hemodinâmica, com um médico plantonista 24 horas.

“É um ganho muito grande para o nosso município, é mais um serviço que vem agregar ao Hospital São Lucas, principalmente, na fase aguda do infarto, em que o paciente necessita de tratamento imediato”.

A secretária explicou ainda que, por enquanto, o serviço está disponível apenas para os pacientes que aguardam pelo procedimento via Central de Regulação e que o próximo passo é ampliar para os pacientes internados.

“Nós estamos avançando nas contratualizações, para que muito em breve a gente possa ter acesso a todos os serviços via SUS, principalmente, para os pacientes que estão internados, que ainda terão que se deslocar até outros municípios”.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana