Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Pinheiro lança Hora Estendida e Centro de Saúde do Tijucal passa a funcionar até às 21h

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro lançou nesta terça-feira (10), o Projeto Hora Estendida em unidades de Saúde da Atenção Básica. A nova modalidade que passa a ofertar atendimentos das 8h às 21h é componente do Programa Unidade de Medicina Ambulatorial em Especialidades (MAE), criado para humanizar os atendimentos objetivando a promoção em Saúde. 

O projeto piloto passa a funcionar no Centro de Saúde do bairro Tijucal na Regional Sul, com previsão de expansão para as demais regionais nos próximos meses. Além dos atendimentos inerentes às unidades básicas de Saúde, à população que buscar a Hora Estendida, terá além dos serviços inerentes aos postos de Saúde, exames laboratoriais, emergências de baixa complexidade e atendimentos odontológicos.

De acordo com Pinheiro, a exemplo do Programa Hora Estendida em creches e Centro Municipal de Educação Infantil – CMEIs (também lançado de forma inédita em Mato Grosso por sua gestão) a ampliação do horário na rede Básica de Saúde, visa, sobretudo, contemplar os trabalhadores cuiabanos que não tinham tempo de buscar os serviços na Atenção Básica.

“Eu prometi cuidar daqueles que dependem exclusivamente do poder público e, assim como humanizamos a vida dos trabalhadores estendendo o horário de atendimento nas creches e CMEIs, também escrevemos uma nova história para esses trabalhadores na Saúde. Era impossível para um trabalhador buscar os atendimentos na rede Básica, vez que o funcionamento normal é das 7h às 17h com intervalo para almoço. Mas, a partir de hoje, com o projeto Hora Estendida, damos início à virada de página da Saúde também na Atenção Básica que passa a ofertar atendimentos, inclusive da odontologia prontos para atendê-los das 7h às 21h sem intervalo para almoço”, frisou o prefeito.

Veja Mais:  Escolas com crescimento no Ideb 2015-2017 recebem homenagem

Conforme o secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, a Hora Estendida na Atenção Básica deverá diminuir a o fluxo de busca pelas Unidades de Pronto Atendimentos 24 horas (UPAs) e policlínicas.

“O prefeito Emanuel Pinheiro esta redesenhando o fluxo de atendimento na Saúde de Cuiabá desde a média e alta complexidade à Atenção Básica. Dessa forma na reta final de entrega do HMC, o que de acordo com técnicos da área está dando um salto de 20 anos na Saúde do Estado, a Hora Estendida vem para ajudar a melhorar o fluxo de atendimento da urgência e emergência. Isso porque, além de contar com mais uma opção de atendimento, na rede Básica o paciente poderá dar sequência no tratamento perto de sua casa e com as Equipes de Saúde da Família que é quem o Mistério da Saúde preconiza para acompanhá-lo”, destacou.

A dona de casa, Quitéria Santos de 66 anos, aprovou a iniciativa da gestão. “Só de saber que se teremos o nosso posto de Saúde aberto até às 21h é um benefício enorme. As vezes, a gente só precisa trocar uma receita que não dá pra fazer na hora do trabalho e acaba tendo que em uma UPA e a gente sabe que atrapalha as pessoas que estão mais graves. Então o prefeito está de parabéns, isso beneficia quem quer cuidar para não ficar doente e quem está grave em uma UPA que terá menos pessoas em sua frente para ser atendido”, completou.

Veja Mais:  Prefeito faz entrega dos kits esportivos do Campeonato Bola Cheia

Além do MAE na Atenção Básica, o prefeito informou que Lançará o Projeto PAI para dar sequência à humanização da Saúde na rede Secundária. 

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Piloto luverdense de automobilismo é líder da Fórmula Vee

Publicado

O final de semana foi de vitória no automobilismo para o luverdense Rafael Marques, piloto da Fórmula Vee, que disputa na categoria de 14 a 21 anos. O jovem alcançou o primeiro lugar na segunda etapa do Campeonato Paulista da modalidade.

O campeonato é disputado no Autódromo Internacional de Interlagos e o jovem de 18 anos apenas, teve um resultado positivo nas classificatórias da sexta-feira (12), ficando em segundo lugar. Já no domingo, Rafael conseguiu um resultado ainda melhor, levantando a taça de primeiro colocado.

Com a conquista, Rafael Marques passa a liderança do campeonato, com 64 pontos e volta para Lucas do Rio Verde com o desafio de mais duas provas no mês de maio, na terceira e quarta etapas da competição. O segundo colocado no campeonato é Augusto Águila, com 62 pontos.

Ao todo, a prova terá oito etapas, com a última em dezembro. Nesta temporada, todas as provas serão disputadas em Interlagos.

Com informações Comunicação FVee

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Leandro Karnal abre III Seminário da Educação Básica na segunda-feira
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Lixo Zero: Mais de 600 kg de resíduos da Festa do Milho serão reciclados

Publicado

A 3ª Edição da Festa do Milho em Lucas do Rio Verde foi um sucesso não apenas em termos de diversão, mas também de conscientização ambiental. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, comprometida com a construção de uma sociedade sem lixo, montou uma equipe especial da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e voluntários para realizar a coleta seletiva dos recicláveis durante os três dias de festa.

O evento também se tornou uma oportunidade de aprendizado e conscientização ambiental, com o público recebendo orientações valiosas sobre a separação correta dos resíduos, a importância da reciclagem e as práticas de preservação ambiental.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Essa iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal com a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. A coleta seletiva garante que os materiais recicláveis sejam destinados às indústrias de reciclagem, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para a construção de um futuro mais verde.

A ação durante a Festa do Milho foi um grande passo para a conscientização da população sobre a importância da separação correta dos resíduos. A inovação proporcionou uma coleta de mais de 600 kg de resíduos recicláveis ao longo dos três dias de Festa, em parceria com o Projeto Lixo Zero, munícipes e empresas voluntárias.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

No local, o luverdense pôde ver de perto a realização da pesagem dos lixos e a separação correta dos resíduos, que foi realizada de forma simultânea no evento, juntamente com a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (Acorlucas). O material coletado foi entregue diretamente no Ecoponto, para Acorlucas, que já faz a separação, triagem e venda dos recicláveis.

Veja Mais:  Prefeitura lança projeto “Urbanista do Futuro” nesta sexta-feira (30)

Prefeitura Lixo Zero

Cidade mais sustentável é o foco da Prefeitura de Lucas do Rio Verde que lançou oficialmente o Projeto Lixo Zero, no Paço Municipal, na manhã desta segunda-feira (15). O objetivo é oportunizar os servidores a tomarem iniciativas adequadas com os resíduos produzidos, bem como a importância de uma gestão adequada.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, ” a decisão de adesão ao Programa no Paço Municipal vai muito além da busca pela certificação Lixo Zero. É mostrar que é possível ter repartições, entidades, espaços públicos sustentáveis. O Paço Municipal recebe centenas de pessoas diariamente, que vão poder observar esse movimento acontecendo em tempo real, sendo motivadas por esse novo conceito de gestão de resíduos”, comenta o secretário.

O Programa Lixo Zero tem o objetivo de atuar na integração de vários segmentos presentes na sociedade como: poder público, setor empresarial, terceiro setor, universidades e cidadãos, potencializando ações socioambientais na gestão de resíduos com objetivo de compartilhar soluções, boas práticas e debater como cada setor da sociedade está agindo para alcançar o Lixo Zero, promovendo a sensibilização sobre a redução, reutilização, compostagem e reciclagem de resíduos.

Até o momento, cerca de 12 escolas já participaram de capacitações que as tornaram aptas a receber os residuários para iniciar a implantação da metodologia Lixo Zero. Entre os profissionais qualificados estão: diretores, professores, profissionais da limpeza e cozinha. O próximo passo é iniciar o treinamento com os alunos.

Veja Mais:  Policlínica do Pedra 90 estará fechada neste sábado (03)

Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos viram adubo e os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, potencializando ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões.

Saiba mais: https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/inpacto-lucas-avanca-e-torna-lucas-do-rio-verde-cada-dia-mais-inovadora-12834

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

“InPacto Lucas” avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Publicado

Tornar Lucas do Rio Verde uma referência em Economia Verde em 10 anos. Esse é o maior objetivo do “InPacto Lucas”, que reuniu mais de 50 pessoas da mesa na sexta-feira (12), na sede do Sicredi Ouro Verde, para apresentar o status dos projetos que estão sendo implantados no município. Estiveram presentes, além da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, instituições e integrantes do “Pacto pela Inovação”. Na oportunidade, foi votada e aprovada a continuidade dos 12 projetos que já estão em andamento.

Os 12 projetos do “InPacto Lucas” são: Crédito Verde; Green Hub; Startup Lucas; Grande Evento de Inovação e Green Economy; Green School; Professores Inovadores; Gestão Inteligente de Resíduos; Think Tank; Agro 4.0; Escola de Empreendedorismo e Inovação; Sandbox Cidade Digital e Saúde Digital.

“Um momento muito importante para o “InPacto Lucas”, para o nosso projeto de inovação do município. Os 12 projetos foram apresentados de forma bastante consistente, cada um com seu status e todos muito importantes na minha visão. Projetos que contemplam saúde, educação, empreendedorismo, tecnologia para o agro, etc. Portanto, o projeto caminha com passos firmes, passos bem consistentes na direção da construção de um futuro economicamente sustentável. Nossa meta é criar, aqui, um ambiente de inovação desde a base, desde a educação, e sermos referência internacional em economia verde em 10 anos. Então, é uma mudança cultural e mental ter essa prática pela inovação. É dessa forma que a gente vai construir o futuro que nós queremos”, comentou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, que participou da votação.

Veja Mais:  Escolas com crescimento no Ideb 2015-2017 recebem homenagem

Com a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, o projeto “Startup Lucas” tem o objetivo de criar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo inovador com foco na geração, retenção e atração de startup de base tecnológica para o município. O programa “Chamada de Impacto”, que começa hoje (15) e irá capacitar empreendedores da cidade durante 12 semanas, faz parte do projeto Startup Lucas. Outro projeto que está sob a sua liderança é o ‘Sandbox Cidade Digital”, que tem como meta transformar a cidade em um laboratório de testes, onde a Prefeitura, empresas, startups e instituições acadêmicas possam desenvolver, testar e escalar soluções inovadoras em um ambiente regulatório flexível.

“Estamos felizes porque a gente está amadurecendo o ecossistema de inovação através das hélices, das instituições, das empresas, instituições privadas de ensino e o poder público. Tivemos 12 projetos importantes conduzidos por várias frentes dentro desse processo e a expectativa é muito boa, de que a gente vá avançar ainda mais. As hélices envolvidas com a gente têm o objetivo de gerar uma cidade inovadora e de oportunidades para todos”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

A Secretaria Municipal de Educação está liderando o projeto “Green School”, que prevê um turno inverso para as escolas municipais da rede pública, com foco em desenvolver competências e habilidades para a economia verde e para o agronegócio do futuro, capacitando os alunos do 9º ano do ensino fundamental para que se tornem agentes de transformação.

Veja Mais:  Mais de 3.500 mudas de árvores começam a ser plantadas nesta sexta-feira (21)

Já o projeto Saúde Digital ficou com a liderança da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde. O objetivo é apoiar a transformação da saúde pública através da digitalização e da conscientização sobre a importância da atenção primária, mensurar e monitorar acesso dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (metodologia acesso avançado), entre outros.

O projeto de “Gestão Inteligente de Resíduos”, sob a liderança da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, busca a construção de uma cidade “Lixo Zero”, com separação de resíduos em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos, promovendo oportunidades econômicas para a indústria de reciclagem e transformação de orgânicos em biomassa da compostagem.

A Prefeitura já conta com a implantação do “Lixo Zero” no Paço Municipal, em 23 escolas e com 250 professores e 145 funcionários capacitados à metodologia. Além disso, realizou eventos com o “Lixo Zero” (abertura do ano letivo com 1400 professores e a Festa do Milho).

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana