Mato Grosso
Politec realiza curso para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional nas prefeituras e cartórios

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) começou, nesta segunda-feira (20.1), o Curso de Noções Básicas de Identificação Civil, que está ocorrendo na sede administrativa da unidade, em Cuiabá.
Foram contemplados 25 servidores das prefeituras e cartórios, de Cuiabá e interior de Mato Grosso. Com 80h de carga horária, o curso encerra na sexta-feira (31.1). Todas as vagas estão preenchidas.
O objetivo do curso é ampliar os postos de coleta para a confecção da Carteira de Identidade Civil (CIN), apresentar as legislações aplicadas no âmbito da identificação civil e conscientizar sobre a importância de padronizar a forma de coleta dos dados da população.
Nas aulas é apresentado aos servidores o Sistema de Identificação Civil (SIC), que é um sistema desenvolvido para o gerenciamento de solicitação e emissão da CIN.
O professor do curso e papiloscopista do Estado de Mato Grosso, Elthon Teixeira, enfatiza que o objetivo do curso é padronizar a maneira com que os mais de 150 postos de solicitação em todo estado iniciam o atendimento e fazem o cadastro da população para a emissão da CIN.
“Somos o 3°Estado que mais emite proporcionalmente a carteira de identidade. Cerca de 20% da população já emitiram a nova CIN”, destaca.
Na primeira semana de aula está sendo apresentado o conteúdo teórico, sendo noções de operações no SIC e da legislação sobre identificação civil.
Na segunda semana será realizada a aula prática, sendo um estágio supervisionado com técnicas para coleta de impressões digitais utilizando o Kit de Biometria. Os servidores se deslocarão até o bairro Bela Vista em Cuiabá, onde atenderão 400 pessoas para fazer a emissão da CIN.
“Informamos para a população que todas as vagas para a emissão da CIN no centro comunitário do bairro Bela Vista já foram preenchidas. Quem já se inscreveu deverá levar obrigatoriamente Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e comprovante de CPF”, enfatiza o professor.
Para emissão a nova CIN é necessário agendar por meio do link abaixo:
https://ganhatempo.seplag.mt.gov.br/agendamentos
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Serra de São Vicente será parcialmente interditada para manutenção e implantação de iluminação
Mato Grosso
Pedido de julgamento do Cota Zero chega ao STF após conclusão de ineficácia da Lei em Mato Grosso

Por Bruna Pinheiro / Formad
Mato Grosso
Laudo afasta crime, mas incêndio em prédio da Prefeitura de VG segue cercado de perguntas

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 10:06Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:46Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:19Rondonópolis|Vereadora propõe programa para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em gestantes e recém-nascidos
-
Esportes25/06/2026 - 16:05Instituto sediado em Cuiabá recebe autorização para gerir R$ 1 milhão para a realização da Copa Integração em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 16:53“Chega de espera”: famílias do Celina Bezerra convocam manifestação por moradias em Rondonópolis







