Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Posse de 25 novos juízes completa quadro das unidades de primeiro grau do Judiciário estadual

Publicado

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) passou a contar com mais 25 juízes substitutos e juízas substitutas, a partir desta quarta-feira (26 de julho), quando ocorreu a posse dos aprovados e das aprovadas no último concurso público, no Plenário 1 do Palácio da Justiça, em Cuiabá. Com isso, completam-se todas as vagas nas unidades do Primeiro Grau de jurisdição, que são a porta de entrada do Judiciário estadual para atendimento aos cidadãos. O fato concretiza o compromisso firmado pela presidente do TJ, desembargadora Clarice Claudino da Silva de ofertar atendimento célere, eficaz e eficiente.
 
Conforme a presidente, a posse é a demonstração da “difícil arte de ajustar possibilidades às necessidades” e que esse desafio foi construído por meio da colaboração de toda a diretoria, membros da Corte e departamentos técnicos do Tribunal.
 
“Dar posse a 25 novos magistrados representa a continuidade de uma honrosa missão de atender a todas as pessoas e localidades do nosso extenso estado. É o avanço e a continuidade no investimento e valorização da primeira instância, incrementando a força de trabalho no Poder Judiciário, principalmente a que está mais próxima dos munícipes, que passam a ser então os jurisdicionados de vossas excelências”, disse aos empossados.
Sessão solene
 
Os 25 juízes substitutos e juízas substitutas foram recepcionados pela plateia lotada por familiares, amigos, autoridades e servidores com entusiasmo. O momento solene e festivo contou ainda com a participação da banda de música da Polícia Militar, que tocou o hino nacional brasileiro e o hino do Estado de Mato Grosso.
 
O termo de posse dos novos magistrados e novas magistradas foi lido pela diretora geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula. Em seguida, a presidente e a vice-presidente do Tribunal e o corregedor-geral da Justiça, desembargadores Clarice Claudino, Maria Erotides Kneip e Juvenal Pereira da Silva deram posse a cada um dos juízes e juízas, conforme a ordem de classificação. Foi neste momento também em que cada um deles prestou juramento e compromisso legal, assinaram o termo de posse, vestiram a toga e receberam das mãos dos desembargadores uma via do termo de posse e a carteira funcional do Poder Judiciário de Mato Grosso, momento que foi efusivamente comemorado pelos convidados dos empossados.
 
Rosaly Inês Gregory, extremamente emocionada ao ver o filho Hanthonny Gregory Berlanda recém-empossado juiz, declarou o sentimento daquele momento. “Foi muita dedicação. Muita! É muita gratidão. Uma gratidão que a gente para, olha pra trás e vê que foi muita dedicação, foi muita renúncia, mas também muitas vitórias e hoje o grande dia tão sonhado, tão esperado chegou”.
 
Em nome da turma de novos magistrados e magistradas estaduais, o juiz substituto recém-empossado Humberto Resende Costa fez um discurso que começou lembrando todas as dificuldades encontradas no percurso de estudos, agradecendo àqueles que estiveram ao lado deles nessa trajetória, inclusive os que não estão mais presentes em vida. “Hoje vemos que os esforços empenhados e os sacrifícios realizados valeram a pena e podemos enfim celebrar com aqueles que estiveram aos nossos lados. Desde o início, o sonho nunca foi de um só e nem seria possível sem vocês, que nos inspiraram e impulsionam, além de compreenderem nossas ausências e abdicações, sem esquecermos ainda daqueles que partiram, que de onde quer que estejam, por certo, olham por nós e compartilham da nossa felicidade”.
 
O discurso demonstrou ainda que os novos magistrados estão alinhados aos novos desafios que se apresentam ao Judiciário por parte da sociedade. “O juiz não pode estar distante da comunidade, ao contrário, um dos macrodesafios do Judiciário brasileiro, segundo o Conselho Nacional de Justiça, é estreitar a relação da instituição com a sociedade como premissa para promoção da justiça. O magistrado, ao tomar posse, traz a sua trajetória, a sua história, que não são apagados pela posse. São esses conhecimentos que não estão nos livros, mas na prática na sociedade”.
 
Por fim, o juiz substituto recém-empossado declarou a compreensão conjunta da turma de magistrados de que todos vieram para contribuir. “Não nos esqueçamos por último que a lei é para todas e todos, sem diferenciação. Com essa compreensão, contribuiremos para a confiança desta instituição que estamos entrando. Por tudo o que foi dito, os empossados aqui presentes, todos provenientes de outros estados, a espelho das muitas famílias que vieram construir uma vida no Mato Grosso e contribuir para o crescimento desse estado tão importante para o país, trabalharão para fortalecer ainda mais o Tribunal de Justiça do Mato Grosso, com a magistratura eficaz, célere, competente e humana”.
 
Em consonância com o comprometimento dos juízes, a desembargadora Clarice Claudino destacou aos novos magistrados que o ofício deles é promover a justiça com celeridade, fazendo uso das inovações tecnológicas à disposição. Por outro lado, realçou que é preciso, “acima de tudo, ter cuidado no trato com as pessoas”.
 
A presidente enfatizou ainda que a posse dos juízes representa a superação de vários obstáculos, que muitos outros desafios virão pela frente, mas que eles não estarão sozinhos nessa caminhada, colocando todo o suporte do Tribunal à disposição dos novos membros da Justiça mato-grossense. “Quero dizer aos magistrados e magistradas que chegam após a superação de muitos obstáculos que esta é mais uma etapa importante desse sonho e que as novas virão nesta caminhada que os senhores e senhoras vivenciarão daqui pra frente. Também quero tranquilizá-los durante este novo caminho que vocês não estarão sós. Todos nós aqui estaremos juntos, unidos, nesta grande trajetória em prol de um Poder Judiciário de Mato Grosso cada vez melhor, cada vez mais humanizado e próximo da sociedade”, declarou.
 
Quem também declarou as boas-vindas aos recém-integrantes do Judiciário estadual foi a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juíza Maria Rosi de Meira Borba, que proferiu palavras de incentivo aos novos colegas de profissão.
 
“Vocês vão vivenciar coisas incríveis, se sentirão sós em muitos momentos porque a nossa carreira é solitária, a decisão é nossa. É nos nossos ombros que está o destino de muita gente. Não se esqueçam do compromisso apenas e somente com a Justiça. Quando estiverem com a cabeça branca, como eu estou hoje e como estamos todos nós, os mais velhos, lembrem-se e tenham certeza de que poderão e deverão deitar as cabeças nos travesseiros com as consciências tranquilas. Tenham isso como meta de vida e verão que vai valer a pena. Quando tiver na presença dos senhores réus, requerentes, requeridos, não se esqueçam que não são deuses, lembrem-se que são humanos, que não estão ali para julgar pessoas, mas apenas um momento da vida de cada um deles. Façam com justiça”, asseverou.
 
A representante da Associação dos magistrados de Mato Grosso também enalteceu a gestão da presidente Clarice Claudino pelo compromisso com a valorização da categoria. “Nós sabemos, desembargadora Clarice, que a senhora teria um grande compromisso com a magistratura, mas eu reconheço, assim como todos os colegas que a senhora tem nos surpreendido a cada dia pela dedicação, pela seriedade, pelo compromisso com a nossa carreira. Os 25 empossados hoje demonstram cabalmente o seu compromisso com todos nós”, elogiou.
 
O clima de celebração do evento teve continuidade com a apresentação do Coral do TJMT, composto por servidores e regido pelo maestro Carlos Taubaté, que interpretaram as canções “Tiro ao Álvaro” (Adoniram Barbosa e Osvaldo Moles) e “Ai que saudade d’ocê” (Vital Farias).
 
A sessão solene de posse dos novos juízes substitutos e juízas substitutas foi prestigiada por autoridades do estado, como os desembargadores Marcos Machado, Paulo da Cunha, Helena Maria Bezerra Ramos, Sebastião Barbosa Farias, José Zuquim Nogueira, o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho; a segunda subdefensora pública geral, Maria Cecília Alves da Cunha; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Alves Cardoso; a diretora do Foro da Capital, juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva; os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Rosangela Maria Telles e Cláudio Antônio Marques da Silva, entre outros.
 
Confira os nomes dos juízes e juízas que tomaram posse:
 
Leonardo Lucio Santos
Humberto Resende Costa
Hanthonny Gregory Berlanda
Luciana Sittinieri Leon
Marcelo Ferreira Botelho
Ricardo Garcia Maziero
Fabricio Savazzi Bertoncini
Luiz Guilherme Carvalho Guimaraes
Romeu da Cunha Gomes
Tatiana dos Santos Batista
Fernando Akio Maeda
Laio Portes Sthel
Matheus de Miranda Medeiros
Patricia Bedin
Tais Pinto da Rosa
Tabatha Tosetto
Alanna do Carmo Sankio
Rafaella Karlla de Oliveira Barbosa
Gezicler Luiza Sossanovicz Artilheiro
Louisa Rachel Medeiros Florentino Imperador
Caio Almeida Neves Martins
Marina Fernandes de Carvalho
Vinicius Paiva Galhardo
Michele Cristina Ribeiro de Oliveira
Silvana Fleury Curado
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Desembargadora Clarice está em pé, atrás de um púlpitpo de acrílico e discursa para os presentes. ela aparece no canto da foto e na imagem, em plano aberto estãoos juízes susbstitutos sentados em cadeiras. Foto 2: Desembargadora Clarice Claudino em pé à frente do Plenário da Corte. Ela é uma senhora branca, de cabelos loiros e curtos, usando toga. Ao lado dela está o subprocurador-geral da Justiça, Marcelo Ferra. Foto 3: Juiz substituto Humberto Resende Costa discursa em nome de todos os magistrados empossados. ele está em pé, falando no microfone do púlpito, do lado direito da foto. Do outro lado, ao fundo, estão as autoridades da mesa de honra e à frente dele, estão seus colegas juízes sentados. Foto 4: Juíza assina termo de posse. Ao lado, estão a presidente, a vice-presidente e o corregedor-geral da Justiça em pé, prontos para fazer os cumprimentos e entregar a carteira funcional à empossada. Foto 5: Presidente da Ama, juíza Maria Rosi Meira Borba faz discurso no púlpito do Plenário. Ela é uma senhora branca, de cabelos grisalhos e curtos, usando vestido preto com estampa floral branca. Foto 6: Ao centro da foto, juízes e juízas estão em pé, enfileirados, durante solenidade de posse no Plenário da Corte. Ao fundo, a plateia lotada de familiares, amigos e demais convidados .
 
Celly Silva/Fotos: Ednilson Aguiar e Tony Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Veja Mais:  Abertura de filiais de empresas ficou mais fácil em Mato Grosso com integração de dados

Mato Grosso

Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Publicado

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT

A Nova Rota do Oeste informa que fará, a partir desta quinta-feira (27.08), o fechamento de um retorno localizado no km 265,4 da BR-364, em São Pedro da Cipa. O dispositivo está situado antes do desvio de tráfego implantado para a continuidade das obras de recuperação estrutural da ponte sobre o Rio São Lourenço, localizada no km 266,7 da rodovia.

A medida é necessária para garantir a segurança viária na região, uma vez que motoristas estão realizando conversões irregulares no dispositivo, o que pode ocasionar sinistros.

Com o fechamento do retorno, as manobras poderão ser realizadas nos seguintes pontos:

  • Km 266 da BR-364: para quem viaja no sentido Cuiabá/Rondonópolis e precisa retornar;
  • Km 264 da BR-364: para quem viaja no sentido Rondonópolis/Cuiabá e precisa acessar a pista no sentido oposto.

Outras alterações no local

Conforme a programação da Nova Rota do Oeste, a pista Norte (sentido Cuiabá) será totalmente interditada em um trecho de 500 metros, entre os km 266,8 e 267,4, e o fluxo de veículos será desviado para a pista Sul (sentido Rondonópolis), que passará a funcionar em mão dupla pelo período estimado de 30 dias.

Durante esse período, o acesso da estrada vicinal à BR-364 no sentido Cuiabá, localizado no km 266,3, permanecerá fechado por questões de segurança. Os usuários e moradores das imediações deverão utilizar a estrada vicinal e acessar a rodovia pelo km 264,2, também no sentido Cuiabá. A sinalização foi implantada para orientar sobre o fechamento do acesso e o direcionamento do tráfego.

Veja Mais:  Apoie a pediatria do HCanMT: McDia Feliz é neste sábado

A alteração é necessária para garantir a segurança dos motoristas e trabalhadores da obra, além de permitir o avanço da recuperação da ponte, que entra na etapa de concretagem dos reforços das vigas longarinas no sentido Norte. O serviço exige um período adequado para a cura do concreto.

A Nova Rota do Oeste orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelo trecho, respeitando a sinalização e os limites de velocidade estabelecidos.

Se precisar, chame a Nova Rota – Para obter informações em tempo real sobre condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outras situações no trecho sob concessão da BR-163, entre em contato com a Concessionária Nova Rota do Oeste pelo 0800 065 0163, que também funciona no WhatsApp. A central de atendimento funciona 24 horas. Neste canal de comunicação, também podem ser acionados todos os serviços oferecidos pela Nova Rota aos motoristas que estão na rodovia, como atendimento operacional, socorro médico e mecânico.

Continue lendo

Mato Grosso

Entrega dos kits da Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink começam nesta quinta-feira (20/08)

Publicado

No ato da retirada do kit o participante deverá doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal)

O clima de expectativa já tomou conta dos 2 mil atletas inscritos na Corrida Marajá – Edição Infinity Energy Drink e antes de encarar o percurso no domingo (23/08), os participantes terão o compromisso nesta quinta-feira (20/08), com o início da entrega dos kits de prova em um espaço exclusivo do evento no Atacadão do Porto, em Cuiabá.

A organização preparou um cronograma especial em três dias para garantir comodidade e agilidade aos participantes: nos dias 20 e 21 de agosto (quinta e sexta-feira), das 9h às 19h e 22 de agosto (sábado), das 9h às 13 horas.

O kit oficial do atleta é para lá de completo, onde inclui a camiseta oficial da prova, sacochila, número de peito com chip de cronometragem, copo exclusivo colecionável, uma unidade do Infinity Energy Drink Sem Açúcar e brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Com o número no peito e chip de cronometragem garantidos, o foco total será para o dia do desafio de 6 quilômetros no domingo. A largada pontual está marcada para às 06h30, em frente à sede da fábrica de Refrigerantes Marajá, em Várzea Grande, que também servirá como ponto de chegada. O evento é alusivo ao aniversário de 63 anos de fundação da empresa.

Veja Mais:  Nota de Esclarecimento

A recomendação da organização é que os corredores cheguem com antecedência para o aquecimento inicial e hidratação.

Continue lendo

Mato Grosso

Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Publicado

Foto-Assessoria

Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.

Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.

Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.

Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.

Veja Mais:  Polícia Militar prende homem acusado de sequestro e tortura da namorada em Várzea Grande

O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.

Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana