Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Prefeito inaugura e entrega reforma das casas do Recanto dos Idosos, da Cáritas Diocesana

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio, realizou na tarde desta segunda-feira (30) a entrega oficial da reforma das 52 casas do complexo “Recanto dos Idosos” da Paróquia São José Operário, comunidade São Lucas, em Vila Operária.

O município investiu R$ 1.289.534,52 em recursos próprios, empregados na revitalização das moradias com a instalação de forração em PVC, incluindo a revitalização dos banheiros, instalação de azulejos e pias; pintura das casas e readequação das lavanderias; instalação de tanques de lavar, bem como reformulação dos pisos.

Toda a parte elétrica e hidráulica foi revisada para receber as novas ligações da usina foto voltaica que está sendo instalada no complexo do Recanto, e que está sendo custeada por uma emenda parlamentar impositiva da ordem de R$ 234.424,22 de autoria do vereador Beto do Amendoim.

O Coordenador de Projetos Sociais da Cáritas Paulo Otávio, representando o presidente Manoel Messias de Macedo, agradeceu ao prefeito pela longa parceria com a instituição, desde os tempos de deputado estadual, e continuada nas três gestões de Zé do Pátio.

Muito se falou sobre o criador do projeto, o Padre Lothar Bauchrowitz, e suas obras sociais no município, que iniciou com o ambicioso projeto para a época ao construir em 1979, 42 creches, mantidas por doações de famílias alemãs. Ainda na época, década de 1987 o padre iniciou a construção do projeto do Recanto dos Idosos, construindo 52 casas conjugadas que abrigam duas pessoas ou, um casal.

Veja Mais:  Aulas das oficinas de arte e cultura retornam nesta quarta

No entanto, ainda na década de 1980, o padre também realizou um extenso programa habitacional particular construindo vários bairros da cidade, como: Pe. Rodolfo; Pe Ezequiel Ramin; e Dom Oscar Romero entre outros, num total de mais de 4 mil unidades habitacionais, construídas em regime de mutirão, onde as próprias famílias construíam as suas moradias aos finais de semana. O padre adquiria as áreas e construía as casas em mutirões.

O prefeito agradeceu a parceria e revelou uma insatisfação por não ter dado continuidade ao modelo do projeto Recanto dos Idosos idealizado pelo amigo Padre Lothar, ampliando e replicando o modelo em várias regiões da cidade. Pátio repassou ainda que o modelo instituído pelo padre, é um modelo pioneiro, copiado da Alemanha pois concede autonomia aos idosos residentes, que têm um lugar tranquilo, seguro e confortável, pois dispõem de uma oportunidade de convívio social, interatividade assistida pela Cáritas Diocesana.

Vale lembrar que a prefeitura através da secretaria de Promoção e Assistência Social – SEMPRAS- assiste e apoia 34 instituições assistenciais beneficentes na cidade, fazendo chegar as políticas sociais de inclusão aos menos favorecidos.

Durante a cerimônia, o prefeito recebeu um presente: uma toalha de banho bordada pelas residentes do recanto. Ele ainda falou sobre a usina foto voltaica que está sendo instalada na unidade, e que aguarda apenas a colocação das placas, que vão gerar energia mais barata aos residentes, que doravante, poderão até instalar um aparelho de ar-condicionado, se assim o preferirem, pagando menos energia.

Veja Mais:  Prefeitura faz mutirão para cuidar da saúde bucal de indígenas

Mesmo no apagar das luzes da gestão, o prefeito seguiu entregando obras e sorteando moradias, lotes e apartamentos a pessoas inscritas no cadastro habitacional do município, reduzindo o déficit habitacional.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Câmara aprova projeto do executivo que viabiliza Parceria Público-Privada para adoção de praças do município

Publicado

Espaços poderão ser mantidos por pessoas ou empresas possibilitando o custeio de reformas, manutenção e embelezamento

Foto- Ilcimar Aranhas/PORTAL MT

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis, desta quarta-feira (22), foi aprovado um projeto denominado “Minha Praça”, encaminhado pelo executivo que facilita a Parceria Público-Privada (PPP) com pessoas físicas ou empresas para a “adoção” destes espaços públicos, para que possam realizar reformas, manutenção e embelezamento destes locais.

Segundo o vereador e líder do prefeito, Ibrahim Zaher (22), a iniciativa da gestão e a aprovação na Câmara incentivará mais empresários a investirem nas praças da cidade. “O projeto “Minha Praça” é uma parceria público privada (PPP), que proporciona que o cidadão, empresário ou uma empresa possa fazer uma contrapartida e adotar uma praça, onde ele possa fazer um investimento de reforma e trazer um retorno social para nossa cidade”, pontuou.

Ibrahim destacou que empresas já realizam algumas ações para promover o embelezamento de Rondonópolis e contribuem promovendo mais qualidade de vida aos munícipes. “Em Rondonópolis já temos alguns exemplos que deram certo, onde a iniciativa privada, como exemplo do Grupo NC, que já construiu três praças na cidade beneficiando a população. Esse projeto vem para regulamentar isso, e abrir esse caminho para que mais empresas possam buscar contribuir para o social do município, sem dificultar estas ações, como ocorreu no ano passado com o Grupo TMI, que iria construir uma praça linear de mais de 800 metros de extensão, que infelizmente foi barrada pela gestão anterior e a obra não foi para frente”, destacou.

Veja Mais:  Homenagem aos profissionais marca encerramento do Missão Cidadão

O projeto “Minha Praça” poderá desafogar a agenda de manutenções da prefeitura nestes espaços, visto o considerável aumento de construções de praças ocorridas na gestão de Zé do Pátio e o quadro reduzido de equipes que realizam este serviço.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Janeiro Branco é tema de programação do Cras Luz D’Yara

Publicado

Janeiro Branco é uma campanha nacional criada para chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde mental de toda população, por isso o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Luz D’Yara realizou uma manhã com esse tema, nesta quinta-feira (23).

O grupo de assistidos da melhor idade teve na programação um café da manhã, palestra com a psicóloga Simone Patrícia dos Santos Melo, do Ambulatório Central, e dinâmicas de balões para interagirem entre eles e com o tema.

“O nosso trabalho aqui é voltado para esse grupo que nós temos da melhor idade porque muitos chegam achando que não tem mais o que fazer, mas, sim, tem muitas coisas ainda”, comentou o psicólogo e coordenador do Cras Luz D’Yara, José da Silva Barros.

O planejamento das ações deste mês de janeiro no Cras é todo voltado para a Saúde Mental com eventos as quintas-feiras nos grupos intergeracionais que atendem pessoas entre 18 e 59 anos e de idosos (público maior de 60 anos) com uma média de 60 participantes ofertando dinâmicas, palestras, passeios, celebração dos aniversariantes do mês e roda de conversa.

A unidade também disponibiliza atividades na segunda-feira em parceira com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte disponibilizando curso de artesanato para as mulheres participantes do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) trabalhando com reciclados e material pedagógico, além da Prefeitura oportunizar idas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Padre Lothar Bauchrowitz para aulas de hidroginástica e terapia dançante com transporte e alimentação.

Veja Mais:  Aulas das oficinas de arte e cultura retornam nesta quarta

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Secretaria de Administração realiza capacitação sobre a Lei de Licitação

Publicado

Uma capacitação sobre a nova Lei de Licitação (Lei 14.133/2021) foi realizada pela Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Procuradoria-Geral do Município para orientar servidores de todas as pastas para detalhar a legislação em vigor e tirar dúvidas visando a execução de contratos mais seguros para a administração pública, de forma a reduzir problemas futuros na entrega de produtos ou na execução de serviços e obras públicas. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal na tarde desta quarta-feira (22).

O procurador-geral do município, Luiz Vaccaro, destacou que a proposta da atual gestão é trabalhar com modelos para a padronização dos processos de licitação. Ele destacou que desta forma a gestão poderá reduzir problemas futuros, no momento da execução do contrato. “Esta é uma oportunidade para a gente se consolidar como uma gestão de resultados”, destacou lembrando que o estudo sobre o tema com todas as secretarias é inédito na administração municipal.

Vaccaro ressaltou que a lei de licitação fará parte da rotina dos servidores que trabalham com compras e que a construção do processo detalhado e bem fundamentado antes do certame é importante para que o contrato não seja esvaziado no futuro, se referindo a possibilidade da empresa abandonar a obra ou o serviço, ou mesmo, não entregar o produto especificado no contrato. Situações como estas representam problemas para a administração pública entregar os serviços à população com a qualidade desejada.

Veja Mais:  Dentistas da rede municipal são homenageados em Rondonópolis

A proposta em voga é que a parte inicial do processo, como origem, necessidade, termo de referência e esboço do edital sejam feitos nas próprias secretarias e bem fundamentados para maior eficácia do certame e mais segurança na contratação e execução do serviço, ou entrega dos produtos.

A explanação sobre a lei propriamente dita e etapas da licitação ficaram a cargo do assessor jurídico da secretaria de Administração, Mateus Augusto Almeida, que também apresentou modelos a serem utilizados pelos servidores designados para o setor de compras das secretarias.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana