Política MT

Primeira edição da FEBRASEM debate atual cenário da semente com olhar no futuro e fomenta negócios no setor

Publicado

Foto: Gustavo Duarte/Prefeitura de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), comemorou a decisão homologada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que garante o registro e certificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), contratados por meio de processos seletivos realizados de 1995 a 2005. A medida foi estabelecida por meio de julgamento singular do conselheiro Antonio Joaquim.

Segundo o prefeito, essa é uma luta de mais de 20 anos das duas categorias que foi abraçada pela sua gestão. Segundo ele, desde seu primeiro mandato como chefe do Executivo, há um forte compromisso da Prefeitura com a causa atendida nesta terça-feira (7) pelo TCE-MT, mudando completamente a vida de 425 servidores que ajudam a melhorar a saúde pública de Cuiabá.

“É um momento histórico, pois essas pessoas ajudam nossa gestão a avançar e a humanizar a saúde pública. Quando fui candidato em 2016, fiz um compromisso com essa bandeira e, após ser provocado por nossa gestão, hoje o TCE reconhece a certificação e estabilidade desses agentes. Uma causa que corre desde 1995. Junto com meu amigo Wilson Cutas, estive várias vezes com o então presidente do TCE, Dr. Guilherme Maluf”, celebra Pinheiro.

O prefeito destaca ainda que o resultado traz impactos positivos também para os familiares dos trabalhadores. “Hoje é uma data histórica e esses trabalhadores merecem comemorar essa grande conquista. Uma conquista que é estendida aos familiares desses servidores, inclusive daqueles já falecidos durante essa jornada que não foram esquecidos. Já solicitei que o Cuiabá Prev de celeridade a esse processo de reconhecimento dos direitos”, completa.

Em sua decisão, o conselheiro Antonio Joaquim destacou que todos os documentos de remessa obrigatória do certame foram devidamente encaminhados ao órgão de controle. Mencionou ainda a Emenda Constitucional 51/2006, que permitiu aos estados e municípios que admitissem estes servidores por meio de processo seletivo público, além da permanência para aqueles que tenham sido submetidos a anterior processo de seleção.

Veja Mais:  Dr. Gimenez indica limpeza de canteiro central e ciclovia na MT-251

“Restou comprovado, a devida realização dos processos seletivos, afastando qualquer irregularidade relacionada aos direitos individuais dos profissionais quanto aos vínculos estabelecidos com o município de Cuiabá. Foram apresentadas provas pela Comissão de Certificação acerca da realização de certames antes da EC 51/2006, bem como sobre a permanência do vínculo ativo na data de 15/02/2006”, explica o conselheiro. (Com informações da assessoria)

 A cidade de Rondonópolis em Mato Grosso sediou nos dias 2 e 3 de junho, no parque de exposições Wilmar Peres de Farias, a primeira edição da Feira Brasileira de Sementes, a FEBRASEM, realizada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), e que reuniu os principais players da cadeia produtiva de sementes, como sementeiros, técnicos, empresas e indústrias, além de pesquisadores.

A programação da FEBRASEM ofertou aos participantes palestras com foco em qualidade de gestão e de operações para o aumento da sua produtividade, com um espaço para demonstrações de equipamentos e promoveu o encontro dos principais produtores de sementes com estas tecnologias.

O presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira, avaliou de forma positiva o evento, com ênfase na participação expressiva de integrantes de todos os níveis do setor sementeiro. “A FEBRASEM atingiu os objetivos traçados inicialmente, por se tratar de uma feira técnica e de troca de informações, com a presença de vários doutores da área de sementes. E na nossa avaliação foi um grande avanço para o estado, para o nosso setor de sementes e para o Brasil, pois é um evento nacional e o resultado foi excelente”, concluiu.

Veja Mais:  ALMT recebe exposição “Colhendo Memórias, Resgatando o Amor”

A presença na FEBRASEM de empresas do setor, expondo equipamentos com muita tecnologia embarcada também foi destaque, como explica o vice-presidente da APROSMAT e presidente da Sementes Petrovina, Carlos Augustin. “Nesta primeira feira nós já temos a participação de vários expositores, e principalmente de equipamentos de alta tecnologia importados, como da Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos e Argentina. E pelo volume de público e a satisfação dos expositores já estamos planejando para o próximo ano uma FEBRASEM com o dobro do tamanho, pela necessidade nossa por melhoria de equipamentos chegou em boa hora esta feira”, destacou.

O evento também contou com a participação de outras entidades ligadas ao setor de sementes do Brasil, como no caso da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) representada por seu Presidente Executivo José Américo Pierre Rodrigues, que exaltou a chegada da FEBRASEM onde segundo ele já pode ser considerada um ponto de destaque dentro do segmento no Brasil. “ Hoje nós temos o Brasil como uma das indústrias de sementes mais modernas no mundo, e este tipo de evento é fundamental para você trazer os fornecedores de tecnologia para interagir com os produtores de sementes, então vemos com iniciativa muito importante e interessante para o setor”, disse.

Além da exposição de alta tecnologia em equipamentos, a FEBRASEM contou com uma extensa programação de palestras técnicas com renomados professores e pesquisadores especialistas em sementes. O Doutor Silmar Teichert Peske, falou sobre a produção de sementes de alta qualidade com destaque para o papel do sementeiro neste trabalho. “É uma tarefa extremamente profissional do produtor de sementes, onde ele tem que ter uma variedade, que tem que ser testada em vários lugares e condições, e em geral este produtor apresenta um portfólio de 20 a 30 variedades para atender sua carteira de clientes, então destacamos este papel em nossa palestra, com produção de sementes de qualidade relacionada com alta produtividade”, observou.

Veja Mais:  Deputado repudia declaração de Mauro Mendes e exige retratação

O presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis Lucindo Zamboni Junior, como anfitrião celebrou a importância da FEBRASEM para os produtores rurais da região, onde muita informação foi disponibilizada e apresentação de novas tecnologias. “Foi muito importante para nossa cadeia produtiva, pois você apresenta um evento desta magnitude nacional, com parceiros de vários países, pesquisadores renomados e a principais entidades do setor sementeiro, se transforma uma feira que agrega muito para o sementeiro e para o produtor em geral que se beneficia de toda esta tecnologia empregada nas sementes, com produtividade e rentabilidade”, finalizou.

Ao final da programação das 10 palestras e apresentações técnicas e visitação dos estandes nos dois dias da FEBRASEM, foi divulgada a data da segunda edição da feira, nos dias 15 e 16 de junho de 2023, no parque de exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis.

A primeira edição da Feira Brasileira de Sementes realizada pela APROSMAT,  contou com a participação da brs equipamentos agrícolas, Búlher, Grandeo, Kothe Agro, Momesso Indústria de Máquinas, PEKTUS, Profile Industries, Oliver Sol Campo, Mega Secadores de Grãos e TMSA, Trucker do Agro e as entidades ABRASEM e UNIPASTO.

Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook

Política MT

Deputado defende candidatura de Percival Muniz ao Governo do Estado

Publicado

Foto: Assessoria

O deputado Lúdio Cabral (PT), disse ao Portal ODocumento na manhã desta quarta-feira (29), que o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz (MDB), é um quadro qualificado para enfrentar o governador Mauro Mendes (União Brasil), nas urnas este ano. Lúdio adiantou que não tem conhecimento de uma articulação nacional neste sentido, mas destacou que o ex-prefeito tem compromisso com a candidatura do ex-presidente Lula da Silva.

“Não sei dizer se está acontecendo alguma articulação nesse sentido. O que eu posso dizer é que o Percival é um quadro qualificadíssimo, fez bons mandatos na prefeitura de Rondonópolis, é um político experiente e tem compromisso com a candidatura do Lula. Isso é fato. Ele tem uma leitura muito crítica sobre a realidade e o destino de Mato Grosso”, afirmou.

Conforme Lúdio Cabral, o maior problema de uma provável candidatura de Muniz pela federação do PT, PV e PCdoB, está no fato de o ex-prefeito ser do MDB. “Onde está o problema (?), o Percival está filiado ao MDB. Será que o MDB terá a capacidade de fazer autocrítica sobre a traição ao projeto do PT, no golpe da Dilma, e ao fazer a autocrítica se redimir apoiando o Lula? Então essa que é a equação que precisa ser resolvida”, disse o parlamentar petista.

“Outro detalhe – acrescentou Lúdio -, é que o MDB está base do atual governador e para mim está claro que nós precisamos apresentar um projeto para disputar o Governo do Estado”, ao recordar que o ex-prefeito de Rondonópolis “participou das primeiras discussões que tiveram no Estado para discutir um palanque para a candidatura do Lula. Na época, ele se colocava, inclusive,  à disposição para disputar o governo”. Por conta disso – arrematou – “nós temos o dever de ter um nome para enfrentar o governador Mauro Mendes”.

Veja Mais:  ALMT recebe exposição “Colhendo Memórias, Resgatando o Amor”

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Claudinei é o deputado que mais destina recursos para a Polícia Civil, aponta relatório da Sesp

Publicado

Conhecido pela defesa das pautas da Segurança Pública, Claudinei já destinou quase R$ 4 milhões em emendas à PJC

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou um informe detalhado sobre os repasses recebidos entre os anos de 2020 e 2021. Ao todo, foram R$ 134,2 milhões em repasses, sendo pouco mais de R$ 23 milhões (15% do total) provenientes de emendas parlamentares estaduais.

O deputado Delegado Claudinei (PL), conhecido como o deputado da Segurança Pública, foi o parlamentar que mais destinou emendas para a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) durante o período detalhado pela Sesp. Foram R$ 3,7 milhões destinados e investidos na compra de caminhão, confecção de novos distintivos e carteiras funcionais, entre outras finalidades.

“São quase R$ 4 milhões em emendas parlamentares investidas na Segurança Pública de Mato Grosso em dois anos e vamos continuar com nosso compromisso. Para 2023, já serão destinados quase R$ 3 milhões para a aquisição de 15 caminhonetes descaracterizadas para os trabalhos da Polícia Civil nos 15 polos regionais do estado”, afirmou o deputado.

Além das emendas, o delegado tem trabalhado com afinco na Assembleia Legislativa na defesa dos interesses dos servidores como na luta pelo pagamento da RGA de 2018 e pela nomeação de concursados.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Veja Mais:  Lei aprovada na ALMT garante a mulheres vítimas de violência o direito de solicitar retirada de dados pessoais de veículos de comunicação
Continue lendo

Política MT

Thiago Silva entrega equipamentos para Delegacia da Mulher em Rondonópolis

Publicado

Os aparelhos vão contribuir no avanço das investigações de crimes de violência nas esferas da polícia civil e judiciário

Thiago Silva destinou R$ 100 mil em emenda parlamentar

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) realizou a entrega de equipamentos comprados com emenda no valor de R$ 100 mil, nesta terça-feira (28), à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Rondonópolis. Esse benefício vai dar agilidade nas investigações de crimes de violência, por meio de escuta especializada com as vítimas, que será acompanhado no âmbito da Polícia Civil e do Poder Judiciário.

Os aparelhos adquiridos para a instituição foram computadores e escutas especial que permitirão registrar os relatos das denunciantes que farão um depoimento sobre a situação de violência sofrida, sem o propósito de produzir provas para o processo penal e administrativo disciplinar, mas, sim, para evitar que a vítima tenha que ser ouvida mais de uma vez e reviva todo o ocorrido.

Entrega

Para Thiago Silva que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso essa é uma melhoria importante dentro da Polícia Civil para esse grupo que está em uma situação vulnerável e fragilizado diante de uma situação enfrentada com a violência sofrida.

“Só tenho que comemorar a compra de mais equipamentos para dar celeridade no atendimento às mulheres vítimas de violência. Para mim é uma alegria contribuir com equipamentos tecnológicos, como computadores e escutas que serão importantes para dar celeridade ao trabalho dos servidores. Nosso objetivo é dinamizar e humanizar o atendimento, fortalecer as políticas públicas em prol do combate à violência das mulheres de Rondonópolis e de todo Mato Grosso”, declarou o parlamentar.

Veja Mais:  Dr. Gimenez indica limpeza de canteiro central e ciclovia na MT-251

A advogada Neuzimar Magalhães reconheceu a iniciativa de Thiago em contribuir com a segurança pública de Rondonópolis. “Enquanto mulher e representante da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB Rondonópolis, parabenizo o nobre deputado por mais essa importante ação em defesa das mulheres vítimas de feminicídio em Mato Grosso”, explanou.

Solução

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Bruno Castro, esses equipamentos são a demonstração de um importante avanço para a Polícia Civil de Mato Grosso, pois vai proporcionar uma melhor estruturação para a instituição, pois vão poder cumprir todas as obrigações necessárias na parte da investigação.

“Sem contar que vai evitar a reiteração de atos, em que a vítima tinha que ser ouvida mais de vez, quando há dúvidas. E com esses equipamentos vai minimizar e, principalmente, onde o foco é a vítima e evitar essa revitimização, pois a vítima já é vítima por si só e se torna vítima do sistema na hora de dar um depoimento na esfera judicial ou policial. A ideia é minimizar essa situação”, pontuou Castro.

Segundo o delegado titular da DEDM, Fernando Fleury, a chegada destes equipamentos de alta tecnologia vai ser essencial para os trabalhos de apuração na defesa das mulheres, já que há um grande número de vítimas de violência doméstica. “Para nós a chegada dos aparelhos é uma realização e mostra que o nosso trabalho está sendo percebido e reconhecido”, salientou.

Veja Mais:  Produtores de leite se queixam do alto preço de insumos e importação de lácteos

Lei – A defesa da mulher e o empoderamento feminino são umas das principais pautas da atuação do deputado Thiago Silva na Assembleia Legislativa. Tanto que ele é o autor da Lei de n.° 11.061/2019 que cria a Delegacia da Mulher em Mato Grosso 24h para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e da Lei de n.° 11.810/2022 que cria o Dia de Combate à Violência contra a Mulher e ao Feminicídio no estado de Mato Grosso.

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana