Cidades
Profissionais são capacitados para melhorar atendimento aos idosos
A capacitação é parte de uma estratégia para qualificar o atendimento à população “da melhor idade”, promovendo um cuidado mais resolutivo, acolhedor e integrado
Médicos e enfermeiros que atuam na rede de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Várzea Grande participaram de uma capacitação sobre os cuidados específicos com a pessoa idosa. O curso, ministrado pela enfermeira Selma Lúcia Rocha Ferreira, da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), foi promovido ao longo de todo o dia e trouxe conteúdos teóricos e práticos voltados à estratificação de risco e ao direcionamento adequado do cuidado com os idosos no sistema de saúde.
Pela manhã, os profissionais acompanharam a parte teórica, com destaque para o preenchimento do Protocolo de Estratificação da Pessoa Idosa, ferramenta criada em 2019 que utiliza o Índice de Vulnerabilidade Clínica Funcional (IVCF-20). A metodologia envolve a aplicação de 20 questões que permitem classificar o idoso em diferentes níveis de risco, robusto, com risco de fragilização e frágil, possibilitando à equipe de saúde direcionar o cuidado de forma mais precisa e humanizada.
Segundo Selma, a proposta é fortalecer o olhar clínico e funcional sobre o idoso, indo além da presença de doenças ou dores. “A saúde da pessoa idosa está diretamente relacionada à sua autonomia e independência. O questionário ajuda a compreender o grau de vulnerabilidade de cada indivíduo e a programar o atendimento com mais eficiência, respeitando o fluxo entre Atenção Primária, Secundária e Terciária”, explicou.
Durante o período da tarde, os participantes trocaram vivências e analisaram estudos de caso, aprofundando a aplicação prática do protocolo no dia a dia das unidades de saúde.
Para a enfermeira Anne Caroline, da Unidade de Saúde de São Matheus, a capacitação foi essencial. “Atendemos muitos idosos na nossa unidade, inclusive com comprometimentos em saúde mental. Esse curso trouxe ferramentas que vão nos ajudar a garantir mais qualidade de vida e bem-estar para os nossos pacientes”, destacou.
O médico Klaudson Mendes também aprovou a iniciativa. Para ele, o conteúdo é diretamente aplicável à rotina das unidades. “A capacitação foi ótima. O tema reflete a realidade das unidades de saúde”, pontuou.

Cidades
Várzea Grande abre vagas para curso gratuito de Cuidador de Idoso
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção de inclusão social, geração de renda e atenção à pessoa idosa
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Senac, abre vagas para o curso gratuito de Cuidador de Idoso. A capacitação será realizada no dia 4 de agosto, das 13h30 às 17h30, na Subprefeitura do bairro Cristo Rei.
O curso tem como objetivo preparar profissionais para atuarem com responsabilidade e cuidado na assistência à população idosa, cada vez mais presente no contexto familiar e social.
As vagas são limitadas e os interessados devem atender aos seguintes requisitos: Ter ensino fundamental completo, apresentar CPF e RG, e ter idade mínima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas na própria Subprefeitura do Cristo Rei, localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos.
“Essa é uma oportunidade de qualificação profissional com impacto direto na vida de muitas famílias. Estamos investindo na formação de cuidadores para garantir que nossos idosos sejam assistidos com dignidade e respeito”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cristina Saito.
Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (65) 98444-1140 ou (65) 3688-8033.
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: Duas mil pessoas prestigiam festival em comemoração ao Dia Mundial do Rock

A 10ª edição do Dia do Rock Festival, realizado na noite deste sábado (12), reuniu aproximadamente duas mil pessoas na Praça Irilde Massucato Binotti, também conhecida como Praça dos Buritis, em Lucas do Rio Verde.
O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Banda Estaca Zero e a Casa da Amizade, tem como objetivo celebrar o Dia do Rock, comemorado neste domingo (13).
A secretária de Cultura e Turismo Luciana Bauer ressaltou a importância do festival no calendário de eventos do município, por trazer as famílias e reunir pessoas de várias gerações em torno da música.
“A gente tem um carinho muito grande pelo Dia Mundial do Rock, por tudo que essa festa traz, música, cultura e muita nostalgia. Que nós tenhamos muito mais edições dessa festa que também mostra a diversidade que existe em Lucas”.
(Foto: )
Na programação do festival, shows com as bandas Estaca Zero, Dr. Jones, Kia Ora e a grande atração da noite, “The Beast Experience”, conhecida como o cover oficial do Iron Maiden no Brasil.
Shell Bezerra, músico e um dos organizadores do evento, destacou a importância do festival, para manter viva a cultura do Rock n’ Roll no interior de Mato Grosso, em especial, Lucas do Rio Verde.
“Chegar a décima edição é um grande orgulho, mostra que aqui tem uma galera que curte o rock, do adolescente ao adulto, as famílias, mostra que em Lucas tem espaço para outros estilos de música e a gente convive bem”.
O Dia Mundial do Rock foi criado em 1985. A data foi escolhida em homenagem ao “Live Aid”, evento realizado em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA), com a participação de grandes artistas e o objetivo de arrecadar fundos para o combate a fome na Etiópia.
(Foto: )
O prefeito em exercício Joci Piccini também marcou presença no festival e parabenizou a Banda Estaca Zero, as entidades e empresas pela parceria com o município, na organização do evento.
“É muito bom quando a sociedade se une ao poder público. Estamos aqui pra apoiar eventos culturais, que reúnam as famílias, que levem entretenimento. Parabéns a Secretaria de Cultura e a todos os organizadores”.
O Dia do Rock Festival conta com patrocínio da empresa Novo Tempo e o apoio das marcas e instituições: Agroeste, Wizard, Qualityagro, Socorrito, Agilli, Vox2You, MVRagro, Hotel Mandino, Show Raízes, Tribu’s Moto Clube, Lascito Urbanismo, AgroFM, AgroBaggio e ACA.
Cidades
Viação e Obras homenageia engenheiros sanitaristas pelo trabalho essencial em Várzea Grande
Profissionais da área técnica contribuem diretamente para a saúde pública e o desenvolvimento urbano do Município
Neste 13 de julho, Dia do Engenheiro Sanitarista, a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande destaca o papel dos profissionais que atuam na área técnica com responsabilidade e compromisso, contribuindo com projetos e obras que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Na secretaria, os engenheiros sanitaristas são peças fundamentais em ações como drenagem urbana, obras de esgotamento sanitário, planejamento de sistemas de abastecimento de água, controle de resíduos e outras intervenções voltadas à saúde pública e ao meio ambiente.
Entre os profissionais em destaque estão Dyoni Toshio Trettel Hataqueiama, Bernadete da Silva Siqueira e Raulmar Rodrigues de Freitas, que colocam sua expertise a serviço do Município com dedicação e profissionalismo.
Dyoni é formado em Engenharia Sanitária e Ambiental, desde 2014, e atua na Prefeitura de Várzea Grande há quase 10 anos.
Bernadete é formada, desde 2004, e tem 12 anos de serviço público municipal.
Raulmar é engenheiro sanitarista formado em 1992 e está há 3 anos e 6 meses na equipe da secretaria.
O secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, fez questão de agradecer aos engenheiros sanitaristas da pasta: “Esses profissionais são essenciais para que nossos projetos saiam do papel com qualidade e responsabilidade. O conhecimento técnico deles garante que as obras públicas atendam às normas sanitárias e ambientais, promovendo mais saúde e segurança à população. Nosso agradecimento é mais do que merecido”, destacou.
Neste 13 de julho, a Secretaria de Viação e Obras reconhece e valoriza os engenheiros sanitaristas da sua equipe técnica, que diariamente ajudam a construir uma cidade mais estruturada, sustentável e humana.
-
Esportes08/07/2025 - 18:30
Fluminense perde para o Chelsea e é eliminado do Mundial de Clubes
-
Rondonópolis07/07/2025 - 23:48
Em reunião tumultuada, prefeito Cláudio Ferreira anuncia o fechamento da Coder e apresenta proposta para servidores
-
Rondonópolis08/07/2025 - 12:48
Inscrições para a Cavalgada da 51ª Exposul seguem abertas
-
Rondonópolis08/07/2025 - 18:12
Câmara acompanha fechamento da Coder e defende direitos dos trabalhadores
-
Rondonópolis08/07/2025 - 00:32
Vereador Investigador Gerson pediu abertura da CEI na Coder
-
Rondonópolis07/07/2025 - 11:45
“Olho no olho”: Prefeito Cláudio Ferreira se reunirá com servidores da Coder
-
Rondonópolis07/07/2025 - 11:50
Câmara realiza sessão solene para entrega de moções a policiais militares nesta segunda (07)
-
Rondonópolis07/07/2025 - 19:00
Município se prepara para a 13º Conferência de Assistência Social