Mato Grosso
Projeto Coisa de Preta seleciona mulheres negras moradoras de Cuiabá para ensaios fotográficos

A 2ª edição do projeto Coisa de Preta está com as inscrições abertas para selecionar 20 mulheres autodeclaradas pretas, negras ou pardas, com mais de 18 anos e moradoras de Cuiabá, com trajetória afetiva na cidade, para realização de ensaios fotográficos individuais que integrarão, posteriormente, uma exposição coletiva aberta ao público. O intuito é colaborar para a construção da memória social da cidade a partir de olhares femininos e negros.
Viabilizado pelo edital Viver Cultura – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto percorre territórios distintos de Cuiabá, documentando histórias de vida, itinerâncias, biografias e manifestações protagonizadas por mulheres que constroem, todos os dias, a memória viva da capital. As inscrições ficam abertas até esta sexta (20.2). A divulgação do resultado está marcada para 2 de março deste ano. O projeto promove a exposição Julho das Pretas, na Casa das Pretas, com lançamento em 25 de julho.
Nascido de estudos da fotógrafa Míria Ramos, proponente do projeto, a iniciativa surgiu a partir do contexto de uma mulher preta, lésbica, cuiabana e periférica. “Numa transição de carreira, resolvi usar o que estou fazendo, embora incipiente, a arte de fotografar, para me conectar com outras mulheres negras cuiabanas”, explica.
O projeto permitiu que ela reconhecesse um espaço poético de identificação e celebração das narrativas das mulheres pretas, os chamados pontos de resistência, como o São Gonçalo Beira Rio, a Orla do Porto, o Parque Mãe Bonifácia, a igreja São Benedito, e a praça Maria Taquara. “Acrescentamos esse ano a Praça da Mandioca, que é um ponto de muita luta e de registro fotográfico. Olhar para o projeto Coisa de Preta é olhar para o passado e ver que outras mulheres negras resistiram. A história não fica só na Maria Taquara, tem outras. Cuiabá é marcada pela força da ancestralidade”, ressalta.
O projeto da fotógrafa vai retratar mulheres de faixa etária distintas. “Nossa narrativa não fica só na beleza, temos nossas histórias e a mulher negra cuiabana quer contar sua história! A beleza também está em todas as idades”, avalia.
Míria Ramos destaca que o encontro com outras mulheres negras por meio do projeto proporcionou a ela um sentimento de pertencimento. “Vi que não estava sozinha. O projeto acrescentou muita coisa na minha vida. Assim como a maioria das mulheres que chegam ao meu projeto também não conhecem a Casa das Pretas. Estou muito feliz com a repercussão e tudo que a iniciativa tem proporcionado a mim e outras mulheres pretas”, frisa. Em 2026, ela começa o mestrado acadêmico tendo o projeto Coisa de Preta como objeto de estudo acadêmico.
Até o momento, 62 mulheres já se inscreverem. “Em três dias, já tínhamos 50 inscritas”, destaca a idealizadora da proposta. Vale ressaltar que as inscrições continuam abertas.
Míria considera fundamental o apoio financeiro da Secel para que o projeto fosse viabilizado. Ela também destaca o compromisso da secretaria com a comunidade negra de mulheres de Cuiabá, com histórias e pontos de resistência. “Além do aporte financeiro, a Secel firma um pacto simbólico e reparador. Fico feliz por ser esta ponte entre a pasta e as mulheres negras que contam suas histórias a partir do próprio olhar”, conclui.
Maior edital do Ciclo I da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) em Mato Grosso, o Viver Cultura contou com investimento total de R$ 9,27 milhões. Foram contemplados 127 projetos em todas regiões do Estado. A seleção pública realizada pela Secel abrange segmentos artísticos e culturais distintos, como música, dança, artes visuais, teatro, circo, artesanato e capoeira, além de festas populares e projetos que valorizam a identidade de povos de terreiro, pessoas imigrantes, LGBTQIAPN+, comunidades ribeirinhas, povos ciganos, entre outros.
Inscrições abertas até esta terça (20.2)
Formulário: https://forms.gle/hdDQRqV4qrRERBaEA
Mais Informações: https://recortecuiabano.com/
Divulgação das selecionadas: 2/3
COISA DE PRETA é convite, encontro e memória.
Vamos juntas?
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na tarde deste domingo (15.3), para combater um incêndio em uma residência localizada na Avenida Xingú, no setor Arco Íris 2, em Confresa (1.060 km de Cuiabá).
A equipe do 2º Núcleo de Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada por volta das 14h50. Conforme informações repassadas pela solicitante no momento do acionamento, o incêndio havia se iniciado no interior da residência de sua vizinha.
No local, os bombeiros constataram que as chamas estavam concentradas no quarto da casa e que o fogo havia iniciado na cama, propagando-se para o guarda-roupa.
A equipe do 2º NBM fez o combate direto às chamas. Também foi realizada a abertura de janelas e do teto para ventilação do ambiente. Em seguida, foram feitos procedimentos de rescaldo em toda a área atingida, com o objetivo de eliminar focos remanescentes e evitar possível reignição.
Não havia ninguém na casa no momento do incêndio, sendo registrados apenas danos materiais.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate incêndio em carreta que transportava farinha de trigo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na noite de sábado (14.3), um incêndio em uma carreta que transportava farinha de trigo, na BR-070, a aproximadamente 20 km do município de Campo Verde (139 km de Cuiabá).
A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 21h40, via telefone de emergência 193, e prontamente se deslocou ao local da ocorrência.
Ao chegar, os bombeiros constataram que o veículo, que transportava farinha de trigo, já estava tomado pelas chamas, sendo preservado apenas o cavalo mecânico, que havia sido isolado pelo condutor da carreta.
O motorista relatou que o incêndio teria se iniciado possivelmente pelo superaquecimento das rodas e que tentou realizar o combate ao princípio de incêndio utilizando um extintor do veículo, porém sem êxito.
A equipe da 11ª CIBM, utilizando as viaturas Auto-Tanque (AT) e Auto Rápido (AR), realizou a sinalização da via para prevenir possíveis acidentes e, posteriormente, montou uma linha de combate para o controle das chamas.
Foi necessário o uso de aproximadamente 10 mil litros de água para extinguir o incêndio. Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.
Durante a ação foi necessário o acionamento de maquinário para o remanejamento do material combustível. Após a conclusão dos trabalhos voltados à eliminação do risco imediato, foram prestadas orientações aos usuários da rodovia quanto aos cuidados ao trafegar pelo local. Não houve registro de vítimas.
A ocorrência contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, responsável pela sinalização e controle do trânsito.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros realiza curso de brigada de incêndio para servidores de creches municipais de Vila Rica

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) concluiu, nesse sábado (14.3), o curso de formação de Brigada de Incêndio Tipo I voltado a servidores das creches municipais de Vila Rica (1.125 km de Cuiabá).
A capacitação, ministrada pela equipe do 2º Núcleo de Bombeiro Militar (2º NBM) de Confresa, teve como objetivo preparar os profissionais para atuarem em situações de urgência e emergência no ambiente escolar e foi realizada entre os dias 12 e 14 de março.
O curso abordou técnicas essenciais para garantir a segurança de alunos e funcionários das unidades, incluindo análise primária, reanimação cardiorrespiratória (RCP), procedimentos para lidar com hemorragias, fraturas, engasgos e queimaduras, além de orientações sobre abandono de área, combate a princípios de incêndio e manuseio correto de extintores e hidrantes.
“Com esse curso, os novos brigadistas da Prefeitura Municipal de Vila Rica estão preparados para dar mais segurança em seus locais de trabalho, evitando ou amenizando situações de risco”, afirmou o sargento BM Laécio Carlos Pereira, do 2º Núcleo de Bombeiro Militar, que integrou a equipe responsável pela ministração da capacitação.
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes09/03/2026 - 23:30Palmeiras domina seleção do Paulistão e Flaco López é eleito craque do campeonato
-
Esportes10/03/2026 - 00:00Fluminense domina seleção do Carioca 2026 mesmo sem o título; Pedro e Patryck dividem artilharia
-
Agro News09/03/2026 - 12:00Alta do petróleo no exterior abre espaço para especulação com diesel e afeta colheita no Sul
-
Esportes09/03/2026 - 08:00Mixto quebra jejum de 18 anos e conquista o Campeonato Mato-Grossense
-
Rondonópolis11/03/2026 - 15:37Prefeitura veta projeto que obrigava envio imediato de informações médicas à polícia em casos de flagrante em Rondonópolis
-
Agro News09/03/2026 - 12:00Serasa: pedidos de recuperação judicial no agro bateram recorde em 2025
-
Esportes11/03/2026 - 00:30Botafogo é eliminado da Libertadores após derrota em casa
-
Rondonópolis10/03/2026 - 22:07Secretário Reydner Souza é nomeado Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Rondonópolis






